Clientes para sua loja online – Criar sites parte 4

lojas online

Hoje vamos entrar em um assunto que interessa muitos revendedores, vamos abordar as técnicas de como conseguir clientes para sua loja online, este é um assunto muito importante e que faz a diferença entre ter sucesso e naufragar nas vendas.

A primeira pergunta que você deve se fazer, é se você realmente tem pique para tocar um negócio próprio, para criar algo seu, algo que vá te dar um retorno tanto financeiro quanto de aspirações pessoais. Eu falo isso pois, esse combustível que move a gente, é muito necessário para se fazer algo que vá dá certo no médio prazo.

É gente, eu falei médio prazo sim, a não ser que você já seja um blogueiro muito famoso ou uma celebridade, nada vai acontecer com você da noite pro dia, as coisas levam um certo tempo para se maturarem.

Depois de entendida essa parte precisamos fazer algumas perguntas, essas perguntas vão definir como será seu negócio, a primeira pergunta a ser respondida é :

Você vai construir uma loja própria ou vai usar Marketplaces como Mercadolivre?

marketplace

Existem algumas vantagens em vender em seu próprio website, a principal é evitar o pagamento de taxas para o marketplace (Mercado Livre,Ebay, Amazon), também teremos uma menor competição, pois no seu próprio site você será o único vendendor.

Entretanto a desvantagem será o menor número de compradores vendo seus produtos. afinal marketplaces tem muito mais visitas que seu site.

Vantagens de ter sua própria loja online

vantagem

Os três pontos fortes de vender em seu própria loja virtual:

1. Eliminando a concorrência

Quando os compradores entram em sua loja online, eles só podem comprar seus produtos, esta é uma vantagem sobre os marketplaces, marketplaces são ambientes muito competitivos, quando eliminamos a concorrência temos basicamente duas vantagens:

A. Você não perde uma venda para um concorrente que está vendendo um mesmo produto mais barato.

B. Você pode aumentar um pouco sua margem de lucro, pois não terá que balizar seus preços pela concorrência, que em muitos casos pode fazer concorrência predatória, vender em sua própria loja virtual pode elevar seu retorno no longo prazo.

2. Sem taxas do marketplace

Todo mundo sabe o quanto essas taxas cobradas pelos sites de marketplace pesam nos resultados, vendendo em seu próprio site você ficará livre dessas taxas, mas é preciso ficar atento, pois dependendo das formas de pagamento que você for aceitar em sua loja online , você terá que pagar taxas para operadoras de cartão, Paypal ou outros, fique atento nestes custos

3. Você terá uma imagem mais profissional tendo sua própria loja virtual

Ter sua própria loja online pode dar mais confiança em seus compradores em potencial, mas é preciso estar atento nas questões de designer, pois um designer bem feito passa um ar de profissionalismo, já um designer desleixado causa uma impressão contrária.

 

Desvantagens de ter sua própria loja online

1. Poucas visitas no começo

Como falei no começo deste artigo se você não é um blogueiro famoso ou uma celebridade com milhares ou milhões de seguidores, o começo de sua loja será com poucas visitas, isso é normal e acontece com todo mundo que empreende na internet.

Depois de algum tempo as coisas começam a dar frutos, logicamente é preciso cuidar de outras partes de sua loja online, como divulgação e SEO de sua loja, falaremos disso mais a frente, depois de criada a base você perceberá sua loja crescendo.

2. Você precisa resolver os problemas técnicos 

Quando se usa uma plataforma de marketplace como Mercado Livre ou Ebay, se algo dá errado na plataforma as próprias empresas se encarregam de consertar estas falhas, se algo dá errado em sua loja online você mesmo terá que providenciar o reparo, ou com seus próprios conhecimentos, ou usando o suporte de sua hospedagem.

3. Custos iniciais com hospedagem e com construção de seu site 

Se você pretende construir sua loja virtual com alguma qualidade, não vai ser usando hospedagens gratuitas que você vai atingir seus objetivos, é preciso ter uma hospedagem de qualidade, que possua um bom up time, ou seja, não fique fora do ar com frequência nem seja lenta no carregamento.

Construir sua loja virtual envolve algum gasto, mas não é nada de outro mundo, e se você quer ter um negócio que deslanche não seja muito mão de vaca nessa hora, pois o barato sai caro.

Seu gasto mensal vai depender da “potência” de sua hospedagem, prefira hospedagens que possibilitem upgrades de forma simples, pois no começo você não precisará de uma hospedagem muito potente, mas a medida que sua loja for crescendo será necessário aumentar os recursos.

Criar você mesmo sua loja virtual ou usar plataformas prontas?

