Viagem para Nova York

viagem para Nova york

Caros leitores hoje vou falar um pouco sobre viagens para os Estados Unidos, no caso mais específico vou falar de minha última viagem para Nova York. Vou fazer um descritivo de tudo que considero mais importante para que vocês tenham uma boa experiência sem grandes surpresas. Vou tentar escrever este artigo descrevendo minha viagem, para caso se deparem com situações semelhantes não tenham dificuldades.

Toda viagem ao exterior, e mais especificamente para os Estados Unidos começa com você se informando sobre necessidades documentais para entrada no país, no caso de uma viagem para Nova Iorque precisamos de um passaporte com visto americano, este é o ponto inicial de tudo. Sem visto nada feito.

Para conseguir seu visto o primeiro passo é fazer o cadastro do DS-160 , pagar as taxas e fazer as coletas de fotos impressões digitais e entrevista, todo esse processo pode ser iniciado nos links abaixo, não me estenderei muito nesse processo, pois ele é simples, mas é longo:

ceac.state.gov/genniv

brazil.usembassy.gov/niv-apply.html

visto americano

Basicamente os americanos querem turistas e não pessoas que queiram imigrar, ou que causem de alguma forma algum risco para eles, se você tem um emprego estável, boa renda e não oferece risco de imigrar para lá, o visto é muito tranquilo.

Quando fiz minha entrevista levei um monte de documentos escritura de imóveis, comprovantes bancários e não me pediram nada disso, o funcionário da embaixada me perguntou 2 coisas:

Onde eu trabalha e a quanto tempo eu estava na empresa, depois digitou algumas coisas e me falou que meu pedido tinha sido aceito. Como eu trabalho em uma grande empresa ele não me viu como um possível imigrante ilegal e aprovou meu visto.

Depois do visto você precisa comprar as passagens aéreas e sua hospedagem, no caso de viagem para Nova York, você logo perceberá que ficar hospedado em Manhattan é muito mais caro que ficar em outras regiões da cidade como o Brooklyn.

Logicamente ficar em Manhattan facilita as coisas, pois encurta distâncias ,mas ficar em um bairro próximo pode reduzir em muito seus custos de viagem e não influenciar tanto em seus tempos de deslocamento. Nesta minha última viagem decidi ficar no Brooklyn no Hotel La quinta In Brooklyn, escolhi este hotel por três motivos :

1-Estacionamento gratuito

2-Proximidade do metrô (menos de 5 minutos caminhando)

3-Preço bem menor que o de Manhattan

O metrô até Times Square levava uns 15 minutos, pelo valor que economizei na hospedagem valeu a pena, em relação a segurança foi muito tranquilo, chegava sempre tarde de metrô por volta de 3 da manhã e não tinha nunca nenhum movimento suspeito, tem umas lojas de indianos, nepaleses e italianos que ficam abertas 24 horas na região.

Eu sempre chegava e passava na loja de um nepalês para comprar alguma coisa para comer, não era o lugar mais bonito do mundo, mas era bem residencial e seguro, recomendo o hotel que era limpo e confortável, mais ou menos no mesmo nível do Ibis brasileiro.

Cabe um comentário aqui, Nova York não é uma cidade para se usar carros, mas eu usei carro pois visitei outras cidades e outlets fora de Nova York, se você pretende ficar apenas em Nova Iorque o metrô atende perfeitamente todas as suas necessidades de transporte, não sendo necessário alugar um carro.

Dinheiro e cartãodólar em alta

Uma das coisas mais importantes numa viagem para Nova York ou para qualquer outro lugar no exterior, está na forma como você vai pagar suas contas fora do Brasil, existem várias formas de fazer isso, mas as mais comuns são dinheiro vivo e o cartão.

Ambas as formas tem suas vantagens e desvantagens , o uso de dinheiro tem limitações, pois você não pode levar mais de 10 mil dólares sem declarar, e o uso do cartão pode gerar algumas dificuldades caso seu cartão seja bloqueado por sua operadora durante sua viagem.

O ideal é usar as duas opções, levando uma quantidade de dinheiro e o resto nos cartões, esses valores dependem da capacidade financeira de cada um.

Uma outra dica é que você leve mais de uma opção de cartão para sua viagem, uma espécie de cartão de backup, no caso de seu cartão ser bloqueado ou não funcionar. 

