Unidade de Tratamento Internacional
Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil
Quando aparece em seu rastreamento no site dos Correios “Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil” ou “Conferido Recebido no Brasil” estas frases indicam que seu pacote já está em território brasileiro, e logo será iniciado todo o processo referente a liberação de sua mercadoria, o termo Correios “Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil” se refere ao setor de triagem dos Correios que fica interligado a Receita Federal.
Neste local é feita a primeira fiscalização das encomendas vindas do exterior, que dependendo da análise poderão ser liberados sem impostos, confiscados ou tributados. Nesta unidade ficam outros órgãos do governo como Exército, Anvisa entre outros.
Caso você tenha importado alguma mercadoria não permitida (drogas, armas, artigos falsificados, receptores de Tv(AZbox,AZamerica), etc), o produto é confiscado.
Quando a encomenda sai da Unidade de Tratamento Internacional ela é transferida para a unidade de CTCI (Centro de Tratamento do Correio Internacional) mais próxima. É neste centro que é feita a análise para tributação da mercadoria.
Mercadoria no CTCI
Quando a mercadoria chegar no CTCI ela poderá ou não ser tributada, isto vai depender de uma série de fatores que estão explicados em meu artigo Como evitar ser taxado, como sabemos, os fatores que levam uma encomenda a ser ou não tributada são vários e até a sorte é um deles.
Devido a grande demanda sobre os funcionários da Receita estes não conseguem examinar tudo que chega ao Brasil, e neste caso podem acontecer duas situações
1-Na primeira encomendas que não teriam direito a isenções são liberadas
2-Na outra situação as encomendas podem ficar várias semanas ou meses paradas até serem liberadas.
Após a análise, sua encomenda volta para a Unidade de Tratamento Internacional, onde vai ser liberada e direcionada para o CTE (Centro de Triagem de Encomendas).
Chegando ao CTE sua encomenda começa a fazer o caminho de entrega, e em alguns dias você receberá sua encomenda ou livre de impostos em sua residência, ou tendo que comparecer em uma agência dos Correios para pagar os impostos.
Quanto tempo vai levar para meu pacote ser entregue
Abaixo temos os tempos oficiais de processamento e entrega de pacotes com origem no exterior e destino Brasil, é sempre bom olhar esses prazos antes de concluir que sua encomenda está atrasada observe a imagem :
Então pelo que está mostrado acima, encomendas que tenham código de rastreamento começando com a letra R, depois de serem liberadas pela Receita, podem levar até 40 dias úteis para serem entregues. Isso dá quase 2 meses de dias corridos, então é preciso ter paciência nos fretes mais baratos, pois eles podem demorar facilmente uns 3 meses para serem entregues de ponta a ponta.
Entendendo partes importantes do rastreamento de sua encomenda
Para: Avaliação – Anvisa / BR
O rastreamento acima mostra um pacote vindo dos Estados Unidos na modalidade USPS First Class, no passado esse tipo de encomenda não teria rastreamento, mas recentemente os pacotes enviados para o Brasil nesta modalidade estão com rastreamento.
O pacote acima continha um item que foi considerado cabível de análise pela Anvisa, e é isso que aparece no rastreamento acima na linha Para: Avaliação – Anvisa / BR .
O produto era um dilatador nasal e logo foi liberado pela Anvisa sem maiores problemas. Muitas mercadorias são enviadas para Anvisa quando contém itens referentes a saúde humana como cosméticos e outros produtos equivalentes.
Encaminhado para: RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR
No caso de aparecer no seu rastreamento “Encaminhado para: RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR” você terá que pagar os impostos referentes a importação da mercadoria.
Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSAO DSI
Significa que sua encomenda vale ou foi avaliada com valor acima de 500 dólares, neste caso será necessário utilizar os serviços do Importa Fácil dos Correios e providenciar uma DSI.
Problemas com seu pacote como proceder
Pacote “parado” na Unidade de Tratamento Internacional:
Peça um PI (Pedido de Informação) nos correios.
