Rastrear Encomendas

rastreamento

Olá colegas, um dos assuntos mais pedidos aqui no CompraNoExterior é sobre como rastrear encomendas importadas, quero adiantar para vocês que neste artigo de hoje vamos conseguir resolver boa parte dos problemas de rastrear encomendas, vamos indicar no final do artigo sites que fazem todo o trabalho duro, mas que mesmo assim uma pequena parte não terá uma solução com os métodos que vamos falar aqui, infelizmente nem todos os pacotes são rastreáveis, alguns pacotes depois de saírem dos países de origem ficam sem possibilidade de serem acompanhados.

Quando tentamos rastrear encomendas internacionais existem vários pontos a serem considerados, o mais importante é que existem fretes que dão rastreamentos precisos, fretes que dão rastreamentos pobres, ou até que não dão qualquer tipo de rastreamento para suas encomendas.

Como funciona um código de rastreio/tracking code

Código de rastreamento é uma sequência geralmente de letras e números que identifica sua encomenda no universo de outras encomendas pelo mundo. Utilizando seu código de rastreamento você pode acompanhar seu pacote desde o envio até o recebimento.

Em alguns casos particulares o rastreamento pode parar de funcionar quando chega em determinado ponto da rota, isso pode acontecer com códigos que só funcionam dentro do país de origem, e que param de funcionar quando deixam o país de origem com destino ao Brasil ou outros países, para este fato ainda não existe uma solução, a não ser a espera no “escuro”.

Quando a empresa utilizada é uma empresa postal, como USPS ,China Post,EMS entre outras, esse código fica composto de duas letras no começo do código que indicam o tipo de frete + nove números, e mais duas letras no final que indicam o pais de origem, ex: LM123456789US.

Fretes via courier(DHL,Fedex,TNT,UPS e outras equivalentes) podem acabar utilizando padrões diferentes com códigos que possuem apenas números, no caso destes tipos de frete você deve utilizar as ferramentas de rastreamento nos sites destas empresas, no final do artigo eu coloquei os links para rastreamento nas principais empresas de courier.

Siglas utilizadas em encomendas internacionais 

Na parte inicial dos códigos de rastreamento temos duas letras como mostrado no tópico anterior, essas duas letras tem a função de indicar o tipo de frete, abaixo coloco um link com a lista do significado dos códigos usados em encomendas internacionais:

siglas-utilizadas-no-rastreamento-de-objetos

Então é preciso saber aquilo que está se contratando para não ficar depois insatisfeito com as informações disponíveis, dito isto vamos aos tipos de fretes que existem.

É importante entender que existem dois grandes grupos de empresas que transportam mercadorias para pessoas físicas, um são os de empresas postais que são os Correios oficiais dos países:

China Post ,USPS ,Hong Kong Post, EMS, entre outras equivalentes, a entrega final no Brasil é feita por nossos Correios, então para essas empresas  o ideal é rastrear no site destas empresas até a chegada no Brasil, e depois da chegada no Brasil fazer o rastreamento utilizando o site dos nossos Correios.

Já quando se utiliza empresas de courier como DHL, TNT, Fedex, UPS entre outras equivalentes, a coisa é bem diferente, a entrega é geralmente feita pelas empresas, e elas se encarregam do desembaraço, neste caso o rastreamento deve ser feito diretamente no site da empresa em questão.
Existem algumas situações particulares, como envios por DHL Global Mail que são entregues pelos nossos Correios, e que a partir de determinado ponto devem ser rastreados nos nossos Correios, na parte final do artigo vamos retornar na forma de rastrear pacotes DHL Global Mail.

Existem também empresas de courier que utilizam na parte final da entrega nossos Correios, elas fazem isso por não terem presença em todas as cidades brasileiras, nestes casos as empresas de courier fazem o desembaraço, e depois entregam para nossos Correios completarem a entrega.

