Depois de mais de 1 mês de implantação da taxa de 15 Reais o que temos de fato?
Atualização : Notamos que o nível de cobrança da taxa em alguns tipos de frete está relativamente elevado , este é o caso dos Small packets que tem código de rastreamento começando com a letra R, fretes epacket continuam com baixo nível de pacotes pagando a taxa.
Depois do comunicado oficial dos Correios, que ocorreu há mais de um mês, sobre a cobrança de 15 Reais em encomendas não tributadas.
O que podemos perceber é que a taxa vem sendo cobrada em casos raros, a prometida cobrança não foi posta em prática na maioria absoluta dos casos, esta foi a constatação que pude ter no último mês .
Logicamente que tivemos relatos de leitores que tiveram que pagar esta taxa em pacotes não tributados, mas na maioria absoluta dos casos a cobrança não foi posta em prática.
Eu mesmo costumo usar muito epacket enviados pelo Shopfans, e até agora nenhuma destas encomendas teve essa cobrança de 15 reais, isso quando não foram tributadas.
Me parece que não virou ainda uma prática comum que esses pacotes não tributados paguem esta taxa, isso não significa que futuramente não possam vir a cobrar, mas a foto do momento é a de que não estão cobrando a taxa na grande maioria das encomendas.
O que esperar do futuro em relação aos 15 reais que seriam cobrados?
Se observarmos as regras existentes nesta área de importação de mercadorias, podemos chegar a conclusão de que nem tudo é aplicado em 100% dos casos.
Se formos observar as regras de tributação poderíamos dizer que tudo enviado por pessoas jurídicas deveria ser tributado(regra oficialmente aplicada pela Receita Federal), mas na verdade raramente encomendas abaixo de 50 Dólares são tributadas, lembrando que oficialmente essa isenção só seria cabível em envios de pessoas físicas marcados como Gift.
O que temos de fato é que no Brasil, nem sempre as regras são aplicadas em 100% dos casos, e no caso da cobrança da taxa de 15 Reais, a observação e os relatos que temos tido dão conta de que essa cobrança ocorre raramente.
Vamos manter nossa observação
O que podemos dizer para vocês que são leitores do CompraNoExterior, é que esta é a foto do momento , vamos continuar observando, e em casos de mudanças significativas deste quadro, voltaremos a escrever sobre.
Em suma pouca coisa se alterou, conforme podemos observar nos últimos dias, e como a gente sempre fala aqui, é preciso esperar as coisas se acomodarem antes de falarmos que tudo ficou mais difícil,podemos concluir que tudo continua praticamente igual.
Links complementares
taxa-de-15-reais-dos-correios-e-as-formas-de-minimizar-seu-impacto-leia-nossas-dicas-e-se-proteja
taxa-de-15-reais-dos-correios-despacho-postal-para-encomendas-nao-tributadas
Mauricio, o epacket continua sem taxa?
Os meus sim , e os de outros leitores também .
oi boa noite… meu amigo fiz uma compra pelo wish, minha encomenda ja ta no brasil. porem ta cobrando uma taxa de 15 reais, mais nao consigo encontrar nos correios do brasil com o numero de rastreio q tenho… inicial e VR E FINAL YP. foi recebido pelos correios do brasil dia 28 01 2019 e no dia 29 01 2019 foi liberado sem tributacao as 11:44h. dai as 11:45h apareceu a seguinte frase AGUARDANDO PAGAMENTO… So q nao to localisando aq no brasil oq devo fazer…. me ajude…
Bom dia,
no nosso artigo https://compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas/ eu explico como rastrear a maior parte dos fretes existentes lá temos o caso do Yanwen Express, abaixo eu copio parte do texto , o ideal é olhar lá no artigo que fica mais claro :
Rastrear pacotes do Yanwen Express
Um frete muito utilizado por lojas chinesas é o Yanwen Express, esse tipo de frete causa muitas duvidas em nossos leitores e merece um item só para ele .
O frete da Yanwen Express tem um formato parecido com o exemplo a seguir XX123456789YP, ou seja duas letras na parte inicial, seguidas de 9 numerais, e na parte final YP.
Existem algumas formas de conseguir o código que funciona em nossos Correios:
Forma 1- Use o link http://track.yw56.com.cn/en-US quando você colocar o código no formato XX123456789YP e mandar rastrear , será mostrado o código do pacote em nossos Correios , observe a imagem abaixo:
Infelizmente tive meu objeto taxado ;/
Será que da pra levar essa cobrança em procon?
Vc se encaixa em algum caso de isenção?
As minhas experiências batem com o escrito no artigo. Resumindo, meus pacotes chamados epackets (LX US) importados dos EUA, na minha opinião, hoje é o melhor frete. Pelo menos no meu caso nunca paguei os 15 reais e o frete é mais rápido do que EMS. Normalmente, chega em duas a três semanas. Em alguns casos é mais rápido do que o PAC nacional. Até dois kilos é o melhor frete e muitas vezes compensa fracionar e mandar por este frete.
Obrigado pelo relato , o epacket continua na minha opinião como o melhor frete para itens de baixo peso , rápido, barato e etc,,, só tenho elogios para essa modalidade
RX890653053CN
Objeto atingido por incêndio em unidade operacional
Objeto atingido por incêndio em unidade operacional
22/01/2019 00:16 EMBU DAS ARTES / SP
22/01/2019
00:16
EMBU DAS ARTES / SP Objeto atingido por incêndio em unidade operacional
21/01/2019
13:26
EMBU DAS ARTES / SP Objeto saiu para entrega ao destinatário
24/12/2018
14:05
CURITIBA / PR Objeto pago.
Consulte os prazos clicando aqui.
21/12/2018
15:13
CURITIBA / PR Aguardando confirmação de pagamento
Aguardando a confirmação de pagamento pela operadora.
20/12/2018
12:15
CURITIBA / PR Aguardando pagamento
Aguardando pagamento do despacho postal.
20/12/2018
12:14
CURITIBA / PR Liberado sem tributação
Aguardando pagamento do despacho postal.
19/12/2018
13:45
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
03/12/2018
11:16
CHINA /
Objeto encaminhado
de País em CHINA / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BR
03/12/2018
02:47
CHINA / Objeto postado
é agora ?
Agora é ver se o remetente fez seguro e conversar com ele.
O remetente e quem re-embolsar o frete e custo de produtos. VOCE precisar falar com correios para os R$15.00.
Exatamente
Minha encomenda voltou pra CHINA? É o seguinte moro em uma cidade proxima a Campo Grande/MS, paguei a taxa de R$15,00 e o pagamento foi confirmado no idCorreios, porem quando a encomenda chegou em Campo Grande/MS, simplesmente voltou para São Paulo/SP e agora voltou pra China… Como proceder?
Objeto recebido em
12/12/2018 11:23 CHINA /
12/12/2018
11:23
CHINA / Objeto recebido em
01/12/2018
07:39
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para País em CHINA /
27/11/2018
11:22
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em SAO PAULO / SP para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
23/11/2018
18:46
CAMPO GRANDE / MS
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em CAMPO GRANDE / MS para Unidade de Logística Integrada em SAO PAULO / SP
22/11/2018
15:32
BANDEIRANTES / MS
Objeto encaminhado
de Agência dos Correios em BANDEIRANTES / MS para Unidade de Tratamento em CAMPO GRANDE / MS
22/11/2018
10:39
BANDEIRANTES / MS Objeto mal encaminhado
Encaminhamento a ser corrigido.
