Crônica de uma viagem ao exterior! Parte 1

Você já foi folgado com seus amigos em viagens ao exterior?

pare

Caros colegas, eu estava aqui me preparando para uma viagem aos Estados Unidos e ai me veio esse tema na mente, realmente é muito comum isto que vou falar aqui hoje ocorrer quando a gente viaja para o exterior, sempre aparece um amigo ou parente que quer que você faça “umas compras” para ele no exterior.

O pior é que muitas pessoas não tem o mínimo de noção, e te pedem coisas do arco da velha, até pedido de um Imac me fizeram, imagine só eu trazendo um Imac de 27 polegadas dentro da mala! Olha a foto do bichinho ai embaixo:

imac

Gente nesse momento com certeza já devo ter feito uns três ex-amigos, mas depois eu converso com eles e fica tudo numa boa! Me desculpe antecipadamente ai amigo do Imac, mas não pude deixar de usar seu exemplo, depois te mando a conta do imposto e do IOF.

Teve também pedidos de Gopro, de 200 camisas da Hollister, só faltou me pedirem pra trazer uma mesa digitalizadora e uma ploter, tomara que meu amigo que precisa de uma mesa digitalizadora não esteja lendo isso! E ai eu pergunto para vocês, e meu limite de bagagem onde fica?

Teve até outra situação que foi até engraçada, eu está lá no trabalho e ai chega aquele colega de trabalho que raramente conversa com você, e dá aquela rodeada e vem com aquele pedido irrecusável:

-“Fabrício, me falaram que você vai pros Estados Unidos, e eu pensei se você não poderia me trazer um Ipad”

Colegas eu dei esses exemplos para vocês verem como nossos amigos às vezes ficam sem noção e até folgados, não seria muito mais simples eles usarem um serviço de um redirecionador de encomendas e fazerem eles mesmos suas compras, ou eles acham que eu com um Imac na mala vou entrar na fila de nada a declarar, e depois tomar uma multa por causa do Imac deles.

Problemas que podem ocorrer

Vamos falar de algumas situações imaginárias, que gerariam muito desgaste para ambas as partes caso venham a ocorrer nessas comprinhas de favor, imagine que você está trazendo um Imac destes que custa na faixa de 2 mil dólares, e ai por um azar sua mala é extraviada ou o Imac é roubado, e agora José?

Eu já tive uma situação parecida com esta, mas a minha foi um pouco diferente. Eu estava comprando uns perfumes em uma loja online, e enviando por correios, foi quando um grande amigo meu me pediu para comprar para ele alguns perfumes e enviar para casa dele(um favor só fiz o pagamento com meu paypal). Eu fiz a compra e enviei pra casa dele.

Só que a lei de Murph é fogo, e a mercadoria foi roubada nos correios, a loja não quis devolver o dinheiro, e além disso o prazo de contestar no paypal já tinha acabado, afinal ele me avisou quase 3 meses depois, resumindo a conversa:

O meu amigo achava que eu deveria devolver o dinheiro para ele, pelo simples fato de eu ter feito a compra pra ele,  na cabeça dele aquela compra era minha responsabilidade, depois desta situação eu sempre falo com quem me pede para comprar algo no exterior, se extraviar nos correios ou no aeroporto você vai ter que me pagar do mesmo jeito.

Então pense na situação de roubarem suas mercadorias ou bagagem. E ai quem vai assumir o prejuízo neste caso?

Seu amigo ou colega vai aceitar pagar por uma mercadoria que foi roubada e que ele não vai receber?

É bom vocês pensarem nisto antes, para não ficarem estressados depois.

Então antes de aceitar fazer essas compras para os colegas siga o script abaixo:

1-Primeiro fale que você vai passar na fila de itens a declarar na volta, e que ele terá que pagar o imposto e IOF das compras que você fará pra ele, isso já vai reduzir os pedidos em uns 50%.

2-Fale que você precisa que ele concorde que caso a mercadoria seja extraviada ou fique danificada, que ele assuma o prejuízo e não você, afinal você está fazendo um favor e não uma venda, esse é o ponto mais importante.

3-Pergunte se ele conhece o sistema de redirecionadores de encomendas, se não conhecer forneça o link de nosso site pra ele.

4-Não se sinta constrangido em expor suas condições, pois se uma pessoa que te pediu para trazer um IPAD não souber que ela tem que pagar mesmo que sua mala seja roubada, quem vai ficar no prejuízo é você.

5-Eu até pediria o valor da compra adiantado e depois acertaria possíveis ajustes no câmbio, desta forma você não corre nem o risco de tomar um calote depois.

6- E outra dica para vocês que pretendem viajar, e que também é muito importante: nunca aceitem levar mercadorias de pessoas desconhecidas para fora do Brasil nem de lá para o Brasil, fazer este tipo de favor pode te causar uma grande quantidade de problemas, imagine que você pode ser usado para transportar algo ilegal sem saber.

Então colegas para finalizarmos este  primeiro post desta série, gostaria de lembrar para todos que agora temos várias opções de redirecionadores de encomendas, e ninguém precisa mais incomodar os amigos com pedidos de compras, se você preza suas amizades use redirecionadores de encomendas, deixe sempre clara sua posição em relação ao favor de fazer uma compra no exterior, afinal você não tem que se prejudicar se algo der errado, e aproveite sua próxima viagem.

 

Links complementares recomendados

compranoexterior.com.br/compras-em-viagens-ao-exterior

shopfans-endereco-de-compras-nos-estados-unidos

br.shopfans.com

ebook-gratuito-compras-no-exterior

shipito

br.shipito.com

Atenção 

Se você gostou deste artigo por favor compartilhe clicando no ícone de uma das redes sociais abaixo.

Muitos pedem dinheiro e vendem cursos, aqui no CompraNoExterior eu não vou te pedir dinheiro, mas vou te pedir um clique em uma das redes sociais abaixo, você não vai gastar mais que 3 segundos, obrigado.