Carro movido a hidrogênio
Atualização : Analisando melhor essa coisa do carro a hidrogênio cheguei a conclusão de que não passa de um puro efeito placebo, o motivo é bem simples :
Você precisa de uma corrente que é gerada pelo alternador de seu carro para que seja gerada a molécula de hidrogênio que vai ser queimada , essa corrente não é baixa e vai acabar gerando uma carga extra de esforço em seu alternador, seria como botar mais peso no eixo de seu carro . Esse peso extra é chamado de Força conta eletromotriz , na prática você só estaria gastando energia para produzir energia , falar que esse tipo de dispositivo seria eficiente e economizaria combustível vai contra os princípios da termodinâmica .
Em resumo ,não vou apagar o texto abaixo , mas não recomendo que usem este sistema , pois no máximo irão gastar a mesma quantidade de gasolina de antes.
Você não está lendo errado, e o artigo de hoje vai falar sobre carros movidos a hidrogênio, e sobre onde comprar o equipamento no exterior para tornar seu carro em um tipo de híbrido de combustível convencional e hidrogênio.
O hidrogênio é produzido a partir da eletrólise da água que é realizada em um kit instalado na área do motor, acima eu coloquei uma imagem que mostra a eletrólise de uma solução de água com HCl que produziria em um lado O2 e no outro o H2 nosso combustível.
A ideia do carro com sistema de geração de hidrogênio é bem simples, e numa simplificação para quem não entende nada de física ou química seria a simples substituição de parte do combustível gasto em seu carro pelo hidrogênio gerado na eletrolise, com uma redução no gasto de gasolina, álcool ou diesel.
Na prática relatos indicam que a economia de combustível varia em torno de 10% até 60%, sendo que esses níveis de economia dependem do nível tecnológico do kit a ser usado.
Antes de continuarmos recomendo que assistam ao vídeo abaixo que mostra o sistema em funcionamento:
Ok colegas, no vídeo acima não fica claro, mas o carro continua a usar o combustível tradicional sendo que parte deste combustível é substituída pelo H2 gerado na eletrólise da água , e é dai que surge a economia. Abaixo temos outro vídeo que mostra a instalação de um sistema de geração de hidrogênio , neste vídeo você verá que o processo é muito simples.
Outro vídeo mostrando a instalação em um Palio Wekend
Abaixo temos um diagrama retirado do site www.hho-brazil.com no qual podemos ver uma simplificação do sistema de HHO em um carro:
Na representação acima temos apenas os principais elementos representados , foram retirados da representação acima todos os elementos extras que são necessários numa boa instalação. Um dos pontos mais importantes em um bom sistema de geração de hidrogênio é o PWM , o PWM nada mais é que uma fonte de corrente constante, manter a corrente constante é importante por dois aspectos básicos :
1-Geração constante de hidrogênio
2-Não sobrecarregar a bateria do carro
As células de HHO trabalham com soluções de água destilada e algum eletrólito, tem pessoas que adicionam soda-cáustica, vinagre branco ou alguma outra substância que ajude a água destilada a ficar mais condutiva, é importante entender que a água destilada possui condutividade muito baixa pela ausência de sais minerais. Precisamos de um eletrólito para que a corrente possa circular na água e gerar o H2 nos eletrodos.
O PWM é muito importante pois caso não tenhamos esse controle na corrente poderíamos até causar um curto dentro da célula de HHO, teríamos então uma corrente muito acima do necessário que levaria a uma sobrecarga da bateria, precisamos então de um PWM para limitar a corrente a níveis seguros para parte elétrica do carro.
Um outro ponto importante na escolha do kit é o metal das placas, o ideal é que seja um aço inox 316L, eu já trabalhei na indústria com placas de titânio na produção de hipoclorito de sódio, que produz como subproduto o hidrogênio. Seria basicamente o mesmo sistema só que em escala industrial, essas placas de titânio são extremamente resistentes a corrosão, só que para aplicação em sistemas automotivos teriam custos proibitivos, então a solução mais viável é o aço 316L.
Uma pergunta muito interessante que pode surgir das pessoas quem entendem um pouco mais de química e também de física é se não estaríamos trocando seis por meia dúzia, pois estaríamos gastando energia para produzir o hidrogênio e depois apenas queimando a mesma energia dentro do motor.
Isso em parte é verdade, mas existem situações em que você está jogando energia fora sem reaproveitar essa energia, imagine a situação na qual você está descendo uma ladeira, seu alternador continua gerando eletricidade sem estar consumindo combustível, nesta situação o carro corta a alimentação de combustível. Existem veículos híbridos (elétricos)que carregam as baterias em momentos de descidas ou de frenagem, então nesses momentos a energia que seria perdida pode ser ou usada na eletrólise ou armazenada na bateria para ser usada depois.