01/11/2018
05:23
Curitiba / PR Objeto pago.
Consulte os prazos clicando aqui.
30/10/2018
12:47
Curitiba / PR Aguardando confirmação de pagamento
Aguardando a confirmação de pagamento pela operadora.
23/10/2018
09:49
CURITIBA / PR Aguardando pagamento
Aguardando pagamento do despacho postal.
23/10/2018
09:48
CURITIBA / PR Liberado sem tributação
Aguardando pagamento do despacho postal.
22/10/2018
09:36
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
Agora já retornou, você precisa chegar em um acordo com quem te vendeu ou para enviar novamente ou para te reembolsar, em relação a taxa é preciso saber o motivo da devolução que não ficou claro nesse rastreamento
Entrei no fale conosco pra abrir uma reclamação de encomenda internacional, mas quando eu coloco os dados ele diz que a data prevista pra entre é dia 07/02/2019, sendo que no rastreio o produto voltou pra china, vou aguardar até dia 07/02/2019 e se nada resolver vou tentar solicitar reembolso (pois o prazo do aliexpress já acabou), e duvido também que os correios estornaram o valor de 15 reais
Peça então o reembolso logo , se retornou não tem motivo para esperar.
Ola Fabrício deu ruim pra mim nessa de 15,00 reais veja o que aconteceu abaixo
01/12/2018
01:17
CHINA / Objeto postado
Aguardando pagamento do despacho postal.
20/12/2018
09:38
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
21/12/2018
14:00
CURITIBA / PR Aguardando pagamento
03/01/2019
15:03
Curitiba / PR Objeto pago.
Consulte os prazos clicando aqui.
10/01/2019
10:00
Curitiba / PR Pagamento não confirmado pela operadora.
Entre em contato com sua operadora.
tipo WTF eu paguei os correios confirmaram e agora vem essa mensagem de que tenho que pagar de novo os 15,00 reais o que fazer nesse caso ?
Estou com o comprovante de pagamento tudo certinho aqui gerei um novo boleto e para pagamento e mudou o numero do pedido e os dados do boleto.
Você vai precisar de entrar em contato com eles para fazerem o estorno, e se fosse você pagaria o boleto para garantir que não retorne , no site dos correios tem os telefones de contato.
Boa tarde, quando no rastreamento do Correio, apos o pagamento da taxa de despacho postal, aparece ” objeto pago” significa que o objeto ja è encaminato para o destinatario. Prazo entrega 40 dias uteis.
Pode até levar esses 40 dias , mas isso nós fretes mais lentos , geralmente vai chegar antes disso
Boa noite. Fabrício!
Foi comprado um cabo pelo o site da Banggood aonde estava no armazém do Estados Unidos aonde ao comprar ele disse que o método do frete seria este aqui US International Shipping e quando eles me mandaram o código de rastreamento era só de números que é este aqui amigo (419290129689) e ao colocar este numero mostra que o mesmo esta sendo enviado pela transportadora FEDEX e agora ficou a duvida se quando chegar aqui no Brasil vai virar um código de rastreamento que dar para rastrear pelo os Correios ou será que vai continuar sendo rastreado pelo o site do FEDEX e se é eles que vai entregar ou não amigo?
Este é o link de rastreamento do meu pedido: https://www.fedex.com/apps/fedextrack/?action=track&trackingnumber=419290129689&cntry_code=br&locale=pt_BR
Espero que você me entenda e posa me ajudar a tirar esta dúvida.
Tem alguns fretes da DHL e Fedex que são entregues pelos Correios , são tipos de airmail , no estágio atual não consegui perceber se seria esse o caso.
Aí quando é airmail, que dizer que é o frete mais lento e rastreado normal né isso amigo?
É o lento e em muitos casos o rastreamento não funciona aqui
Moro em SP e meus airmails voltaram para origem, pois os correios não estão enviando a cartinha para pagar os 15 reais. Simplesmente a encomenda chega aqui e volta por falta de aviso dos correios para pagar a taxa.
Peça para quem envia adicionar o seu celular na etiqueta de envio, os Correios estão avisando por SMS
Me cobraram a taxa de 15,00 que foi paga 20/12/2018 e já consta como pago.
Até hoje não alterou em nada o status do meu objeto e o pago ficou no status depois de alguns status de postado para a china, muito estranho, será que devolveram o pacote?
O estranho é o status está assim ainda:
Objeto pago.
CLI CURITIBA – Curitiba/PR
1 semana, 5 dias atrás
Global20/12/2018 14:39 Objeto Postado
CHINA
1 semana, 5 dias atrás
Global 20/12/2018 14:39 Objeto Postado
CHINA – CHINA/CN
1 semana, 5 dias atrás
20/12/2018 12:15 Aguardando pagamento
UNIDADE INTERNACIONAL CURITIBA – CURITIBA/PR
1 semana, 5 dias atrás
Rastreamento estranho, pode ter ocorrido falha no lançamento das informações, o processo de devolução não é tão rápido.
Leonardo, escreva a tua reclamação na parte onde está escrita Reclamação pela Internet. Tem
funcionado bem em menos de 24 horas
Dê uma olhada se a postagem da sua mercadoria não foi feita pelo Aliexpress. Se foi feito, fique tranquila, pois, o rastreamento é diferente da China Post.
Pacotes com número de rastreio começado por L realmente não pagam a taxa e tive a prova disso semana passada quando o produto foi entregue em casa sem custo (e em menos de 1 mês). Outra forma de não pagar é quando o produto vem sem número de rastreio (de fato, mais perigoso e bem mais demorado, mas também os correios não podem te cobrar se eles não tem como te avisar que o produto chegou. Também tive a prova disso no mês passado). Infelizmente não vi nenhuma forma de não pagar depois que o pedido foi feito, tem o rastreamento e chegou no Brasil. A única dica que posso dar é que o momento de burlar essa regra é na hora da compra: falem e negociem com o vendedor pra usar a transportadora que usa o rastreio L ou que não forneça número de rastreamento algum. Enquanto isso, encorajo a todos a entrar e reclamar no Procon por essa taxa abusiva e ilegal, quanto mais queixas e processos, maiores as chances dos correios voltarem atrás!
Exato , fretes começados com L não estão cobrando os 15 , ou seja usem epacket como eles são conhecidos
Olá! Tenho uma encomenda vinda da China que até tem código mas não funciona no site dos Correios. O código começa com as letras “UE” e parece que vem por uma tal de “Winit”… Será que se encaixa nesse exemplo que não precisa pagar também os 15 reais? 🙂 Obrigado pela atenção!
Não, esse é um outro tipo de frete , e vou te adiantando que não tem rastreamento funcional dentro do Brasil.
Eu fiz compra no Aliexpress, e como sempre espero recebimento, depois de muito esperar resolvi procurar se havia alguma mensagem e quando fiz rastreamento descobri que todos os produtos haviam sido devolvidos por falta de pagamento. Quem o correio avisou ? onde esta a informação que deveria ser pago ? o sistema é burro e feito para enganar, preferem devolver e arcar com as despesas ao avisar ou melhorar o sistema.
