Cauda longa nas importações

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Hoje eu estava aqui pensando na questão da cauda longa que é um termo da estatística muito importante , você deve estar se perguntando o que vem a ser cauda longa e qual a relação da cauda longa com as compras no exterior, mas existe sim uma relação que se torna muito forte principalmente para aqueles que importam mercadorias para revender .

No que tange as compras com intuito de revenda esse conceito pode ajudar as pessoas a ganharem mais dinheiro fazendo a coisa certa ,  vou tentar fazer a relação entre esse conceito e as compras com fins comerciais, ficarem simples de serem entendidas , pois o intuito aqui é sempre o de fazer você entender conceitos complexos de forma simples .

Mas como funcionaria esse conceito nas compras no exterior com fins comerciais ? Cauda longa nas importações Vamos imaginar o gráfico acima como a distribuição de vendas de um produto qualquer em função da marca , a parte do gráfico representada como cabeça seria a parte  das marcas mais populares  e a parte mostrada como cauda das marcas menos populares , dai o termo cauda longa seria referente as marcas menos populares , mas que representam em volume de vendas a mesma quantidade que a das marcas mais populares.

Observe que a área azul tem mesmo tamanho da área verde , poderíamos considerar essas áreas como valor das vendas ou simplesmente número de vendas, esse é um gráfico genérico mas serve para observarmos bem o conceito da cauda longa.

Então quer dizer que eu poderia ganhar a mesma quantidade de dinheiro vendendo marcas menos populares ?

Exatamente isso , e esse conceito não é usado apenas em roupas , na verdade ele é usado em tudo. Veja o exemplo das montadoras que possuem seus carros 1.0 que formariam a cabeça desse gráfico , mas que não abrem mão de ter também a cauda longa  formada por carros mais caros como utilitários , pick ups , entre outros. Abrir mão da cauda longa pode ser extremamente desvantajosos, e querer competir apenas na cabeça  pode ser extremamente difícil.

Não estou falando para você que revende roupas, esquecer da Hollister e da Ralph lauren , mas sim para incluir outras opções menos concorridas no seu leque de marcas, eu vejo as pessoas tentando de todas as formas venderem Hollister e ai acontece aquilo que é básico na economia, que é a lei da oferta e procura , ou seja, se muita gente vende o mesmo produto o preço cai e a venda fica mais difícil.

O outro problema destas marcas da cabeça e não da cauda longa  é o de concorrer com as falsificações do Peru e China , se você se desloca para marcas menos visadas por revendedores, essas marcas tem um nível de produtos falsos menores, e concorrer com itens falsos é tarefa difícil pois o preço sempre será muito menor que o do original. Então a grande sacada é procurar uma grande marca  que não esteja saturada.

Eu não pretendo indicar nenhuma marca aqui pois só o fato de indicar uma marca para que você trabalhe com ela, pode causar esse efeito de saturação na marca indicada. Como somos lidos por milhares de pessoas diariamente, nossas dicas são seguidas por muita gente, e eu não quero induzir vocês a comprarem uma marca em especial, fazendo todo mundo fazer a mesma coisa, e no final não levar vocês a um resultado satisfatório.

Para avaliar esse nível de saturação você pode visitar os principais sites de venda e observar como estão a concorrência e as vendas de determinada marca ou produto, nos falamos na questão da marca , mas mesmo dentro da mesma marca podemos ter esse efeito da cauda longa, isso pode ocorrer por exemplo em modelos diferentes de relógios de uma mesma marca, pode ocorrer de um determinado modelo não ser muito vendido e como a concorrência é menor você terá uma facilidade maior em vender esse relógio, no lugar daquele que todo mundo quer.  

Então para finalizar o ideal é não ficar somente nas marcas de alta concorrência, e tentar também outras marcas de boa qualidade , que não tenham virado moda ainda. Marcas top que ainda não estão saturadas possuem público cativo, e é ai que se ganha dinheiro.