Encomendas internacionais atrasadas 2018
Caros leitores e leitoras, recentemente todos estamos enfrentando problemas com atrasos nas encomendas que vem do exterior e até nacionais. Nosso artigo de hoje visa sanar as principais dúvidas referentes ao que está acontecendo, infelizmente a maioria dos casos não vai se resolver com a leitura de um artigo, mas o conhecimento daquilo que está ocorrendo, ajuda a maioria a se sentir mais confortável com esses atrasos.

Contextualizado o que está ocorrendo
Primeiramente é importante entender, que nossos Correios-Receita nunca foram um sinônimo de agilidade, eu venho escrevendo no CompraNoExterior há mais de 6 anos, e reclamações por atrasos sempre estiveram presentes em nossos comentários durante todo este período.
Então não passamos do paraíso para o inferno, talvez tenhamos passado do purgatório para o inferno.
O que podia ser observado antes eram prazos não atendidos, mas nada comparado ao que vem ocorrendo, muitos formulam teorias e mais teorias, vamos analisar alguns fatos, para que possamos concluir baseados em fatos e não em achismos.
A Receita está trabalhando há muito tempo acima do limite
A engrenagem da Receita está sobrecarregada há muito tempo. Isto fica evidente quando um pacote EMS que era pra ser liberado em dias, fica semanas com a Receita.
Segundo dados do IPEA e também segundo a OCDE, ao contrário do que a maioria imagina, o número de servidores públicos no Brasil é relativamente baixo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores proporcionalmente a sua população, que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), além destes podemos destacar Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia, todos com uma proporção de funcionários públicos maior que a do Brasil.
De acordo com estudo da OCDE, os servidores públicos representam 12% do número total de empregos no Brasil, enquanto a média da OCDE é de 22%.
Greve na Receita
A Greve na Receita é parcial, logicamente uma greve raramente afeta 100% de um serviço, sempre existirão trabalhadores que não aderem ao movimento grevista. Precisamos também entender que durante uma greve os serviços ficam mais lentos, e esse é o ponto que mais tem causado atrasos.
Me pareceu, que no começo da Greve, o movimento não estava afetando tanto as entregas, mas quando chegamos em janeiro ocorreu um aumento considerável nos atrasos.
Com uma estrutura já sobrecarrega, tivemos uma piora ainda mais significativa nos serviços da Receita, depois da deflagração deste movimento.
Gargalos do Fim de ano
Naturalmente em todo fim de ano ocorre um aumento na demanda, e os atrasos aumentam, o que ocorreu foi um aumento no número dos gargalos, que já temos tradicionalmente.
Pacotes que levavam 20 dias para serem entregues, estão levando 2 ou até 3 meses. Ou seja, nada melhor para um grevista que a escolha do momento mais crítico para deflagrar uma greve, e no caso foi o fim de ano, quando mais precisamos dos auditores trabalhando.
Em resumo, o esperado era que com a passagem do fim de ano tudo voltasse a condição natural, mas ai tivemos o componente da greve que não deixou a situação normalizar.
OBS: O direito de Greve está em nossa constituição, e não vou fazer qualquer juízo de valor quanto a isso, se é um direto pode ser usado.
Como saber se meu pacote está extraviado ou atrasado?
Primeiramente você deve entender que devido nossas características, os prazos informados pelas lojas e Correios estrangeiros quase nunca são cumpridos, isso mesmo antes da situação atual, então quando você ver em uma loja que o frete X vai ser entregue em 6 dias úteis, não leve esse prazo muito a sério.
Pacotes do tipo EMS são os mais afetados quando comparamos o prazo prometido com o prazo real, muita gente fica frustrada com EMS, pois contrata este tipo de frete achando que vai receber a encomenda rapidamente, mas no final percebe que na maioria dos casos demora mais que fretes mais baratos, já falamos sobre isso em um artigo e não vou me alongar neste ponto.
Então se a loja falou em 20 dias para entrega, e seu pacote já está com 30 dias e ainda não foi entregue, não se desespere, pois isso ocorre com frequência.
Então vamos aos casos práticos, em fretes começados com a letra R e U, eu me preocuparia em casos em que a encomenda não fosse entregue depois de 90 dias(isto se a situação estivesse normal), antes disso estaria totalmente dentro daquilo que é o esperado. Em alguns casos esses pacotes começados com R podem levar até uns 4 meses para serem entregues, estes são os fretes baratos da China, são fretes com objetivo de serem baratos e não rápidos .
Na situação que estamos desde novembro de 2017 todos esses padrões que tínhamos se perderam, falar hoje em prazos é mero exercício de chutologia.
Temos então uma situação na qual o diagnóstico para definirmos se um pacote está extraviado ou atrasado se torna quase impossível, temos centenas de leitores com pacotes no qual o rastreamento mostra apenas que o pacote foi encaminhado, mas não podemos dar estes pacotes como extraviados, na verdade temos pacotes do mês de outubro sendo dados como recebidos agora no final de janeiro, então nada está definido ainda.
Nota: Muitas vezes quando abrimos reclamações nos Correios, aparece a mensagem Objeto não localizado no fluxo postal , em princípio está mensagem indicaria que o pacote está extraviado, mas já tive vários casos de colocarem está mensagem, e depois o pacote ser entregue, então para mim essa mensagem é apenas um indicativo de que não localizaram a encomenda naquele momento, isso com base na minha experiência.
Posso abrir reclamação nos Correios?
Sim, mas faça isso quando realmente necessário, os Correios só te deixam abrir uma reclamação por pacote, e somente quando esse já foi dado como recebido no Brasil, se no rastreamento ainda estiver na etapa de Objeto encaminhado você não conseguirá abrir a reclamação.
Veja como abrir uma reclamação no vídeo abaixo:
De quem é a culpa do não recebimento do pacote no prazo?
Está é uma questão bem complexa, primeiro por se tratar de importação, e ser dependente da lei de dois países diferentes, segundo por envolver várias partes no transporte.
Muitas lojas e redirecionadores, entendem que depois de entregue ao transportador a responsabilidade não é mais deles, este é o pensamento corrente nos EUA, logicamente existem lojas que reembolsam em caso de não ocorrer a entrega, este é o caso do Ebay.
Em outros países já se tem o entendimento de que a responsabilidade da loja vai até o momento da entrega.
já no Brasil as leis de proteção ao consumidor são bem mais favoráveis ao consumidor, então temos uma questão interessante ai, a lei brasileira não pode interferir em leis de outros países, então não adianta achar, que se no Brasil a entrega a responsabilidade da loja, que isso vá ser assim também nas compras no exterior.
Existe também outra questão que talvez possa ser aplicada aqui, que é o fato de que os Correios quando dão a encomenda como recebida no Brasil passam a ter responsabilidade sobre ela, e ai nesse caso como os Correios estão no Brasil seria possível entrar com ações judiciais baseadas neste fato.
Existe também outro complicador nessa situação, que é a definição de quem é o proprietário da mercadoria, segundo regras internacionais a mercadoria só passa a pertencer ao destinatário quando é entregue, até que ocorra isso, quem recebe por exemplo o seguro em caso de extravio é o remetente.
Caros colegas são muitas regras e essa definição é outro ponto complicado.
O que devo fazer então se estou com encomendas atrasadas?
Primeiramente você deve entender o contexto atual no qual estamos, e dentro deste contexto se perguntar se seu caso é diferente da média.
Reclamar e fazer o “mimimi”, faz parte de um processo que faz bem pra alma, pois alivia as tensões da espera, mas é preciso ter bom senso, tem gente que enviou um pacote num dia, e que quando dá uma semana que não foi recebido no Brasil, já se desespera, então vamos ter calma e contextualizar.
Conheça seu frete, você está usando fretes cujos códigos de rastreamento são começados em U ou R, então eu sinto em te informar, mas seu rastreamento será extremamente precário, é preciso ter muito sangue frio com esses tipos de frete.
Um ponto muito importante é saber rastrear suas encomendas da melhor forma, muitos fretes não são tão simples de rastrear assim, então eu criei um artigo que resolve boa parte das dificuldades de rastreamento de encomendas, recomendo que vocês leiam esse artigo e usem os sites de rastreamento que postei lá, o artigo está no link abaixo:
compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas
Recomendo também a leitura do artigo compranoexterior.com.br/da-china-para-o-brasil ele ajuda bastante no entendimento de como é o processo de envio da China para o Brasil, e desmitifica muitos pensamentos incorretos que temos.
Sites com proteção para o comprador
Se você tem um frete com proteção, como é o caso das mercadorias compradas no Aliexpress peça para o vendedor estender a proteção quando esta estiver perto de acabar , este tipo de atitude é muito mais elegante que abrir uma disputa, se o vendedor se negar a estender a proteção, ai você deve abrir a disputa, a disputa deve ser sempre na última opção e não a primeira.
Lembre-se da escalabilidade, se você comprou em uma loja o primeiro contato com uma reclamação deve ser sempre amistoso, informe para loja que o pacote está com atraso e pergunte se eles podem fazer algo a respeito, algumas lojas te pedirão mais tempo para entrega chegar , outras enviarão outra mercadoria, tudo isso depende de vários fatores, mas nunca chegue soltando os cachorros sem ao menos escutar a posição da loja.