Comprei produto com frete grátis, vendedor custeou o envio e correio custeou a devolução.
MUITO INTELIGENTE MANEIRA DE ROUBAR, CORREIO EMPRESA FALIDA COM DIVIDAS E PROBLEMAS, ACHOU MELHOR SISTEMA DE RESOLVER A PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO.
Marly, ocorreu o mesmo comigo, depois de muito esperar fui verificar o rastreio, e 31 encomendas estava com status de devolvido. E peças que eu preciso com urgencia, até então eu acompanhava apenas o prazo do aliexpress.
Bom dia amigo preciso de sua ajuda, infelizmente uma encomenda minha foi taxa ela foi enviada pela Special- Line YW, logo o rastreio não aparece no rastreador dos correios, apenas em outros rastreadores internacionais (17 tracker). Já foi atualizado que o produto foi taxado e está aguardando pagamento, porém não consigo paga-lo pois o código não aparece nos correios. o que posso fazer pra pagar essa maldita taxa? ouvi o pessoal dizendo que recebe por sms, porém ainda não recebi nada, e no caso de receber por sms eles mudam o rastreio para pode acompanhar no Brasil? e qual o prazo de pagamento do boleto para que o produto não seja devolvido? desde já agradeço. obrigado.
Bom dia Matheus , eu explico como rastrear esse tipo de frete em https://compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas/ procure no artigo a parte Rastrear pacotes do Yanwen Express
Compras da Flórida (USA) por first class small package cujo rastreio começa com “L” tiveram a cobrança dessa taxa de R$ 15 reais? Quanto tempo em média demora para entregarem?
o processo todo está variando de 20 até uns 40 dias na média, mas tem casos mais rápidos e mais lentos que isso
Boa tarde, tenho um monte de encomendas que o rastreio não atualizam nos Correios brasileiro, a maioria vindas do Wish e Aliexpress
.
UB508395237YP (37 dias)
UQ180522173CN (41 dias)
UQ237730710CN (34 dias)
LB166135805SE (29 dias)
RF592009554SG (2 dias)
Será que essas encomendas foram devolvidas sem que os Correios brasileiro tenha notificado sobre a taxa de 15 reais?
Obg.
Quando são devolvidas aparece no rastreamento, essa época é uma época em que atrasos são frequentes , todo fim de ano é a mesma coisa.
As compras com rastreio iniciado por “L” não pagam a taxa, essa informação achei no site dos correios, agora o frete mais barato iniciado por “R” paga sempre e demora pelo menos o dobro para chegar,
Ivan a gente estava vendo isso na prática , mas eu particularmente não vi um comunicado oficial, você poderia compartilhar o link onde leu isso , obrigado por trazer informação tão importante .
Mentira esse “raros” ai .. eu fui roubado já 6 vezes pelos correios nesses últimos 2 meses.
Acho que você não leu a atualização do post que está em negrito azul , quando o quadro muda a gente atualiza o artigo para nova condição e coloca um aviso alertando , infelizmente muitos leem e não se dão conta daquilo que está escrito, então vou colocar mais um item para chamar atenção das pessoas de que parte da informação mudou , vou riscar o texto que merece atualização ,para que ninguém mais se confunda , obrigado por comentar , esses comentários ajudam a gente a perceber que a informação, que eu achava que estava clara com um aviso de atualização , na verdade ainda deixou algumas pessoas com dúvidas
Por que o sistema não tem a capacidade de verificar o nome e o endereço de destino antes de pagar o despacho postal?
Você só vê se o pacote é seu depois de pagá-lo e olhar para o DIT. Neste ponto, você já pagou.
Existe alguma maneira de descobrir antes de pagar, se o número de rastreamento está correto? (remetentes de alto volume estatisticamente terão erros na correspondência de números de rastreamento para a ordem correta, é a natureza do grande negócio. Como podemos garantir que não somos vítimas dos Correios por causa desse erro simples?)
Tem como ver o DIT antes do pagar? Eu so pode ver o DIT na Minhas Importações DEPOIS de pagar.
Os seus não estão aparecendo a DIS antes de pagar, no caso de DIS com imposto + o despacho eu lembro que aparece tudo antes do pagamento , mas no caso só do despacho eu te confesso que fiquei na dúvida , mas pelo que você fala parece que passou pela situação, ai neste caso seria ligar nos Correios para ver no nome de quem aparecerá a DIS
Oi Fabrício, para a sua análise sobre a resposta do vendedor. O Aliexpress e o Alibaba já se meteram nesta briga.
O vendedor fez uma nova proposta
Proposta:
Reembolso somente US $ 0,00
Comentários:
Mercadorias chegaram ao Brasil horas extras comprador não pagou tarifas, resultando na transferência de mercadorias. Esse é o problema do governo brasileiro e do comprador. Finalmente, precisa ser resolvido pelos empresários. Nós não podemos permitir isso. Temos 30% de compradores brasileiros em nossas lojas e somos obrigados a parar de despachar todos os produtos brasileiros.
Eu estou achando que se o vendedor lhe avisa antes de cumprir o pedido, que há uma taxa postal despacho, e você reconhece isso antes de enviá-lo para você, então eles podem usar isso para negar um reembolso legalmente.
MAS se eles não o aconselharem, você pode ter motivos para o seu reembolso – apenas declare que você não foi avisado sobre esta condição que pode anular o reembolso na disputa.
É claro, releia a mensagem anterior para se certificar de que você não foi avisado antes de adicionar essa defesa à disputa.
A cobrança da Taxa de Despacho Postal no valor de R$ 15,00 deveria ser para a melhoria dos serviços dos Correios do Brasil. Assim, é que foi dito pelos funcionários da Empresa. E o que não tenho visto. Antes da taxação levava cerca de 40 dias para a entrega da mercadoria sem contar os 20 dias a 1 mês depois da compra no exterior. No meu caso a China. Mesmo com a demora de 3 a 4 meses, a mercadoria chegava ao nosso lar. Agora depois da TDP, virou uma incompetência imensa e o desrespeito ao consumidor que me vejo entrando com um processo contra os Correios do Brasil. Vou explicar. Eu recebi umas 6 notificações via SMS da chegada da mercadoria em Curitiba, e que constava no boleto o link PAGAR. Ai tudo bem. No mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, realizada o pagamento via boleto. Mas permaneceu a demora de 40 dias para a entrega. Até ai, aguenta-se. Só que fatos estranhos começou a acontecer. Recebi um SMS de um boleto, sem constar o link a PAGAR. Imaginei algum erro da concessionária e sempre olhava o rastreamento, até que o vendedor ou loja da China me disse que a mercadoria tinha sido devolvida. Mas como, se não recebi o boleto para efetuar o pagamento? Numa outra, a mercadoria foi parar em São Paulo, e que alguém recebeu a mercadoria por mim. Erro de quem? A loja, mandou no endereço certo, mas o Correios mandou para um endereço errado. Neste, tive prejuízo, pois, a loja não assumiu e nem me deu a oportunidade de abrir disputa, isto é, a devolução do dinheiro. Agora, me vejo numa situação pior ainda. Mais de 7 mercadoria foram devolvidos ao seu Pais de origem. Em nenhum deles, recebi as notificações via SMS. Tento ligar pra Ouvidoria dos Correios, que argumenta o óbvio. O não pagamento da Taxa de Despacho Postal de 15,00. Agora, te pergunto, como pagar se nada é comunicado ou informado? Pois, eu só tenho o rastreamento para a devida checagem. E depois, tudo fica no vazio. O que me resta, é o constrangimento de eu solicitar as devoluções dos valores que é feito em dólar. Sei que alguns devolveram, e os que não devolverem? Como é que fico? Te pergunto, que tipo de controle tem os Correios para mandar pela via do SMS da mercadoria que chegou, aí faz a checagem se foi pago ou não, depois procura dentro dos milhões de pacotes, o que será devolvido ou não? Nem se tem o direito, de um segundo aviso. Aí, te pergunto, a quem interessa que milhões de pessoas paguem os 15,00 já que o serviço é deficitário? Quem está ganhando com esse tipo coisa que chamo de extorsão?
