Os principais erros nas compras no exterior

Os principais erros nas compras no exterior

Você sabe quais são os erros mais comuns de quem importa? Você sabe como evitar problemas nas suas compras no exterior?

Tem horas que eu paro e começo a analisar o site e percebo que na maioria das vezes os problemas são muito parecidos, e em muitos casos são repetições dos mesmos erros e falta de conhecimento, é preciso conhecer um pouco mais sobre importações como pessoa física, para evitar dores de cabeça com compras que não poderiam ser feitas, ou deveriam ser feitas de forma diferente.

A seguir vamos falar de alguns pontos que deveriam ser observados por todos aqueles que pretendem comprar no exterior, mas muitas vezes são deixados de lado, vamos aos pontos :

1-Quantidades

Você nunca comprou no exterior e entra no site do Amazon e fica louco e quer comprar tudo, eu sei bem como é isso, são roupas de marca eletrônicos, e tudo mais que é muito caro no Brasil, por preços muito vantajosos, Você decidi então que quer aproveitar essa loja incrível e decide reformar seu guarda-roupa de uma só vez .

Essa cena é mais comum do que a gente pode imaginar, e eu volta e meia recebo emails me perguntando como resolver os problemas causados por esse simples exagero. Na verdade o grande problema aqui está no fato de que a nossa legislação, no caso a Receita Federal, não permite a importação como pessoa física de quantidades que configurem fins comerciais.

Existe também uma questão da habitualidade que ocorre quando a pessoa faz várias compras, que mesmo não tendo um grande volume podem configurar comércio, é a famosa importação formiguinha na qual o comprador faz várias compras de forma fracionada.

Falar em quantidades é complicado, pois isso é algo muito qualitativo e depende de interpretação, como exemplo poderíamos falar em um vestido de noiva:

A compra de 3 vestidos de noiva poderia ser encarada como tendo fins comercias , enquanto a compra de 20 camisetas poderia ser vista como uma compra sem fins comerciais. É preciso ter essa visão na hora de importar pois nem todos os critérios podem ser aplicados universalmente.

Então para finalizar esse ponto eu gostaria de despertar o bom senso em vocês que são leitores do CompraNoExterior, pense sempre se sua compra pode parecer uma compra com fins comerciais , eu gosto de não passar de 20 peças de roupas por caixa, mas em alguns casos envio até 30 peças por caixa, em relação a relógios e perfumes é preciso ter outros critérios, pense um pouco:

Se você fosse um funcionário de nossa Receita Federal e tivesse que inspecionar um pacote com 10 relógios diferentes você aceitaria que aquele pacote não tivesse fins comerciais ?

Pense nisto.

2-Evite compras acima de 500 dólares

O ponto acima não seria um erro, e sim uma recomendação quando for possível. Fazer uma importação acima de 500 dólares (mercadoria+frete+seguro) é mais burocrático e mais caro que fazer uma compra abaixo desse valor, quando a gente ultrapassa o valor de 500 dólares a encomenda precisa ser liberada via Importa Fácil.

Nesse processo você vai precisar fazer uma DSI e pagar além dos impostos uma taxa de 150 Reais para os Correios . O processo como um todo fica mais caro e mais burocrático, e a minha recomendação é que, sempre que for possível que você evite compras acima deste valor ou divida suas mercadorias em pacotes que fiquem abaixo desse valor .

Nas compras acima de 500 dólares como a chance de tributação é quase que de 100 % pode ser interessante escolher modalidades de courier, que apesar de terem custos de envio mais elevados possuem taxas administrativas menores.

Enquanto os Correios cobram 150 Reais para liberar mercadorias acima de 500 dólares empresas como DHL,Fedex e TNT cobram algo em torno de 50 reais pelo mesmo serviço . Além de cobrarem menos pelo serviço de desembaraço, com essas empresas você pode receber suas mercadorias em prazos bem menores , em alguns casos em menos de uma semana.

Se você vai optar por empresas de courier é preciso levar em consideração o custo de frete geralmente mais elevado, é preciso analisar qual será o maior peso, ou a taxa de 150 reais dos Correios ou o frete mais caro nessas empresas.

3-Acima de 3 mil dólares nem pensar

Compras acima de 3 mil dólares

Para pessoas físicas seria até possível fazer esse tipo de importação, mas seria algo muito complexo e que necessitaria de auxilio de um despachante, o único tipo de importação nesse caso que valeria a pena seria a de carros novos de alto valor, então esqueça aquele Rolex ou outras mercadorias de alto valor.