Em resumo a diplomacia resolve muito mais problemas que uma guerra declarada.
Faz sentido culpar o tipo do frete?
Vou fazer uma comparação que exemplifica bem este ponto, imagine que você decidiu viajar de São Paulo para Porto Alegre, e você decidiu alugar um carro para fazer essa viagem, imagine que o carro representa o tipo do frete. Você podia alugar um Audi A4 de 250 CV ou um Sandero de 87 CV , ai imagine que você queria chegar rápido e escolheu o Audi.
Você começou a viagem e já estava com 300 KM de vantagem do Sandero, mas ai faltando 50 KM para chegar em Porto Alegre tem uma operação padrão da Polícia Rodoviária, que está travando a estrada por horas, e ai acontece o inimaginável o Sandero vai chegar Junto com o Audi Turbo em seu destino final.
O que está ocorrendo agora é bem parecido com o caso dos carros que contei acima, você contratou fretes rápidos como EMS ou até o epacket, e ai ele chega rápido no Brasil ,mas ai tem a Greve dos auditores, e você acaba ficando no mesmo bolo que todo mundo, nessa hora não importa se seu frete era de 6 dias ou de 30, vai tudo ficar atrasado do mesmo jeito.
Por causa disso eu falo que não faz sentido culpar o tipo do frete, não importa o frete o atraso é culpa da situação em que estamos, ai alguém pode falar, mas na USPS está falando que chegou no Brasil, e nos nossos Correios ainda consta como encaminhado, é exatamente isso, como a Receita está em Greve um dos efeitos colaterais é este das encomendas não serem dadas como recebidas pelos Correios, mesmo já estando aqui em solo brasileiro
Conclusões
Os atrasos atuais são uma combinação das consequências da greve na Receita e do grande volume do fim de ano , o momento da greve foi escolhido de forma estratégica de forma a causar o máximo impacto.
Mesmo pacotes com grandes atrasos não podem ser dados como perdidos, temos muitos exemplos que confirmam isso, use da diplomacia com as lojas que enviaram mercadorias , a culpa não é sua ,mas também não é deles.
No caso de lojas que oferecem proteção na entrega procure só usar essas proteções em último caso, quando todas as possibilidades de negociar se esgotaram.
Boa tarde Fabricio. Tudo bem? Fabricio eu tenho uma caixa parada na Anvisa desde o dia 30/11/2018. Tanto no Portal Minhas Importações, bem como no Rastreamento dos Correios, consta os seguintes dizeres: “Objeto encaminhado de Unidade de Logística Integrada em RIO DE JANEIRO / R para Unidade Administrativa em AVALIACAO – ANVISA / BR” Após várias reclamacões junto aos Correios e com a Anvisa, eu recebi hoje este email da ANVISA. Gostaria que você me ajudesse a entender melhor (pela sua experiencia). Segue:
Prezado (a) Senhor (a),
Em atenção a sua solicitação, informamos que a remessa postal internacional foi selecionada para anuência pela ANVISA por conter produto sob controle sanitário passível de anuência face o disposto na Resolução RDC nº 81, de 2008 e atualizações.
Esclarecemos ainda que:
A informação disponibilizada no Sistema de Rastreamento de Objetos dos Correios, ou seja, “Objeto encaminhado de Unidade Logística Integrada para Unidade Administrativa em Avaliação – ANVISA/BR”, é apenas virtual.
Este órgão, ANVISA, efetua a anuência das remessas postais apresentadas pelos Correios para o procedimento técnico.
Até o momento, a remessa postal não foi apresentada para a fiscalização sanitária e anuência da importação por este órgão.
A guarda e manuseio das remessas constitui atividade sob competência legal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT face o disposto no artigo 25 inciso IV do Decreto nº 1.789, de 1996.
Considerando o número de contestações recebidas devido à informação contida no sítio eletrônico dos Correios, a ANVISA solicitou àquele órgão que reveja o procedimento de tramitação das remessas, bem como da informação aposta em seu portal pelo Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO.
Assim, orientamos a contatar os Correios, por meio da Central de Atendimento ao Cliente/0800 725 0100, e solicitar a localização e apresentação da remessa postal à ANVISA para inspeção.
De parte desta Agência Reguladora, reforçaremos sua solicitação junto aos Correios.
Até onde eu entendi Fabricio, a minha caixa nem para Anvisa foi ainda. Contudo, no Rastreamento dos Correios, e também no Portal Minhas Importações, consta que foi sim. Toda vez que eu falo com os Correios a resposta é a mesma: Estamos aguardando a Anvisa averiguar a sua encomenda. Favor aguarde.
Qual interpretação voce teve sobre o email que eu recebi ?
Acho que nem cabe uma avaliação, a Anvisa fala de forma clara que estão aguardando a mercadoria e os Correios no rastreamento falam que já enviaram , eu ligaria como recomendado e informaria para os Correios sobre essa comunicação da Anvisa e pediria um posicionamento dos Correios
Pois, é. Acho bem complicada essa questão aduaneira. Para que a carga entre no país é necessário passar por um fiscal. Segundo pesquisei, o salário inicial está em torno de R$ 30mil. Não há governo que consiga sustentar um número satisfatório de servidores com um salário desses. Como resultado, há muito menos fiscais que o necessário e sempre haverá demoras.
Acho a questão do funcionalismo complexa , enquanto temos servidores ganhando salário mínimo outros ganham perto do teto constitucional , mas posso te garantir que salários altos como os do judiciário e da Receita são uma minoria, tem professores de Universidades Federais PHDs que ganham na casa dos 15 mil, um salário muito baixo para tanta titulação, grande parte dos servidores ganha pouco , vide professores , policiais e etc,,, logicamente que algumas áreas exigem salários maiores ,pois lidam com muito dinheiro , possibilidade de multas altas e etc,,, em relação ao número de servidores temos poucos , se fizermos comparação com outros países o percentual é baixo, eu acredito que a Receita deveria ter mais cargos de nível médio com salários menores, empregar mais gente de nível médio para desafogar o serviço , logicamente precisaríamos ajustar a legislação.
O que vejo no nosso país é uma demonização do servidor público , é verdade que temos alguns que pisam na bola , mas boa parte do funcionalismo é honesta e comprometida , tenho parentes que foram funcionários públicos e hoje estão sem receber salário, em muitos estados brasileiros as pessoas estão trabalhando sem receber .
Ola vc consegui me ajudar com uma duvida, no meu codigo de rastreio diz q minha encomenda foi entregue na frança, pelo china post, qndo coloco o numero de rastreio diz q o destino q foi enviado foi para frança e ja foi entregue la, nao sei o q fazer pq ainda falta 18 dias para o prazo acabar
Sem você postar o código fica difícil analisar.
Olá Fabrício boa tarde! Qual a maneira mais rápida e mais econômica de entrega comprando da China por unidade, ePacket? E você saberia me informar se caso for revender com nota o que eu preciso é só fazer nota de entrada nesta mercadoria que estou comprando? Adradeço.
Flavia , neste caso você precisa importar como PJ , como não sou contador não sei exatamente quais são todos os passos que você como PJ teria que tomar para dar entrada da mercadoria em seu estoque , bom seria consultar seu contador para isso.
Oi Fabricio, tudo bem? Fabricio, eu sou mais 1 (entre vários) casos onde tenho 2 Caixas que estão paradas na Anvisa. Uma caixa está há 69 dias e a outra há 58 dias. O motivo é o mesmo de sempre: BCAA e WHEY. Tenho outros produtos juntos nessas caixas: roupas, chinelos, óculos, etc. Mas produtos que competem à Anvisa são somente o bcaa e whey. Eu já entrei em contato com a Anvisa pelo Telefone, e eles alegam que eu devo abrir um chamado com os Correios. Eu ligo nos Correios e eles apontam que eu devo reclamar com a Anvisa, visto que eles são o Órgão Competente para avaliar este tipo de produto. Já liguei várias vezes lá, e o discurso (de ambas partes) é o mesmo. Um empurra para o outro e ninguém me dá uma prévia (pelo menos). Lendo o seu site, pensei em falar na Ouvidoria da Anvisa. E fiz isso hoje pela manhã. Eles me deram um e-mail da Anvisa para eu registrar a minha insatisfação, mas o e-mail volta para mim. Eu cheguei a pensar que eu estava digitando errado o endereço do e-mail deles, e liguei lá na Ouvidoria de novo. Eles confirmaram que o endereço de e-mail estava correto. Eu falei que o e-mail esta voltando para mim, como se a Caixa de Entrada deles estivesse cheia. A atendente da Anvisa afirmou que devido a “falta de efetivos” não é possível eles verem e-mails, por isso a Caixa de Entrada está lotada e o e-mail volta para mim. Ridículo isso né, vergonhoso. Eu falei: Ok, mas como eu vou registrar o meu problema ? Ela disse: Aguarde. Eu respondi: Estou aguardando há 69 dias e não tem nenhuma resposta. Ela voltou a dizer: Aguarde. Um atendimento bem ruim mesmo Fabricio. Eu fui super educado com ela, mas ela foi muito seca, nítido querendo me despachar rápido da ligação. De 2017 para 2018 eu tive uma caixa que ficou 103 dias na Anvisa (que foi liberada). Mas em 2017/2018 tivemos aquele problema enooooorme de atrasos de encomendas (que voce lembra bem). Vendo este cenário e de outros leitores do site, você tem alguma saída, alguma dica para que eu possa tratar este tipo de problema ? Ou devo fazer o que a atendente da Ouvidoria da Anvisa disse: “Aguarde” ?