Concordo com 99% do que você diz , mas tenho alguns pontos que gostaria de levantar , em relação a entregar em outro endereço em outro estado , isso me parece muito mais erro do vendedor , provavelmente colocou o endereço errado e ocorreu isso, ou até pode ter te passado o código de outro cliente. Como um carteiro vai fazer uma entrega com endereço de outra cidade , nestes casos os Correios corrigem o encaminhamento , como que um carteiro vendo uma rua de outra cidade vai fazer a entrega mesmo assim , isso pra mim indica falha do remetente com 99% de certeza.
O que eu tenho feito para minimizar falhas dos Correios : eu tenho usado fretes com bons rastreamentos e ficado atento quando é solicitado o pagamento , sei que é obrigação deles avisarem e que nem sempre isso ocorre , eu no meu caso me antecipo para evitar problemas, não uso mais fretes sem rastreamento e uso ou epacket ou priority , com eles não tenho tido problemas , quando aparece a taxa e pago e pronto
Olá Fabrício, obrigada pelo retorno. Ontem, mesmo recebi uma mercadoria de uma empresa que eu costumo sempre comprar. Em 20 dias no máximo a mercadoria chega em minha casa. E olha que são brinquedos caros que não há taxação e nem a cobrança há a cobrança da Taxa de Despacho Postal de 15,00. Vou tentar verificar qual é a empresa que o vendedor costuma acionar. Bom… Mas tem uma coisa que descobri. Todas as mercadorias que foram devolvidas foram entre 15 e 16 agosto em que fiz diversas compras. A portaria foi baixada quando? Meados do mês de agosto… E olhando o rastreamento, as minhas mercadorias chegaram no final de agosto e na primeira semana de setembro? Coincidência? Não! Foi pura Sacagem mesmo. Pois em setembro entre os dias 15 e 16, fiz outras compras, e então vieram a cobrança da TDP. Agora no mês de novembro está havendo uma nova dinâmica para o não aviso da TDP. E alguma coisa está acontecendo. Não é só eu que está tendo problema com as devoluções. Mas centenas. Desconfio que há boicote com relação a China com esse novo governo eleito. Vá por mim. Eu ainda não estou louca. Vou seguir a sua sugestão. Obrigada
A taxa de despacho começou a ser cobrada em 27/8/2018, eu acho que a taxa é uma resposta aos envios da China que só dão prejuízo, eu fico nessa desconfiança, pois estou usando muito epacket vindo dos EUA por meio do Shopfans, e as encomendas não tributadas estão passando todas sem a taxa de 15 reais. Na verdade esse exercício de pensar em teorias que explicam esses comportamentos é interessante , mas a gente acaba não tendo aquela certeza de que é isso ou aquilo.
Teoria Conspiratória quando há protecionismo comercial e e econômico que é apregoado pelo governo Trump. E o novo governo seguirá esta cartilha sem dúvida nenhuma com a privatização dos Correios para a entrada das novas empresas americanas para a cobrança das postagens. O que está acontecendo. A propósito, você sabe qual portaria ou lei federal que deu autorização para a cobrança da Taxa de Despacho Postal? Ou ficou numa simples portaria baixada pelos Correios?
Não sei se precisa de portaria para essa cobrança , pra mim foi coisa interna dos Correios, desconheço que tenham emitido portaria para essa mudança.
Eu também acho que a Portaria foi baixada internamente. E pode isso? Sendo uma empresa pública quem deveria se pronunciar seria o governo federal, através de uma lei ou emenda parlamentar. Ou será que estou errada? Eu e o meu advogado estamos procurando a tal Lei, e ninguém acha. Realmente, só achamos a Portaria. A princípio ela cobrava, e depois, caiu. E o que me parece o que o Ministério Público aceitou o argumento dos Correios. Recebi a poucas horas, pelo ePacket China Post em menos de 20 dias. sem taxação e a Taxa de Despacho Postal. Creio eu, que será o último. Pois tenho umas doze mercadorias a receber, e a Postagem é de Singapura e de outros lugares no que tenho certeza que vão cair na malha da devolução sem aviso prévio ou quem sabe lá alguém dos Correios me mande a cobrança dos 15,00. Agora, nem entrar em comunicação por telefone com os Correios e pelo SMS estou tendo. Olha só a dor de cabeça que eu estou tendo.
Essa é uma questão para advogados , eu acho que eles podem criar regras internamente , mas isso é achismo meu
Outra coisa que descobri que o cadastro do IDCorreio que fiz pela Internet dos Correios consta como desconhecido. O e.mail, o CPF e a data de nascimento desconhecido. Como assim? Se antes eu recebia o aviso para o pagamento da Taxa de Despacho Postal via SMS, e agora não consta nada? Te pergunto de novo. Como assim? Fiquei tão chateada que não acionei o Friday Day.
Cristina tudo bem! Mas você está conseguindo logar no Minhas Importações ? Se estiver conseguindo você em teoria conseguiria pagar taxas e impostos de posse do código de rastreamento, para te falar a verdade nunca nenhum pacote meu foi automaticamente para o sistema , isso ocorre em função dos remetentes não incluírem o número do CPF em 99% dos casos
Oi Fabrício, eu estou logando em “Minhas Importações”, também. Só que agora, nem o meu CPF e a data de Nascimento estão sendo reconhecidos no IDCorreios. Duas ou três vezes por dia, olho o rastreamento. Só que vem o recebimento da mercadoria em Curitiba. Aí fica parado por uns dias, sem que conste mais alguma informação. Aí depois de 1 semana ou 10 dias aparece as informações que os Correios enviou a cobrança (e não enviou) e esperou o pagamento da Taxa, e como não foi feito, a mercadoria foi devolvida. Só vem a mercadoria pelo epacket da Aliexpress, rápido e sem a interferência dos Correios do Brasil. Eu pergunto aos porteiros do meu prédio sobre quem faz a entrega. Eles me informam que não é os Correios. É uma empresa. Agora estou na eminência de abordar os entregadores para saber como é a dinâmica da entrega. Imagine a paranoia!! Geralmente, é toda às quartas feiras que é feita a entrega. Já sei que China Post, Singapore Post e Hong Kong Post e outros vão pra Curitiba e aí é que começa o transtorno. Algo estranho está acontecendo. Muito sinistro!!
Cristina tem várias coisas no seu comentário pra gente comentar:
1-Quem entrega o epacket são os Correios , não é uma empresa privada , se os Correios na sua cidade usam empresas terceirizadas para entrega eu desconheço essa prática , no meu caso em 100% dos foram os Correios .