Contato telefônico : 0800-725-7282 ou 3003-0100.
Contato via e-mail : [email protected]
Ouvidoria da Secretaria da Fazenda.
Recomendo que você utilize os canais acima somente em casos extremos, como mais de 1 mês com pacotes sem sair do lugar, fora isso o jeito é aguardar pois a nossa alfândega é lenta.
Vídeo mostrando como fazer uma reclamação (pedido de informações) nos Correios
Para que você possa fazer uma reclamação no site dos Correios é necessário ter em mão o código de rastreamento que deve funcionar no site dos Correios e os dados do remetente. SEm estes dados não é possível abrir sua reclamação.
É preciso também que o pacote já esteja em território nacional, ou seja , é preciso que os Correios tenham recebido ele de forma”oficial”, você não vai conseguir abrir reclamação de pacotes em trânsito pro Brasil. Abaixo mostro o processo de abertura de uma reclamação:
Onde estão os CTCI?
Exitem três unidades no Brasil:
São Paulo:
Recebe as encomendas expressas tipo EMS , se incluem aqui o USPS Express
Rua Mergenthaler, 598 – bloco III – 5º andar
Vila Leopoldina-SP
São Paulo -SP-Brasil
05960-960
Telefones:
11-4313-8431
11-4313-9898
11-4313-9944 (Anvisa)
e-mail: [email protected]
Rio de Janeiro:
Recebe encomendas não expressas acima de 1 KG (fretes como USPS Priority)
Ponta do Galeão, S/Nº, 1º andar
Galeão – Ilha do Governador
Rio de Janeiro – RJ/Brasil
21-3398-7181
21-3398-7183
Paraná:
Recebe encomendas leves de fretes não expressos
Av. Rocha Pombo, S/Nº, Bairro Águas Belas
Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena
São José dos Pinhais – PR/Brasil
83010-900
Telefones:
41-3381-1891
41-3381-1892
Para mais informações sobre rastreamento leia os dois artigos abaixo:
correios-rastreamento-internacional
rastrear-encomendas
Leia nosso ebook gratuito e os outros artigos recomendados abaixo:
ebook-gratuito-compras-no-exterior
shopfans-endereco-de-compras-nos-estados-unidos
compranoexterior.com.br/shipito
Como pagar suas Compras no exterior
Se você não tem cartão de crédito internacional ou se tem restrições no crédito, uma excelente opção para você é utilizar o cartão pré-pago Ebanx, o cartão Ebanx tem uma excelente cotação do Dólar e em quase todos os casos o Dólar fica mais barato que nos cartões de crédito tradicionais.
Se você ainda não conhece este cartão clique nos links abaixo é conheça melhor esta solução:
compranoexterior.com.br/ebanx-cartao-virtual
Poderia me ajudar a respeito do Código de Rastreamento: CX107227449US. Não sei o que fazer e to precisando demais dessa caixa.
Era alguma mercadoria proibida ou falsificada?
NÃO. Como fui deportada, era meus objetos pessoais: roupas, sapatos,tinha um cell tbem.
Essa sua situação é muito particular ,não sei como agir neste caso , recomendo que ligue para os Correios e pegue mais informações do motivo da apreensão.
Olá! Fabricio me responda uma coisa, por favor, é que fiz uma compra no mercado livre de um produto abaixo de U$ 50 e é de pessoa física para pessoa física, o produto veio da China, e agora foi enviado para unidade operacional de curitiba, gostaria de saber se tem possibilidades de ser tachado!
OBS:moro no Ceara
Sempre existe essa possibilidade , uma saída seria pedir reexame caso venha a ser tributado.
Olá Fabricio.
Comprei uma mercadoria pelo AliExpress e foi para Curitiba no valor de $12,90 dólares, mas eis que entrando com o código de rastreamento nos correios me deparei com a seguinte mensagem:
Aguardando para ser retirada no endereço dos correios.
Você saberia me dizer o motivo do porque desta retirada nos correios?
Isto quer dizer que fui taxado?