Luiz no meu entendimento a bola está com o pessoal da Anvisa, e o pessoal dos Correios está certo, cabe a eles liberarem , a ouvidoria é o ponto máximo que podemos chegar , além disso não tem o que ser feito , talvez uma ação nas pequenas causas , sinceramente acredito que não adiante muito, a justiça também é lerda. O que posso dar de dicas ,e que é algo para futuras compras, é que você não deve misturar suplementos com outras mercadorias , isso também vale pra livros , no caso dos suplementos é melhor enviar todos eles juntos separadamente de outros tipos de produtos , com livros é a mesma coisa , enviar livros junto com produtos que não são isentos pode gerar também aborrecimentos .
CY113372618US já estou vendo com receio este item amigo Fabricio o que vc acha
Acho que passou do ponto da demora normal, abra uma reclamação no site dos Correios
Boa tarde!
Estou com uma encomenda internacional com o Status “Objeto ainda não chegou a Unidade”, conforme abaixo, desde o dia 06/12/18. Você acha que esta no prazo? Já abri chamado nos correios e a resposta é que ainda estão verificando, enfim, ninguém lá sabe de nada.
Objeto ainda não chegou à unidade.
06/12/2018 17:03 SAO PAULO / SP
06/12/2018
17:03
SAO PAULO / SP Objeto ainda não chegou à unidade.
Por favor, aguarde.
27/11/2018
05:12
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP
26/11/2018
08:16
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP
26/11/2018
08:14
CURITIBA / PR Fiscalização aduaneira finalizada
Acesse o ambiente Minhas Importações
22/11/2018
12:25
CURITIBA / PR Fiscalização aduaneira finalizada
Acesse o ambiente Minhas Importações
22/11/2018
12:24
Unidade de Tratamento Internacional / BR
Objeto encaminhado
de País em Unidade de Tratamento Internacional / BR para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
22/11/2018
09:22
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
14/11/2018
15:20
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
12/11/2018
13:31
SUIÇA /
Objeto encaminhado
de País em SUIÇA / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BR
12/11/2018
13:30
SUIÇA / Objeto postado
12/11/2018
13:30
SUIÇA / Objeto recebido na unidade de exportação
Passou do ponto, eu abriria uma reclamação no site dos Correios
Bom dia! Tive, pela primeira vez, duas caixas encaminhadas para a ANVISA. Elas estão com perfumes. Uma das caixas está parada há 46 dias e outra há 42 dias. Não chega notificação nenhuma e nem aviso via sistema de importações dos correios. Interessante é que no rastreamento, aparece que foi encaminhado para a ANVISA e uns 5 dias depois diz que o objeto foi recebido na unidade dos correios. Mas quando reclamo, os correios dizem que não há o que fazer por que está nas mão da ANVISA. Não sei o que fazer…
Tente reclamar na ouvidoria da Anvisa.
Estou na mesma situação…
Também estou com o mesmo problema, desde o dia 14 de dezembro de 2018 encaminhado para a anvisa.
Bom dia! Minha encomenda estava parada na alfândega desde o dia 26/10, e também foi encaminhada para Anvisa. A anvisa só terminou o processo de fiscalização no dia 28/01, com a decisão de devolver a remessa para os EUA, minha caixa só continha cosméticos, era pequena e continha produtos variados, mas eles devolveram mesmo assim. Tenho mais duas caixas que também estão paradas na alfandega desde novembro, acredito que a decisão deles sairá quando der os 3 meses. Segundo os correios a Anvisa recebeu muitas remessas no fim do ano, não sendo possível prever um prazo para entrega. Aconselho, a não usar o Priority mail, algumas caixas estão sendo enviadas para a Anvisa e demora um mês para eles liberarem ou não, e agora estão levando 3 meses. Desde Janeiro tenho dividido as minhas compras em caixas menores e enviado por e-packet,tive um gasto maior com frete, mas não tive o estresse de ter que esperar 3 meses e ter a caixa devolvida, todas as caixas que enviei via e-packet foram liberadas em 13 dias.
Boa noite Fabricio
Preciso de uma luz rs, pela primeira vez uma caixa minha foi para analise da ANVISA … esta la desde o dia 06/12 ( sei que eles podem recusar e devolver para a origem ou liberar ), a minha duvida é … teria um prazo para isso ? Ou algum telefone/email que eu possa entrar em contato com eles ?
Muito obrigada
Primeiro vc precisa saber se a Anvisa pediu alguma declaração ou documento, tente ver no Minhas Importações, se tiver algo para enviar envie, geralmente isso é raro. O processo demora mesmo e em muitos casos e só esperar, eles devolvem se tiver algum componente proibido na fórmula, e quanto a isso não tem recurso
Grande Fabricio, cara aconteceu algo inédito com a minha última encomenda(LK761003557HK) ele chegava em Curitiba/PR e era dirigida direto para o meu Estado (POA/RS), agora ela foi para Cajamar/SP. Por que isso? Abraços.
Adriano Cajamar é perto de Guarulhos um dos grandes hubs de transporte nacional , essas coisas seguem a mesma lógica de transporte de avião , vou te dar um exemplo , eu estava pensando em ir para a Argentina no fim de ano e estava achando a passagem cara , pensei em ir até Porto Alegre e de lá pegar um voo para Buenos Aires , eu como sou cliente Diamante da Gol teria uma vantagem em fazer esse voo nacional e depois pegar um voo da Azul até Buenos Aires que eu pensei que seria melhor , ai descobri que o voo da Azul para Buenos Aires iria para Belo Horizonte ou para Campinas e depois iria para Buenos Aires , ou seja eu moro em BH e estava pensando que ir para o RS e de lá para Buenos Aires seria melhor , quando na verdade a Azul me mandaria de volta para BH e depois em voo direto para Buenos Aires , então nem sempre as coisas parecem ter lógica do ponto de vista da distância , em suma existem pontos próximos a grandes aeroportos que são usados para distribuir as mercadorias de forma mais organizada Cajamar é um deles
A nova taxa da Anatel já está em vigor ou não posso comprar um iphone tranquilo???
Eu estou lendo as regras para fazer um artigo , e ai cabem várias interpretações e considerações , a primeira é a de que o Iphone já é homologado no Brasil , a regra de pagar pela homologação não seria para aparelhos de grandes marcas como LG,SAMSUNG, XIAOMI, One Plus , Sony pois todos já são homologados pela Anatel , essa regra serve mais para os celulares Xing Ling de segunda categoria , mas ai caímos em uma outra dúvida ,mesmo já sendo homologado vão cobrar alguma outra taxa , eu estou lendo as regras e como a gente sabe , regras no Brasil tem vários pontos de vista , para mim o ponto mais discutível é o em relação a aparelhos que já possuem homologação.
Na verdade o que está claro pra mim é que o Governo brasileiro parece ter declarado “guerra “contra as importações chinesas , primeiro criaram a cobrança de 15 Reais para desincentivar as pequenas importações da China , agora essa da homologação dos celulares , isso pra mim impacta muito a China e pouco as compras de celulares vindo dos EUA , que geralmente são de marca .
Em relação a aplicação da regra , eu só tive até agora dois registros aqui no site , e todos em relação a drones , nenhum de celular.
Lembro-me como era no tempo das Teles do governo. Era igual aos Correios hoje. Não adiantava reclamar ! Se as teles e os bancos são ruins ao menos temos outras opções. Ainda que o frete seja mais caros; se eles chegarem, forem entregues no prazo acordado; que ótimos. Pagaremos sem problema. Pior é pagar e não ter o serviço. Por aqui, somando Correios com Receita federal, deu Brasil.
Paulo ,mas nos já temos outras empresas atuando aqui , não é igual na época das Teles onde só existia uma empresa monopolizando , quem não gosta de usar Correios usa DHL,Fedex,UPS,TNT , Braspress,Total e por ai vai , você não precisa usar Correios , agora transformar os Correios numa filial da Fedex pra mim não dá
Fiz uma compra na Aliexpress em 17 de setembro 2018.
O site estrangeiro me informou que, no seu rastreamento, a encomenda já havia chegado no Brasil desde 01 de novembro.
Mediante minhas reclamações descobri que eles não tinham mais como informar o que teria acontecido por estar nas mãos dos Correios do Brasil. Era tudo o que eu temia!
Mais uma vez dei como perdida a encomenda. Seria mais uma vez que os “gringos pagariam o pato” devolvendo o que eu paguei.
Por justiça quem deveria me ressarcir deveria ser a estatal brasileira.
