DHL Taxas

DHL

 

Caros leitores hoje decidi comentar aqui no CompraNoExterior  sobre uma compra que fiz no exterior com envio para o Brasil utilizando DHL Express , eu confesso a vocês que não sou um apreciador de empresas de courier, mas como eu sempre  falo aqui, existem situações em que esta é a melhor opção de envio.

Eu não teria coragem de enviar um notebook para o Brasil utilizando USPS e para esse tipo de envio as empresas de courier funcionam muito bem, já de outro lado eu nunca enviaria uma mercadoria muito barata na qual eu não tivesse urgência por empresas de courier pois o custo final seria absurdamente alto. O nosso objetivo hoje será responder a pergunta, DHL quanto custa e como funciona?

Muitas pessoas tem grandes dúvidas sobre essa modalidade de envio , vamos esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes sobre o uso do frete DHL. Primeiramente vamos aos dados que mostram o tamanho da empresa. A DHL opera em mais de 220 países mundo a fora. Possuem hoje mais de 285.000 colaboradores, fornecendo soluções  de logística.

 A DHL faz parte do maior Grupo de transportes e logística do mundo, a Deutsche Post DHL, englobando três divisões: DHL Express, DHL Global Forwarding, Freight e DHL Supply Chain.

dhl

A primeira impressão que temos ao utilizar os serviços da DHL , é a de que nada pode ser mais rápido que um envio por DHL Express. Para vocês terem uma noção minha encomenda levou 3 dias para chegar em minha residência, mas vocês vão ver que só foi recebida no quarto dia, devido a eu não estar em casa na primeira tentativa de entrega.

Realmente isso é impressionante, quando compararmos a DHL Express com o nosso Sedex  dos Correios  podemos perceber que os prazos do Sedex e da DHL  não são tão diferentes, mesmo a DHL enviando do exterior, se pararmos para pensar um pouco uma encomenda vindo dos Estados Unidos ser entregue em 3 dias é impressionante.

Meu pacote era extremamente leve pesando 0,11 libras cerca de 40 gramas, o custo do frete mesmo sendo por DHL foi bem barato, foram cobrados 7,98 Dólares, e o valor da mercadoria 12,99 Dólares ,totalizando exatos 20,97 Dólares .

Você deve estar achando que ficou tudo muito barato, e que esse envio via DHL foi muito vantajoso,na verdade o custo não foi nada baixo ,mas como o meu objetivo era receber a mercadoria com urgência e somente via courier conseguiria receber no prazo, o jeito foi usar esse tipo de frete .

Eu  nunca uso um canhão pra matar um passarinho, mas se você precisa matar um urso, o jeito é usar o canhão mesmo, a DHL neste caso é o canhão que custa caro usar , mas tem um resultado incrível como ficou claro no prazo de entrega.

Mas quanto custa uma importação com DHL?

Em primeiro lugar  tive que pagar a taxa administrativa da DHL que saiu pela bagatela de 48,38 Reais , com um valor declarado de 20,97 Dólares que convertido para Reais ficou em 46,46 tive que pagar um valor de imposto de importação de 27,88 Reais, mas não para nesse imposto de importação, além do imposto de importação da taxa administrativa temos também a cobrança do ICMS.

Em uma encomenda com valor de 46 ,46 Reais paguei em taxas e impostos o total de 92,58 Reais,ou seja mais que o dobro do valor da mercadoria em taxas e impostos.É importante destacar que, devido ao baixo valor da mercadoria, as taxas ficaram com valor muito elevado em relação ao valor da mercadoria, fato que não ocorreria em mercadorias mais caras, nas quais essas taxas ficariam bem diluídas .Em resumo você pagará :

1-Imposto de importação 60% sobre valor da mercadoria +frete

2-Taxa administrativa

3-ICMS

4-Taxas Infraero (quase simbólicas)

A imagem abaixo mostra a DARF da cobrança do imposto de importação e GNRE referente ao ICMS de Minas Gerais que é um dos mais altos do Brasil.

É interessante notar que o Imposto de Importação foi igual a 60% do valor já convertido de 46,46 , mas o ICMS foi de 16,32 Reais que daria 35% do valor da mercadoria , mas se o ICMS de MG é de 18% como se explica essa conta ?