Faça você mesmo 

Essa é uma dúvida cruel, eu vejo pontos negativos e positivos em ambas as escolhas, vamos as características básicas:

Com plataformas prontas você tem as seguintes características:

  • Forma mais simples que existe de criar uma loja online , nenhum conhecimento avançado é necessário, loja funcionando em questão de minutos .
  • Temas já prontos e geralmente com várias opções.
  • Suporte do desenvolvedor.
  • Podem ocorrer dificuldades no caso de migração para outras plataformas.
  • Você fica meio preso a plataforma.
  • Pacote inclui tudo, por um preço geralmente fixo.
  • Um exemplo de plataforma pronta é a do Salehoo, que pode ser visualizada na forma de demo no link :demo.salehoostores.com/demo

Criando você mesmo sua loja online características:

  • Necessidade de administrar sua loja online com menos suporte que no caso das plataformas prontas.
  • Você terá que comprar um tema ou usar algum fornecido de forma gratuita, o ideal é comprar um tema de qualidade para dar um ar de mais profissionalismo, o preço dos temas varia muito podendo ir de poucos dólares até centenas dólares.
  • Caso queira algo mais personalizado é possível, mas necessitará de um web designer que custa mais caro que um tema já pronto.
  • Pagamento de hospedagem mensal, para ter uma loja virtual é preciso ter uma hospedagem de boa qualidade, e efetuar pagamentos por ela, nesse ponto não existe diferença para modalidade de lojas prontas que também cobram mensalidades.
  • Você precisará estudar um pouco mais que na modalidade de lojas prontas, pois a construção é menos intuitiva. 

Onde se hospedar e quais temas utilizar 

seo

Eu recomendo as hospedagens abaixo, são boas e valem o preço pago, com lojas não se brinca e escolher hospedagens baratinhas pode dar muita dor de cabeça.

mediatemple.net

websynthesis.com

Se quiserem uma nacional tem essa abaixo

www.uolhost.uol.com.br/loja-virtual.html

Temas

Selecionei dois temas para wordpress que possuem um bom designer para ser usado em lojas virtuais, verifique nos links abaixo:

themeforest.net/item/flatsome

my.studiopress.com/themes/jessica

 

Conseguindo visitas para sua loja online

SEO

Chegamos ao ponto central de nosso artigo, como conseguir mais visitas para sua loja online, tudo isso passa pelo search engine optimization, ou SEO, em bom português otimização de motor de busca, na prática significa fazer seu site ou loja virtual ser visto de forma mais relevante pelos motores de busca, em especial pelo Google. 

O Google é responsável por quase todo o tráfego na internet mundial, estar bem na foto com o Google significa ter mais visitas e consequentemente mais vendas em sua loja, se você não estiver bem no Google trate de corrigir isso, pois sem eles os resultados não vão decolar.

Busca no Google 

seo

Eu você e a maioria das pessoas usamos o Google para encontrarmos informações ,lojas, produtos e qualquer outro tipo de coisa na internet , geralmente as pessoas utilizam os resultados da primeira página mostrada no Google, e raramente avançam para a segunda e terceira página dos resultados apresentados.

Isto é muito importante, pois através desta simples constatação, já sabemos que para termos bons resultados precisamos estar na primeira página do Google, e para isso só existem duas formas. Ou melhorando o SEO e a relevância de sua loja ou site para aquela palavra chave, ou gastando em publicidade por meio do Adwords.

A maioria das pessoas prefere gastar tempo com desenvolvimento do SEO, que gastando com Adwords, que fatalmente terá um custo alto, mas em alguns casos terá que ser usado para alcançar os resultados desejados.

A melhor situação ocorre quando você está bem ranqueado na palavra chave (produto) que pretende vender, e não precisa gastar tanto com publicidade.

Como melhorar o SEO e trazer mais visitas para sua loja online?

Conseguir ficar na primeira página do Google pode levar um tempo, pode levar algumas semanas, alguns meses ou até quem sabe anos . É preciso saber que este é um trabalho que deve ser feito dentro das regras do Google, sem atropelos nem uso de técnicas proibidas, essas técnicas são conhecidas como black hat e podem levar seu site ou loja virtual a serem banidos pra sempre do Google.

Então cuidado com empresas que prometem resultados muito rápidos, provavelmente devem estar usando técnicas proibidas que podem te levar a dificuldades enormes no médio prazo, seria quase como um Ben Jonson,  que ganhou a medalha de ouro dopado em 1988 e depois perdeu tudo.

Como trabalhar de forma correta para ter bons resultados no Google?

Existem basicamente dois itens a serem trabalhados, abaixo falaremos um pouco de cada um deles:

1. On page optimization como o próprio termo deixa claro é aquilo que você faz dentro de seu próprio site, sempre considerando as recomendações do próprio Google para evitar punições pelo uso de técnicas proibidas, o objetivo é tornar seu conteúdo mais fácil de indexar e mais fácil de ser lido pelos robôs dos motores de busca, fazendo esse trabalho da forma correta seus produtos aparecerão mais bem posicionados nas buscas do Google. 