Em 13 de dezembro último fui informado (ainda por pessoas na China) que a encomenda foi para o buraco negro, em Curitiba.
E que provavelmente já deveria ter sido devolvido para o remetente. Os Correios, decorridos 30 dias sem que o destinatário (no caso, eu, a vítima!) tenha pago a tal Taxa de R$ 15,00 procede desta maneira. Mas eu não fui notificado!
Para os “companheiros” do Correios Id nada consta no meu CPF. O código de rastreamento que eu tenho não é reconhecido pela nativa estatal. Incrível que o chinês saiba tudo; até a chegada por aqui. O Brasil nem isso sabe.
Resumo: mais uma vez vou sofrer um dano causado pela incompetência desta empresa que não me permite sequer fazer uma reclamação – ela só conhece o número do registro no Brasil.
Tenho pena do Chinês. Vai ser penalizado sem ter culpa.
Até quando teremos que nos submeter aos desmandos deste calibre?
Paulo uma dica para minimizar esses ocorridos é pedir para o vendedor sempre colocar o seu telefone celular junto ao endereço e o CPF também , a Receita não tem como adivinhar o CPF para colocar a informação no Minhas Importações, e como 99% dos pacotes são enviados sem esses dados fica mais difícil que as coisas funcionem bem.
Eu tenho dito para meus amigos que este é o fim dos fretes sem rastreamento, seu frete deixa isso claro , se não é rastreável em solo brasileiro pra mim não funciona , mas ai você pode falar que funciona no exterior e aqui não , tudo bem , mas a empresa cria um rastreamento próprio que não funciona nos nossos Correios, e por qual motivo os Correios transformariam um frete sem rastreamento em frete com rastreamento?
Existe uma questão de custo muito forte nestes casos , os chineses estão enviando encomendas em fretes sem rastreamento ,sem códigos de barras e muitas outras coisas , eles estão enviando fora dos padrões de postagem internacionais, e isso gera uma série de problemas já relatados em outros artigos , na verdade o chinês quando escolhe um frete ruim e sem rastreamento, não é tão inocente assim, já deu tempo deles saberem que isso não funciona mais no Brasil , se continuam insistindo em enviar nesses fretes também tem culpa no cartório
Bom dia Fabrício !
Além do meu nome e endereço, o meu celular esta devidamente gravado na encomenda. Também o meu e.mail. No caso último os coletores de impostos deixaram não taxaram a minha compra.
Com relação ao rastreamento, a minha opção foi com rastreamento e paguei por isto. faz sentido, sim, os Correios também o faze-lo. Afinal, nos acordos internacionais – cujo o Brasil é signatário – usar o Parcel é meio toma lá da cá. Imagine eu enviar uma correspondência rastreada (e pagar por isto) para um país e ela, lá chegando, o correio local me pede mais dinheiro, sob a ameaça de não me entrar. Para mim soa como extorsão.
Recentemente, por não ter sido avisado pela agência dos Correios, tive o pacote devolvido para o exterior. Tudo porque não houve vontade dos companheiros da estatal de mandar-me o aviso.
Sem contar com o velho truque índio: SEDEX… o carteiro informa que saiu para entregar…. e depois informa que o imóvel estava fechado, morador ausente. Mesmo que seja um apart hotel, com portaria 24h.
Uma pena que estejamos passando por isto. Um dia esta instituição foi um orgulho para todos nós. Hoje…. é isto que aí esta.
Você diz que o chinês tem culpa no cartório. Mas eles estão cumprindo o prometido. E eu paguei por um frete decente. Coisa que eu sempre faço. Estou cansado de pagar SEDEX cujo o valor é maior do que a compra. Mas, mesmo assim, o companheiro informa que o imóvel estava fechado, morador ausente.
Paulo quando o Chinês te fornece um código que não atende ao padrão dos Correios com duas letras no começo ,duas no final e 9 no meio como no exemplo LM123456789US, ele não está te fornecendo um frete rastreável, um código precisa ser rastreável de ponto a ponto e os chineses usam empresas que só são rastreáveis fora do Brasil , poderia te dar uma dezena de exemplos de códigos que não atendem a esse critério e não funcionam de ponto a ponto , em suma vendem uma coisa e entregam outra .
Então, já tem 30 dias e até já pedi para extender o prazo de proteção. As vezes parece que o vendedor nem postou a compra, não sei nem o que fazer
Vá pedindo para estender até onde der , e se você não tiver como estender mais abra disputa
Encomenda Recebida no Brasil assim em minhas importações dese o dia 03/12/2018 e chegou a anfandega dia 28/11 desde então aparece em minhas importações mas sem status.
Bom dia Fabrício!
A minha encomenda está como recebido pelo alfandega dese do dia 05/12, você saberia me informar por gentileza, qual o prazo médio para que eles liberem para entrega?
LS814197097CH
Objeto recebido pelos Correios do Brasil
Objeto recebido pelos Correios do Brasil
05/12/2018 09:17 CURITIBA / PR
05/12/2018
09:17
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
03/12/2018
15:35
SUIÇA /
Objeto encaminhado
de País em SUIÇA / para País em BRASIL / BR
03/12/2018
15:34
SUIÇA / Objeto postado
03/12/2018
15:34
SUIÇA / Objeto recebido na unidade de exportação
Todos os objetos internacionais estão sujeitos à cobrança do despacho postal. Clique aqui para saber mais
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Nessa época as encomendas costumam demorar mais para serem liberadas, ainda não vejo motivos para se preocupar
Olá, fiz uma compra no Aliexpress tipo e-packet com número LM230147535CN. Mas não consigo restrear. Este tipo de encomenda é entregue pelos Correios?
Se o envio é muito recente espere mais alguns dias, você sabe quando foi postado
Para comprar na china sempre uso o 17track para rastrear as encomendar até chegar no Brasil, ou app muambador, na maioria dos codigos o correios só rastreiam depois que chegam aqui, e isto pode demoras mais de 20 dias
Bom dia, no rastreio consta como encaminhado pro Brasil, mas quando entro no site dos correios pra ter informações/reclamação aparece a seguinte mensagem
“Prezado Cliente, informamos que o objeto mencionado foi devolvido à Administração Postal de Origem. Caso considere a devolução indevida, orientamos entrar em contato com o remetente, responsável legal pelo objeto no âmbito postal, para que a devida apuração seja instaurada na origem.”
codigo de rastreio: LM314109788CN
Acho que isso deve ser por ainda não ter sido recebido no Brasil , não faz sentido devolverem algo que ainda nem chegou , e ainda num tempo recorde deste, aguarde a encomenda ser recebida.
Olá, o rastreio está:
2018-11-22 06:01 CURITIBA / PR, Objeto devolvido.
Mas eu queria receber o produto e não reembolso do Aliexpress, será que tem como ainda?
pouco provável
estou comprando na china pelo cite dhgate a 2 meses, sempre pelo correio expresso (epacket) que chjegava na fiscalização com 12/18 dias, mais Fiz uma compra em 11 de outubro pelo mesmo correio expresso e ja deu 48 dias e nem entrou no brasil ,estou com medo de ter acontecido algo, mais quando eu rastreio diz que a mercadoria esta em trânsito. pode me informar oque pode ter sido? so atraso?
Ruan pode ser desde um atraso normal , até um extravio do pacote , nessa época de fim de ano atrasos são mais frequentes.
Boa noite. Eu estou esperando uma mercadoria do Ali express que paguei p chegar mais rapido e agora que entrei no site dos correios vi que minha mercadoria foi devolvida por falta de pagamento de despacho postal. como assim se ninguem avisou nem nada. como faz para pagar isso ? e como entro em contato para a devolução do dinheiro ? Obrigado.
Eu tenho por política sempre acompanhar meus rastreamentos para isso não acontecer, logicamente os Correios tinham que te avisar , mas ficar na dependência deles pode dar esse tipo de problema , a taxa você paga no site dos Correios , pode ser dentro do sistema Minhas Importações , em relação a devolução do dinheiro você precisa chegar em um acordo com quem vendeu, se não chegarem a um acordo o Aliexpress pode intermediar.
O meu caso é o mesmo dele, porém eu tentei fazer o rastreio antes e sempre dava a informação: O nosso sistema não possui dados sobre o objeto informado.
Então para esse caso como faz?
O epacket é geralmente um frete que chega rapidamente no Brasil, mas estatisticamente sempre existem os pontos fora da curva, o problema de não aparecer ainda como recebido no Brasil te impede de abrir reclamações em nossos Correios, eles entendem que se a mercadoria ainda não está aqui oficialmente não faz sentido que você abra uma reclamação com eles, e o correto seria reclamar com os Correios de origem, em função disso o ideal é entrar em contato com quem vendeu e solicitar que ele tome providencias na origem , pois nos correios de destino não será possível por enquanto.
Olha, isto é mais comum do que se possa imaginar. Eu também passei por isto. Uma encomenda ficou parada esperando eu ir apanhá-la (deveria pagar encargos).
Ocorre que não me foi enviado o aviso. E o rastreamento simplesmente deu um “apagão”.
Decorridos os trinta dias a encomenda voltou para os USA.
