Prazo de proteção do Aliexpress

O Aliexpress é sem dúvida um dos sites mais usados por brasileiros que desejam comprar mercadorias no exterior, o Aliexpress é uma empresa séria que protege seus compradores, mas é importante que esses compradores conheçam as ferramentas de proteção que esta empresa fornece.

Um dos principais itens de proteção do Aliexpress é o prazo de proteção do consumidor.

O Prazo de Proteção do Consumidor no Aliexpress, sempre gera muita dúvida.  Mas vamos tentar mostrar para vocês o que é e como usar esta ferramenta de proteção.

Afinal, o que é isso?

Depois de ter feito o seu pedido, é sempre interessante ficar de olho no Prazo de Proteção do Consumidor, que é o prazo de “garantia” do seu produto.

Enquanto estiver vigente, o consumidor tem direito de pedir um reembolso, solicitar a troca ou devolver o produto.

Para descobrir quanto tempo você possui , confira no exemplo abaixo:

 

Clique no seu nome no canto superior direito > depois em ‘Meus Pedidos’ > em cada um dos itens comprados aparecerá uma contagem regressiva dizendo “Seu pedido será fechando em:”

Caso o Prazo esteja se esgotando e o seu produto não tenha chegado ainda. Envie uma mensagem ao vendedor, e solicite um aumento no prazo de proteção.

Para fazer isso, acesse sua lista de pedidos e depois em ver detalhes:

clique em:” 2. Para estender o período de proteção do consumidor , clique aqui

Faça isso antes do término do prazo, pois depois de encerrado, não é possível solicitar o reembolso ou ainda, pedir a troca do seu produto.

Observe na imagem abaixo onde você deve solicitar o aumento do prazo:

Estender o prazo de proteção ao consumidor, a medida mais elegante em um primeiro momento

Eu tenho há muitos anos como filosofia de vida, o princípio de que não devemos elevar uma situação ao nível máximo de stress, se isso pode ser evitado, isso pode parecer algo meio lógico, mas muita gente não tem este tipo de atitude, e acaba fechando todas as portas de uma negociação, logo na primeira troca de mensagens.

O Aliexpress tem várias ferramentas de proteção, e devemos não pular etapas, enquanto é possível negociar de forma harmônica com um vendedor, devemos tentar este caminho, e é desta forma que eu procuro agir.

É sabido por todos aqueles que importam mercadorias da China com mais frequência, que atrasos são mais que frequentes, eles são uma regra.

Eu tenho visto muitas pessoas que se desesperam e abrirem disputas antes daquilo que seria o razoável, pense bem, uma disputa para um vendedor do Aliexpress é algo muito impactante, eu falo com toda certeza, que a melhor medida quando uma encomenda está se aproximando do prazo limite de proteção é a solicitação do aumento do prazo.

Estender o prazo de proteção é uma medida elegante da parte do comprador, pois ele fica protegido e evita problemas para o vendedor, evitar problemas para o vendedor é uma medida inteligente, pois evita atritos desnecessários, se seu objetivo é ficar protegido de possíveis extravios, estendendo este prazo você continuará protegido, então pense nisso, e só abra disputas em último caso, só quando nenhum acordo mais for possível.  

Eu posso garantir para vocês, que agindo com cordialidade em 95% dos casos você será tratado com cordialidade pelos vendedores, e a cordialidade resolve mais facilmente os impasses que possam ocorrer.

Evite fazer o pedido para estender a proteção ao consumidor muito perto do término do prazo, tente fazer está solicitação com alguns dias de prazo para o vendedor, desta forma o vendedor terá tempo de ver sua mensagem.

Se deu tudo errado é hora de abrir uma disputa 

Se você fez tudo da forma certa e não teve respostas satisfatórias do vendedor, como por exemplo ele não querer estender a proteção do comprador, ai é hora de você passar para o outro estágio.

Abra disputa e aguarde o desenrolar do processo, as ferramentas estão lá para serem usadas se necessário, e se você tentou contato e o contato não surtiu qualquer tipo de solução, busque então seus direitos e abra uma disputa.