Como criar sites parte 3 (https)

 

Bom dia colegas, essas duas últimas semanas foram muito atribuladas pra mim, não sei se vocês perceberam ,mas todas as páginas do CompraNoExterior agora abrem de forma segura com o cadeado lá no alto da página, é o protocolo https que mostra que o site é seguro. Mas vocês devem estar se perguntando o motivo disso, visto que nós não vendemos nada aqui em nosso site.

É sobre isso que eu pretendo falar hoje, com foco em você que pretende criar uma loja online para revender seus produtos importados, afinal somos um site sobre compras no exterior e este é nosso foco.

Primeiramente gostaria de falar para vocês que nem sempre a solução mais cara é a melhor, e eu pude ver isso de perto nesse meu processo de migração do HTTP para HTTPS, primeiramente a solução mais lógica foi a solução que eu tentei primeiro, mas depois que tudo estava quase pronto eu percebi que a melhor solução seria outra, e é sobre este ponto que eu pretendo falar mais pra frente.

O primeiro ponto na hora de fazer sua migração para HTTPs pode parecer muito lógico, e a maioria falaria que seria a compra do certificado, mas como falei a minha solução final acabou sendo diferente da maioria dos webmasters e muito mais simples.

No começo eu fiz tudo igual ao que a maioria faz, e também comprei o certificado, depois de algumas dificuldades dei uma volta de 360º, e fiz algo muito mais simples e é justamente essa dica que quero passar para vocês.

Em resumo até uma criança de 7 anos conseguiria fazer a mudança para HTTPs com meu segundo método, e com o primeiro somente pessoas experientes conseguiriam, em uma simples palavra a mudança para HTTPs se resume em uma única empresa, e não mais que 3 ou 4 etapas, a palavra chave se chama Cloudflare.

ssl

Eu já tinha feito a mudança para Https usando Cloudflare e sem comprar o certificado em outro site que eu uso para testes, e estava tudo funcionando normalmente neste site, mas eu queria fazer no CompraNoExterior a mudança diretamente na hospedagem, coisa de quem é muito detalhista.

Depois de instalar o certificado que comprei na minha hospedagem, já estava tudo funcionando, mas eu precisava então forçar todos os links de http para https, isso é necessário para o site só abrir de forma segura, solicitei ao pessoal da minha hospedagem que fizessem a alteração, e ai descobri que havia algum plugin que estava entrando em loop de redirecionamento.

É a lei de murph, descobri que o problema era provavelmente o plugin do Cloudflare, o certificado já estava instalado e funcionando e só faltava forçar os links para https, ou seja, um pequeno detalhe, mas que era o X da questão.

Foi então que decidi usar o page rules do Cloudflare e forçar todos os links usando Cloudflare, e ai tudo se resolveu e fim de problema, hoje  temos um site 100% seguro com criptografia de última geração, e se eu quisesse nem precisaria de comprar o certificado, pois o Cloudflare fornece um gratuitamente, então a dica para você que tem loja é: use o Cloudflare para também transformar sua loja online em um site seguro.

Os problemas posteriores

Quando fazemos uma mudança tão drástica em um site  é de se esperar que ocorram pequenos problemas no decorrer dos dias, isso faz parte.

Comigo não foi diferente e os problemas foram aparecendo e eu fui corrigindo, em determinado dia o site restaurou seu estado de 1 semana antes, e isso foi muito chato de resolver, pois os comentários novos desapareceram, e dois artigos que eu tinha escrito também, depois descobri que este problema era causado por uma configuração em um plugin que eu estava usando, bastou mudar a configuração e o site retornou ao normal, mas gastei 3 horas pra descobrir o motivo.

O outro problema que ainda não consegui uma solução foram os compartilhamentos em redes sociais, quando mudei o site de http para https, os compartilhamentos anteriores no http não passaram para https, afinal o Facebook entende um link com https como um link diferente do mesmo link em http, ou seja posts com 200 compartilhamentos estão aparecendo zerados, já me disseram que com alguns dias o sistema se corrige automaticamente, mas isso não afeta o uso do site, e é apenas uma métrica da vaidade, vou aguardar.

 Vantagens do SSL (https)

A primeira vantagem em mudar para https foi a sensação de segurança que o cadeado no topo da página passa para quem navega na internet, saber que está navegando em um site seguro é algo que o CompraNoExterior quer oferecer para você que é nosso leitor, muita gente acha que usar https deixa o site mais lento e pesado, isso é uma meia verdade.

O motivo é simples, quando você usa simplesmente o https e não faz outras alterações o site fica realmente mais lento, mas nós aproveitamos esta mudança e começamos a utilizar dois protocolos que deixam o site mais rápido o HTTP/2 e o SPDY com essa pequena mudança toda perda em função do https na parte de processamento do certificado, foi compensada pelo ganho com esses dois protocolos.

Veja o diagrama que mostra o funcionamento dessa tecnologia que aumenta a velocidade do seu site assustadoramente:

ssl

como criar sites

Observe na imagem acima que o tempo de carregamento é reduzido em 3 vezes quando se usa HTTP/2 

Em resumo, se você possui uma loja online é quer ter sua loja abrindo em https e mostrando o cadeado para seus clientes, e ainda ter uma melhora na velocidade de seu site, não deixe de conhecer a solução Cloudflare, para se aprofundar mais nesse assunto recomendo a leitura dos links abaixo:

www.cloudflare.com/http2/what-is-http2

www.cloudflare.com/ssl

O principal motivo do CompraNoExterior ter migrado para SSL foi a possibilidade de usar o SPDY e o HTTP/2, eu sou um entusiasta da otimização de sites, eu há algum tempo já tinha chegado a conclusão de que não havia mais formas de aumentar a velocidade do site sem ser pela adoção do SPDY e o HTTP/2, então decidi que agora era hora da mudança, e não me arrependi.

Esse assunto é muito complexo e eu consigo me virar no básico, mas caso tenham alguma dúvida na configuração do Cloudflare eu posso dar umas dicas, pois uso o sistema  de longa data, na parte do WordPress eu não sou um expert, mas posso indicar alguns plugins para tornar essa migração para o https possível, em resumo quem quiser dicas para fazer a migração de sua loja para https pode me perguntar, se estiver no meu limitado alcance eu tentarei responder. 

 Para ler os dois primeiros artigos desta série dedicada a quem possui sites ou lojas online, basta acessar os links abaixo:

compranoexterior.com.br/como-criar-um-site

compranoexterior.com.br/criar-sites-parte-2

Atenção 

Se você gostou deste artigo por favor compartilhe clicando no ícone de uma das redes sociais abaixo.

Muitos pedem dinheiro e vendem cursos, aqui no CompraNoExterior eu não vou te pedir dinheiro, mas vou te pedir um clique em uma das redes sociais abaixo, você não vai gastar mais que 3 segundos, obrigado.