Preferi perder o meu dinheiro uma vez só do que pedir que me fosse reenviado, novamente, o que eu comprei.
Descobri que o pessoal dos Correios daquela agência fazia isso amiúde.
Tentei reclamar em vão. O sistema sempre informou que eu “havia perdido o prazo dos trinta dias”….. Etc.
Atualmente estou dando como perdida uma compra que eu fiz há 100 dias no Aliexpress. Não quero perder mais dinheiro com “extravios” nesses descaminhos para ou em Curitiba. Desisto.
Só um detalhe , na conjuntura temos que ficar de olho nos rastreamentos e evitar o uso de fretes que não tem rastreamento , essa é a melhor forma de evitar problemas
Boa noite. Fiz uma compra da China e está na alfândega desde 08/09/2018 . Quase 3 meses só de Alfândega. Custou menos de 50 reais ,coisas simples. Os Correios não reconhece a chegada lá. A greve foi no início do ano. Tem alguma idéia do porquê de 3 meses de Alfândega? Posso fazer algo? Muito obrigado.
A Receita pode levar até 90 dias com sua encomenda acima disso é incomum, é preciso averiguar se existe algum impedimento ou alguma taxa a ser paga
E com relação as encomendas iniciadas pelo código LM?
O tratamento tem sido o mesmo to epacket? Alguém teve uma experiência recente?
Acho que sim , mas eu não tenho recebido encomendas com esses códigos , lembrando que o comportamento observado é de encomendas dos EUA
Estranhei bastante a princípio… de todas minhas encomendas chinesas, nenhuma começava com LM… As dos EUA quase sempre, como vc disse.
Olá Fabrício!
Estou novamente por aqui! E ainda não trago boas novas sobre minha encomenda 🙁
Sim, é aquela que te informei do Canadá, você lembra?
Pois sim, completou 3 meses agora dia 20 de novembro, eu ainda tô bastante na torcida pra que chegue. Ninguém sabe informar (do escritório) qual o método de envio que foi feito, mas só sabem dizer que enviaram sem rastreio.
Você acha que ainda irei receber neste novo mês de dezembro? :/
Já vi casos de encomendas com atrasos maiores sendo entregues , é complicado falar em prazos
Eita Fabrício. Espero MUITO que essa minha encomenda chegue antes do NATAL! Na verdade era pra ter chegado em setembro ou outubro, maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas aí alguma coisa tá interferindo!
Quando chegar, eu faço questão de vir aqui te informar da minha felicidade, cara 🙂
Diante desse descontrole total, somente agregando privatizaçãoa e reforma tributária urgente. Não vejo outra saida!
Se privatizar fosse solução a gente não ficaria 1 hora na fila do banco e as operadoras de celular não seriam campeãs de reclamação , se privatizarem a única certeza é a do aumento de preço, e para avaliação de todos , já temos dezenas de empresas privadas atuando no Brasil, e na maioria dos casos cobram valores muito acima dos Correios, não acredito em solução com privatização dos Correios , reforma tributária sim , no Brasil pagamos muito imposto no consumo e pouco IR , na grande maioria dos países é o contrário , o imposto no consumo e baixo e o IR é mais alto, é isso que tem que mudar.
Oi, bom dia! Estou com uma encomenda que segundo a empresa já foi postado a 40 dias…só que o cód que o correio passou da invalito…a empresa me passou que semana passada seria liberado, pq a mercadimer estava parada em um estado lá.. mas nada de liberar esse cód pra eu conseguir acompanhar! Isso e normal?! Já estou ficando desesperada!
Existem fretes sem código de rastreamento que demoram muito para chegarem, existem códigos que não funcionam em nossos Correios ,mas que funcionam em outros sites , esse tipo de frete gera esse tipo de preocupação ,pois não temos como saber onde estão, agora saber se a empresa está agindo de forma correta são outros 500,
Tente rastrear em outros sites , eu falo disso em https://compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas/
Tive um problema com a importação de um carinho de bebê e bebê conforto.
Me falaram por esse motivo:
Informações do Solicitante: Remessa com remetente não identificado.
é obrigatório agora pelo Brasil a nota e o remetente vim na língua homologada internacional. Que seria inglês, português, espanhol ou francês.
Como a nota provavelmente veio em chines eles não entendem a tradução da descrição do produto, então esse produto é devolvido para o remetente.
Conhece alguma coisa que possa fazer para conseguir meu produto?
Essa é nova pra mim , parecem que estão usando barreiras técnicas para impedir importações , já recebi encomendas da China com tudo escrito em mandarim, que não foram impedidas , isso realmente é algo que não é recomendado e o remetente deveria escrever em inglês.
Nota o ideal é ligar nos Correios e ver se pode ser feito algo neste caso.
Olá! Estou esperando uma encomenda, vinda dos USA, como cortesia, e já se vão 90 dias e nada de chegar. Entrei em contato com o setor responsável pela envio, para pedir um código de rastreamento pra eu ficar acompanhando e eles me responderam que não havia código de rastreamento, achei estranho isso!….enfim!
Como, em qual órgão e onde eu posso fazer procuração dessa encomenda???
Sem rastreamento não tem como fazer nada , ninguém vai conseguir localizar uma encomenda sem código.
Oi Alexandre,
Tudo bem? Espero que sim!
Estamos no mesmo barco, cara. Disso assim, pois também estou esperando minha encomenda vindo do Canadá e acredite, estou esperando há semanas… quase 90 das mesmo. Estou com medo com o que possa estar ocorrendo, pois me enviaram sem rastreamento e já se passou o prazo que me forneceram que é de até 6 semanas. O envio foi em Agosto desse ano 🙁
O que será que acontece com elas? Onde estão? Por que modalidade foram enviadas? Pq estão demorando tanto? Hoje é sexta-feira, mas infelizmente não passará no Globo Repórter, aaaaaaaah! 🙁
O único jeito é aguardar, aguardar e não pensar muito nisso. Espero que o carteiro/Correios possa nos surpreender entregando em nossa casa.
Fico na torcida aqui pra que receba sua encomenda. \o/
Espero que o nosso desfecho dessa de MUUUUITA ALEGRIA!!!!!
Ótimo fim de semana pra você!
Abraço Esperançoso,
Att,
Jovem Duvidoso BR
Obg por esclarecer, só tenho mais uma dúvida: Como pedi a revisão sumiu a opção de pagar, quero saber se essas duas regras ainda valem, principalmente a segunda
O objeto será devolvido ao remetente após o vencimento da DIS (Demonstrativo de Impostos e Serviços)
Remetente
Após o 7º dia, a contar da data de emissão, caso não seja identificado o pagamento, será cobrada a Taxa de Armazenagem.
Como eles vão gerar outra DARF o prazo começa valer depois desta nova emissão , ou seja , não faz sentido devolverem se ainda não terminaram a avaliação do reexame.
Fui tributada em uma compra (primeira vez em anos) de cosméticos que fiz nos EUA de 69 dólares, sendo que todos que compram nesse site (Colourpop) blogueiras/pessoas que conheço compraram em valores até maiores e não foram taxadas, por isso pedi revisao do tributo. Você acha que podem diminuir o valor do tributo? E quantos dias demoram pra responder com o novo sistema?
Flora não sei se tributaram acima do valor declarado , se fizeram isso pode ter redução , se tiverem cobrado baseados no valor que você pagou não vai mudar.
Esse processo não é rápido algo em torno de 30 dias
Obrigado por responder, Fabrício, mas assim, o pessoal que encaminhou este pacote citou que provavelmente não vai ser taxado, pois é apenas um envelope com uns cartões postais, okay. Acredito que a encomenda é leve e tá em envelope amarelo.
Será que vão taxar esse envelope? Pq a pessoa que me enviou citou que chegaria em média de 4-6 semanas… e agora já estamos quase no dia 10!
Infelizmente não teve rastreamento e nem inseriram meu CPF no pacote… já olhei no MINHAS IMPORTAÇÕES lá no site dos Correios, mas nenhum objeto localizado.
Como você tem ”experiência” nesse assunto, você acha mesmo que vai chegar ainda pra mim? Eu tô ansioso. Não tô conseguindo aguardar mais 🙁 Tá demorando muito, poxa vida!
Att,
Jovem Duvidoso BR
Se forem só cartões postais não vão tributar , o problema é que provavelmente seu pacote foi enviado na modalidade mais lenta que existe, tem pacotes que levam 4 meses outros podem passar de 6 , infelizmente a gente acaba ficando no achismo, já vi encomendas desse tipo que chegam e outras que não chegam
Oi Fabrício, Bom dia aí!
Realmente você pode está certo sobre a forma do envio aqui pro Brasil – que é bastante lento pra chegar até onde vivo. Vi na internet que no Canadá, eu não sei em outros lugares, mas lá eles utilizam envios de encomendas no meio aéreo e terrestre – pelo navio, e acredito que possa ter sido por avião o meu, MAS tá demorando bastantão mesmo. Estou rezando muito pro pacote chegar aqui em casa. Não aguento mais criar expectativas quanto a ele.