2-Algo estranho mesmo, sabe o que eu fiz para não ter que ficar na dependência de porteiros e vizinhos , eu contratei uma caixa postal em uma agência dos Correios por 2 anos , não fico na dependência de ninguém , passo na agência 2 vezes na semana e retiro tudo que vem de encomendas do exterior pra mim, e ainda dá pra receber cartar e encomendas nacionais entregues pelos Correios também, melhor coisa que fiz na vida e não é muito caro o aluguel , outro detalhe quando se tem caixa postal você acaba criando um vínculo com os funcionários da agência e dificilmente suas encomendas extraviam na agência.
3-Não entendi bem essa parte de seu CPF e data de nascimento não serem reconhecidos , eu logo com meu nome de usuário e senha , você está se referindo a parte de recuperar a senha ?
Oi Fabrício,
Desculpe pela demora em lhe responder, foi pela questão de uma viagem de férias. Só para te esclarecer sobre a entrega da mercadoria pelo epacket. Ainda não consegui falar com o entregador. Mas pelo que diz o porteiro, que a entrega não é feita pelos carteiros oficiais, pois, os funcionários não estão uniformizados. E outra, o entregador faz a entrega de moto e todas às quartas-feiras. Bom… Consegui entrar em contato com o EBANK que é a empresa que recebe o dinheiro e o Grupo AliBAba e Aliexpress que estão tendo prejuízo com as devoluções no Brasil todo. Então, todas às vezes que chegar a mercadoria, eu serei avisada para então entrar nas “Minhas Importações” para imprimir e fazer o pagamento da taxa. Não tenho comprado nada. A não ser das mercadorias que abri a disputa (ressarcimento). E outra, que eu tenho observado. Algumas mercadorias apesar de haver o número de rastreamento, não consta em nenhum lugar. Mas pelo que me falaram, a mercadoria chega de qualquer jeito que acho que é pelo navio ou de algum chinês que vem pro Brasil. Foi um modo que as lojas da China teve para “ludibriar” o “boicote”. Existe um ditado que minha mãe dizia pra mim, quando dava uma de esperta. “Se você se acha inteligente em aprontar, pois sempre, haverá um mais inteligente do que você”. Um abraço e obrigada pela atenção.
Oi Fabrício, Eu recebi um informe de um vendedor da China. Sabe o que ele me falou? Que 30% dos pedidos brasileiros estão sendo cancelados. As lojas estão tendo prejuízos por várias devoluções das mercadorias. E que eles tomarão providências com relação a isso. Se quiser, eu mando a queixa e o desabafo de um vendedor da China. Um abraço.
Tem várias coisas para analisar nesses casos , eu já falei sobre isso em outros artigos, brasileiros teimam em fazer compras de forma não otimizada e além disso é comum não receberem encomendas que foram tributadas e depois pedirem reembolso, ou seja , se você importa é sabido que pode ocorrer cobrança de impostos e taxas , e ai o cara não recebe, e ainda tenta receber o valor da compra de volta , ai eu pergunto isso é justo com quem vende?
Alem desses casos vamos ter também as falhas dos Correios em avisar os destinatários de que eles tem que pagar taxas e impostos , isso ocorre principalmente em encomendas sem código de rastreamento ou que tenham vindo fora dos padrões de postagem , algo comum em compras da China
Eu nunca confio no SMS. Eu verifico meus números de rastreamento duas vezes por semana. Dessa forma, não sinto falta do botão de pagamento.
Além disso, você pode provar que o vendedor colocou o endereço errado no pacote / deu-lhe o número de rastreamento errado se você pagar o R $ 15,00. Entre na sua conta Minhas Importações e veja o DIT
Falou tudo , tem que olhar se a DIT bate com seu endereço , fazendo isso não tem erro vai ver outro nome e outro endereço, e ai pode questionar o vendedor, ótima dica.
praticamente nao tem taxado nada?
tive 100% das minhas encomendas com a taxa de 15, me desculpe , mas parece q eu ou vc vivemos em pais diferente, so tv uma compra q nao tv a taxa mas essa comprar nao tinha rastreio, essa de 4 e 2 nunca chegou, ate no Procon fui,pois tinha pedidos q estavam transito qnd a lei entrou em vigor.
o correio ate hj nem sequer deu uma resposta e sabe o q aconteceu devolveram minhas compras, Brasil o pais q as estatais fazem o que
querem.
Luis observe que eu botei uma atualização no artigo Atualização , isso já tem um bom tempo :
Notamos que o nível de cobrança da taxa em alguns tipos de frete está relativamente elevado , este é o caso dos Small packets que tem código de rastreamento começando com a letra R, fretes epacket continuam com baixo nível de pacotes pagando a taxa.
Os fretes do tipo epacket vindo dos EUA não estão tendo essa cobrança na maioria dos casos, isso quando não são tributados , mas os outros estão tendo o comportamento que você falou, talvez seja o caso de colocar essa atualização no começo do artigo e não no meio, já mudei ara o começo do artigo para evitar o problema da interpretação incorreta do texto, o caso é que a gente escreve algo que naquele momento é válido e depois de um tempo a coisa muda, quando isso ocorre eu geralmente coloco uma atualização em negrito para chamar atenção das pessoas , às vezes as pessoas passam batido pelo alerta da atualização , parece que as pessoas não estão lendo até o final , obrigado, você acabou me alertando para a necessidade de colocar a atualização já no começo do artigo.
O problema que tem compras que não tem esse código, já solicitei e o vendedor disse que devido o preço da mercadoria não podia pagar o rastreio. Então estamos as cegas.
Exato sem código ficamos sem ter nenhuma noção de onde a mercadoria está
não houve desconto no cartão. Não sei porque, não conseguiram debitar o cartão (e os números estavam todos certos). O pior de tudo é que demorou mais de uma semana para informar que não conseguiram debitar no cartão. Depois, pedi o boleto, mas nao consegui uma segunda via. No fim, só consegui pagar o boleto no último dia do prazo, ufa. Concluí que, pelo menos num primeiro momento, para ser mais garantido, só pagarei a taxa por boleto.
CUIDADO! Os correios estão devolvendo encomendas sem sequer avisar ao destinatário. Um blu-ray que comprei estava demorando muito, fui reclamar na loja e me deram um código de rastreio (geralmente esse tipo de encomenda nem tem isso). Quando fui verificar o produto simplesmente foi devolvido porquê eu ñao paguei a taxa de 15 reais. COMO EU IA PAGAR SE NEM SABIA QUE FUI TAXADO? QUEREM QUE A GENTE ADVINHE???? Um absurdo isso. Tomem cuidado. No caso de produtos mais caros geralmente dão um número de rastreio, mas neste caso eu nem sabia que tinha.
É um absurdo concordo, mas a gente pode reduzir esses tipos de ocorrência ficando de olho no rastreamento, é a única forma.
A ebct correios ESTÃO DEVOLVENDO TODAS AS ENCOMENDAS SEM CÓDIGO DE RASTREIO!!
Na minha opinião a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos SÃO O EXEMPLO DO QUE HÁ DE PIOR NO PLANETS TERRA EM TERMOS DE LOGÍSTICA.
