Perfumes entenda bem para vender melhor

perfume

Basta adentrar em uma loja de perfumes para logo ver várias terminologias que definem os perfumes, é preciso sim saber o significado dessas terminologias para poder comparar de forma adequada os vários tipos de produtos, você já se deparou com o mesmo perfume na versão EDP e EDT e ficou na dúvida de qual era a mais concentrado?

Hoje vamos tentar falar um pouco sobre o mundo dos perfumes e de como eles são classificados, no final você não sera um Expert, mas pelo menos saberá o básico sobre essa indústria tão interessante e milenar. Os perfumes são classificados pela concentração e abaixo temos um resumo dos vários tipos encontrados no mercado:

Parfum – Pure Parfum

(15% – 40%) altíssima concentração (dura de  5 até 6 horas)

O parfum ou pure parfum são exatamente o mesmo tipo de produto, são produtos de alta concentração variando de 15% até 40% sendo que a maiorias dos pafurms tem concentração de cerca de 20%, devido a alta concentração o aroma dura por mais tempo que nas outras modalidades.
EDP – Eau de Parfum/PDT – Parfum de Toilette/millésime

(8% to 15%) alta concentração  (dura de  3 a  4 horas)

Este é o tipo de produto que a maioria das pessoas considera como perfume , este é o nível de diluição padrão para as fragrâncias femininas, dificilmente você verá produtos masculinos que sejam EDP geralmente fragrâncias masculinos são EDT , geralmente sua concentração fica entre  8 e 15 %.

EDT – Eau de Toilette

(4% to 8%) média concentração  (dura de  2 a  3 horas)

EDTs são excelentes produtos para o uso cotidiano, eles geralmente tem concentração entre 4 e 8%

Esta é o tipo de fragrância ideal para os climas quentes,  é um ótimo produto para uso diário , são menos intensos que os EDPs devido a concentração menor, mas são também uma opção mais barata que deve ser avaliada.

EDC – Eau de Cologne

(2% to 5%) baixa concentração  (dura de  1 a  2 horas )

São produzidos apenas para homens e são fragrâncias extremamente suaves com baixas concentrações (entre 2 e 5%) , alguns EDC podem entrar nas faixas dos EDTs quando se aproximam dos 5%.

Tester

Perfume original sem a caixa de venda e sem a tampa, são os perfumes usados pelas lojas para mostrar aos clientes os produtos.

Perfumes

É importante conhecer as classificações acima, pois muitos perfumes tem versões EDT e EDP, versões EDT sempre serão mais baratas, e é preciso saber qual produto se está vendendo, pois seu cliente pode estar comparando um perfume EDT de outro fornecedor com um perfume EDP que você esteja vendendo. É preciso mostrar a seu cliente que o EDP é mais concentrado e mais caro.

Notas

Se você costuma  usar perfumes já deve ter percebido que o cheiro vai mudando conforme o tempo passa ,isso ocorre em função dos 3 tipos de notas que existem nos perfumes, essas notas são chamadas notas de cabeça,corpo e base. Essas notas são percebidas em momentos diferentes e agora vamos explicar um pouco mais sobre esse aspecto. 

As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).

Notas de Saída (ou de cabeça):

São as primeiras a serem sentidas por serem geradas pela parte mais volátil do perfume, são responsáveis pelo primeiro aroma que se sente de um perfume , elas duram poucos minutos e podem ser :

Cítricas (ex: tangerina,limão, mandarina e laranja) ou herbais (ex: alecrim, menta e erva doce).

Notas de Coração (ou corpo):

São menos voláteis que as notas de cabeça  e são as notas que dão o aroma do perfume passados alguns minutos , elas aparecem quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo:

flores (ex: rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).

Notas de Fundo (ou base):

Menos voláteis, fixam intensamente e são as últimas a sumirem. Dão peso e calor ao perfume.

Em geral, vêm de:

Madeiras (ex: cedro e pinho), espeçarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas(ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  e  (âmbar e musk). Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).