Torcendo pra que chegue nessa bendita semana! :O
Olá, tenho um epacket de uma compra do aliexpress (postada no dia 15/09/18) no qual o rastreio atualizou dia 16/10/18 para /16/10/2018 18:31 Objeto ainda não chegou à unidade. CTCE TERESINA – TERESINA/PI/. Sendo que outras compras que fiz depois no mês de outubro, também pelo epacket ja chegaram!! Por isso abri uma reclamação na ouvidoria dos correios mas até agora estou sem resposta. Gostaria de saber sua opiniao sobre como proceder e se tem chance de chegar até o natal.
Está demorando muito pra atualizar , pode ter extraviado , você tem que primeiro abrir a reclamação nos Correios e só se não resolverem que você pode abrir na ouvidoria , não dá pra abrir de cara na ouvidoria.
Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida que está me deixando ansioso. O seguinte: Enviaram pra mim um pacote vindo do Canadá desde o dia 20 de agosto… passou setembro, outubro e até o momento nada de chegar. Não informaram código e disseram que não colocaram, e agora a pergunta: Como já chegou novembro… irá fazer 3 meses, EU VOU RECEBER ESTE PACOTE AINDA?? pq já estou sem esperanças. Tá demorando muito >.<
Será que ele tá parado na alfândega?
Esse tipo de frete sem rastreamento pode levar uns 4 meses, é preciso ficar atento quanto ao envio do aviso para pagamento da taxa de despacho postal, se enviaram e você não pagou a encomenda fica parada e retorna com 30 dias.
Olá! Sou colecionador de facas. Gostaria de saber qual redirecionador (Shipito eu sei que não pode) pode transportar facas de coleção dos USA para o Brasil. Muito obrigado.
Pelo que eu saiba todos limitam o tamanho da lâmina , melhor conversar com o redirecionador escolhido antes , pelo que me lembro o limite da lâmina é de 4,5 polegadas
Olá Fabrício,eu tou meio que preocupado mas talvez não seja nada,eu tou com uma encomenda que ainda não chegou no brasil, CJ482410592US.
esses dias eu pedi uma também pelo priority que foi enviada para o brasil e no outro dia já tinha chegado,achei tipo incrivelmente muito rápido,mas a de cima tá meio que demorando,pensando se teve algum tipo de extravio?
Acho que ainda é cedo para se preocupar , você está na parte entre EUA e Brasil , a encomenda vai aparecer quando for escaneada , acho que até na próxima quarta já apareça como recebida , talvez segunda já apareça, lembre-se que estamos chegando na época em que as encomendas geralmente demoram mais.
Bom dia Fabrício. Estou com uma encomenda presa na Anvisa de Hidratantes Victoria’s Secret desde 02/10, ou seja, um mês. Nesse período não houve movimentação e nem manifestação documental. Segundo os direcionadores Shipito e Shopfans, esse tipo de produto é proibido no Brasil, assim como perfumes e outras linhas de belezas e cosméticos. Esses redirecionadores até entregam, mas com uma modalidade nova de envio. Essa modalidade usada pelos dois são bem parecidas. Consiste em expor o valor real dos produtos, onde o cliente além de pagar o frete e a taxa de envio, já paga também os impostos da Receita Federal. Dessa forma me fez procurar outros redirecionadores que enviam nas modalidades padrões. Pois bem, funcionam tão bem como a Shopfans e Shipito, mas a receita vai fiscalizar de acordo com a declaração e valores declarados. Já passaram várias encomendas, tanto taxadas na alfândega como sem ser taxada. Só uma encomenda, a mencionada a cima, foi para Anvisa e de lá não saiu mais.
A dúvida é: Como está parada na Anvisa, deve ter várias possibilidades: Taxar e me enviar, não taxar e me enviar ou bloquear. Se bloquear, a Anvisa deve me avisar e se manifestar no rastreamento ou simplesmente ela trava, não entrega e nem reenvia ao remetente?
Carlos não sei se vão impedir a entrada , eu já importei hidratantes várias vezes e eles nunca devolveram, o problema dos perfumes não é a Anvisa e sim no transporte via USPS, ou seja a proibição é da USPS e não da Anvisa, tanto é assim que existem várias lojas que enviam para o Brasil.
O problema são produtos que contém álcool , não sei se esse seu produto contém álcool ou não, a Anvisa tem esse padrão , segura às vezes por mais de 1 mês e depois libera
Oi Fabrício bom dia! O código de rastreio que começa com as letras LM é epacket? E se tiver como enviar a lista de códigos de rastreio e qual suas modalidades (uma vez eu vi aqui mas não encontrei) obrigada!
Se você olhar pelas siglas existiria uma diferença entre os LX e os LM , mas na prática dá na mesma , as siglas podem ser consultadas em https://compranoexterior.com.br/siglas-utilizadas-no-rastreamento-de-objetos/
Boa tarde! O meu problema é outro: consigo rastrear encomendas RR perfeitamente; mas depois de demoraram 2 a 3 semanas para virem da Alemanha para cá e mais 1 ou 2 dias para a liberação pela Receita Federal, ficam retidas durante 3 MESES nos Correios em Curitiba.As encomendas são ocasionais e mandadas por pessoa física de lá. Você tem alguma dica de como receber encomendas de lá SEM que ao chegarem no Brasil elas sejam recebidas pelos Correios? Obrigada!
Para não ser recebida pelos Correios você deveria optar por empresas de courier como DHL , Fedex e TNT , existe um detalhe que no caso da Alemanha os Correios locais são a DHL , então lá não basta escolher DHL , tem que escolher uma modalidade courier da DHL
Como se pode verificar, esta em curso um novo tipo de golpe. Paga-se uma tal taxa de despacho – parece coisa de milicianos – e, ato contínuo, a encomenda simplesmente se evapora do sistema. E não há como responsabilizar os envolvidos na trama. Restará ao paciente, a vítima, abrir uma “disputa”, lá na loja que enviou a compra….. como se a loja tivesse responsabilidade pelos atos de corsários tupiniquins. Olha a que ponto nós chegamos ! Muito triste.
não acho que seja este o caso, hoje a encomenda só vai ser liberada de Curitiba, Rio ou SP se for pago o imposto e a taxa. Essa medida reduz custos para os Correios , mas quando uma encomenda é extraviada gera dificuldades para o destinatário, antes não existia este problema pois o pagamento era feito na agência na hora da entrega, ou seja, se a pessoa não fosse retirar os Correios teriam gasto com frete sem necessidade.
Obrigado pela dica Fabrício, eu porém paguei via boleto, existe algum problema?
Como a encomenda se movimentou depois do pagamento acredito que não tem relação
Olá pessoal, eu fiz a compra de um produto na Banggood e optei pelo envio “Air Parcel Register”. O pedido foi postado dia 16/08/2018 e chegou no Brasil dia 29/08/2018, paguei a taxa de despacho no mesmo dia e o objeto foi postado dia 03/09/2018 (Postado de Brasília, com a confirmação de pagamento em Curitiba) com o prazo de 40 dias úteis para entrega. Hoje faz 40 dias úteis e ainda não recebi o produto.
E tem mais, eu não consigo ver ele no ambiente “Minhas Importações” e se eu vou fazer uma reclamação nos correios a informação que eu recebo é “O objeto informado não possui registro de chegada no Brasil, conforme Sistema de Rastreamento de Objetos” ou “O objeto foi entregue no dia 20/04/2017.” Aí eu entro para fazer uma critica porque não precisa de rastreio, aí eles me dizem para fazer a reclamação, e eu abro uma reclamação na ouvidoria explicando o ocorrido e eles me voltam dizendo para eu fazer uma reclamação novamente.
Eu paguei um valor alto no produto e estou preocupado com isso, a Banggood dá um prazo de 90 dias para pedir reembolso, que termina dia 13/11/2018. O rastreio começa com RX e termina com CH
Alguém já passou por isso e possa me dar uma opinião do que fazer, pensar, por favor?
Muito obrigado
Se não chegar até essa data limite abra disputa com a loja se tiver pago em paypal.
Certamente só existe uma maneira de não sofrer dano material, moral e financeiro em um caso com este: Nunca comprar nada do exterior que passe nas mãos dos coletores de impostos e dos Correios.
Há muito que sofro com os desmandos destas instituições.
E todos nós sabemos que não haverá reparação dos danos. É vergonhoso saber de um exportador dizer que prefere não enviar nada para o Brasil porque a subtração do bem é costumeiro e frequente. .
O relato de que a “turma da coletoria de impostos” coloca a culpa nos Correios e vise-versa é antigo. Bom seria se ambos os lados desaparecem da face da terra. Como isto é uma quimera, resta-nos entender que estamos cercados e reféns do califado daqueles que se servem da coisa pública.
