A Receita Federal exigirá a identificação de CPF em encomendas vindas do Exterior, é o que diz comunicado oficial dos Correios que está no link https://saladeimprensa.correios.com.br/releases/2019/12/09/receita-federal-exigira-identificacao-de-cpf-cnpj-nas-encomendas-e-remessas-internacionais/.
O comunicado é bastante claro e não deixa dúvidas, a Receita Federal do Brasil exigirá a partir de 1º de janeiro de 2020, que todas as encomendas e remessas internacionais possuam a identificação do CPF/CNPJ/Número do Passaporte do destinatário para ter seu despacho aduaneiro iniciado.
Caso a encomenda não possua a identificação do CPF ou CNPJ poderá ocorrer a proibição da entrada da encomenda,e sua devolução ao exterior ou destruição( nos casos em que a devolução não seja possível).
O Remetente deve incluir esta informação, ou seja, o ideal será que a loja colete estes dados e os inclua nas etiquetas de envio.
Caso o remetente não inclua a informação do CPF/CNPJ na hora do envio ainda existe uma outra possibilidade, Você mesmo o destinatário, poderá incluir o seu CPF acessando a página dos Correios na internet nas áreas de rastreamento ou do portal “Minhas Importações”.
Você precisará realizar o cadastro no Portal Minhas Importações, informando o CPF (pessoa física), CNPJ (pessoa jurídica) ou Número do Passaporte (estrangeiro), bem como definir login e senha.
Após o cadastro, basta realizar a pesquisa por encomendas e fazer a vinculação das remessas no ambiente “Minhas Importações”.
Somente depois da vinculação das encomendas vindas do exterior ao seu CPF , as encomendas serão direcionadas à fiscalização aduaneira.
Então caso você não informe o CPF o processo ficará parado, o que gerará atraso nas suas entregas.
Vídeo dos Correios explicando o processo
Conclusões:
Caros colegas eu estou há anos neste meio de importações e fico meio na dúvida se a regra que foi divulgada será realmente aplicada, temos muitos exemplos de regras que foram divulgadas e que não foram aplicadas de forma generalizada.
Isso não quer dizer que não vá ser, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.
Olá Fabrício, sabe se a Shopfans envia encomendas também para destinatário pessoa jurídica (CNPJ)? gostaria de fazer uma importação simplificada.
Acredito que sim , mas como a maior parte dos clientes é PF é bom conversar com eles , não vejo algo que seja impeditivo
Olá Fabrício, td bem? Sabe me dizer se preciso avisar o pessoal da shopfans sobre o cpf? Pelo que li eles já colocam o cpf na etiqueta de envio, mas queria ter certeza absoluta, rsrs. Gratidão!
Eles não enviam se você não informar o CPF, então não se preocupe eles sabem disso .
Olá, como vai ? Comprei no Iherb há mais de um mês, informei CPF durante a compra. Preciso ainda fazer algum cadastro nos Correios ? Caso eu não informe minha encomenda chega ?
Depende, se sua encomenda tiver alguma taxa ou imposto a ser cobrado você vai precisar se cadastrar no Minhas importações e ir acompanhando a encomenda , ou seja , precisa se cadastrar no Minhas importações e ir acompanhando se código por lá , como seu CPF já estará cadastrado não precisa fazer isso novamente
Olá, Fabrício.
Primeiramente parabéns pelo site.
Hoje chegou uma encomenda minha vindo do Aliexpress por epacket e estou na dúvida se devo ou não cadastrá-la no sistema Minhas Importações. É necessário fazer isso? colocar o CPF lá? Lembro que coloquei o CPF no próprio Ali quando comprei, em janeiro passado.
Muito obrigado!
Você pode colocar , caso o vendedor não tenha colocado isso vai ajudar a adiantar as coisas , eu tenho colocado e não tem mudado o número de pacotes que são tributados
Olá Fabricio,
Com relação a encomendas enviadas pelo Shopfans, é realmente obrigatório cadastrar todas elas no portal dos correios, uma vez que o próprio Shopfans imprime o CPF na etiqueta de envio?
Qual tem sido a sua experiência? Você teve alguma encomenda do Shopfans rejeitada por não ter cadastrado no portal?
Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Todas as que enviei via epacket passaram sem necessidade de cadastrar o CPF e também não tiveram cobrança alguma
Boa tarde, eu tenho três pacotes pra chegar, todos vindo no mesmo voo. Porém só dois deu como recebido no Brasil já faz três dias. E estou preocupada quanto a isso, o que aconteceu com o terceiro pacote? O que devo fazer?
Isso é normal , encomendas podem chegar em datas separadas mesmo sendo enviadas no mesmo dia , aguarde mais um pouco.