As fragrâncias classificam-se em:

  • Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se “frutados”.
  • Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
  • Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
  • Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
  • Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
  • Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
  • Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
  • Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

 Testers perfumes

Testers são perfumes originais vendidos em caixas simples e sem a tampa. Eles continuam tendo o bico do spray  e funcionam da mesma forma que um perfume vendido na caixa padrão. Muita gente ainda fica na dúvida se a falta da tampa não poderia alterar as propriedades do perfume mas isso não ocorre, isso ocorre em função da tampa dos perfumes ter apenas função estética e a parte que realmente evita o contato do ar externo com o líquido ser a parte do spray, que não tem alterações em relação aos frascos tradicionais . Você pode ver vários perfumes que não possuem tampa mesmo não sendo testers como exemplos teríamos:

DKNY Be Delicious, Paco Rabanne 1 Million etc.. Hence, Os perfumes testers são uma excelente opção para uso pessoal, e não seriam a opção mais recomenda para venda, mas se você conversar com seu cliente,e explicar que ele pode ter um bom desconto na compra desses produtos, eles podem optar de forma consciente pela opção tester, que sempre é mais barata.Abaixo temos uma imagem que mostra a diferença da versão retail para a tester:

testervsstandard1

 Como descobrir falsos perfumes

Perfumes falsos e verdadeiros  têm exatamente a mesma marca, frascos idênticos, rótulo, caixa e fragrância muito semelhante! Não é fácil dizer qual é falso. Os falsificadores de perfumes tornaram-se mestres e tem a seu dispor toda a nossa tecnologia moderna para fazer a melhor falsificação possível. Eles são capazes de produzir réplicas quase perfeitas das marcas mais vendidas. Como consumidor fica complicado descobrir, muitos percebem quando experimentam a fragrância original e percebem as diferenças de qualidade.
 
Você vai perceber que o perfume fake não dura tanto tempo, talvez tão pouco quanto uma hora em vez de meio dia ou mais, como é o caso do perfume original. Falsificação é um problema enorme no mundo, com milhões de produtos falsificados, sendo produzidos e vendidos todos os anosEstima-se que até 10% de perfumes e produtos de higiene pessoal no mercado são falsos.

 

RISCOS para a saúde de fragrâncias falsificadas:

 
Como não existe qualquer tipo de controle de qualidade nos perfumes falsos estes usam insumos de baixa qualidade e em muitos casos podem causar irritações na pele de quem utiliza esses produtos de baixa qualidade, além dos produtos falsificados é preciso tomar cuidado com produtos fora da validade, afinal perfumes não são eternos e depois de alguns anos podem perder as propriedades ou até causar irritações, muitos perfumes originais mas fora da validade são vendidos no Ebay e em outros sites de leilão, é preciso estar atento a este detalhe.  
 

Checklist de autenticidade do Perfume:

 
1) De onde vem seu perfume, essa é a mais básica forma de se confirmar de cara se um produto é original , se você comprou em um grande e respeitado varejista não a motivos para se desconfiar do produto, em nosso site recomendamos algumas lojas confiáveis no link compranoexterior.com.br/lojas-de-perfume-online , nestas lojas é possível comprar despreocupado.
2)A primeira coisa que se deve observar ao analisar um perfume é sua caixa , fique atento a qualidade do papel , a qualidade das dobras da caixa, erros de escrita e outros detalhes, se possuir uma caixa que seja de originalidade confirmada você pode usar essa caixa na comparação.
3) Tampa , verifique a qualidade da tampa ,cor ,forma, se não apresenta tinta ou metais descascando, verifique também rebarbas que podem aparecer em processos de fabricação menos cuidadosos .
4) Pulverizador. Verificar a qualidade geral cor suavidade e facilidade de operação
5) Tubo interno do pulverizador – Verifica qualidade espessura, comprimento e cor.
6) Rótulo  principal do frasco. Verificar a qualidade de impressãotamanho posicionamento e olhar para a gravação, se aplicável.
7) Rótulo do fundo do frasco. Verificar a qualidade de impressão tamanho informações corretas.
8) Código de barras. Verificar o número, tamanho e se possível tentar escanear
9) Cor da  fragrância. Verifique se turvação, precipitados(partículas sólidas) e consistência de cor.
10) Fragrância oleosidade. Verifique se excessiva sensação oleosa.
11) Cheiro de perfume. Verificar se notas de fragrância pungente ou incomuns.
12) Tempo de duração de fragrância. Número de horas de teste. Deve durar pelo menos 2 a 3 horas + .Este tempo de duração pode variar de pessoa para pessoa e também em função da temperatura ambiente.
Reações de pele
13). Preste atenção para coceira, manchas e erupções cutâneas. Perfumes de qualidade raramente apresentam qualquer tipo de reação.
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