Cursos de importação

cursos de importação

Cursos de importação são realmente úteis? São um bom investimento? Cursos de importação podem me fazer ganhar dinheiro?

Estas perguntas são extremamente frequentes tanto aqui em meu site, quanto em outros sites especializados em compras no exterior, eu vou tentar falar para vocês da melhor forma possível aquilo que penso sobre esses conteúdos vendidos pela internet, muitas vezes por preços superiores a 200 ou 300 Reais.

Vou tentar fazer vocês mesmos tomarem a melhor decisão, e se ainda restarem dúvidas, vocês podem fazer um comentário no final do artigo.

Primeiramente precisamos entender como são esses cursos, entendendo como são os cursos, podemos já tirar parte do mito de que tudo é muito simples, afinal na internet a coisa mais comum são métodos para ficar rico da noite para o dia sem muito trabalho.

É importante lembrar que para cada Neymar existem 10.000 jogadores de futebol que ganham pouco mais de um salário mínimo, então existem muito mais pessoas normais, que pessoas extra-série. 

Quando vejo as promessas que muitos desses cursos fazem, eu fico desanimado com a má fé que alguns tratam seus possíveis leitores, então este é o primeiro ponto a ser considerado nos cursos, será que existe honestidade em vender uma falsa ilusão de ganhos fáceis?

Não existe um caminho fácil para o sucesso, no último dia 5 por exemplo eu capotei meu carro, e por muita sorte não fiquei seriamente ferido, isso foi às 17 horas e por volta de 21 horas eu já estava de volta ao trabalho, respondendo comentários aqui no site como se nada tivesse acontecido, então a única forma de sucesso é o trabalho duro, mesmo quando você acha que não seria capaz.

Cursos de importação conteúdo

cursos de importação

Muitos de nossos leitores vem aqui perguntado sobre cursos de importação, e principalmente se eu recomendo algum em particular, quando me fazem este tipo de pergunta eu até acho engraçado, o motivo é bem simples:

Na verdade o CompraNoExterior pode ser considerado um grande curso de importação, e o melhor, com conteúdo totalmente gratuito, se vocês pararem para analisar este site, verão que temos praticamente todos os temas sobre importação em um mesmo lugar, e o melhor, você pode acessar o site sem nenhum custo.

Na verdade muitos desses cursos se baseiam em conteúdo do CompraNoExterior ou de outros sites sobre importação, muitos dos temas mais populares desses cursos foram levantados primeiro aqui em nosso site.

Em relação ao conteúdo, muitos desses cursos tem conteúdo muito parecido com o conteúdo encontrado aqui no CompraNoExterior, então se o conteúdo é tão parecido, qual seria o motivo de comprar um curso destes e não utilizar o CompraNoExterior, ou outros sites da área para aprender sobre importação?

A resposta é simples: maioria das pessoas é preguiçosa, me desculpe se você que está lendo isso se enquadra nesta categoria, mas essa é uma das maiores verdades do mundo da internet, e essa característica nas pessoas começa desde a educação básica, muitas pessoas tem preguiça de ler um texto com mais de 300 palavras.

Podemos ver isso quando um professor dá uma explicação, e o aluno pergunta exatamente aquilo que o professor acabou de explicar. Pense um pouco e tente lembrar de quantas vezes você viu isto acontecer na sua vida.

Então as pessoas querem mais que um bom conteúdo, elas querem algo no qual elas nem precisem pensar, que seja o mais simples de ler, e se não tiverem que ler será até melhor, dai vem uma boa parte do sucesso do youtube, e ai nestes casos, um curso que aborda esses temas de forma mais simplificada pode funcionar melhor para determinados tipos de leitores.  