Como a gente no Brasil geralmente usa o chip e nunca a tarja magnética, em muitos casos o cartão pode estar com a tarja danificada, e você nem sabe e só vai descobrir na hora de pagar nas lojas nos Estados Unidos, que em 99% dos casos usam apenas a tarja, então ter uma segunda opção de cartão é interessante.

Para o dinheiro compre uma bolsa dessas chamadas de doleiras, eu tenho uma bolsa dessas e sempre uso para carregar meu dinheiro grudado comigo durante a viagem. Essas bolsas são tipo pochetes que ficam por debaixo da roupa e nelas você pode colocar seu passaporte e dinheiro vivo, esse cuidado faz você ficar muito mais seguro.

Deixe um de seus cartões no cofre do hotel para que ele possa ser usado em casos de perda de seus outros cartões, deixe algum dinheiro também no cofre. 

Passagem aérea

viagem para Nova york

Existem várias empresas fazendo este trajeto, eu escolhi a Delta por alguns motivos:

1-O voo chegava muito cedo em Nova York e eu queria aproveitar ao máximo o primeiro dia, o voo que eu usei partiu de BH com conexão em Guarulhos e chegou em Nova York por volta de 5 da manhã, cabe aqui uma observação, como eu aluguei um carro, e fui fazer uma viagem para uma cidade fora de Nova York no primeiro dia, esse horário não me atrapalhou.

Lembre-se que muitos hotéis tem check in começando às 15:00 e chegar às 5:00 com check in no hotel somente 15:00 pode atrapalhar bastante. Então é preciso avaliar seu caso para não ter que gastar outra diária por causa de algumas horas.

Por sorte o hotel na outra cidade onde eu ia ficar, aceitou que eu fizesse o check in às 10:00 da manhã sem nenhum custo adicional. No primeiro dia fiquei em uma rede chamada Red Roof que cobra 79 dólares de diária, essa rede é bastante aceitável com quartos simples, mas limpos e agradáveis.

2- Os aviões da delta são relativamente confortáveis, eu tenho 1,90 m e não fiquei com as pernas apertadas, não é lá grandes coisas em questão de conforto, mas pelo menos você não vai ficar sendo esmagado pelo passageiro da frente se este reclinar a poltrona.

Para encontrar o melhor preço de hospedagem e passagens eu recomendo que usem meu artigo compranoexterior.com.br/aluguel-de-carros-nos-estados-unidos, neste artigo eu dou dicas de como economizar em hospedagem e aluguel de carros.

OBS1: É muito importante que você leve com vocês os dados do hotel onde pretende ficar, ou da casa caso vá ficar com conhecidos, o telefone do hotel ou de quem vai te receber é indispensável na hora do embarque.

OBS2: Você não precisa ter passaporte com mais de 6 meses de validade para viajar para os Estados Unidos, ele só precisa estar válido no período, meu passaporte mesmo vencia em cerca de 4 meses e não tive qualquer problema na entrada.

OBS:3 O visto geralmente é válido por 10 anos ,mas o passaporte é válido por 5 anos, então caso você tenha o visto em um passaporte antigo já fora da validade, e já esteja com um passaporte novo sem visto, você terá que levar os dois passaportes na viagem.

Chegada nos Estados Unidos

A chegada e a passagem na imigração não tem nada de complicado, dentro do avião irão te fornecer um formulário para que você descreva se está entrando com alimentos, sementes, etc,, e qual o valor de produtos  que vão ficar nos Estados Unidos, ou seja, presentes ou mercadorias que não retornaram para o Brasil.

Você vai entrar numa fila e passar por um agente da imigração, ele coletará suas digitais e pode fazer alguma pergunta. Comigo perguntou apenas se a viagem era de turismo e me liberou, depois disso você passa em outra fiscalização de bagagem igual essas que tem aqui no Brasil na chegada, nessa fiscalização você entrega a declaração que foi preenchida no avião, praticamente ninguém é parado nessa fiscalização. Depois disso você sai no saguão do aeroporto e sua estadia nos Estados Unidos começa.

Pegando o Airtrain JFK para o Federal Circle

Depois de terminado o processo na imigração eu fui pegar o Airtrain para o Federal Circle onde estão as locadoras de carro, isso vale para quem descer no JFK, se você descer em outro aeroporto o processo é diferente, no JFK tudo é muito bem sinalizado e você não terá dificuldades em se localizar, caso seu destino seja Nova York, basta usar o AirTrain e ir para Jamaica Station e lá pegar a linha mais adequada ao seu hotel.

airtraim JFK

Metrô de Nova Iorque

Se você está acostumado com metrô no Brasil que em muitos casos tem uma ou 2 linhas, você vai ficar assustado com o número de linhas em Nova Iorque, se minhas contas não estiverem erradas, são dezoito linhas de metrô, tudo muito confuso numa primeira olhada, mas muito simples se você tiver um mapa do metrô, este mapa pode ser conseguido gratuitamente em um guichê de venda de bilhetes em qualquer estação.