2. Off page optimization, Off page optimization seria a parte fora de seu site, seria mais ou menos como uma divulgação de seu site na rede, ou seja, a frequência com a qual ele é citado por outros sites.

Buscadores como Google medem a popularidade e a qualidade do conteúdo de várias formas, mas basicamente uma das mais importantes são a citações de outros sites a seu site, ou seja, os backlinks que existem para seu site, esse conjunto de backlinks é utilizado para definir a sua relevância em algum tema.

Como trabalhar o off page e o on page? 

Você com certeza deve estar se perguntando como colocar em prática essas otimizações, vamos agora falar um pouco sobre isso:

Primeiramente se você possui uma loja virtual, você deve escrever descrições detalhadas dos produtos, o texto deve ser o mais detalhado possível, evite escrever descrições com menos de 300 palavras .

Uma das formas que o Google utiliza para definir se um site é relevante para determinado assunto é o conteúdo do texto, em resumo, é crucial que nas descrições dos produtos de sua lojas estejam presentes os termos que seus possíveis compradores irão utilizar na busca destes produtos.

Lembre-se que os textos tem que ser naturais sem termos repetidos em excesso, pois essa repetição em excesso é vista como uma técnica proibida pelo Google, além de ser extremamente desagradável para quem lê. 

Meta descrições 

Escreva meta descrições  atrativas para seus compradores, as meta descrições são aquele resumo que aparece abaixo de seu link nos buscadores, e podem ajudar a criar a vontade do possível comprador em clicar em seu link.

 

Para alcançar bons resultados nos buscadores você deve sempre manter seu conteúdo atualizado 

Sempre atualize sua loja virtual

atualizar

O Google e outros buscadores gostam de sites que são frequentemente atualizados, quando você atualiza seu site ou loja o Google sabe que ele está ativo e em funcionamento, e não é apenas um site estático sem novidades, isso ajuda a melhorar suas posições nas buscas

Existem várias formas de manter uma loja online atualizada pelos critérios dos buscadores , uma delas pode ser escrevendo artigos com dicas para produtos que você vende em sua loja virtual, é isso mesmo que você está pensando, você pode criar em conjunto com sua loja uma área de blog onde comenta assuntos relacionados aos produtos que vende.

Tente escrever artigos sobre os produtos de sua loja, faça vídeos mostrando esses produtos no Youtube, essa forma de divulgação pode trazer mais compradores em potencial, e te ajudar a melhorar seu posicionamento nas buscas. 

Conseguindo backlinks

backlinks

O ponto chave na hora de conseguir backlinks reais é conteúdo de qualidade, como foi recomendado no item anterior a criação de artigos relacionados aos produtos que são vendidos na loja. Poderíamos ter esses artigos sendo apontados por outros sites caso o conteúdo seja de qualidade. Em resumo se você criar artigos realmente úteis o resultado no médio prazo será o de vários sites criando backlinks naturais para seu conteúdo, e ajudando sua loja a ter mais movimento.

Uma forma de conseguir mais backlinks e visitas, é participando de fóruns de discussão e de outros sites sobre produtos relacionados a sua loja, mas não seja dessas pessoas que entram em um site e apenas colocam um link sem acrescentar nada. Tente ter uma postura construtiva participado de forma efetiva das discussões e sugestões para leitores do site onde pretende comentar.  No caso de comentar em um  fórum verifique se é permitido incluir na assinatura do fórum o link de sua loja online, isso criara links para seu site.

Lembre-se que caso você simplesmente entre no site e coloque seu link sem acrescentar nada, isso poderá ser visto como um simples spam.

Resumo daquilo que deve ser feito:
  • Cuide do on page do seu site, facilitando a vida do Google na hora de indexar seu conteúdo.
  • Escreva descrições de seus produtos com no mínimo 300 palavras coloque as palavras chave que pretende destacar ,mas não exagere, pois o excesso é prejudicial e gera punições.
  • Mantenha seu conteúdo atual utilizando artigos sobre produtos em paralelo com a loja.
  • Use fóruns  e tente comentar em sites relacionados sem fazer spam colocando links para seu site ou loja, participe de páginas de facebook e outras redes sociais que sejam relacionadas aos produtos de sua loja.

Links complementares

compranoexterior.com.br/revendendo-com-sucesso

compranoexterior.com.br/de-quantos-fornecedores-voce-precisa

compranoexterior.com.br/directory-of-certified-wholesalers-o-pulo-gato

compranoexterior.com.br/importar-para-revender

compranoexterior.com.br/como-criar-sites-parte-3-https

compranoexterior.com.br/criar-sites-parte-2

compranoexterior.com.br/como-criar-um-site

compranoexterior.com.br/akamai

Ferramentas para importar produtos para sua loja virtual 

compranoexterior.com.br/shopfans-endereco-de-compras

br.shopfans.com