A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Quando vemos no rastreamento de uma encomenda a seguinte mensagem :

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores ,estamos diante daquilo que nenhum importador deseja.

Vamos hoje mostrar os principais motivos que levam sua encomenda a não ter a importação autorizada, a maioria absoluta por erros de preenchimento ou condutas ilícitas por parte do remetente , em muitos casos com conivência com o destinatário.

Falta de dados na declaração

O exemplo abaixo é um dos mais comuns, a loja chinesa esqueceu de declarar o conteúdo do pacote.

Eles declararam o valor das mercadorias, mas na linha que deveriam colocar a descrição da mercadoria deixaram em branco, o resultado foi a devolução da encomenda.

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Importação não autorizada por subfaturamento

Abaixo um exemplo de importação que não foi autorizada devido a subfaturamento das mercadorias.

O subfaturamento aparece como causa base, quando verificamos o status no Minhas Importações.

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada
A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Falta do remetente

Um outro motivo que ocorre com frequência é a ausência das informações do remetente.

Podemos ver essa causa no exemplo abaixo, este foi o motivo da devolução desta encomenda.

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Pessoa física importando com finalidade comercial

Este é um dos erros mais comuns, principalmente nos marinheiros de primeira viagem.

Se você é pessoa física não dá pra você querer importar como se fosse uma loja.

As quantidades que caracterizam finalidade comercial podem variar muito dependendo do produto, como exemplo eu poderia te falar que comprar 5 camisetas é perfeitamente aceitável, mas comprar 5 vestidos de noiva não é.

Tenha bom senso para evitar este tipo de problema, se você é pessoa física compre como uma pessoa física .

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Outros motivos

Anteriormente destacamos os principais motivos para uma encomenda ter a mensagem: A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores ,  mas estes casos não são os únicos motivos, existem também outros motivos que vamos destacar agora.

Produtos falsificados

Quando a Receita desconfia que um produto é falsificado, existe um procedimento para que seja verificada a autenticidade do produto.

Caso seja constatada a falsificação, a importação não é autorizada, e o produto pode ser enviado para destruição.

Produtos falsificados geralmente não são devolvidos ao remetente, e na grande maioria dos casos são destruídos.

Produtos de importação proibida

Existe uma série de produtos de importação proibida que poderiam levar ao caso da importação não ser autorizada, existe uma lista no link www.correios.com.br/a-a-z/pdf/importa-facil/Lista_objetos_proibidos.pdf nela podemos conferir os produtos proibidos.

Isso não quer dizer que a Receita coloque esta lista em prática em todas as situações.

O caso mais notório deste comportamento, de não seguir essas regras ao pé da letra, ocorre com produtos usados, que na maior parte dos casos não são impedidos de entrar.

Os mitos da Anatel

Tenho lido muita coisa sobre Anatel impedindo a entrada de smartphones no Brasil , o fato concreto é que a Anatel criou uma regra e fez a sua divulgação, uma regra sobre a homologação de celulares importados.

O fato concreto é que até agora não vi nenhum de nossos leitores reclamando disso, e nem relatos da Receita enviando smartphones para homologação na Anatel em grande quantidade.

Somos um site com milhares de visitas diárias, no qual tivemos poucos relatos de problemas especificamente relacionados a Anatel, me lembro de um caso com drones, mas nada relacionado a smartphones.

O que pude notar foi que com alguns leitores, o problema não foi em relação a Anatel em si.

Analisando os códigos e informações do Minhas Importações , estes smartphones não tiveram a importação autorizada por problemas nas etiquetas.

Os casos que avaliei tinham falta de informação do conteúdo da caixa, e ausência dos dados do remetente, ou seja, nenhuma relação com Anatel, ou com tipo de conteúdo.

Em suma tivemos muito rebuliço em relação a Anatel , mas na parte prática não foram percebidas mudanças

Pelo que vimos na prática não é possível afirmar ,que a Anatel esteja impedindo a entrada de celulares, e nem de que os celulares estejam sendo enviados para homologação em um número significativo.