Eu recomendo também que você baixe aplicativos de mapas do metrô de Nova Iorque para seu celular, isso facilita muito quando você está andando na rua, e quer descobrir onde pegar o metrô.

Se você vai ficar mais dias na cidade compre o bilhete de 7 dias o metrocard, você paga 30 dólares + 2 pelo cartão e pode andar a vontade durante 7 dias sem pagar nada a mais por isso, vale muito a pena, pois vai facilitar e reduzir o custo de seus deslocamentos.

O metrô de Nova Iorque é sujo e feio, vocês vão notar isso, mas em relação a eficiência não tenho nada a criticar, em relação a segurança também nada a declarar, eu andava de madrugada no metrô e em nenhuma situação me senti inseguro, aliás este é um ponto forte em Nova Iorque, e principalmente em Manhattan, onde existe um número grande de policiais por toda parte. Criminosos ali não tem vida fácil.

Abaixo link do mapa do metrô de Nova York

web.mta.info/nyct/maps/subwaymap.pdf

mapa metro de Nova York

Alimentação em Nova Iorque

Ok colegas, comer bem em Nova York de forma barata não é das tarefas mais fáceis, ou você gasta bem para comer em um bom restaurante, ou vai pra uma lanchonete comer um hambúrguer, comer hambúrguer todo dia não dá, e comida boa em Nova Iorque é cara ou difícil de achar.

Nessa minha viagem eu caminhei muito por Manhattan e descobri um Café, eles servem uma boa comida chinesa no quilo, e por um valor bastante razoável, eu paguei cerca de oito dólares a libra, por uma comida igual a essa que temos nas praças de alimentação de shoppings aqui no Brasil, uma libra equivale +/- a 450 gramas ou seja estamos falando de uma comida que custa cerca de 16 dólares o quilo. Este é um excelente preço para os padrões novaiorquinos.

Este local se chama Café Hestia e fica na 223 W 40th St, a foto abaixo mostra o local

cafe hestia

Um outro local no qual jantei e que tinha um preço aceitável, e uma boa comida foi o Bubba Gump, que fica localizado na Broadway, um jantar com dois pratos diferentes e dois refrigerantes saiu por cerca de 60 dólares. Não é barato, mas dentro dos padrões novaiorquinos é aceitável, eles servem a comida de uma forma não convencional, é um local interessante e com uma bela vista da rua e dos painéis luminosos, vale pela experiência e bom atendimento. Peça pra ficar perto da janela e aproveite a vista, que é um dos pontos fortes do restaurante.

Bubba Gump

Acima uma foto de como são servidos os pratos no Bubba Gump , o prato estava muito bom e vale a pena, camarões,linguiça e um excelente tempero.

Existem outros bons restaurantes em Nova Iorque ,mas não vou me estender muito nesse assunto, recomendo também caso queiram comer um hambúrguer diferenciado o Shake Shack, não sou de comer sanduíches, mas quando vou nessa lanchonete não consigo comer apenas um, talvez o melhor hambúrguer que já comi na vida.

Outro detalhe, é que a maioria dos hotéis não possui café da manhã, e você vai precisar gastar em alguma padaria ou lanchonete para comer na parte da manhã, eu fiz um pouco diferente, eu ia em supermercados e comprava o básico para o café da manhã e comia no quarto, isso acaba ficando muito mais barato e acaba adiantando as coisas.

Gorjetas

Um ponto importante nos Estados Unidos são as gorjetas, quando você faz uso de um serviço é esperado que você pague gorjetas, em restaurantes por exemplo o ideal é um valor de 20%, se você der os 10% comuns aqui no Brasil o garçom pode te perguntar se aconteceu algo de errado no atendimento dele, então 20% é um valor aceitável.

Lojas para se comprar

Nova Iorque é a capital do mundo, e isso faz dela uma cidade com todas as lojas das grandes marcas, mas não se engane totalmente, os preços em algumas regiões podem ser bastante elevados, principalmente na área de Times Square, afinal você pode acabar pagando o preço do local da loja.