Parte eletrônica
Existem vários tipos de kits de HHO no mercado, mas para uma boa otimização e maior economia é recomendável que você use kits que possuam módulos que se comuniquem com os sensores de seu carro, o motivo é bem lógico , se você insere na câmara de combustão um novo combustível os gases gerados na queima serão diferente dos gases gerados na queima com combustível original, quando se queima H2 o resultado é a produção de H2O (água) e frações de h2 que por ventura não tenham sido queimadas e O2 , já com combustível convencional o resultado da queima pode ser bem diferente com CO,CO2,O2 entre outros gases .
Então esses módulos adicionais são importantes para corrigirem a mistura para uma nova condição, na qual o hidrogênio substitui parte do combustível original, caso contrário a economia com esse sistema ficará bem reduzida.
Existem poucos lugares vendendo esses Kits abaixo coloquei alguns:
Abaixo alguns sites nos quais vocês podem conseguir mais informações sobre o assunto:
http://energiah2o.loja2.com.br
Lembre-se um kit de qualidade e uma instalação bem feita evitam uma série de problemas , não deixe de assistir aos vídeos e procure por um bom instalador para evitar problemas ou danos ao seu veículo. Não deixe de ler no sso ebook sobre compras no exterior que explica todo o processo para importar vários tipos de mercadorias o link é :
compranoexterior.com.br/ebook-gratuito-compras-no-exterior
Sou Portugues tenho uma pequena industria de carvão e tenho que reduzir o muito fumo e gaz (?) devido as leis impostas pela CEE por aqui não tenho ajuda de ninguem para o projecto mesmo pagando ser’a que voçe me pode ajudar ? Posso Pagar
Obrigado João Rocha
Arouca Portugal
João boa noite , apesar de ter formação na área de engenharia e conhecer os conceitos , eu não atuo mais nesta área , recomendo que procure ai em Portugal um engenheiro que possa fazer uma avaliação de seu processo e verificar onde podem ser feitas melhorias , se você trabalha com fornos é importante ver vários aspectos como entradas falsas de ar , como está mistura (se está rica ou pobre) , talvez utilizar analisadores de O2 para ver como estão os gases resultantes da queima seja uma medida interessante , termografias de seus equipamentos para verificar se existem falhas nos refratários, etc .
Não sei como são seus equipamentos estou falando por alto,mas um engenheiro pode fazer uma avaliação sobre as possíveis melhorias e regulagens de parâmetros de seu processo , essa avaliação deve ser preferencialmente feita no local da instalação
Pois é sempre difiçil, mesmo sendo pessoas formadas na area já não estou dentro do assunto, procure seu vizinho que este deve saber, etc.mas esta tudo bem.
Ja agora vou dize-he que minha esposa e de Santos da Avenida Ana Costa
Eu conheço o Brazil todo e os Brazileiros tambem de quem eu gosto muito.
Muito obrigado na mesma
Saude João Rocha
Desculpe Ja agora se souber de algum engeheiro que me possa ajudar pagando claro Agrdeço
João não sei se fui claro , esse tipo de consultoria tem que ser feita no local ,você me deu a entender que está em Portugal o que torna o processo muito complicado, mesmo se eu estivesse trabalhando diretamente com isso , tenho formação na área de metalurgia e eletrônica, mas hoje trabalho mais na área de energia e de importação, como não moro em Portugal não tenho como te indicar profissionais ai , de qualquer forma obrigado por visitar nosso site
Obrigado
Não conhece alguem no Brasil com esses conhecimentos que me possa ajudar Por Favor ?
João
Use o link abaixo para conseguir pegar os contatos :
https://ppgem.eng.ufmg.br/corpodoc.php
Tente contato com os professores Luis Fernando ou Roberto Parreiras Tavares, acredito que sejam os mais adequados para o seu caso . Talvez você tenha que contratar eles por meio da Fundação Cristiano Otoni, tente mandar um email para eles para mais detalhes
Bom dia
caro amigo partindo do principio quando se liga o carro temos o consumo normal, mas a partir da geraçao do hidrogenio este ira reduzir o consumo de combustivel, logo, toda a força motriz gerada será com o consumo da mistura, sendo que o combustivel original do veiculo será reduzido, acredito que neste ciclo haverá economia.
Eduardo na verdade não , quando se coloca o gerador para funcionar ele gera uma força contra eletromotriz no alternador e o eixo do carro fica mais pesado aumentando a necessidade decombustível, não faz sentido algum queimar combustível para gerar outro combustível, isso não aumenta a eficiência do motor, muito pelo contrário , vc estaria adicionando a mistura um gás estranho. Fora o risco de danificar o metal do motor , existe um tipo de dano a estrutura metálica causado pelo empolamento por hidrogênio, isso a maioria dos instaladores desconhece por não ter formação técnica, em resumo a molécula do H2 é muito pequena e atravessa o metal , depois de um tempo esse hidrogênio pode formar bolhas dentro do metal e destrói seu motor , pesquise aí empolamento por hidrogênio e veja se quer realmente arriscar seu motor por uma economia que não existe.
Pesquise também as leis da termodinâmica para entender o motivo desses kits náo funcionarem