Como vocês podem ver são muitos detalhes para tratarmos ao mesmo tempo, em muitos casos precisamos primeiro rastrear na empresa que fez o envio, para pegarmos os códigos que serão usados nos Correios, ou seja, a mercadoria começa com um número de rastreamento e depois ganha outro número de rastreamento que funciona em nossos Correios.

Podemos dar como  exemplo o airmail do Shopfans que começa com um tracking number da empresa Asendia, e depois ganha um outro fornecido pela USPS, esse segundo código de rastreamento é o código que vai funcionar nos Correios brasileiros.

Meu pacote foi para Curitiba

Curitiba / PR Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em Curitiba / PR para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR

Muitas pessoas que chegam aqui no nosso site, me perguntam sobre a mensagem acima, principalmente em envios que partem da China para o Brasil, na verdade essa mensagem é apenas parte do ritual padrão, e significa que seu pacote ainda não foi liberado pela Receita

Muita gente se preocupa com o prazo que vai levar para o pacote sair da Receita, e eu nesses meus vários anos de experiência, posso garantir que nunca se sabe exatamente quanto tempo vai levar, e recomendo que vocês não se preocupem demais com isso, se estiver demorando muito e você tiver comprado no Aliexpress peça para o vendedor estender o prazo de proteção e relaxe a cabeça, quando você menos esperar estará recebendo sua encomenda.

Observem na imagem abaixo o exemplo de um pacote que enviei usando o airmail do Shopfans, e que não ficou nem um dia parado em Curitiba, esse pacote teve um processo bem rápido:

rastreamentoEm contrapartida muitos pacotes podem ficar vários meses parados como o do exemplo abaixo: 

rastreamento

Qual a lógica de alguns pacotes serem liberados rapidamente e outros ficarem parados?

Eu tento achar alguma lógica nestes acontecimentos, mas a minha conclusão e que nem sempre existe um motivo aparente, muitos podem concluir que pacotes de alto valor vão ser fiscalizados de forma mais  pontual, e que pacotes de menor valor seriam liberados mais rapidamente.

Realmente este é um ponto de vista que tem uma certa lógica, afinal pacotes maiores e mais caros gerariam mais receitas para o estado, e seria interessante gastar mais tempo com eles, mas eu já tive um  pacote com um simples cartão Sd que ficou 5 meses parado, eu achava que tinha sido extraviado, mas acabou sendo entregue. 

Em outra oportunidade enviei dois pacotes idênticos em tudo, desde o peso, tamanho, mercadorias , frete , e que foram enviados do mesmo lugar e na mesma hora, um destes pacotes chegou com 30 dias, e o outro levou quase 90 dias, vai entender não é. 

Problemas e conflitos ao rastrear encomendas internacionais

Quando me refiro a conflitos estou me referindo a informações divergentes entre o rastreamento na empresa de origem e em relação aos nossos Correios, eu por exemplo já vi várias vezes aparecer a informação no site da USPS de que o pacote estava retornando para o remetente, quando na verdade já havia sido entregue ou estava aguardando retirada.

Nestes caso a informação mais precisa é a que consta no site dos Correios do Brasil, em muitas situações quando aparecem essas informações divergentes é melhor confiar no serviço que tem o pacote em mãos, o seja, se o pacote ainda está nos Estados Unidos a informação da USPS é a mais precisa, e se já está no Brasil a informação dos Correios brasileiros é a mais confiável, então não se assustem quando as informações estiverem em desacordo, e considere a informação do serviço que tiver a posse da encomenda no momento.


Os melhores sites para rastrear encomendas

trackitonline.ru

logo

Este é o mais poderoso site entre todos os que estão aqui, já testei vários rastreamentos diferentes em todas as opções abaixo, e o site que é o mais eficiente na maioria das situações é este, ele por exemplo consegue rastrear o código inicial dos fretes airmail do Shipito e do Shopfans, quando a maioria dos sites abaixo não consegue. Isso não me surpreende, pois o site foi feito por russos que são talvez os melhores do mundo em programação, podemos dizer que este site substitui praticamente todos os sites abaixo, uma verdadeira máquina de rastrear encomendas.

