Os doze mandamentos do importador

Resolvi criar os doze mandamentos do importador , o motivo é bem simples, seguindo regras básicas de segurança e boa convivência com lojas e vendedores, dificilmente teremos problemas, e quando eles ocorrerem será muito mais fácil resolver, vamos aos mandamentos do bom importador:

1- Não pagar suas compras com formas inseguras de pagamento:

Use Paypal, cartão de crédito ou débito, Ebanx, e evite transferências bancárias diretas para o lojistas , as transferências bancárias somente devem ser utilizadas em sites extremamente conhecidos como é o caso do Aliexpress, neste caso utilizando a forma de pagamento segura do Aliexpress.

2- Não abrir disputas desnecessárias:

Não abra disputas no Aliexpress,Paypal , Ebay antes de tentar uma solução amigável com o vendedor, agir de forma civilizada não ocupa espaço, lembre-se compras no exterior podem sofrer atrasos.

3- Haja sempre com ética com quem te vende ou presta um serviço:

Fazer um charge back (cancelamento de pagamento) é visto da mesma forma que estar roubando,  muitos brasileiros cancelam os pagamentos nas operadoras de cartão falando que não foram eles que fizeram a compra, ou por não concordarem com algo que aconteceu no processo , leia o item 2, isso é visto como fraude e você pode ser excluído da loja ou marketplace onde tiver essa atitude.

4-Consiga um cartão pré-pago ou cartão de crédito internacional:

Não existe milagre , para fazer importações é necessário ter um cartão de crédito internacional ou um cartão pré-pago , eu recomendo o cartão Ebanx ou o cartão do banco onde você já possui conta bancária.

Existem outras formas de pagar suas compras no exterior, mas que seria como tentar encher uma piscina com uma peneira, possível é ,mas ninguém em seu juízo perfeito vai tentar essa opção.

5-Evite lojas desconhecidas, e sites criados a pouco tempo:

Evite a todo custo comprar em lojas que não tem um histórico conhecido ou que tenham sido criadas a pouco tempo, um site que pode te ajudar nessa pesquisa é o www.scamadviser.com, neste site você consegue ter uma primeira visão da loja e pode descobrir quando o site foi criado na aba Whois, se uma loja está muito barata e foi criada há menos de 1 ano a chance de dar problema em suas importações é elevada, então espere o site ficar mais estabelecido para comprar.

6- Tenha uma conta em um bom redirecionador de encomendas:

Redirecionadores de encomenda hoje para quem importa mercadorias, tem a mesma importância que um celular tem em nossas vidas. Não dá pra viver sem eles, e igual tem gente que vive trocando de operadora, temos também esse mesmo componente nos redirecionadores.

Uma parcela dos usuários de redirecionadores acaba testando várias empresas até achar aquela que mais se adapta a suas necessidades.

Entre as empresas que recomendamos para nossos clientes temos Shopfans minha primeira opção na atualidade e  Shipito e Qwintry.

Cada uma dessas empresas tem suas características e vai agradar mais uns e desagradar mais outros, afinal gosto é gosto.

7- Evite os produtos proibidos:

Quer coisa mais chata que comprar algo no exterior e ver no rastreamento que sua importação não foi autorizada?

Sim, isso pode acontecer com você se você não prestar atenção naquilo que está importando. Existem dezenas de produtos que podem cair nessa situação, entre eles podemos destacar:

Suplementos proibidos pela Anvisa, produtos falsificados, produtos de uso exclusivo das forças armadas, produtos usados (a regra é de que não são permitidos ,mas às vezes passa), alguns materiais médicos e odontológicos.

Importante destacar que estamos falando neste item de importação como pessoa física.

Lista de objetos proibidos ou com restrições 

https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/pdf/importa-facil/Lista_objetos_proibidos.pdf

8- Evite a todo custo ultrapassar os quinhentos dólares em envios pelos Correios:

Esse é um dos mandamentos mais importantes, pois seguindo esse mandamento você evitará pagar mais impostos e taxas, quando se ultrapassa o limite de 500 (quinhentos Dólares em uma encomenda) isso considerando o somatório frete+seguro+mercadoria, vamos cair na situação de termos que utilizar o Importa Fácil.

Usar o Importa Fácil vai representar uma taxa de 250 reais pelo serviço além do pagamento do ICMS de seu estado, na prática no lugar de pagar 60% de imposto de importação você pagaria algo em torno de 95% de imposto + a taxa de 250 reais do Importa Fácil .

Então tente permanecer abaixo desses 500 Dólares para pagar menos taxas e impostos.

9- Evite mercadorias muito grandes ou de peso muito elevado:

Existem produtos como TVs de tela grande para os quais o valor do frete para o Brasil impossibilitaria a importação de forma economicamente viável, eu sei que uma TV de 65 polegadas nos EUA é muito mais barata que no Brasil , mas quando se soma a este valor o custo do frete, a importação fica inviável.

10- Fique atento na tensão “voltagem”  dos equipamentos elétricos e eletrônicos:

Igual você olha a tensão de operação antes de comprar qualquer coisa aqui no Brasil, é preciso fazer o mesmo quando compramos fora do Brasil, pequenas diferenças são toleráveis. Por exemplo muitas fontes de computador trabalham em 115 volts, colocar essas fontes para trabalhar em 127 volts (tensão da maioria das cidades brasileiras ) não teria grandes problemas para o equipamento, agora colocar esse equipamento numa rede de 220 volts resultaria em dano ao equipamento.

Em minha casa por exemplo eu tenho uma cafeteira Keurig que funciona em 120 volts, como a tensão em minha cidade é de 127 a operação não causa danos no equipamento, essas pequenas diferenças são toleráveis.

Se o equipamento for bivolt automático ai nem precisa se preocupar, pois ele mesmo se ajusta em uma faixa de tensões, isso ocorre no caso de notebooks e celulares que tem fontes que se ajustam automaticamente.

11-Verifique o tamanho de roupas e calçados antes de importar:

Saber se uma peça de roupa ou calçado vai se ajustar em você é extremamente importante, imagine comprar 10 peças de tamanho incorreto, seria prejuízo na certa, então se você tem dúvidas em relação aos tamanhos de roupas e calçados acesse nosso artigo sobre o assunto e tire suas dúvidas, o link está abaixo:

convertendo-tamanhos-de-roupas-e-calcados-nos-estados-unidos

12-Verifique o preço final do produto em relação ao preço no Brasil:

 

Um mandamento básico, mas muitas vezes esquecido na hora das compras, é preciso sim comparar o preço do produto importado com o preço do mesmo produto no Brasil, muitas vezes aquele Xbox que parece muito mais barato, acaba ficando com preço muito parecido com o do comprado no Brasil, em resumo, é preciso sempre comparar.