MINHAS IMPORTAÇÕES, O SISTEMA QUE PROMETE AGILIDADE E ENTREGA…

Minhas importações

Há pouco mais de um mês entrou em operação o sistema Minhas Importações dos Correios, uma parceria entre os Correios e a Receita Federal do Brasil.

Hoje vamos discutir o que ocorreu nesse período, e como estão os pacotes que passaram por este sistema.

Primeiro vamos contextualizar o momento para que possamos dar um desconto justo para o pessoal dos Correios, temos alguns fatores que afetam a velocidade do sistema, e que ficam fora do controle dos Correios:

O primeiro é a Greve que está em curso pela Receita Federal, curiosamente a greve afeta alguns pacotes que acabam ficando mais de 30 dias parados, e para outras encomendas nem percebemos qualquer movimento grevista.

O outro fator é a alta demanda de final de ano, este é um fator que podemos avaliar como previsível, afinal todo ano tem Natal e todos sabem da demanda maior nessa época. Então podemos também falar que se algo é previsível ações mitigadoras podem ser tomadas. 


Velocidade das encomendas

Como estão meus envios: meus epackets e Prioritys da USPS estão passando sem muito atraso, e meus EMS estão parados por mais de 30 dias, cheguei até a abrir reclamação nos Correios, que até hoje não foi respondida, mas tudo bem os Correios tem dessas coisas.

OBS: Alguns leitores me relataram atrasos nos envios Priority Mail International da USPS, comigo ainda não notei esses atrasos em meus envios, mas como tivemos relatos nesta modalidade, devemos levar isso em conta.

Ainda há pouco, liguei nos Correios reclamando de um EMS que não aparece no sistema Minhas Importações(e isso está ocorrendo com vários leitores e em outros envios que fiz), e já está lá há mais de um mês.

Foi quando finalmente alguém me deu um a informação precisa, o atendente finalmente conseguiu tirar uma dúvida pertinente, e falou que o pacote só vai aparecer no sistema Minhas Importações se for tributado, ou se precisar de alguma documentação complementar.

Mensagem Acesse o ambiente Minhas Importações

O rastreamento dos Correios já coloca a informação para acessar o sistema logo depois do pacote ser postado, mas como foi explicado anteriormente, isto não é necessário nesta etapa, foi bom confirmar que nesta etapa não conseguimos adiantar o processo, e que é necessário esperar, observe o exemplo abaixo :

Mesmo a encomenda acima tendo a informação de que você deve acessar o Minhas Importações, você não consegue acessar o pacote  dentro do sistema, é preciso que ele tenha sido tributado, ou que seja necessário enviar algum documento complementar.

Quando a encomenda não é tributada ela segue o processo sem necessidade de interferência do destinatário, a encomenda será entregue no endereço indicado pelo remetente.

Como vocês podem ver  quando a encomenda não é tributada o processo está igual ao que ocorria no passado, com entrega da mercadoria na casa da pessoa sem pagamento de impostos.


Fiscalização aduaneira finalizada

Eu já tinha percebido que a encomenda só aparecia no Minhas Importações quando era tributada, mas foi bom confirmar com o pessoal dos Correios, tinha notado que nos epackets que enviei, sempre aparecia a informação para acessar o sistema Minhas Importações, mas  eu nunca conseguia acessar.

Depois aparecia a informação: Fiscalização aduaneira finalizada Acesse o ambiente Minhas Importações  e o pacote seguia para entrega sem qualquer necessidade adicional.

Eu fiz várias tentativas de acessar esses epackets no Minhas Importações, e  no caso desses epackets que não eram tributados, eles  simplesmente não apareciam dentro do sistema.

Como todos os epackets que enviei neste último mês estavam abaixo de 50 dólares, não tive nenhum tributado, como não foram tributados eles não apareciam dentro do sistema, confirmando a informação do atendente.

