IMPORTAR MERCADORIAS EM 2020

No começo de ano são comuns previsões de todos os tipos, hoje vou tentar olhar além do horizonte e fazer minhas avaliações sobre como será importar mercadorias em 2020.

Gostaria de deixar claro que não sou político para defender ou criticar este ou aquele, vamos nos ater aos fatos .

Mais controle do Estado

O ano começa com mais controle do Estado em relação aos importadores pessoas físicas, a Receita agora exige que todas as encomendas vindas do exterior tenham o CPF do destinatário informado.

Não é preciso fazer grandes análises para concluir que o Estado está coletando mais dados sobre nós importadores, o que vão fazer com esses dados ainda gera muitas dúvidas.

Talvez esta medida não impacte de forma significativa o pequeno importador eventual, aquele que compra seus suplementos, roupas e outros produtos de forma eventual, mas pode atrapalhar aqueles que importam com intuito de revenda.

Nossos colegas que importam para revender e que recebem dezenas de pacotes por mês , vão acabar tendo os CPFs registrados dezenas de vezes e isto pode acabar sendo usado mais cedo ou mais tarde.

O Dólar não terá grandes mudanças ao longo de 2020

O Dólar é uma variável difícil de ser prevista , depende da situação interna do país, depende da Situação externa, principalmente da relação entre China e EUA.

Em suma é difícil controlar tantos parâmetros ao mesmo tempo e para os economistas prever o valor do Dólar é uma tarefa difícil.

Segundo relatórios da corretora XP o Dólar não deve ter grandes variações, ficará bem próximo das cotações atuais , então não devemos esperar que ocorram grandes mudanças em relação ao Dólar.

Importar mercadorias em 2020 vantagens e desvantagens

Existem duas principais vantagens na importação de mercadorias :

1-Preço menor que os praticados no Brasil;

2- Poder comprar produtos que não chegam ao mercado brasileiro, ou que são disponibilizados primeiro nos países ricos.

Em relação ao preço nem sempre é verdade que tudo é mais barato no exterior , precisamos fazer os cálculos e considerar o valor dos impostos, é verdade que a grande maioria dos produtos acaba ficando mais baratos ,mas essa não é uma regra válida em todos os casos.

O outro ponto levantado é real e ocorre com muitos produtos , se você deseja comprar aquele console de videogame ou aquele Smartphone de última geração antes de todo mundo, o ideal é importar esse tipo de produto.

Preços em Dólar não terão grandes alterações

O CompraNoExterior também não acredita em grandes variações dos preços em Dólar , apesar da disputa comercial entre China e EUA, não acreditamos que no curto prazo isso traga mudanças nos preços de produtos exportados da China para os EUA e posteriormente para o Brasil.

Acreditamos em uma certa estabilidade nesses preços e caso ela venha a ocorrer no futuro a recomendação seria importar diretamente da China para o Brasil evitando sobretaxas impostas pelo Governo Estadunidense.

Conclusões finais

O CompraNoExterior espera um quadro de estabilidade na área de importação de mercadorias , nada muito diferente daquilo que vimos em 2019.

A diferença básica que percebemos está na maior interferência do estado com a exigência da identificação do destinatário pelo CPF, acredito que de certa forma isso pode até ajudar aqueles que importam eventualmente, pois estes terão poucos registros atrelados ao seu CPF, podendo resultar em fiscalizações mais brandas para estas pessoas.

Em relação a quem importa em grandes quantidades para revenda, podem acabar tipificando a habitualidade, devido a quantidade de importações . Esses importadores terão talvez que se reinventar migrando para importação como pessoa jurídica.

Apesar de não ser o melhor serviço do mundo , os Correios estão melhorando nos últimos anos , isso fica bem claro para quem utiliza o frete epacket , tenho observado que este tipo de frete está com boa qualidade, é rápido e barato e acredito que continue assim no decorrer do ano.

Em relação ao aumento do risco de tributação eu acredito que a nova exigência do CPF possa ser uma faca de dois gumes , ela pode ajudar quem importa em quantidades menores e prejudicar quem importa muito , a resposta definitiva de como o sistema vai se comportar vamos ter ao longo do ano.