Cursos de importação não são ruins, são caros

cursos de importação

Cursos de importação na maioria dos casos funcionam, eles funcionam pelo simples fato de serem uma colagem de conteúdos diversos que estão pela internet em sites especializados em compras no exterior, o ponto que eu acho mais relevante nisto tudo, é que eles podem até funcionar, mas são vendidos por valores muito acima daquilo que realmente valeriam, e eu falo isto pelo simples fato de 99% das informações ali contidas estarem facilmente disponíveis na rede. 

Eu por exemplo criei um ebook que faz um grande resumo sobre como importar mercadorias dos Estados Unidos e China, um ebook mais completo que quase todos esses cursos do mercado e totalmente gratuito, e além disso temos vários artigos aqui neste site que fornecem conteúdos mais detalhados sobre temas específicos.

Então como falei, os cursos de importação vendidos não são ruins e sim caros, afinal você acha necessário pagar tanto por algo que pode ser encontrado de forma gratuita?

Muitos cursos são apenas listas sem critérios

cursos de importação 

Você já deve ter percebido que muitos cursos que existem na internet não passam de listas de lojas, esse modelo de curso foi muito comum há alguns anos, e com o tempo foi perdendo força devido aos leitores terem ficado mais exigentes.

Eu já verifiquei várias destas listas e na maioria dos casos são simplesmente inúteis, pois misturam boas lojas com lojas de péssima qualidade, isso induz o leitor a possibilidade de comprar de lojas de baixa qualidade.

Em muitas dessas listas existem lojas que nem existem mais, e muitas outras que são sites de baixíssima qualidade, muitos dos primeiros “fazedores de cursos” queriam apenas dar volume nas suas listas de fornecedores,e acabavam colocando qualquer loja em seus pseudo cursos de importação, esse modelo ainda existe com menos força e pode ser encontrado em sites como Mercado Livre.  

  O conteúdo dos cursos de importação não é original

Em muitos casos a afirmação acima é verdadeira, já vi muitos cursos que são verdadeiras cópias de conteúdo alheio, eu mesmo já fui copiado várias vezes, mas isso faz parte.

O problema da cópia é que na maioria dos casos quem apenas copia não domina o assunto, e acaba não conseguindo conectar os vários assuntos relacionados, ou até dar um suporte mais consistente aos possíveis leitores.

Cursos de importação são úteis?

Essa é sem dúvida a questão mais importante deste artigo, e ela é meio complicada de responder, mas simples de ser entendida. Cursos sobre importações podem ser extremamente úteis ou serem totalmente desnecessários, quando me refiro aos cursos estou me referindo aos cursos comprados e não aos cursos que estão disponibilizados de forma gratuita em sites como o CompraNoExterior.

Você deve se perguntar qual a sua real necessidade com o curso, se for apenas fazer compras para você mesmo, ou até fazer pequenas compras com intuito de revender, esses cursos podem ajudar você a começar e a dominar no médio prazo todas as técnicas de importação para pessoas físicas .

Se seu objetivo é importar em grandes quantidades a maioria dos cursos não vai te dar um suporte satisfatório nesta área, o ideal neste caso é buscar outras fontes de conhecimento o contratar profissionais da área do comércio exterior, é importante saber que caso você importe em grandes quantidades(acima de 3 mil dólares por pacote) e venha a cometer erros nas documentações, pode ter que pagar multas, neste caso o barato pode sair caro.

Quando eu avalio a utilidade do curso, não estou avaliando a questão do valor do curso ser ou não justo pelo que oferece , trataremos deste ponto em outro tópico deste artigo.

Cursos de importação fazem tudo parecer mais fácil

cursos de importação

Cursos de importação tem essa característica de tentar transformar operações complicadas e com grande possibilidade de insucesso, em coisas simples que sempre acabam dando certo.

O exemplo clássico disto que estou falando são as compras em lojas como Hollister, comprar na Hollister usando envio por redirecionadores de encomendas, sem o uso de compras assistidas pode ter altos índices de insucesso.