Eles são um excelente site para você utilizar quando você não faz ideia de qual empresa enviou a encomenda, pois ele faz uma busca muito abrangente, em praticamente todas as empresas de transporte de mercadorias que existem.

Um detalhe importante, como falei anteriormente é que depois da chegada no Brasil o rastreamento dos nossos Correios ficam mais precisos que os de outros sites, então tenha isto em mente, este é um ótimo site para pegar informações de pacotes que você não tem ideia de como nem onde rastrear, mas quando você tem os códigos o melhor é rastrear em nossos Correios. 


global.cainiao.com

Um outro excelente site para se rastrear encomendas e que em algumas situações funciona melhor que o Trackit é o Cainiao, eles tem um poderoso rastreamento em várias empresas ao mesmo tempo, sem dúvida nenhuma uma das ferramentas mais poderosas deste artigo. 


www.packagetrackr.com

rastreamento

O Packagetrackr é uma das melhores opções desta lista que coloquei aqui, em muitas situações me pareceu que este site retornou informações mais completas que o Trackit depois da chegada da encomenda no Brasil, a desvantagem dele para mim em relação ao Trackit foi a de não ser tão eficiente em relação aos códigos de airmail quanto o Trackit, ou seja,  ele não consegue rastrear tantos códigos quanto o primeiro site desta lista, mas quando consegue o comportamento dele e as informações me parecem ser melhores.


www.ppxtrack.com

Este é um site exclusivo para rastrear airmail, algumas empresas como Shipito e Healthdesigns utilizam fretes de modalidade airmail que podem ser rastreados com este site. Com o código fornecido entre no ppxtrack e proceda com o rastreamento, procure a linha que tem escrito (in transit to USPS tracking) utilize o código que aparece nesta linha para rastrear no site dos Correios do Brasil.

rastreamento

Abaixo o rastreamento do pacote mostrado na imagem acima nos Correios do Brasil , é importante destacar que como este pacote ainda está nos Estados Unidos o número de informações é ainda limitado , lembre-se primeiro você deve conseguir o código da USPS para depois rastrear nos Correios do Brasil, se você jogar direto o código inicial do airmail este não será reconhecido nos Correios brasileiros.

rastreamento


www.track-trace.com

rastreamento

Muita gente que compra na China utiliza este site nos rastreamentos, fica então a dica para quem quiser usar mais esta opção.


www.17track.net

rastreamento

Muita gente que compra na China utiliza este site nos rastreamentos, fica então a dica para quem quiser usar mais esta opção.


www.muambator.com.br

Site brasileiro para rastrear encomendas nacionais e internacionais, funciona para encomendas enviadas via correio. muito útil, pois você pode verificar vários pacotes ao mesmo tempo, e o site ainda te avisa via email se ocorrer alteração no rastreamento do pacote, vale a pena utilizar e economizar seu tempo em coisas mais úteis.


correios.com.br/sistemas/rastreamento

Página de rastreamento nos Correios do Brasil, depois de conseguir seu código para rastrear seu pacote enviado via postal, este é o local ideal para acompanhar suas encomendas depois da chegada dela no Brasil.


webtrack.dhlglobalmail.com

Rastrear encomendas DHL Global Mail

RASTREAR ENCOMENDAS

O site acima só serve para rastrear pacotes enviados na modalidade DHL Global Mail, é importante não confundir esta modalidade DHL Express que é um frete do tipo courier enquanto o Global Mail é uma modalidade postal que é entregue pelos Correios.

Rastreando seus pedidos via DHL Global Mail acima do peso de 4,4 Libras (2kg).

Lembre-se o rastreamento de pacotes enviados via DHL Global Mail é diferente dos pacotes enviados por DHL Express. Se seu pacote tem menos que 4,4 Libras continue lendo que abaixo daremos mais explicações.

O método abaixo só é aplicável nas encomendas acima de 4,4lbs cerca de 2KG .