Qual seria o percentual de seu pacotes que tiveram problemas no passado? O que vejo são casos pontuais, eu mesmo tenho um índice de pacotes extraviados baixo, raramente um pacote com rastreamento é extraviado , o mais comum são nos pacotes sem código , o problema também tem uma relação com o destino da encomenda , me parece que algumas partes do Brasil tem mais extravios que outras .
pacote desde dia 29/03/2018 sem receber. são 7 meses indo para 8. depois de fazer reclamação no ministério da fazenda fizeram o desembaraço, pago dia 12/09/2018 já são mais de 30 dias corridos desde pagamento da taxa porém os correios não efetua a entrega costa apenas pagamento em analise, lamentável. além disso apagaram o histórico do rastreio desde dia 28/03/2018, única coisa que aparece é histórico
do dia do pagamento da taxa 12/09/2018, fiscalização aduaneira finalizada.
mesmo com a taxa paga os correios não mudam o status. frete com INICIAIS C. USPS. recomendo as pessoas não abrirem reclamação no site dos correios, e classificar a encomenda como frete econômico pois existe essa opção no registro de reclamação, depois que você registrar sua reclamação como econômico seu pacote pode acabar abandonado em algum galpão, como meu caso. supervisores não podem fazer nada por você, muito menos os atendentes dos correios, ouvidoria não responde a manifestação faz 4 meses. procon também não resolveu, carta de resposta dos correios ao procon é orientar o cidadão a entrar em contato com fale conosco, (piada) um ciclo sem fim sem solução, as reclamações de urgência que os atendentes abrem no sistema dos correios, já são mais de 20, todos sem resposta.
atendente abre essas ocorrência como cartilha de desculpas.
não sei o que devo fazer agora.
receita informa que é os correios que devem efetuar a entrega poís o pacote já foi liberado. provavelmente devem não ter localizado o pacote e fico sem resposta ouvidoria dos correios é horrivel.
e-mail do ministério da fazenda informando que é responsabilidade dos correios.
segue:
Conforme prevê a Instrução Normativa 1.737/2017, a responsabilidade pela entrega, devolução, manuseio, guarda, integridade, cobrança de tributos, DSI e confecção de DI e informações sobre o trâmite e localização das remessas postais é dos Correios. A atribuição da Receita Federal em relação às encomendas postais internacionais é a de realizar o controle aduaneiro e evitar o cometimento de ilícitos tributários.
A Receita Federal faz consultas no mesmo sistema de rastreamento dos Correios que é a empresa responsável pela inserção de informações (Art 45 § 1º da IN 1.737/17).
Em seu caso, podemos inferir pela consulta ao código de rastreamento na página dos Correios que a sua encomenda foi liberada pela RFB em 12/09/2018, ficando desde então sob a responsabilidade dos Correios para recebimento do tributo correspondente e posterior expedição para o importador.
O sistema que recebe a anexação de documentos e o pagamento é de responsabilidade dos Correios. Não temos ingerência no sistema dos Correios. Quando os Correios informam o recolhimento do tributo, o sistema da Receita libera automaticamente a encomenda para a entrega. Até o presente momento os Correios não informaram que os tributos foram pagos. Este procedimento, por uma questão de logística da Unidade dos Correios no Aeroporto internacional do Rio de Janeiro, costuma levar até seis dias úteis. Para que sua encomenda seja entregue só depende dos Correios. A Receita Federal já efetuou todas as etapas necessárias em relação a sua remessa.
Sugerimos entrar em contato com a empresa de Correios, através do Fale Conosco e pela Ouvidoria dos Correios.
Os Correios somente repassam os tributos à Receita Federal depois que as encomendas tenham sido entregues ao destinatário.
Atenciosamente,
Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda
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Obrigado por relatar isso tudo, em relação ao rastreamento ele some com seis meses, é padrão do sistema
Muito obrigada pelo apoio que dá às pessoas, ao responder. 🙂
Eu que agradeço a visita
Comprei no ali express paguei o frete mais rápido e mais em conta que é o ePacket, o pacote chegou no brasil paguei denovo o frete do correio no dia 29/09/2018 e ate a data de hoje não recebi o pacote.
O código começa com RX e termina com CN…alguém sabe me informar se esta dentro do prazo ainda?
O pacote chega mais rapido da china para o brasil do que do brasil correios para minha casa.
T_T
esse código não é de epacket, epacket não usa iniciais Rx e geralmente fretes começados em R são muito lentos
Fiz uma compra em Portugal e aparece retenção – aguardando órgão competente LL036734604PT. O que pode ter o ocorrido?
Depende do tipo de produto importado, tem produtos que podem ser direcionados para Anvisa,IBAMA , Exército etc,,
Gente, vamos cair na real. Receita Federal + Correios = Brasil. Não existe uma possibilidade de haver agilidade e credibilidade na entrega da encomenda, seja qual for o tipo de frete contratado.
Não adianta contratar um frete rápido e caro achando que estará livre das idiossincrasias daqueles que se servem da coisa pública. Depois de várias encomendas extraviadas, subtraídas furtivamente, etc., sem que houvesse solução, não recomendo fazer este tipo de compra. E agora ainda criaram uma “taxa extra”….. Não vale a pena comentar.
Quem sabe o que acontece dentro dos Correios não tem essa visão , nos Correios por exemplo saíram 20 mil pessoas aposentadas nos últimos anos sem que sejam feitos novos concursos para completar as vagas , o resultado não pode ser diferente de funcionários sobrecarregados e uma piora na qualidade dos serviços , a Receita segue a mesma lógica . E isso não muda vendendo as empresas para iniciativa privada , basta pegar uma fila de banco para comprovar o quanto que a iniciativa privada sobrecarrega seus funcionários levando ao mesmo tipo de ineficiência , mas concordo que isso é o Brasil do serviço público e também do serviço privado .
Maravilhoso seu site e artigos! obrigado por compartilhar as experiências!!
Gostaria de fazer uma pergunta.. eu comprei meu produto LB140782087SE no Ali express em Abril.
Chegou tranquilamente aqui no BR, mas demorei a pagar a taxa alfandegaria porque impugnei a primeira taxa dada pela receita,
e depois eles deram a segunda taxa (mais elevada ainda) eu demorei só mais uns dias para pagar, pq estava juntando dinheiro, mas paguei dentro do prazo.
O Correios diz no site que o objeto saiu pra entrega dia 07/08/2018. Mas no dia 20/08/2018 eles dizem no site: “Objeto ainda não chegou à unidade.
Por favor, aguarde.” .
De verdade, não sei o que fazer.. Hoje dia 12 do mÊs de outubro, ou seja, 2 meses depois dessa situação colocada no site dos Correios, não teve mais nenhuma atualização. Penso em entrar com ação contra os Correios.
o que acha?
Seu objeto parece ter extraviado , se o objeto tiver um valor considerável pode ser interessante abrir uma ação nas pequenas causas , mas se for algo barato o trabalho que dá pode não compensar
BOA NOITE! FIZ UMA COMPRA NO GEARBEST EM MARÇO 2018, EM ABRIL PAGUEI IMPOSTO DA ADUANA MAIS ATÉ HJ NÃO RECEBI MINHA ENCOMENDA. ABRI RECLAMAÇÃO NOS CORREIOS E NO PROCON. RECEBI DOS CORREIOS ,DEPOIS DE MESES RECLAMANDO PELO TELEFONE E PELO SITE, QUE MEU PEDIDO FOI EXTRAVIADO. ENTREI EM CONTATO COM A GEARBEST E ME INFORMARAM QUE DEVERIA ESPERAR ATÉ O PRAZO FINAL DELES QUE ERA 15/10, APÓS ESSA DATA ENTREI EM CONTATO NOVAMENTE E ME INFORMARAM QUE DEVIDO A MUITOS PROBLEMAS COM ENTREGAS FICOU UMA DESCONFIANÇA NA EMPRESA A RESPEITO DE EXTRAVIOS, QUE DEVERIA ESPERAR MAIS UM POUCO PRA TER CERTEZA DO NÃO RECEBIMENTO. EM SEGUIDA ENVIEI O EMAIL MANDADO PELOS CORREIOS DIZENDO QUE MEU PEDIDO REALMENTE FOI EXTRAVIADO, E RECEBI A RESPOSTA DE QUE …AO FAZER A COMPRA NÃO CONTRATEI UM SEGURO, SENDO ASSIM NÃO PODERAM FAZER NADA A RESPEITO.
AGORA NÃO SEI MAIS ONDE CONSIGO RECLAMAR E NEM O QUE FAZER.
VOCÊ TEM ALGUMA SOLUÇÃO.
Olha neste caso teria que ter aberto uma disputa no paypal caso tenha pago com paypal , depois de tanto tempo não sei se ainda consegue fazer
Olá tudo beleza?
Estou com duas encomendas do aliexpress atrasadas, porém nunca aconteceu isso comigo, são dois e-packets
No qual os dois foram enviados para BH e de BH para minha cidade porém já se passou mais de uma semana que foram encaminhadas para minha Cidade, mas ainda não chegaram, será que estão de greve? Ou o que pode ser?
Não estão de greve , aguarde mais um pouco , caso não chegue na próxima semana abra uma reclamação
A reclamação seria nos correios mesmo né? Obrigado por responder!