Quando eu vejo cursos vendendo a ideia de que é muito simples comprar na Hollister e na Abercrombie, eu fico muito espantado, pois a coisa não funciona desta forma, e muita gente não consegue comprar seguindo as dicas dos cursos, mas a maioria dos cursos não deixa isso claro para quem compra, eu falo disso no artigo sobre compras na Hollister do link compranoexterior.com.br/abercrombie.

Omitir os possíveis problemas de compras em lojas que não aceitam uso de redirecionadores pode ser muito tentador para alguns cursos , afinal uma boa parte dos compradores de cursos apenas quer saber como comprar na Hollister e nada mais, se eles descobrem que mesmo seguindo as dicas contidas nos cursos eles podem não conseguir comprar, isso poderia afetar as vendas dos cursos , eu posso dizer que se seu objetivo é apenas comprar nestas lojas o artigo indicado acima é suficiente para você.

Entre os problemas mais comuns ao comprar na Hollister e Abercrombie que temos podemos identificar:

1- A loja percebe o uso do redirecionador mesmo fazendo as mudanças recomendadas no endereço do redirecionador e cancela a compra.

2-A loja não aceita o pagamento com paypal brasileiro e cancela as compra.

3-A loja percebe o uso de mascarador de ip e cancela a compra.

4 -A loja percebe que o usuário está comprando muito e com muita frequência, e bloqueia a conta, afinal o interesse da loja e vender no varejo e não no atacado.

Cursos de importação podem gerar renda?

curso de importação

Nem tanto ao céu nem tanto à terra, sim é possível gerar renda com cursos de importação, mas essa renda vai depender de sua dedicação e habilidade de vendedor, quando no começo do texto eu falei que para cada Neymar existem milhares de jogadores normais, é exatamente isso que ocorre aqui na área de vendas.

Isso não significa que todos estão fadados ao fracasso, não é isso que quero dizer aqui, quero dizer que a maioria terá resultados medianos depois de algum tempo, e claro algumas pessoas terão resultados muito acima da média ,mas esses são os “escolhidos”.

Eu tenho amigos que ganham muito dinheiro vendendo importados, outros ganham uma quantidade mediana, e outros ganham apenas uma quantidade que ajuda a complementar a renda mensal em seus empregos formais. Essa renda depende de vários fatores, desde a dedicação que para mim é o ponto principal, até a capacidade da pessoa de vender. 

Mas não se iludam com cursos que mostram seus criadores viajando pela Europa, com um grande sucesso pessoal gerado pelas vendas. Isso tudo faz parte das técnicas de vendas empregadas pelos cursos, que querem que você fique convencido que pode atingir o mesmo sucesso que a pessoa que criou o curso, você pode sim ter excelentes resultados, mas esqueça um pouco da propaganda na hora de comprar um curso. 

Cursos de importação que nunca saem de promoção

Quando você entende das técnicas de vendas você bate o olho e já percebe como um vendedor consegue te convencer a comprar algo, isso não tem nada de errado, não podemos considerar isso como uma falta de ética ou algo do tipo, isso faz parte das técnicas de vendas, e é usado por todos os vendedores que tenham um mínimo de conhecimento nessa área.

Então se não podemos considerar essas técnicas de vendas como desonestas, e essa é uma opinião pessoal, qual seria o ponto central desta discussão?

É muito simples, quando você percebe como um vendedor consegue te convencer a comprar algo, você está mais preparado para saber se aquele produto realmente será útil e se existe realmente uma vantagem naquela compra.

Uma das formas de convencer você a fazer uma compra é oferecendo descontos que na verdade são inexistentes, o vendedor fala que o curso custa 500 Reais ,mas que está vendendo em promoção por 200 reais, na verdade o curso nunca foi vendido em nenhum momento por 500 Reais, e o preço sempre foi de 200, isto faz você despertar o senso de oportunidade da compra, e comprar algo achando que daqui há um mês o produto estará mais caro.

Outra forma de convencer você de uma compra é oferecendo vários produtos de bônus, outra vez você estará sendo tentado a comprar o produto por estar recebendo muito mais por aquilo que pagou, na verdade nesta área de venda de cursos as técnicas de vendas são muito agressivas com os possíveis compradores, fique sempre atento nestes detalhes.

Cursos de importação devem criar algo novo

cursos de importação

Eu considero o site CompraNoExterior como um grande curso de importação, e tento criar e mostrar coisas novas para meus leitores, eu acredito que novidades são um ponto central de bons cursos de compras no exterior, se formos pensar um pouco e compararmos os dias atuais com o passado não muito distante, vamos chegar a conclusão de que muitas coisas mudaram, e não faz nem tanto tempo assim.

Cursos que param no tempo não são boas opções, tenho lido vários cursos e percebo às vezes, que as dicas continuam praticamente iguais ao longo do tempo, e isso não é nada bom.

Aqui no CompraNoExterior por exemplo não faz muito tempo escrevi um artigo sobre como está a questão da tributação de pacotes na atualidade no link compranoexterior.com.br/importar-sem-taxacao, esse artigo faz uma avaliação do momento atual para quem importa, em relação aos outros cursos de importação não tenho percebido uma atualização sobre esse tema, e este é um ponto no qual muitos cursos estão pecando.

Há alguns anos eu comecei a divulgar sites de redirecionamento de encomendas aqui no CompraNoexterior, na época eu criei muito conteúdo sobre Shipito que virou uma febre entre os brasileiros que importavam dos Estados Unidos, no ano passado divulguei também outra opção de redirecionamento o Shopfans que também está fazendo bastante sucesso, nosso site está sempre em busca de novidades, não somos uma ilha que não lê outros conteúdos, mas procuramos estar sempre na busca de novas informações, isso é a base de um conteúdo original e de qualidade. 

Comprometimento com quem acessa o curso

cursos de importação

Para mim um dos pontos mais importantes que devemos avaliar em cursos de importação está no comprometimento de quem vende ou fornece o curso, se você está oferecendo algo, cobrado ou de forma gratuita, é importante que os leitores tenham formas de manter contato com quem produziu aquele conteúdo para tirar dúvidas ou até propor melhorias.

Muitas vezes podemos perceber que muitos daqueles que vendem este tipo de material, se preocupam apenas com a venda e não estão muito interessados em dar suporte aqueles que compram seus conteúdos, antes de comprar qualquer um destes conteúdos é preciso saber se o curso em questão oferece suporte para os alunos e de que forma esse suporte é dado.

Já recebi vários emails falando de deficiência no suporte de muitos dos principais cursos que são vendidos na atualidade, aqui em meu site eu tento responder os comentários no menor espaço de tempo possível, para mim o ponto mais importante deste site é a presença de vocês visitantes, e para ter mais visitantes é preciso ter algum diferencial, e o nosso principal diferencial é tentar responder todos os comentários sem exceções, hoje temos artigos com mais de 3 mil comentários, e o site como um todo tem dezenas de milhares de comentários, formando uma excelente base de consulta. 

Se você viu um viu todos

cursos de importação

Pode parecer exagero, mas não é. Eu procuro sempre saber aquilo que está acontecendo nessa área de cursos de importação e nessas minhas observações eu pude constatar que muitos dos cursos são basicamente iguais, as diferenças quando existem estão basicamente concentradas na forma como a informação é apresentada e não na informação em si.

Outro dia estava assistindo um vídeo de um desses cursos, e a garota falava como começou a importar, como aprendeu a fazer suas importações e um monte de outras coisas sobre a vida dela,não vou falar o curso pois não vem ao caso e não estou aqui para criticar nenhum curso em particular, e sim falar de forma genérica sobre o assunto, ai acabei de ver o vídeo dela, e comecei a ver o vídeo de um outro vendedor de cursos, para meu espanto total as frases que a garota falou de como tudo começou, idade em que começou eram exatamente idênticas as do segundo vendedor de curso. 