Essa é uma informação importante, pois tem muita gente tentando acessar a mercadoria antes dela ser tributada ou da Receita pedir alguma documentação, então é preciso aguardar, e se a encomenda não aparece no Minhas Importações é um bom sinal, pois neste caso não deve ter sido tributada.

Observem o exemplo abaixo de pacote nessa situação, observem que o envio foi direcionado para minha caixa postal e não para minha residência.

Minhas importações primeira conclusão

A primeira conclusão que tive desse novo sistema, foi a de que quando aparece a mensagem: Fiscalização aduaneira finalizada, e você não consegue acessar o pacote no sistema, e também você não realizou nenhum procedimento em relação ao pacote dentro do Minhas Importações, significa que você não foi tributado.

Pude notar que o nível de tributação nos pacotes de baixo custo não foi alterado  a ponto de ser perceptível , tudo como antes, pelo menos no meu caso, mas quem quiser comentar será de extrema utilidade, para formarmos um banco de dados e compararmos os casos. 

Os fretes do tipo EMS continuam do jeito que sempre foram, ou passam a jato ou ficam lá por mais de 30 dias, parece até que essas características só mudaram de sistema .


Com EMS a coisa agarrou 

Acho que quem acompanha o CompraNoExterior há mais tempo, sabe que eu não sou um adepto de fretes EMS, eu tenho meus motivos e não vou detalhar isso aqui agora.

O fato é que quando o Minhas Importações inciou, ele começou apenas com os pacotes dessa modalidade, então eu como um blogueiro de um site sobre compras no exterior, percebi que era necessário fazer um teste desse frete no novo sistema.

Eu preciso deixar claro que numa situação normal eu não usaria EMS, usei para um teste no blog, e ele está lá há mais de 30 dias, ai você faz todos os procedimentos, abre reclamação liga nos Correios e ai vem uma afirmação curiosa:

“Seu pacote está parado devido a greve da Receita Federal ”

Ok colegas, o meu EMS está parado por causa da greve na Receita, mas ai eu tive alguns prioritys da USPS que enviei depois disso, e que já foram tributados e liberados, ou seja, a greve só funcionou nos EMS, que deveriam ser os mais rápidos!!!

Veja o exemplo abaixo de um Priority da USPS:

Nota: Esse pacote ainda não tinha migrado para o Minhas Importações, os pacotes com rastreamento começando com C entram no sistema hoje dia 11-12 , observe o cronograma na imagem abaixo:

   


Conclusões finais

Não podemos falar que o sistema está rodando redondo, no meu conceito ainda falta muito, os Correios colocam parte da culpa dos atrasos na Receita, que está em greve, mas será que a culpa é apenas da Receita?

Muitas lojas ainda vão precisar se adaptar ao sistema e inserir os CPFs dos compradores nos pacotes, imagine um pacote sem rastreamento do João da Silva, como vão saber qual João da Silva seria?

Eu gosto de ser otimista, acredito que parte dessa demora que estamos vendo é realmente causada pela Receita em greve, acredito que o sistema vá rodar redondo nos próximos meses e pra ser justo, não vi grandes mudanças em relação ao número de pacotes tributados.

Lembrando que eu uso muito fretes baratos, e compras quase sempre abaixo de 50, os pacotes que enviei acima de 50 Dólares por Priority USPS foram tributados, eram pacotes pesados que naturalmente teriam grandes chances de serem tributados, então eu não vejo relação com essas mudanças.

É preciso juntarmos mais dados estatísticos para termos certeza de outros pontos, ainda estamos engatinhando no Minhas Importações, com muitas dúvidas, e vários questionamentos que ainda precisam ser feitos. 

Comentários são bem vindos, pois eu sou apenas uma pessoa, e os testes que faço são limitados pelo meu limite de gastos mensais com importações, quando várias pessoas comentam aquilo que ocorreu com elas, fica muito mais fácil de desenhar um quadro geral.

Quando alguém comenta como foi o processo no seu caso, isso acaba tendo uma importância enorme para os outros leitores, e até para o site, que acaba juntando mais dados sobre esse novo processo.