Todas, repito, todas as 4 encomendas que tinha sem código de rastreio (modo econômico) foram devolvidas ao rementente SEM QUE EU RECEBESSE QUALQUER AVISO DOS CORREIOS.
Eram 2x vindas de Taiwan, 1x da Europa e 1x dos Eua, todas devolvidas sem aviso prévio para pagar a taxinha de 15 reais deles.
Tem encomendas sendo devolvidas não pela falta do código e sim por descumprimento de normas internacionais, como etiqueta não escrita em Inglês ou Francês ou em língua internacional, muitas vezes escrevem em mandarim , além de exigência da etiqueta conter código de barras que possa ser escaneado, isso está acontecendo até com mercadorias com código de rastreamento, na verdade os correios passaram da etapa instrutiva para a punitiva, se estão agindo certo ou de forma muito rigorosa ai são outros 500
Fabrício, duas destas encomendas vieram de países dem língua inglesa,e SEMPRE com o código de barras, etiqueta certinha, te afirmo isso pois são de dois vendedores que eu conheço e compro sempre.
O conteúdo? Cabos atx para fonte de computador, CABOS!
Dai então me explica ai, qual sua justificativa para essa mazela que a famigerada ebct correios devolver minhas encomendas sem prévio aviso nem nada??
Sempre consulto minhas importações, os vendedores já me conhecem e colocam inclusive meu CPF na etiqueta.
Diz ai?
Victor eu estou levantando possibilidades para o ocorrido , tenho visto encomendas voltando por não atenderem as regras de postagem , logicamente existem falhas em não avisar o destinatários, o fato é que a Receita e os Correios pararam de aceitar muita coisa que aceitavam sem problemas antes , até mesmo a gente que preenche a declaração tem que tomar cuidado para não declarar de forma extremamente genérica, isso também pode gerar problemas.
Encomendas que começam com U também são taxadas?
qualquer encomenda pode ser taxada, mas nesses fretes é mais raro
Bom dia, tenho 3 app de rastreio instalados no meu celular, sem contar o oficial dos correios. E uma das minhas encomendas constou como devolvido ao remetente por falta de pagamento do despacho postal. O problema é que em nenhum dos app nem sequer constou que estava disponivel o pagamento…e o pior é que no site e no app dos correios não reconhece o nunero de rastreamento…
Vc teria algum app confiavel para me indicar? Obrigada.
Eu não estou usando app eu uso os sites que coloquei no artigo https://compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas/
Ao rastrear minha encomenda do eBay, descobri que o objeto foi devolvido ao remetente por ter vencido o prazo de pagamento da taxa. Não recebi nenhum aviso dos Correios. O que posso fazer?
Fazer um acordo com o vendedor , e nas compras futuras ficar observando o rastreamento e o Minhas Importações , não dá pra confiar 100% que o aviso vai ser entregue e o mais seguro é manter a observação no sistema online
Você poderia, por favor, fazer uma pesquisa sobre as chances de ser cobrado e o país de origem? (Talvez o tema do seu próximo post seja sobre impostos e país de origem?)
Observei na última década que eu seria taxado com um pacote de US $ 15,00 da China, mas US $ 40,00 de um dos EUA não seriam tributados. Eu encontrei este racista como eu sou chinês eo pacote era de parentes (uma pessoa física e não uma pessoa jurídica) enquanto eu pedi de uma empresa no caso dos EUA e foi tratado sob a isenção de tributação pessoa física. E todos que eu conhecia não pagavam se seus parentes nos EUA ou na Europa mandavam presentes. Só eu era taxado regularmente porque os pacotes eram da China ou de Hong Kong.
Chibihoshi na verdade são muitas variáveis envolvidas, estas tributações também tem comportamento dinâmico e não seria possível fazer um trabalho deste que seja realmente preciso, depende do tipo de frete ., do país de origem, do tamanho da caixa e etc,,, seria um trabalho estatístico enorme no qual é difícil coletar dados e ainda como falei antes é dinâmico , a Receita não para no tempo , aquilo que valia há um ano pode mudar amanhã
oi,
paguei os 15 reais de uma encomenda há duas semanas e desde então não houve mais movimentação, a última atualização no rastreamento é a de objeto pago. costuma demorar assim mesmo?
Depende do tipo de frete que você está usando , se for um frete que o código de rastreamento começa com R pode levar até 40 dias úteis depois do pagamento para ser entregue
Olá Fabrício! Em primeiro lugar, parabéns pelo site! É muito esclarecedor! Estou com uma dúvida gigante, estes produtos dos quais não possuem rastreio, não estou sendo notificada e nem cobrada, simplesmente desaparecem, isso é normal? Comprei vários relógios avulsos e não faço a menor ideia de como recebê-los.
Outro caso curioso, Tive mais de 8 encomendas que não recebi nenhuma notificação e quando vou checar foram entregues em destinos totalmente diferentes, como DF, SP e por aí vai… alguma ideia?
Luisa as encomendas sem código quando tem que pagar a taxa eles enviam um aviso para você , este é o procedimento, se eles não enviarem é uma falha dos Correios , em relação a entregas em locais errados é preciso ver com o remetente se ele te passou o código correto ou se ele não cometeu erro na hora de informar o endereço
Se eu (o destinatário) tiver pago a taxa e o pacote for entregue no endereço errado, como faço para receber o reembolso? Ele é enviado ao remetente como ele é o “cliente” ou é enviado para mim separadamente? Posso reclamar ou será que isso torna impossível para o remetente pede o reembolso da remessa?
As taxas e impostos é você quem tem direito de receber , agora o valor da mercadoria em teoria deveria ser reembolsado ao remetente até que a mercadoria seja entregue , mas ai cai nesse caso atípico em que foi entregue para outra pessoa , eu tentaria um contato telefônico com os Correios e caso não apresentem uma solução e caso seja vantajoso eu abriria uma ação em um tribunal de pequenas causas.
Oi Fabrício,
Sou compradora esporádica..só compro mais para o final do ano alguns presentes de Natal no Aliexpress e geralmente são pacotes pequenos.
Para evitar esta taxa de 15,00 então, por mais que a mercadoria apareça com frete grátis, devo selecionar a opção de pagar o frete “e-packet?”.
Outra coisa… Suponhamos que eu compre do mesmo vendedor mais de um produto (ou seja, vem tudo no mesmo pacote)..Se caso cobrarem esta taxa, eu estarei pagando pelo pacote, né? ..(e não por cada produto dentro da embalagem)..correto?
Por fim.. Gostaria de saber se mudou alguma coisa no tempo de entrega dos produtos. Por exemplo, se eu comprar neste mês de Outubro, (e sem greve dos Correios..rs)..acha que chega até Dezembro?
Desde já, agradeço pela atenção! 😉
Tânia essa situação do epacket não tendo cobrança desta taxa pode ser algo de momento , comigo e com outras pessoas tem ocorrido isso ,mas não dá para garantir que isso continue ocorrendo ao longo do tempo. A taxa de 15 reias é por pacote e não por produto , uma saída que já comentei aqui pode ser o uso de redirecionadores para juntar tudo e enviar apenas uma única caixa , em relação a possíveis atrasos é complicado prever se vão acontecer ou não , mas agora é a data ideal para compra , se deixar aproximar fica sujeito ao movimento mais forte de fim de ano.