Muitas lojas na região de Times Square tem preços bem mais elevados que lojas equivalentes um pouco mais distantes desta área, então tenha atenção para não comprar em lojas para turista, que são muito mais caras.

Um exemplo básico foi quando eu precisei de um cartão de memória, e em uma loja perto de Times Square o cartão custava 69 dólares e andando umas 10 quadras encontrei o mesmo cartão por 29 dólares. Então fiquem espertos principalmente com as lojas próximas da Times Square.

Existem algumas lojas que você deve visitar em Nova Iorque, seriam quase visitas obrigatórias, na minha visão você não pode deixar de ir em 3 lojas:

Macy’s , Toysrus e Century 21. cada uma por seus motivos e com certeza você não vai se arrepender de ir em nenhuma delas.

Macy’s

macy's

Eu poderia ficar falando sobre a Macy’s durante vários minutos e ainda não seria suficiente, se eu pudesse descrever a impressão que se tem ao se entrar na Macy’s, seria a de que esta é a loja mais impressionante do mundo.

Nada chega perto da Macy’s , imagine uma construção gigantesca de 9 andares ocupando um quarteirão inteiro com todas as marcas que você possa imaginar sendo vendidas na mesma loja, são 205.000 m2 o equivalente a cerca de 30 campos de futebol.

A Macy’s deixou de ser a maior loja do mundo em 2009 sendo ultrapassada pela Shinsegae da Korea, mas se ela não é atualmente a maior loja do mundo isso não fez ela perder seu charme.

Ela está localizada entre a 34th e 35th, a variedade de produtos é inacreditável, imagine um produto de vestuário ou para casa, e pode ter certeza que na Macy’s você encontrará. Eu posso dizer que 1 dia inteiro não é suficiente para você conhecer todos os pontos da loja.

Imagine que você tivesse um grande Shopping que fosse apenas uma única a loja, agora multiplique por dois, a Macy’s é mais ou menos isso.

O primeiro andar da Macy’s deve ter sido pensado para colocar em estado de choque qualquer visitante que goste de compras, é simplesmente uma overdose de desejos de compras, até o mais pão-duro fica tentado a gastar nesta loja, a loja provoca nossos instintos de compra mais escondidos.

A loja não chega a ser barata, mas também não é cara, o grande lance de visitar a Macy’s está na experiência única, que é entrar naqueles nove andares, que guardam tudo que um consumidor pode procurar em uma loja, quem vai a Nova Iorque não pode deixar de visitar a Macy’s é como ir ao Rio e não visitar o Cristo.

Se quiser conhecer a loja online da Macy’s o link é :

www.macys.com

Toysrus

Se você tem filhos pequenos é um ótimo lugar para se visitar, a Toysrus tem vários andares e uma gama muito grande de brinquedos, dentro da loja existe um dinossauro e uma roda gigante, um ótimo lugar para voltar a se sentir como criança.

Century 21

Viagem para Nova York

Se você está em Nova Iorque, e quer realmente comprar, este é o local ideal. A loja é quase um outlet com preços realmente baixos e muita variedade, eles vendem de tudo relacionado ao vestuário, perfumes e maquiagens, realmente uma loja na qual vale a pena gastar umas 3 horas comprando.

A loja na qual fiz minhas compras fica localizada próxima ao New World Trade Center. Nós temos um artigo sobre a Century 21 aqui no site, o link é compranoexterior.com.br/century-21.

Para conhecer o site online da loja acesse:

www.c21stores.com

Outlets

Outlets são lojas que se propõem a vender com grandes descontos para consumidores finais, os descontos podem chegar a mais de 70%, mas fiquem atentos, pois muitas lojas que se dizem outlets, só são outlets no nome.

Os outlets mais populares e próximos de Nova York são o Woodbury e o Jersey Gardens , mas atenção, pois nem sempre estar em um outlet significa que você encontrará preços realmente mais baixos que os de lojas normais, já vi muita gente saindo frustada de outlets por não encontrarem pechinchas nos níveis que esperavam.

O segredo é pesquisar e rodar as lojas, nessa última viagem algumas lojas em Woodbrury me deixaram decepcionado, pois os descontos praticamente não existiam, em outras valeu a pena comprar.

Woodbury

woodbury 2

O Woodbury é talvez o mais conhecido outlet da região de Nova York, nesta minha viagem eu resolvi alugar um carro e gastei cerca de uma hora e meia no trajeto até o outlet, existem opções de ônibus partindo de Manhattan também.