Se fui taxado e não quiser retirar a mercadoria eu terei que pagar alguma taxa?
Os Correios são obrigados a enviar uma notificação pra minha casa ou legalmente basta esta mensagem no site?
Abs.
Evandro
Provavelmente foi tributado , se não retirar retorna pro remetente.
Quando aparece RECEBIDO PELO CORREIO BRASILEIRO após passar pela unidade de tratamento. Quer dizer o que?
NÃO QUER DIZER MUITA COISA , está em rota para ser entregue
Fazem 3 dias que foi postado minha mercadoria e aparece essa informação , é um carrinho de bebê marca Jeep
Partial or no tracking information is available for items posted in UNITED STATES. You may try the tracking service provided by the post of UNITED STATES.
Rastreio CJ150676600US
Daqui uma semana já deve aparecer no rastreamento dos Correios daqui , com 3 dias não vai aparecer muita coisa.
por rastrear
CJ150676600US
Obrigado Marcos
Quando foi postado?as informações podem ler alguns dias para aparecer.
Gostaria de saber se esta no prazo a minha encomenda RE563492883se
Está demorando para atualizar , mas isso é normal nesses fretes .
Fabricio pode acontecer de so atulizar quando sair pra entrega. Tipo carta registrada aqui no brasil
Pode sim , eu estava com dois assim só apareceu informação quando chegou na caixa postal.
Olá. Moro em SP. O produto chegou em SP em uma unidade de tratamento e foi encaminhada ao Parana para outra unidade. Isso é normal?
Código RC379687808NL
Obrigado.
É normal.
Fabricio, bom dia!
Gentileza verificar este rastreamento: LM769034538US.
– é uma handbag normal, embalagem 2,4 lb e com valor declarado conforme compra (u$64.99).
– normalmente tem seguido o trajeto: unid. trat. curitiba x varzea grande/mt e correios da minha cidade, esta do rastreamento tá nesse embróglio há dias.
– preciso ligar no correios (aonde?) para tentar ver se ocorreu algum problema ou continuo aguardando?
Seu pacote pode ter sido extraviado entre o Paraná e o seu endereço , faça um pedido de informações nos Correios.
Boa tarde Fabrício gostaria de sua ajuda. Eu comprei vários produtos e enviei para o armazém RAboxes, no dia 21/07 a caixa foi postada para o Brasil, dia 27/07 foi recebido na unidade de tratamento internacional do Rio de Janeiro e liberado sem tributação no mesmo dias 17:45h para Salvador, dia 07/08 vi pelo rastreio uma msg que dizia que o objeto não chegou a unidade de destino CTE-Salvador. Entrei em contato com o Raboxes e eles abriram uma Pi o mesmo eu fiz e até constou que já tinha um protocolo para este rastreio, liguei algumas vezes para o número dos correios que informa no rastreio no caso de problemas de envio e me deram 5 dias úteis para ter uma resposta, na quinta completou este quinto dia tornei a ligar e me informaram que no sistema está como objeto chegou terminal de cargas de Salvador mais não tinha previsão de entrega e nem como eu ir pegar lá pois informaram que ñ tem acesso ao público. Entrei no vamente em contato com o Raboxes que hj me responderam dizendo isto:
“Nós entramos com um PI (pedido de informação) no dia 7 de agosto. O correio nos retornou com uma resposta vaga no dia 11, mas não abordaram as questões levantadas, então no dia 11 mesmo nós enviamos outra mensagem que foi respondida no dia dizendo que a encomenda chegou no Brasil e foi encaminhada para a unidade de entrega, que era para aguardar. No mesmo dia 11 nós respondemos novamente solicitando uma posição referente ao rastreio, porque parece que eles nem leram nenhuma mensagem e nem viram o rastreio. Estamos aguardando a resposta.”
Nesta situação se acontecesse com vc, o que vc faria pra tentar solucionar este problema? Temo esta mercadoria ter sumido.
Aguarde mais uns 4 dias , parece que está em rota para ser entregue.