Boa noite Fabrício. Efetuei recentemente duas compras pelo Aliexpress, frete epacket, de figuras de ação, não foi cobrado os 15 reais. Gostaria de fazer uma pergunta: nessas duas compras o pedido chegou rápido, um deles em 11 dias estava no Brasil, o outro em 12 dias. Estou com outra compra, tbm por epacket, que já faz um mês e sete dias e ainda não chegou no Brasil. Você sabe de relatos sobre atrasos assim no epacket? Será que pode ter sido extraviado ou ainda tá numa prazo aceitável? Por ser epacket e ter como padrão as outras compras, fico preocupado
Estatisticamente sempre vão existir casos de demora bem acima da média, é a conhecida curva normal da estatística , pode ter ser o seu caso , existe também a possibilidade de ter extraviado ,mas ainda não dá pra ter certeza disso.
Atrasos podem ocorrer em todos os tipos de frete, eventualmente temos relatos de atrasos com epackets acima do que seria normal.
Fabricio, existe algum jeito de saber se meu produto vai retornar ou não para o remetente? Fui multado pela receita e devolvi ao remetente. Como posso saber? Número ou e-mail, existem?
Em teoria a regra de produtos multados é não retornar , mas nem tudo segue a regra em 100% dos casos , eu ligaria nos Correios para ver se está retornando ou não , já tem quanto tempo isso?
Só pra deixar claro a tx só pode ser para produtos acima de 100 dólares! E não importa se é pessoa física ou jurídica! Tenho inúmeros processos todos ganhos na justiça! Então posso falar com certeza!
Não estamos falando aqui da questão de Imposto de Importação e sim da taxa de despacho postal , são coisas diferentes
Perdi onde eu postei. Fabricio sou o Lucas do Iphone que teve troca do aparelho enviado dos EUA e que a Receita acabou me isentando. Como disse, dia 26/09 paguei com cartão de credito a taxa de 15 reais dos Correios e até agora nao teve nenhuma movimentação mais. Meu rastreio começa com a letra CX. Passou o tempo de ter alguma novidade lá e na manifestação e reclamação que eu fiz com os correios, a resposta é bem vaga: Informamos que o pagamento referente a essa importação foi identificado e, em breve, o objeto mencionado será encaminhado para tratamento postal e entrega ao destinatário. Solicitamos acompanhar esse processo por meio do link: rastreamento, disponível no site dos Correios.
Pela sua experiencia com os casos, acha que está atrasado ou já foi extraviado?
Nem sempre os prazos oficiais são cumprido , então pode só estar atrasado, mas iphone é um item que chama atenção , se na declaração você botou como Iphone o risco de roubo no trajeto aumenta , de qualquer forma o jeito é esperar
obrigado! eu nao sei como que veio, nao sei como meu amigo colocou na embalagem da ups. Qdo e como é considerado extravio? Vc tem algum rastreio de exemplo que saiu da receita e ja foi extraviado?
O rastreamento desaparece depois de 180 dias e não tenho nenhum que eu lembre mais recente pra te mostrar , se extraviar deve aparecer algo como não localizado no fluxo postal, ou outras mensagens equivalentes
Oi Fabrício! Amigo você pode me orientar? Comprei no ebay, porém o vendedor disse que a modalidade não emite cód de rastreio, caso eu seja taxado pela receita, como saberei? E pelos correios para pagar a taxa, como acompanho algo sem rastreio?
Nestes casos os Correios te enviam um aviso no endereço onde seria a entrega , se não tiver código devem gerar um código nacional para esse fim
E as compras feitas no Wish ? O rastreamento delas nao funciona no site dos correios, não da para saber se foi cobrada ou não a taxa..alguem que comprou na Wish recebeu produto sem ser taxado ? Tentei entrar em contato com a Wish para saber como proceder ou se poderiam fornecer outro rastreio, mas a empresa não dá a minima em tentar te ajudar. Só falam pra você resolver com os correios.
Se a encomenda for tributada vão te enviar um aviso no endereço de entrega , é basicamente isso, como o rastreamento geralmente não funciona o procedimento é esperar o aviso ou a mercadoria
Pessoal minha encomenda não foi taxada e paguei o despacho postal no dia 26/09. já faz 8 dias úteis do pagamento e no sistema ainda não consta o pagamento. Alguém poderia me dizer se isso é normal? pois após o vencimento de um mês a encomenda é retornada ao remetente, já abri reclamação no Correios e nada de resposta. Obrigado
David existe um bug conhecido que causou essas falhas , o ideal é tentar contato telefônico com eles além de abrir a reclamação como você já fez.
Acredito ser estratégia de campanha eleitoral, mais 15 dias e eles vem com tudo.
sou o Lucas do caso raro do iPhone.
Ontem venceu os 7 dias úteis para entregarem o meu celular em casa massss… está la, como pagamento confirmado, finalizado a aduaneira, e nao teve nenhuma movimentação desde o dia 26/setembro, hoje é dia 06 já! nem a minha reclamação no correio foi respondida. será q vao roubar mesmo o meu celular?
Qual foi o tipo de frete que você usou no envio?
LETRA C
A imagem abaixo mostra os prazos , no caso do seu passou um pouco

Se o tipo de frete seu começa com a letra L o prazo de entrega depois do pagamento da taxa alfandegária é de 12 dias úteis e se for com a letra E o prazo é de 40 dias úteis.
Letra E não dá 40 dias , 40 dias são os de letra R e U
Foi amigo eu errei.
Não concordo com a sua afirmação. Hoje eu tenho 96 pacote em trânsito para o Brasil e desde que foi implantado eu paguei os 15 reais em todos que recebi com o código R (registrados simples) e os os de código L, que são prioritários não fui cobrando em nenhum, passam direto.
Mas é justamente isso que estamos falando nos comentários, a taxa está sendo cobrada nos pacotes começados em R e nos começados em L é raramente cobrada , observe que quando levantamos um tema ele ocorre de forma dinâmica , eu por exemplo abandonei os small packets e uso priority e epacket nos quais o nível de cobrança da taxa é baixo , vamos também comparando com os relatos de outros leitores para formar uma estatística , neste ponto chegamos a conclusão de que é exatamente isso que você comentou , quando escrevemos um artigo o objetivo é justamente esse , que as pessoas compartilhem seus casos e cheguemos a novas conclusões com base na comparação das experiências
Eu tem 15 compras e presentes de famila que sao de China. Sao recente (enviado Sep 27, 28 o 30) e ja 2 foi cobrado a R$15 (E so 2 chego no pais)
Eu so chines. Se e raro para voce mais se eles cobra todos minhas pacotes (mesmo os de pessoa fisica e familia) eu pode denucia o caso como racista?
Colega o que podemos perceber é que alguns tipos de frete estão tendo a taxa cobrada com mais frequência , geralmente os fretes que começam com R e que devem ser seu caso , esses posts são bons para verificarmos essas coisas com os comentários de outras pessoas , me parece que os epackets (fretes com rastreamento com código começando com a letra L ) estão tendo um desempenho melhor nesta parte
Amigo eu tenho uma dúvida é que estou queeeque comprar uma encomenda da china que ela vai sair grátis, e o frete pelo o DHL eCommerce no USD 5.38, será que posso ser taxado e o código de rastreamento gerado pelo DHL eCommerce funcionar junto aos correios?