Nos correios, e peça para o vendedor estender a proteção se estiver faltando pouco tempo para acabar
Olá Fabrício, como vai? veja se consegue me ajudar, fiz um compra no AliExpress e foi enviada pelo China Post no dia 06/07/2018 com o código RX868312048CN. Porém não deu entrada nos Correios do Brasil até hoje, já conversei com o vendedor umas 3 vezes e o mesmo me garantiu que foi enviado certinho, até estendeu o prazo de proteção sem eu pedir. Abri uma reclamação nos Correios e me responderam que não tinha dado entrada no Brasil, depois de um tempo falei com a ouvidoria, que me respondeu a mesma coisa. Meu prazo pra disputa termina daqui uma semana, você acha que eu devo abrir uma disputa no AliExpress, o que você me sugere nesse caso? Obrigado.
Pedir para o vendedor estender a proteção ao máximo que ele puder , esse tipo de frete costuma demorar a ser entregue, se ele não aceitar estender abra disputa.
Oi Fabrício, eu conversei com o serviço de apoio ao consumidor do AliExpress, eles mesmos me orientaram a abrir uma disputa por precaução, pois o prazo estava acabando para abrir uma disputa, eles iriam comunicar o vendedor para tentar verificar a situação. O vendedor já fez o estorno do pagamento. Caso a mercadoria chegue eu refaço o pagamento para o vendedor, conforme ele mesmo pediu. Obrigado pela ajuda.
Fabricio Bom dia.
Será que para esse ano iremos enfrentar novamente 3 meses de atraso ?
Ou vai estar um pouco menos pior ?
Essa a gente só vai saber a resposta lá em novembro
Olá, Fabrício!
Sei que há muita gente preocupada e confusa com alguns pacotes que, após enviados do exterior, constam como enviados nos sites de rastreio internacional mas nem sempre aprecem aqui no Brasil. Bom, já que isso tem ocorrido com certa freqüência, resolvi falar do meu caso e postar o rastreio do mesmo pra tranquilizar as pessoas.
Vale lembrar que, mesmo meu pacote tendo sido entregue após o início da cobrança Despacho Postal de R$15,00 (indevida, como bem sabemos!), meu pacote seguiu viagem até meu endereço sem qualquer pagamento de tarifa. Creio que, tenha ocorrido por conta de não aparecer qualquer informação do envio do produto. Consta apenas a achegada aqui no Brasil, como pode perceber. Talvez por receio de cobrar o despacho de algo que tenha chegado aqui muito antes do início da cobrança, quem sabe!!!!
Segue o rastreio abaixo:
Objeto entregue ao destinatário
13/09/2018 13:52 Sao Paulo / SP 13/09/2018
13:52
Sao Paulo / SP Objeto entregue ao destinatário
13/09/2018
11:20
Sao Paulo / SP Objeto saiu para entrega ao destinatário
12/09/2018
08:35
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade de Distribuição em Sao Paulo / SP
10/09/2018
15:35
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP
10/09/2018
15:33
CURITIBA / PR Fiscalização aduaneira finalizada
Acesse o ambiente Minhas Importações
10/09/2018
14:50
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
Acesse o ambiente Minhas Importações
a maioria das encomendas não tributadas não está pagando os 15 Reais , foram poucos relatos de pessoas que tiveram que pagar.
Boa tarde Fabrício,
Estou com uma encomenda no EUA enviada elo fornecedor via USPS no dia 31/08/2018, mas que pelo rastreio está em trânsito desde o dia 03/08/2018 (CJ480197469US). A empresa me informou que irá abrir um chamado para verificar o ocorrido e sendo o caso solicitar o seguro de volta. Você sabe me informar quanto tempo em média leva esse trâmite todo, entre abertura de chamado e resposta? Consigo abrir um chamado aqui do Brasil? Vejo que ajuda tantas pessoas, pode me orientar o que fazer? Estou realmente perdido com tanto prazo solicitado pela empresa para uma solução.
Homero esse tipo de problema às vezes ocorre , muita gente vem aqui e reclama das empresas e redirecionadores quando isso ocorre e na maior parte dos casos são problemas de escaneamento na USPS, se o pacote saiu dos EUA sem ser escaneado ocorre isso que está acontecendo , o pacote está na rota mas não aparece, geralmente esse problema é corrigido quando ele é escaneado no Brasil , então pode ser que em mais alguns dias normalize o rastreamento
Desculpe, acabei colocando a data errada, foi postado no dia 31/07/2018 então já temos 47 dias sem movimentação no rastreio. Tenho acompanhado o site da USPS e dos Correios, todos dois com a mesma movimentação. Também entrei em contato com os Correios, mas me informaram que enquanto a encomenda não entra no Brasil não podem abrir nenhuma reclamação. Enfim, já me tranquilizei um pouco, vou continuar paciente. Muito obrigado pelo retorno e parabéns por ajudar tantas pessoas pelo seu canal. Um abraço.
Mas ai com essa data muda um pouco as coisas , está realmente demorando muito , esse tipo de frete não era pra demorar tanto, se passar de 60 dias converse com a loja mais incisivamente
paguei o imposto de importacao e minha encomenda foi extraviada aqui no brasil em quanto tempo recebo o valor do imposto que paguei?
Rui você precisa entrar em contato com os Correios de preferência por telefone, e ver com eles os prazos, não tenho essa estatística para passar
Boa noite Fabricio
Estou querendo comprar itens na Aliexpress, mas só estão parecendo essas opções como envio , qual voce recomenda?
Empresa de expedição Tempo estimado de entrega Custo de expedição Rastreamento
AliExpress Standard Shipping 40-60 dias R$ 25,68 Disponível
China Post Registered Air Mail 34-60 dias R$ 26,30 Disponível
e-EMS 26-27 dias R$ 63,30 Disponíve
Nunca escolha EMS , os outros dois são bem parecidos eu escolheria China Post
Obrigado
Fabrício quando un objeto vai pra cajamar o que significa?(LB152606031SE)fui taxada?porque tô começando a ficar preocupada
obrigada
os meus epackets estão todos passando lá , não vejo problemas, é apenas questão da logística dos Correios.
obrigada mais uma vez Fabrício você me deixou mais tranquila.
oi Fabrício mas você disse que pode ter sido extraviado esse meu produto cujo código é:LB152606031SE porque já que são mais de 45 dias e ainda não deu entrada aqui no Brasil.mas com quem eu falo nesse caso já que o vendedor me garantiu que chegou aqui no Brasil?eu estou desesperada por não saber do meu produto.não sei mais o que fazer e não sei o que fazer.pois isso tá me batendo um desespero muito grande.por favor me ajude novamente.obrigada e desculpa qualquer coisa.
Não sei se o vendedor rastreou nos correios suecos e lá a informação está diferente , mas nos Correios brasileiros não consta a entrada , as letras SE indicam que foi enviado da Suécia , você deveria conversar com esse vendedor e falar que nos Correios brasileiros ainda não consta como recebido.
oi Fabrício tudo bem?ontem dia 12/09/2018 recebi uma atualização dos correios dizendo que já estava aqui no Brasil.obrigada por tudo quando eu receber meu pacote te aviso.obrigada novamente e sucesso pra você
Ok , tomará que chegue tudo em ordem
tomara mesmo que chegue tudo certo
meu pacote saiu para a unidade administrativa em fiscalização aduaneira no RJ dia 31 e ate hj não mudou o status, considerando que é um objeto possivelmente tributado, devo me preocupar com essa demora?
Você chegou a entrar no sistema Minhas Importações , se você não entrou verifique se ele foi tributado , se o pacote não aparecer é aguardar a entrega, dependendo do tipo de frete esta demora é normal
Fiz uma compra e no dia 29/06/2018 recebi a situação “Encaminhada para devolução pela RFB”. Porém já se passaram 60 dias e ainda não mudou a situação e nem devolveram para o remetente. Alguém sabe de devo fazer algo?
Existem vários motivos para uma encomenda ir para devolução e ficar “presa”, entre as regras de devolução existe uma que impede a devolução de encomendas que tenham sido multadas por subfaturamento ou coisas do tipo , o ideal nestes casos é entrar em contato com os Correios e descobrir o motivo.
No meu caso, a receita informou que pessoa física não pode portar itens de revenda. Mas a questão é: porque ainda não devolveu???
Os Correios me informaram que a encomenda ainda está de posse da receita.
Abra uma reclamação na Ouvidoria da Receita , acho que neste caso o problema deve ser resolvido com a Receita
Fiz a reclamação na ouvidoria no dia 4 de setembro, e até agora não responderam.
Infelizmente as coisas no Brasil nem sempre são rápidas.
Olá , Fiz uma compra nos EUA , no dia 24/08/18 apareceu fiscalização aduaneira finalizada , , entrei no site e paguei a taxa e os impostos , se trata de um instrumento musical , paguei de imposto 978,00 , e no dia 28/08/18 apareceu pagamento confirmado no site dos correios , mas ate hj nada de atualizar o envio , vc ahca que devo abrir uma reclamação pra ve se agiliza ? produto CJ552056658US , obrigado!
este tipo de frete tem previsão de entrega em até 7 dias úteis depois da liberação pela Receita, então eu esperaria até segunda pela entrega antes de tomar qualquer ação.

Obrigado por responder , abraço!!