1. Clique no link ao lado : webtrack.dhlglobalmail.com
2. Insira seu código GMxxxxxxxxxx e clique em TRACK

3. Será exibida uma página com informações do rastreamento  procure pelo campo Delivery by DP Welt Paket e clique nele .

4. Quando você clicar em Delivery by DP Welt Paket será mostrada a página abaixo 

5. Copie o código da UPUcode/ matchcode

6. Vá aos site dos Correios do Brasil link www.correios .com.br e use esse código para rastrear sua encomenda.

Para mais informações sobre DHL Global Mail acesse o link abaixo:

compranoexterior.com.br/dhl-global-mail


Correio Francês  (Colissimo) 

Uma situação muito frequente aqui no site são as dificuldades de rastrear pacotes do (Colissimo) , pacotes com rastreamento que começa com as letras CC , exemplo CC12345678FR , nestes casos pela experiência sabemos que trocando as letras CC por EB o rastreamento passa a funcionar no Brasil , então se você recebeu um frete deste tipo troque as duas letras iniciais por EB , exemplo EB12345678FR e faça o rastreamento no site dos Correios brasileiros.


Fretes começados em LP +14 dígitos

Este é um tipo de frete muito comum de ser visto, a melhor opção para se conseguir um código que funcione em nossos Correios é usando o link  https://www.directlink.comdepois de fazer a busca usando o código no formato LPXXXXXXXXXXXXXX  vai aparecer uma tela como a da imagem abaixo, observe a seta vermelha, esse seria um exemplo de código que funciona em nossos Correios.

OBS: Essa técnica funciona em boa parte dos pacotes deste tipo ,mas não em todos.


Rastrear pacotes do Yanwen Express 

Um frete muito utilizado por lojas chinesas é o Yanwen Express, esse tipo de frete causa muitas duvidas em nossos leitores e merece um item só para ele .

O frete da Yanwen Express tem um formato parecido com o exemplo a seguir XX123456789YP, ou seja duas letras na parte inicial, seguidas de 9 numerais, e na parte final YP.

Existem algumas formas de conseguir o código que funciona em nossos Correios:

Forma 1- Use o link http://track.yw56.com.cn/en-US quando você colocar o código no formato  XX123456789YP e mandar rastrear , será mostrado o código do pacote em nossos Correios , observe a imagem abaixo:

O código marcado de vermelho é o código que você deverá usar nos Correios brasileiros.

Forma 2- Você também pode utilizar outros sites de rastreamento, que mostram este mesmo código, este é o caso do https://pt.trackitonline.ru/?service=track neste caso o código apareceria como mostrado na imagem abaixo :

A parte que circulei de vermelho é o código que funciona em nossos Correios.


Rastrear encomendas nas empresas de courier

Abaixo os links para você fazer seu rastreamentos nas principais empresas de courier do mercado, para ir até a página de rastreamento basta clicar nos links abaixo:

www.dhl.com.br

www.ups.com

www.tnt.com

www.fedex.com


Rastrear encomendas Shopfans Brasil Express

Para rastrear pacotes na modalidade Shopfans Brasil Express frete courier do Shopfans, vocês podem ou rastrear diretamente entrando no site do Shopfans, ou de posse do código usando o site da transportadora abaixo:

www.phxcargo.net


Links complementares

shopfans-brasil-express

dhl-global-mail

ppx-track-rastreando-shipito-airmail


Links dos melhores redirecionadores de encomendas

br.shopfans.com

br.shipito.com

de.qwintry.com


Como pagar suas Compras no exterior

Se você não tem cartão de crédito internacional ou se tem restrições no crédito, uma excelente opção para você é utilizar o cartão pré-pago Ebanx, o cartão Ebanx tem uma excelente cotação do Dólar e em quase todos os casos o Dólar fica mais barato que nos cartões de crédito tradicionais.

Se você ainda não conhece este cartão clique nos links abaixo é conheça melhor esta solução:

convites.ebanx.com

compranoexterior.com.br/ebanx-cartao-virtual