É um outlet bem grande no qual você pode gastar até mais de um dia para conhecer todas as lojas, elas tem essa cara de vila com várias casas onde as lojas estão instaladas, observe na foto acima.

Se tiver tempo de viagem disponível separe um dia inteiro para visitar o Woodbury , isso claro se você tiver como objetivo fazer compras. A lista completa de lojas pode ser acessada no link www.premiumoutlets.com/outlet/woodbury-common/stores, são muitas opções.

Funcionamento: das 9h às 21h, diariamente.

De carro

Woodbury Common Premium Outlets está localizado na Route 32 in Central Valley, NY. One hour north of New York City.

De ônibus

CitySights NY
Frequent daily bus service to Woodbury Common from Port Authority, New York City (42nd St & Eighth Ave).

Mapa de Woodbury

woodbury

Jersey Gardens

O Jersey Gardens difere do Woodbury em vários aspectos, em relação ao número de lojas o Jersey Gardens tem um número de lojas ligeiramente menor, o Jersey Gardens difere também na parte física , enquanto o Woodbury tem esse aspecto de uma cidadezinha, o Jersey Gardens tem esse aspecto de Shopping como conhecemos aqui no Brasil, com dois andares .

Existem algumas vantagens que podem ser interessantes para quem vai comprar, a principal vantagem em relação ao Woodbury é que o Jersey não cobra Sales tax (imposto de vendas) para roupas de até 110 dólares por estar em New Jersey, e não em Nova York como o Woodbury.

Apesar de estar em outro estado ele fica mais próximo da cidade de Nova York que o Woodbury que fica no estado de Nova York.

Como Chegar

De ônibus, você pode pegar o ônibus em Port Authority. O ônibus que vai para o Jersey Gardens é o #111 e o #115.

De carro o endereço é 651 Kapkowski Road – Elizabeth, NJ 07201

Abaixo mapa do Jersey Gardens

woodbury Jersey gardens

Outras atrações

Caros colegas em Nova York existem centenas de atrações e a maioria dos viajantes não terá tempo de ver tudo de bom que existe em Nova York, então tenha isso em mente, pois se você vai ficar uma semana na cidade é impossível ver tudo que a cidade oferece.

Tendo isso em vista, tente fazer seus passeios de forma otimizada e não caia na besteira de querer visitar todos os pontos em apenas uma semana, isso só vai deixar você muito cansado e no final você não vai aproveitar os passeios de forma adequada.

Mas quais são as principais atrações de Nova York, quais eu devo priorizar?

Gosto é gosto e cada um tem o seu, mas existem pontos da cidade que são unanimidades e que você deve considerar em uma visita a Nova York, outro ponto importante é que essas visitas geralmente não são gratuitas, e você na maioria delas vai precisar de ingressos, uma boa forma de economizar nos ingressos é comprar o Citypass que é um talão com ingressos das principais atrações, ele pode ser comprado online e enviado para seu email.

www.citypass.com

Podemos definir o Citypass como um conjunto de ingressos para uma determinada cidade, que são vendidos de forma antecipada, e que representam uma boa economia em relação a venda dos ingressos de forma separada.

No caso de Nova York a economia é de 42%, se você pretende visitar os principais pontos turísticos de Nova York ou de outras grandes cidades americanas, adquirir o Citypass representa uma boa economia, o Citypass pode ser comprado online e enviado para seu email, o link do site para realizar a compra é:

www.citypass.com

O Citypass inclui:

1 –Visita ao Empire State Building

visita a new york

Ir ao Empire é como ir para Cristo Redentor é legal ,mas tem prazo de validade, eu não gastaria mais de uma hora por lá, a vista é muito legal, mas nada além disso, tire algumas fotos e vá com uma jaqueta, pois faz frio lá no alto.

Não existe uma estrutura para permanência por mais tempo lá no topo, e talvez isso seja intencional para que as pessoas fiquem pouco tempo e a rotatividade possa ser maior

2 –Museu Americano de História Natural

museu de historia natural

Sensacional, essa é a melhor definição deste museu, muitos animais empalhados , árvores e tudo relacionado a biologia. Este é o lugar para se gastar uma manhã ou uma tarde visitando, fica de frente para o Central Park. Na minha visão um dos locais onde você não deve deixar de ir, mesmo em viagens curtas.

3-The Metropolitan Museum of Art

visita a new york

Um museu de arte com mais de dois milhões de obras de arte em áreas como arte moderna, pintura europeia, arte asiática, armas e armaduras, fotografias, arte americana e muito mais. Para quem gosta de arte uma visita memorável.