Não quero dizer aqui que não existam casos de celulares sendo enviados para homologação, quero dizer que não estou vendo isso como uma prática generalizada.

No meu modo de ver, se isso fosse uma prática em 100% dos casos, estaríamos com centenas de relatos, e o que vemos são pouquíssimos casos sendo relatados.

Não sou de importar celulares com frequência , mas importei depois da criação desta regra 3 celulares Xiaomi Mi A2, e nenhum deles teve a importação não autorizada, ou teve que ir para homologação na Anatel.

Não sei se tive sorte, ou se está acontecendo com todo mundo, o fato é que não tenho relatos significantes aqui no site, de pessoas pagando homologação.

Isso me leva a crer que está regra não está ainda sendo implementada de forma irrestrita, talvez seja uma daquelas regras que não colocam em prática, como a proibição de importar usados.

Como descobrir o motivo

Para sabermos o real motivo da mensagem : A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores , estar aparecendo em seu rastreamento, devemos tomar algumas medidas bem simples:

1 -Faça o cadastro no sistema Minhas Importações dos Correios no link https://apps.correios.com.br/idCorreios.

2- Depois de cadastrado, entre no minhas importações e faça uma busca com o código de rastreamento, observe a imagem abaixo, coloque o código de rastreamento e faça a busca:

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Depois de feita a busca vai aparecer a encomenda como imagem abaixo, clique no I para que seja apresentado o motivo da devolução:

Pelo descritivo da ocorrência podemos ver que se trata de mais uma encomenda sem descrição do conteúdo.

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Como agir

Primeiro temos que compreender que os Correios/Receita hoje, não aceitam muito daquilo que aceitavam no passado.

Lojas chinesas enviavam para o Brasil sem seguir as normas internacionais, e os Correios davam um jeitinho, hoje isso não é mais aceito.

Medidas possíveis

Você pode tentar abrir uma reclamação depois de receber a mensagem de que sua encomenda não foi autorizada, o melhor caminho seria via telefone, mas o processo de devolução ocorre de forma tão rápida, que provavelmente você não conseguirá reverter o caso.

Existem situações nas quais nem adianta você tentar reverter, seriam os casos de produtos falsos, proibidos ou com destinação comercial, neste caso você deve tentar um reembolso com a loja ou vendedor.

Nos outros casos você deve entrar em contato com a loja ou vendedor, e informar que devido a um erro no preenchimento da declaração, a encomenda não foi aceita, e que você deseja chegar em um acordo.

Se comprou em lojas que tem proteção para compradores, fique atento aos prazos de proteção, e abra disputa em último caso, quando não se chega em um acordo.

Como evitar estes problemas

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada

Para evitar esse tipo de problema temos que saber se quem faz a postagem da encomenda, sabe o que está fazendo, e se tem habilidade para isso.

O que temos visto principalmente em marketplaces como Aliexpress e Ebay e também em lojas , é que muitos desses vendedores enviam cometendo erros básicos, e causando todo tipo de problema para os compradores.

Optar por vendedores com muitas vendas , pode ser uma saída, afinal vendedores com muitas vendas e muita experiência, são menos susceptíveis a estes tipos de erros.

Mandar uma mensagem com advertência de que no Brasil não podem faltar a descrição do produto, nem os dados do remetente, pode ajudar a reduzir esse tipo de problema.

Muitos destes casos devem ter relação direta com o modelo de drop shipping, que muitos desses vendedores utilizam.

Talvez para esconder o verdadeiro fornecedor, muitos distribuidores omitam a informação do remetente, e acabem causando esse problema.

Redirecionadores americanos

Não vejo esse tipo de problema ocorrendo com redirecionadores americanos.

Nunca vi nem tomei conhecimento, de que nenhum pacote enviado por Shopfans , Qwintry, Shipito entre outras, tenha retornado por falta de dados do remetente.

Esse tipo de falha não é de meu conhecimento nestes redirecionadores.

Grandes lojas americanas também não cometem esse tipo de erro, me parece que o problema é mais localizado nos países asiáticos.

Links complementares

compranoexterior.com.br/category/redirecionadores-de-encomendas/
compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas/