Redirecionamento por mala entenda

O redirecionamento por mala não é algo novo, mas é algo que com os meios de comunicação digital e redes sociais ganhou uma certa força nos últimos tempos, é algo que está sendo utilizado como opção por alguns importadores, eles acreditam que esse método tem algumas vantagens .

Muitos viajantes oferecem o serviço, mas você conhece esta forma de importar e os riscos desta atividade? Será que vale a pena usar este tipo de serviço? 

Primeiramente gostaria de falar que pretendo analisar esta questão de forma isenta, vou levantar características que acho pertinentes, e a decisão final de usar ou não esse tipo de serviço é sua.

Não irei divulgar prestadores deste tipo de serviço, apenas comentarei sobre.

Como funciona o serviço de redirecionamento por mala

redirecionamento por mala

Basicamente, e de forma muito resumida, esse tipo de serviço funciona por meio de uma pessoa que viaja para um país X, geralmente Estados Unidos, e que oferece o serviço de transportar compras de outras pessoas junto com suas bagagens para o Brasil

Essas pessoas cobram um valor pelo serviço, e depois entregam a encomenda em mãos ou enviando para o endereço do cliente.

O valor cobrado pelo serviço varia entre os redirecionadores por mala, podem cobrar por peso, por percentual das compras, em suma cada redirecionador por mala terá sua própria política de preços, então não faz sentido falar em preços praticados quando se tem variações grandes entre esses prestadores. 

Então existem pessoas especializadas nisso, muitas viajam com muita frequência, fazendo um bate e volta com uma frequência quase semanal.

Existem também aqueles redirecionadores por mala de ocasião, aquelas pessoas que aproveitam uma viagem para o exterior para fazer uma renda extra, para estas recomendo que leiam a parte do artigo na qual falo dos riscos para quem presta esse serviço.

Um redirecionador por mala poderá também fazer compras assistidas, ou receber as encomendas em endereços de hotel, como são pessoas físicas a flexibilidade varia de pessoa para pessoa.

Em relação a formas de pagamento, varia de redirecionador para redirecionador, e cada um terá seus padrões.

Quais as vantagens do redirecionamento por mala

A vantagem que mais se fala em relação ao redirecionamento por mala, está relacionada a possibilidade de pagar menos impostos.

Em alguns casos se consegue trazer mercadorias que seriam inviáveis de serem trazidas por fretes convencionais, como cadeiras de bebê para carros.

Alguns redirecionadores por mala tem políticas de preço que tornam o custo do envio menor, mas em alguns redirecionadores por mala esses custos podem não ser significativamente menores.

Quais as desvantagens 

  1. A primeira desvantagem que podemos destacar é sobre a confiabilidade do redirecionador por malas, uma coisa é usar um redirecionador empresa já consolidado como Shopfans, Qwintry, Shipito, outra é usar uma pessoa física, que em muitos casos você tem poucas informações.
  2. Serviço pode ser considerado como ilegal pelas autoridades.
  3. Risco da Receita apreender as mercadorias transportadas. 
  4. Risco da Receita aplicar multa, caso o redirecionador passe na fila de nada a declarar e seja pego.
  5. Dificuldade de encontrar um redirecionador por mala que seja da sua cidade, nestes casos o redirecionador por mala vai ter que enviar por Correios ou por outra transportadora , gerando um custo extra.
  6. Em caso de mercadorias apreendidas, que sejam tributadas ou que tenham multas aplicadas, qual é o acordado, o redirecionador por mala assume os custos, o cliente paga os custos, é preciso ter essas respostas antes de utilizar o serviço, afinal perder um Ipad ou um Iphone não é bricadeira.
  7. A principal vantagem de um redirecionador por malas é a redução dos custos dos impostos, mas muitos redirecionadores por mala podem trazer um volume muito grande de encomendas, e podem acabar tendo suas malas vistoriadas, então é preciso tomar cuidado com isso.
  8. Um redirecionador por malas que viaja com uma frequência muito alta, pode começar a ser alvo de inspeções mais facilmente.

Quais os riscos para o redirecionador por malas 

Caros colegas, fica parecendo que apenas quem contrata o serviço corre riscos, mas na verdade a coisa é um pouco mais complexa que isso.

Vejo muita gente que com a crise acabou empreendendo nesta área, e gostaria de alertar também essas pessoas para os riscos desta atividade:

O primeiro risco é ser acusado de descaminho ou contrabando, sim se uma pessoa entra com 10 Iphones na bagagem, essa quantidade com certeza não é para uso próprio, e pode gerar problemas.

Temos também o risco, e esse acho que ainda seja pior que o primeiro, de estarmos sendo usados para transportar sem saber produtos ilícitos, você pode estar sendo usado como mula sem saber.

Imagine que você forneça o endereço do hotel para algum cliente enviar uma mercadoria, e ele envie a mercadoria cheia de drogas ou outras mercadorias ilícitas, não preciso falar que você estaria entrando numa tremenda roubada, então tomem cuidado, a renda extra pode se tornar um grande problema.

E não pensem que isso é coisa de gente paranoica, criminosos sempre estão buscando novas formas de cometer seus crimes, e um redirecionador por malas pode ser um alvo fácil para esse tipo de criminoso, se por exemplo um cliente envia uma caixa com um Ipad lacrada, você vai abrir para conferir o conteúdo?

Se você vai prestar este tipo de serviço, avise seus clientes que para sua segurança, e das mercadorias transportadas, você abrirá todas as caixas, inclusive as de produtos que vem lacrados, se não fizer isso estará correndo sérios riscos de estar carregando algo ilegal sem saber. 

Conclusão

O mercado de redirecionamento de encomendas tem espaço pra todo mundo. Como fica demonstrado no artigo, existem riscos tanto para quem utiliza o serviço quanto para quem presta o serviço.

Eu particularmente prefiro usar os serviços de redirecionadores convencionais como Shopfans , mas os redirecionadores por mala podem ser uma outra alternativa para quem deseja importar.

Um dos motivos que me levam a olhar esse tipo de serviço como apenas uma segunda opção, e não como uma primeira, são os riscos que descrevi acima, na minha visão as desvantagens são maiores que as vantagens, mas vocês são livres para terem uma interpretação diferente, e se preferirem usem este tipo de serviço.

Outros links relacionados 

compranoexterior.com.br/shopfans-endereco-de-compras

compranoexterior.com.br/shipito

compranoexterior.com.br/qwintry-endereco-de-compras