Que o produto que vou comprar é a fita de velcro para organizar fios.
Esse frete é entregue pelos Correios e nem sempre é rastreável, o risco de tributar depende do valor ,mas me parece pequeno em seu caso
Boa noite Fabrizio,
você realmente acredita que o Correio tem tal organização que lhe permite enviar um aviso para o endereço da residência do destinatário de objetos que não possuem o código Ratreamento? Pessoalmente, acho tecnicamente impossível.
Eles fazem isso , se vai ocorrer falha na entrega do aviso ai é outra conversa
Fabrício,boa noite!
Tem algumas dicas de importação para quem importa de cidades com ICMS?
Ao que tudo indica fica inviável importar quando se é taxado.
Não sendo chato,tenho um produto na suite do Shop Fans a algum tempo.
Se enviar outro produto o prazo renova para ficar lá?
Obrigado!
Para quem importa muito e mora por exemplo em MG , pode ser interessante contratar uma caixa postal no Rio ou em outro estado vizinho , se a pessoa mora em uma cidade perto da fronteira isso fica facilitado , caso contrário é interessante fazer viagens periódicas.
No caso do Shopfans cada pacote que chega tem seu prazo contado individualmente
Fabricio, e como funciona essa caixa postal na prática?
Na prática é um armário onde ficam suas correspondências e encomendas em uma agência dos correios , as encomendas que não cabem na caixa ou que precisam de assinatura para serem entregues são retiradas no balcão da agência , a caixa parece com essa foto abaixo

Então se eu mandar uma encomenda que caiba nesse armário o correios de lá pode me enviar para meu endereço sem eu ter que ir fisicamente lá.
E se a encomenda for maior eu tenho que retirar pessoalmente?
Não , você tem que retirar pessoalmente em todos os casos , mas pode dar uma procuração para alguém retirar para você , isso pode ser interessante se você tiver parentes na cidade escolhida , depois basta esta pessoa enviar para você no seu endereço , para quem vai sempre em outro estado é interessante , eu por exemplo vou a cada 15 dias no Rio,e no meu caso funciona bem
Bom dia Fabrício!
Este armário dá para colocar quantos kg nele?
Pode ser deixado a quantidade de kg que eu quiser?
Hugo não se preocupe com o tamanho da caixa postal , a maioria das coisas não cabe dentro , eles colocam um aviso e você retira no balcão da agência, não existe um limite fixo, o limite vai ser mesmo o prazo que a encomenda pode ficar armazenada , basicamente na caixa só vão ficar cartas e avisos de encomendas que chegaram , é bem prático , pois você não fica mais travado em casa esperando carteiros entregarem , eu já tenho caixa postal há muitos anos, e elas ajudam também a reduzir extravios ,pois as encomendas não saem da agência para serem entregues .
Leia sobre em http://www.correios.com.br/a-a-z/caixa-postal#tab-1
Fabrício, muito obrigado!
Sempre solicito para esclarecer nossas dúvidas.
Fabrício, boa tarde!
Dei uma olhada no link que me passou.
Na documentação para adesão fala de comprovante de endereço.
Sendo eu de Minas entrego o meu ou terei de arrumar um endereço da cidade onde vou ter a Caixa Postal?
Obrigado!
Usa o seu de MG mesmo
Bom dia a todos, pelo que percebi encomendas com código de rastreio começando pela letra L não esta sendo cobrado, todas as minhas encomendas não foram taxadas e tenho vários cohecidos que tiveram suas encomendas taxadas e seus códigos de rastreio começavam com a letra R
Obrigado por compartilhar , tenho notado algo parecido também , os epackets que enviei e não foram tributados não pagaram os 15 reais
Observei o seguinte, que nas encomendas via e-packet a taxa de 15,00 não está sendo cobrada, mas nas encomendas via China Post e demais metodos de frete tem sido cobradas, pelo menos no meu caso.
segue o numero de rastreio—RF529943910SG
fabricio,estou passando pela seguinte situação. importei um celular a mais de 7 meses e apos 4 meses de espera na receita resolveram liberar o produto,esperava pela tributação de 60 % ,mas para minha surpresa fui multado em 360 reais além dos 15.resolvi mandar devolver o produto para o remetente.como saber se houve a devolução? como acompanho o transito de retorno ate la? entrei em contato com a empresa da china q disse que quando chegasse me reembolsariam,ja lhe aconteceu isso?
Pelas regras da receita quando ocorre multa ele pode não retornar , isso vai depender deles usarem ou não essa regra
Olá Fabrício, tenho uma encomenda que chegou no Brasil e no dia 24/09 tive que pagar a Taxa de R$ 15,00, mas não fui taxado, sorte minha, pois a mercadoria dá mais de US 50,00. Mas depois disso, o correio não movimentou minha encomenda.
Estou no aguardo.
Quais as duas primeiras letras do código de rastreamento?
Qual e o método de frete da Shopfan que eu escolho para que seja E-packet ou seja iniciado com a letra L?
Lá consta como epacket mesmo , o frete seria com iniciais LX
O produto que falei amigo, que ele sai de graça e o frete pelo o DHL eCommerce ficar por U$ 5,38 USD é este do link aqui abaixo e usando este código de desconto aqui (FREE0929ALL02) só pagar o frete.
Link: https://www.zapals.com/1-roll-heat-resistant-cloth-wiring-harness-tape-19mm-x-15m.html
Ai no caso é muito difícil que seja taxado no produto desse né amigo?
Pouco provável
Esta certo amigo.
Importo em 30 pacotes por mês. Em nenhum caso em que o rastreamento começa com “L” houve cobrança da taxa. Em apenas 1 caso, em que o rastreamento começa com “R” é que a taxa foi cobrada. Resumindo: já devo ser importado uns 60 pacotes, mas até agora só fui cobrado em apenas 1 caso.
Excelente!
Obrigado por compartilhar , já tinha observado isso também , os epackets estão tendo desempenho melhor
Eu fiz uma compra pela internet dos EUA (Produto + frete R$ 60,00) e após 90 dias contados a encomenda chegou. NENHUMA taxa foi cobrada.
obrigado por compartilhar
Tô com várias encomendas sem rastreio. Não sei o que farão com esses pacotes.
As que não tiverem código vão te enviar um aviso em sua residência
Eu perguntei nos correios o que fariam nos casos que não tem número de rastreio. Diriam que eu seria avisado por carta. Mas temo que demorem para isso.
Tive um único caso em que havia número de rastreio; estava em “liberado sem tributação, aguardando pagamento”.
Tinha a opção de pagar os R$ 15,00 por cartão; dei o número do cartão em 22/09, ficou na situação “aguardando confirmação do pagamento pela operadora”.
Uma semana depois, registrei chamado pela internet, pois nunca vi demorar uma semana para a empresa do cartão de crédito confirmar pagamento; em regra, é instantâneo.
Responderam sem prestar atenção, dizendo “está aguardando pagamento, o boleto pode ser emitido pelo site”. Tornei a abrir a reclamação, dizendo que não era isso que eu perguntei, eu havia questionado a demora em confirmar o cartão.
Então em 01/10 mudou o “status” para “pagamento não confirmado”; aí paguei por boleto, e agora estou esperando chegar.
Ocorreu desconto do valor em seu cartão?