De quantos fornecedores você precisa?

Nosso artigo de hoje tem o objetivo de ser mais conceitual e menos tutorial, conceitos para mim são fundamentais, pois quando críamos novos conceitos estamos inovando e pensando fora da caixa, fazendo isso podemos alcançar bons resultados.

Eu uso isso na prática, e sempre funcionou comigo, eu poderia dar vários exemplos da minha vida,mas prefiro manter a minha privacidade, então vamos aos conceitos. 

No mundo cada vez mais conectado e antenado podemos notar um certo exagero na necessidade de informações, muitos leitores chegam aqui e perguntam você tem fornecedores da Lacoste, ou da A&F, ou até de outras marcas, e ai eu te pergunto. Quais são nossas reais necessidades?

Certa vez eu estava até discutindo sobre esse tema com alguns amigos, o problema é que certas pessoas querem mais e mais, e às vezes nem param para analisar que já podem estar diante dos melhores fornecedores de determinado produto, e continuam na busca interminável pelo melhor fornecedor, sabe aquela coisa de que a grama do vizinho é mais bonita que a nossa?

A minha conversa com meus amigos  chegou nesta conclusão, tem uma gama de pessoas que mesmo encontrando os melhores fornecedores continuam nessa busca pelo “centavo a menos”.

Mas qual o problema em termos muitos fornecedores, ter mais não seria melhor, não seriam mais opções?

Conhecimento não ocupa espaço, mas pode confundir em excesso, eu aprendi com a vida a ser minimalista, basta ver a parte gráfica de meu site para ver que não existem banners piscando nem nada muito chamativo, distrações podem levar a perda de foco, e também podem levar você a fazer escolhas incorretas, isso é um estilo de vida, onde menos é mais, pois você destaca apenas aquilo que é o mais importante.

Com fornecedores acontece a mesma coisa, se a gente abre muito o leque, e compra de dezenas de empresas a gente perde uma das coisas que eu considero como uma das mais importante em uma relação de longo prazo, que é a fidelização e a parceria, pois quando a gente divide nossas compras em vários fornecedores o resultado final é um menor poder de negociação.Então a busca pelo “centavo a menos” pode parecer a melhor opção ,mas nem sempre é de fato a melhor opção.

fornecedores

A caça pelo centavo pode ser muito ingrata, e às vezes sem sentido na maioria dos casos. Principalmente quando temos produtos de baixo custo, como por exemplo uma lanterna led que custa na China 1 dólar, e que pode ser vendida no Brasil por 10 Reais, qual seria a diferença de termos ela custando 90 cents ou 1,1 dólar?

Ok são 10% de variação no preço médio, mas como elas são vendidas no Brasil com 300% de diferença do preço de compra, essas pequenas diferenças se tornam na prática insignificantes.

Então esse é um ponto que eu penso muito quando faço minhas compras, que é justamente a insignificância das pequenas variações no preço, você tem um fornecedor que te atende bem e cobra 1 dólar pela lanterna, mas ai encontra esse que cobra 90 cents, será que a qualidade no atendimento será a mesma? Será que o produto terá a mesma qualidade?

Grandes listas de fornecedores funcionam?

Eu poderia colocar 100 fornecedores chineses de gadgets aqui no meu site, mas qual seria a vantagem disto?

Se você pode comprar na DX,Tinydeal, Gearbest e Focal Price, não existe uma real necessidade de que eu coloque mais 90 lojas do mesmo tipo com preços quase idênticos, vocês não acham que isso só serviria para tirar o foco das lojas que possuem a melhor qualidade?

Eu vejo que muitos cursos e ebooks que são vendidos ficaram especializados em fazer grandes listas de lojas, e que na maioria dos casos eles não usaram nem 10% daquelas lojas, então como podemos atestar a qualidade de determinado fornecedor?

Grandes listas só funcionam bem quando são bem discriminadas e divididas por tipo, um exemplo de uma grande lista que funciona bem, é minha lista de lojas de roupas , nela eu separei as lojas por tipos de roupas e marcas para facilitar as buscas. Listas com apenas links não dizem muito e apenas servem como curiosidades. 

Como encontrar fornecedores confiáveis

Eu já recomendei para vocês o uso do Salehoo.com, eles são uma ferramenta poderosa na hora de encontrar fornecedores, mas nem sempre são uma opção para todos aqueles que trabalham com revenda, de qualquer forma eles dão a garantia de devolução do valor pago, caso você não fique satisfeito no prazo de 30 dias, ou seja, você pode assinar o Salehoo, e caso não fique satisfeito, pode receber seu dinheiro de volta. 

O Salehoo é um diretório com mais de 8 mil fornecedores auditados, mas como eu disse são uma opção para certos tipos de pessoas e não para todos, como tenho um site sobre compras no exterior eu assino o serviço, pois para mim é muito importante conhecer novos fornecedores, talvez para um comprador eventual não seja tão vantajoso, mas o serviço vai além de apenas uma lista de fornecedores, e é possível descobrir várias técnicas para vender melhor.

salehoo

O poder da fidelização com poucos fornecedores

Usando menos fornecedores você ganha algo que é muito importante, você ganha parceria e confiança do fornecedor, imagine que você já fez centenas de pedidos com um determinado fornecedor, e ai ocorre um problema com um pacote.

Neste caso as chances de solucionar seu problema são muito maiores, pois você tem um grande histórico de compras com aquela loja, agora se todo dia você muda de fornecedor, não criando um histórico com a loja, fica tudo mais difícil, e você será visto apenas como mais um na multidão.

Outro detalhe importante, e que muita gente esquece, é que nem sempre o mais barato é realmente o mais barato no longo prazo. Eu mostro esse conceito no meu artigo “como comprar mais barato em lojas mais caras“, pode parecer paradoxal, mas é verdade. Este é um dos artigos mais importantes deste site, e com certeza muitos de vocês nunca leram, nele eu mostro como usar ferramentas, que tornam uma loja cara em uma loja mais barata.

Ai me aparecem aqui outros leitores, que querem novas opções de redirecionadores de encomendas, e eu novamente vou para a questão de ser minimalista.

Eu já mostrei aqui duas opções que eu considero atualmente as melhores, opções de redirecionadores, que são Shopfans e Shipito, caso queira ler nosso comparativo entre as duas empresas ele está no link shopfans X shipito quem vence, também existem outros redirecionadores que podem ser usados em situações particulares como por exemplo o Yoybuy para compras na China, mas esses são casos particulares. 

Ai voltamos a mesma questão do excesso de informação e de opções, se vocês já estão diante das melhores opções qual seria a razão de continuar uma busca por uma empresa melhor?

O único motivo seria o de não ter certeza de que aquela é realmente a melhor opção, mas isso é uma conversa para outro artigo.

Ser minimalista é diferente de ser pouco exigente

Mas é preciso tomar cuidado para não confundir o fato de ser minimalista com a ausência de qualidade, pense naquele belo churrasco  de picanha!

Geralmente o único tempero na carne é o sal grosso, a carne fica muito boa apenas com o sal grosso, e pode ficar péssima se você começar a inventar moda, e colocar vários tipos de temperos diferentes.

Este é o conceito que eu quero passar para vocês. De que com uma boa picanha, e um bom sal grosso, é possível fazer um belo churrasco, no modo mais minimalista possível. 

Outro exemplo de produto com conceito minimalista é o Ipad, que possui poucos botões e um designer extremamente  minimalista, mas isso não faz do Ipad um aparelho sem qualidade e beleza.

ipad

Então voltando a questão dos fornecedores, se seu foco são os produtos chineses do tipo gadget, você pode separar uns 2 ou 3 fornecedores de confiança e trabalhar com eles, trabalhar com apenas um fornecedor pode também causar problemas, pois acaba sendo muito limitante.

Faça avaliações de seus fornecedores de tempos em tempos, e se algum deles começar a não te atender de forma satisfatória, pense na substituição deste fornecedor por um novo fornecedor.

Além dessas questões que eu falei devemos também pensar na escala que você possui. Se você é um revendedor que compra 1000 dólares por mês você tem um comportamento X, e se você compra 10000 dólares o comportamento precisa ser outro, essa é a velha questão do legalizar ou não seu negócio.

Legalizar suas importações traz vantagens e desvantagens,mas eu prefiro as vantagens da legalização. Basta observar estas operações que às vezes são feitas nos Shoppings populares. Operações estas que recolhem mercadorias sem origem comprovada, a pessoa pode perder toda a economia que teve em anos de trabalho, em apenas uma operação deste tipo, então considere no médio prazo a sua legalização como uma meta. 

Então caros colegas as ideias que eu quero passar hoje são basicamente as seguintes:

1-Tente reduzir o número de fornecedores para ganhar na escala e na confiança mútua entre você e seu fornecedor.

2-Seja minimalista simplificando sua rede de fornecedores, tente ser minimalista em sua vida como um todo.

3-Tente fazer o mesmo com seus clientes, tente fidelizar seus clientes, fidelizar um cliente pode ser mais fácil que conseguir um cliente novo, e no final a relação de confiança que se cria acaba sendo um ganha ganha para ambos.

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