Não preciso falar que duas pessoas diferentes de sexos diferentes terem tido experiências iguais, e terem usado o mesmo texto na apresentação do seu produto soa no mínimo de forma muito estranha, fiquei na dúvida de quem copiou quem, ou se na verdade ambos os cursos eram o mesmo curso mudando apenas o vendedor e o site divulgador.

Cursos de importação devem funcionar no longo prazo

cursos de importação

Os melhores sites sobre importação são geralmente antigos, eu considero que sites sobre importação são na verdade cursos gratuitos de como importar, alguns podem ter conteúdo restrito, mas a grande maioria libera seus conteúdos de forma democrática para os leitores.

Eu tenho acompanhado muitos sites que fornecem conteúdo de qualidade, eu acredito que com o tempo esses “sites cursos” fiquem cada vez melhores, seja pelo grande número de comentários que os leitores fazem e acabam mostrando experiências reais para os outros leitores, seja pela confecção de novos artigos pelos criadores desses sites.

Eu percebo que muitos cursos funcionam como dietas da moda, todo mundo agora compra o curso XYZ e daqui a pouco a moda é comprar o curso ZYX, quando o curso da moda deixa de ser o curso da moda ocorre um esvaziamento daqueles usuários, e o curso acaba morrendo. Nos últimos anos eu lembro de cabeça de uns 3 ou 4 cursos que simplesmente não são nem mais lembrados hoje.

Não vejo na maioria dos cursos que são vendidos na atualidade com essa capacidade de longevidade, isso já ocorreu no passado, e não vejo indícios de que vá ser diferente no futuro. 

O CompraNoExterior não vende cursos de importação?

cursos de importação

Nunca vendi e não pretendo vender cursos de importação, eu prefiro que tudo aqui seja gratuito, temos até nosso ebook que disponibilizamos de forma gratuita no link ebook-gratuito-compras-no-exterior, muitos de meus colegas e amigos insistem para que eu venda um curso para meus leitores, mas eu sempre fui um entusiasta das coisas gratuitas como Linux, procurei trazer um pouco desta filosofia do software livre aqui para o CompraNoExterior.

Muitos também me pedem para vender cursos de terceiros aqui, essa proposta do ponto de vista financeiro seria tentadora para muitos, pois em muitos casos se pode tirar quase a metade do valor do curso por venda, da mesma forma prefiro não induzir ninguém a fazer uma compra que em muitos casos eu considero desnecessária.

Na verdade eu sou até um ponto fora da curva, não estou muito interessado em receitas monetárias em meu site, as receitas que eu tenho com meus banners já são suficientes para manter o site, e isso para mim é o suficiente.

Não estou aqui para comentar nenhum curso em particular

Eu gostaria de deixar claro nesta parte final deste artigo que não estou aqui para comentar a qualidade de cursos de importação de forma específica, não vou falar se o curso A ou B tem ou não qualidade, como eu falei ao longo deste artigo os cursos em si não são ruins, eles são caros.

Se você me perguntar se eu acho justo pagar 300 Reais em um curso de importação, eu te falaria que eu não pagaria, mas talvez se o valor fosse menor como algo em torno de 30 ou 40 Reais, eu te falaria que este seria um valor justo pelo trabalho de confeccionar e juntar estas informações.

São conceitos que eu tenho comigo, todo trabalho tem seu valor, e a pessoa deve ser remunerada em função de seu trabalho, esse valor deve ser um valor justo que pague os custos e traga algum lucro para quem vende, entretanto este valor deve ser também adequado para quem compra.

 Se quiserem acessar meu ebook gratuito sobre importações cliquem no link abaixo:

ebook-gratuito-compras-no-exterior 

Outros links recomendados

shopfans-endereco-de-compras-nos-Estados-Unidos

compranoexterior.com.br/shipito

br.shopfans.com

shipito.com