Produtos falsificados 

Esse é um ponto que ocorre muito nas importações da China e peru , é preciso entender que a importação de itens falsos está em desacordo com nossa legislação. Sempre que ocorre a desconfiança por parte da Receita de que uma mercadoria é uma réplica esta pode ser encaminhada para a verificação de autenticidade. Este é um processo lento que é feito pelo representante da marca, na prática caso seja constatada a falsificação a mercadoria pode ser destruída e você perde o valor pago.

Você se lembra daquelas imagens de um rolo compressor passando por cima de cds piratas? 

É mais ou menos aquilo, que vai ocorrer com seus produtos falsificados, caso eles sejam descobertos.

importação de cds pirata

 Courier usado de forma desvantajosa

Um outo erro muito comum é o de usar as empresas de courier de forma desvantajosa, muitas lojas mundo a fora preferem usar esse tipo de empresa em seus envios, existem vários motivos para isso, mas o principal é o de evitar que os consumidores reclamem de atrasos que são frequentes nas empresas “postais”como USPS e China Post. Os envios por courier são em muitas situações muito interessantes, eu mesmo era até a alguns anos muito reativo quanto a usar courier, mas hoje estou bem mais flexível e até gostando das vantagens dessas empresas .

Quando falamos de courier estamos nos referindo a(DHL,Fedex,UPS e TNT) não considerar neste caso DHL Global Mail que é um frete postal, mas quando um envio por essas empresas pode ser uma verdadeira tragédia ?

Vamos a um exemplo hipotético :

Vamos em nosso exemplo esquecer qualquer custo referente ao frete propriamente dito e vamos considerar apenas os custos de impostos e taxas presentes nesse tipo de envio. Imagine agora que você comprou uma camiseta por 2 dólares e ela será enviada para você  por DHL ou TNT, legal não é,  2 dólares com 60 % de impostos , então eu vou pagar quando chegar em minha casa apenas 1,2 dólares de imposto, e isso foi muito vantajoso não é ?

É gente, é aqui que a porca torce o rabo, por courier os impostos seriam realmente muito baixos nesse caso, você pagaria os 60% +o ICMS do seu estado , como a mercadoria é muito barata esse custo seria muito baixo, mas a maioria dos marinheiros de primeira viagem não sabem que essas empresas cobram uma taxa administrativa de cerca de 50 reais para desembaraçar as mercadorias , ou seja o imposto seria baixo ,mas a taxa administrativa de 50 Reais encareceria esse envio consideravelmente, o resultado seria um custo final alto para um item muito barato .

A minha recomendação é de que você não use essas empresas para mercadorias muito baratas, pois a taxa administrativa nestes casos poderia ficar muito significativa no preço final.

Mentir na declaração das mercadorias de forma grotesca

Volta e meia eu recebo mensagens com perguntas no mínimo curiosas, já recebi perguntas de pessoas que queriam enviar Iphones declarando como Mp3, gente querendo declarar peças de computador como peças quebradas, tem uma que é muito recorrente de gente querendo enviar Iphone no meio de roupas sem declarar, tem gente que tenta enviar mercadorias controladas e proibidas “esquecendo “de declarar essas mercadorias . 

Essa de não declarar mercadorias pra mim é a pior de todas, pois demonstra toda a  intenção da pessoa em fraudar o sistema, você pode ter certeza de uma coisa, os auditores vão olhar seu pacote com um “carinho” especial, não esqueçam que depois que começaram a usar o raio-x isso ficou muito difícil de funcionar. Há alguns anos um cliente do Shipito resolveu fazer essa tentativa, o resultado foi uma multa de 5 mil dólares. Muita gente fica escutando essas pessoas que ficam postando coisas desse tipo na rede, mas o resultado nunca é bom.

Uma outra que tem acontecido com certa frequência nos últimos tempos, são as declarações muito abaixo do valor real vindas da China por courier. Os chineses no intuito de ajudar acabam causando dores de cabeça em alguns compradores. Recentemente tenho tido muitos relatos de pessoas que foram multadas por terem recebido encomendas subfaturadas e enviadas por Fedex e DHL.

Muita gente que compra na China sabe que muitos vendedores subfaturam as mercadorias sem que a gente solicite, o problema é que para a Receita não interessa se a fraude foi ou não solicitada pelo comprador, eles simplesmente aplicam a multa e quem fica no prejuízo é você . Se você vai receber por Fedex ou DHL solicite que o vendedor declare corretamente o valor das mercadorias.

Colegas esses são os erros mais frequentes, logicamente existem outros pontos, mas evitando esses aqui você vai estar reduzindo seus possíveis problemas de forma bastante significativa.