R: Ai está uma das grandes injustiças que ocorrem quando a gente importa usando courier, que está no fato desta cobrança de ICMS ocorrer tanto na parcela referente ao Imposto de Importação quanto no valor da mercadoria.Os dados para quem quiser conferir estão nas imagens abaixo

DHL taxas

taxas DHL

 

Rastreamento DHL

Observem também o rastreamento da encomenda que eu copiei abaixo, a encomenda era pra ter sido entregue no terceiro dia, mas como eu não estava em casa ficou para o dia seguinte .Realmente a DHL é um Show de velocidade.

Quinta-feira, Julho 04, 2013LocalidadeHora 
20Envio entregue – Recebido por : FABRICIOBelo Horizonte15:54 
19Envio em rota para entrega com o mensageiro DHL.BELO HORIZONTE – BRAZIL11:04 
18Envio retido na DHL.BELO HORIZONTE – BRAZIL09:10 
 
Quarta-feira, Julho 03, 2013LocalidadeHora 
17O destinatário recusou a entrega.BELO HORIZONTE – BRAZIL16:30 
16Envio em rota para entrega com o mensageiro DHL.BELO HORIZONTE – BRAZIL12:53 
15Chegada do envio à instalação DHL em BELO HORIZONTE – BRAZILBELO HORIZONTE – BRAZIL12:24 
14Saiu das instalações da DHL em SAO PAULO NORTH – BRAZILSAO PAULO NORTH – BRAZIL04:27 
13Processado em SAO PAULO NORTH – BRAZILSAO PAULO NORTH – BRAZIL00:23 
12Chegada do envio a uma instalação de trânsito da DHL em SAO PAULO NORTH – BRAZILSAO PAULO NORTH – BRAZIL00:08 
 
Terça-feira, Julho 02, 2013LocalidadeHora 
11Liberação alfandegária finalizada em SAO PAULO NORTH – BRAZILSAO PAULO NORTH – BRAZIL20:52 
10Status alfandegário atualizadoSAO PAULO NORTH – BRAZIL18:34 
9Saiu das instalações da DHL em MIAMI GATEWAY – USAMIAMI GATEWAY, FL – USA08:53 
8Processado em MIAMI GATEWAY – USAMIAMI GATEWAY, FL – USA08:30 
7Chegada do envio a uma instalação de trânsito da DHL em MIAMI GATEWAY – USAMIAMI GATEWAY, FL – USA06:43 
6Saiu das instalações da DHL em CINCINNATI HUB – USACINCINNATI HUB, OH – USA04:35 
5Processado em CINCINNATI HUB – USACINCINNATI HUB, OH – USA02:34 
4Chegada do envio a uma instalação de trânsito da DHL em CINCINNATI HUB – USACINCINNATI HUB, OH – USA01:10 
 
Segunda-feira, Julho 01, 2013LocalidadeHora 
3Saiu das instalações da DHL em ERLANGER – USAERLANGER, KY – USA23:28 
2Processado em ERLANGER – USAERLANGER, KY – USA23:27 
1Envio recolhido.ERLANGER, KY – USA13:12 
Impostos e Taxas DHL
 
Quando se fala em DHL uma das primeiras coisas que vem a mente são as altas taxas e a certeza de pagamento de impostos , isso é verdade em parte, pois em alguns casos muito específicos um envio feito por DHL pode ser tão barato quanto um envio por First Class, e até não ser tributado.
Na maioria das vezes em que você escolher DHL você será tributado, mas existe um tipo de frete da DHL que não é considerado como frete courier, e pode ou não ser tributado, esse tipo de frete é o DHL Global Mail que funciona como um frete do tipo airmail que é pouco visado, a Vitacost utiliza essa modalidade de frete para enviar para o Brasil, e muitas encomendas enviadas por esta modalidade não são tributadas. Em relação as outras modalidades de frete da DHL todas são tributadas em 100% dos casos.

 Conclusão:

Usar DHL  para mim é como tomar um bom e caro vinho ,exige ocasiões especiais. Como vocês puderam ver no meu artigo, a DHL é realmente muito rápida, mas existe a hora certa para cada tipo de frete e sabendo escolher você sempre fará os melhores envios ao menor custo.

Você deve ter notado que para mercadorias baratas a DHL não é muito vantajosa do ponto de vista do custo, mas para mercadorias muito caras pode se tornar uma excelente opção. E como diz na música do Metalica “open mind for a different view” e use DHL quando for necessária velocidade extrema na sua encomenda.

Para saber mais sobres os custos referentes a envios por DHL recomendo a leitura do link

http://www.dhl.com.br