4-Deque de Observação do Top of the Rock OU Museu Guggenheim

O Citypass da a opção de escolha entre o Guggenheim e o Top of the Rock eu sinceramente escolho o Guggenheim, mesmo tendo uma vista muito legal , se considerarmos que você provavelmente foi ao Empire State a visita ao museu de arte moderna acrescenta muito mais a sua viagem que uma quase repetição do Empire State.

Deque de Observação do Top of the Rock

Deque de Observação do Top of the Rock

visita a new york

Museu Guggenheim

5Estátua da Liberdade e Ilha Ellis OU Cruzeiros da Circle Line

visita a new york

visita a new york

Minha recomendação é que você escolha o cruzeiro, no qual você poderá ver muito mais coisas, o ingresso caso você escolha a visita a estátua não inclui a visita a coroa que deve ser adquirida separadamente.

6Memorial & Museu do 11 de setembro OU Museu Intrépido do Mar, Ar & Espaço

Memorial & Museu do 11 de setembro

Memorial & Museu do 11 de setembro

 

visita a new york

Museu Intrépido do Mar, Ar & Espaço

O Memorial & Museu do 11 de setembro pode ser muito interessante para muitas pessoas e realmente é, mas o ponto turístico de Nova York que eu mais gosto é o Museu Intrépido, eu gosto de tecnologia , aviões e navios , essas são coisas que me interessam muito, e no museu intrépido tudo isso está presente .

Você começa a visita no Museu Intrépido pelo convés do porta aviões onde estão dezenas de aviões de guerra e até o SR-71 Blackbird, você entra na parte de casario do porta aviões, e pode ver como eram as acomodações deste navio da época da Segunda Guerra,mas não termina ai , existe nesse museu um dos ônibus espaciais americanos aposentados a Enterprise, e algumas cápsulas espaciais como uma Soyuz.

 

Ny

Eu ao lado do ônibus espacial

A visita não termina nisto, e é possível também ver um Concorde que era um avião supersônico de passageiros, e ainda visitar um submarino e conhecer como era a vida da tripulação.

Voltando para o Brasil

Podem parecer muito lógicas as coisas que vou falar aqui, mas muita gente não avalia esses detalhes e tem problemas no retorno, faça o seguinte check list para evitar problemas:

1-Verifique se sua documentação está ok, você precisa do seu passaporte para retornar e deve estar com ele em local seguro durante toda sua viagem.

2- Muita gente fala que você deve andar com seu passaporte para todos os locais e outros preferem deixar o passaporte no hotel e andar com uma cópia. Existem vantagens e desvantagens em ambas as situações, mas lembre-se que se você perder seu passaporte terá uma série de problemas, e a opção de deixar o passaporte no hotel pode ser a mais adequada, andar com sua permissão internacional de motorista pode de certa forma substituir o passaporte, e servir para identificar você caso seja necessário.

3-Verifique se suas malas vão comportar suas compras na véspera de voltar para o Brasil, acredite em mim, muitas pessoas esquecem que vieram com a mala já cheia e acham que vão conseguir colocar tudo que compraram nesta mesma mala, imagine que se você descobrir que sua mala não cabe tudo faltando 3 horas para seu voo, você poderá ter sérios problemas, então verifique isso na véspera de seu retorno, e se for preciso compre outra mala.

4- Como falam os mineiros a gente espera o trem na estação, então vá para o aeroporto com uma boa antecedência para evitar surpresas, em viagens internacionais eu sempre chego no aeroporto 5 horas antes do voo, seguro morreu de velho.

5- Identifique suas malas e coloque cadeados, tire fotos das malas antes do fechamento.

6- Não coma nada exótico antes de seu retorno, tenho um amigo que resolveu comer uma comida chinesa no JFK,  e que ficou avariado durante o voo de retorno. coma somente aquilo que está acostumado e não invente moda no dia de vir embora.

7-Lembre-se que além dos 500 dólares de cota, você pode comprar mais 500 dólares na free shop em seu retorno para o Brasil com isenção de impostos, nem tudo é barato nas free shops, mas muitas coisas valem a pena de serem compradas, então pense em dar uma passada na free shop em seu retorno.

Links complementares

aluguel-de-carros-nos-estados-unidos

chip-de-celular-pre-pago-nos-estados-unidos

compras-em-viagens-ao-exterior