Unidade de Tratamento Internacional

 Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil

 

Quando aparece em seu rastreamento no site dos Correios  “Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil” ou “Conferido Recebido no Brasil” estas frases indicam que seu pacote já está em território brasileiro,  e logo será iniciado todo o processo referente a liberação de sua mercadoria, o termo  Correios  “Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil” se refere ao setor de  triagem dos Correios que fica  interligado a Receita Federal.

Neste local é feita a primeira fiscalização das encomendas vindas do exterior, que dependendo da análise poderão ser liberados sem impostos, confiscados ou tributados. Nesta unidade ficam outros órgãos do governo como Exército, Anvisa entre outros.

Caso você tenha importado alguma mercadoria não permitida  (drogas, armas, artigos falsificados, receptores de Tv(AZbox,AZamerica), etc), o produto é confiscado.

Quando a encomenda sai da Unidade de Tratamento Internacional  ela é transferida  para a unidade de CTCI (Centro de Tratamento do Correio Internacional) mais próxima. É neste centro que é feita a análise para tributação da mercadoria.

Mercadoria no CTCI

Unidade de Tratamento Internacional

Quando a mercadoria chegar no CTCI ela poderá ou não ser tributada, isto vai depender de uma série de fatores que estão explicados em meu artigo Como evitar ser taxado, como sabemos, os fatores que levam uma encomenda a ser ou não tributada são vários e até a sorte é um deles.

Devido a grande demanda sobre os funcionários da Receita estes não conseguem examinar tudo que chega ao Brasil, e neste caso podem acontecer duas situações

1-Na primeira encomendas que não teriam direito a isenções são liberadas

2-Na outra situação as encomendas podem ficar várias semanas ou meses paradas até serem liberadas.

Após a análise, sua encomenda volta para a Unidade de Tratamento Internacional, onde vai ser liberada e direcionada para o CTE (Centro de Triagem de Encomendas).

Chegando ao CTE sua encomenda começa a fazer o caminho de entrega, e em alguns dias você receberá sua encomenda ou livre de impostos em sua residência, ou tendo que comparecer em uma agência dos Correios para pagar os impostos.

 

Quanto tempo vai levar para meu pacote ser entregue 

Abaixo temos os tempos oficiais de processamento e entrega de pacotes com origem no exterior e destino Brasil, é sempre bom olhar esses prazos antes de concluir que sua encomenda está atrasada observe a imagem :

Então pelo que está mostrado acima, encomendas que tenham código de rastreamento começando com a letra R, depois de serem liberadas pela Receita, podem levar até 40 dias úteis para serem entregues. Isso dá quase 2 meses de dias corridos, então é preciso ter paciência nos fretes mais baratos, pois eles podem demorar facilmente uns 3 meses para serem entregues de ponta a ponta.

 

Entendendo partes importantes do rastreamento de sua encomenda

Unidade de Tratamento Internacional

Exemplo de rastreamento do site dos Correios

Para: Avaliação – Anvisa / BR

O rastreamento acima mostra um pacote vindo dos Estados Unidos na modalidade USPS First Class, no passado esse tipo de encomenda não teria rastreamento, mas recentemente os pacotes enviados para o Brasil nesta modalidade estão com rastreamento.

O pacote acima continha um item que foi considerado cabível de análise pela Anvisa, e é isso que aparece no rastreamento acima na linha Para: Avaliação – Anvisa / BR . 

O produto era um dilatador nasal e logo foi liberado pela Anvisa sem maiores problemas. Muitas mercadorias são enviadas para Anvisa quando contém itens referentes a saúde humana como cosméticos e outros produtos equivalentes.

Encaminhado para: RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR

No caso de aparecer no seu rastreamento  “Encaminhado para: RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR” você terá que pagar os impostos referentes a importação da mercadoria.

Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSAO DSI 

Significa que sua encomenda vale ou foi avaliada com valor acima de 500 dólares, neste caso será necessário utilizar os serviços do Importa Fácil dos Correios e providenciar uma DSI.

Problemas com seu pacote como proceder 

Pacote “parado” na Unidade de Tratamento Internacional:

Peça  um PI (Pedido de Informação) nos correios.

Contato telefônico : 0800-725-7282 ou 3003-0100.

Contato via  e-mail : [email protected]

Ouvidoria da Secretaria da Fazenda.

Recomendo que você utilize os canais acima somente em casos extremos, como mais de 1 mês com pacotes sem sair do lugar, fora isso o jeito é aguardar pois a nossa alfândega é lenta.

Vídeo mostrando como fazer uma reclamação (pedido de informações) nos Correios 

Para que você possa fazer uma reclamação no site dos Correios é necessário ter em mão o código de rastreamento que deve funcionar no site dos Correios e os dados do remetente. SEm estes dados não é possível abrir sua reclamação.

É preciso também que o pacote já esteja em território nacional,  ou seja , é preciso que os Correios tenham recebido ele de forma”oficial”, você não vai conseguir abrir reclamação de pacotes em trânsito pro Brasil. Abaixo mostro o processo de abertura de uma reclamação:

Onde estão os  CTCI?

Exitem três unidades no Brasil:

São Paulo:

Recebe as encomendas expressas tipo EMS , se incluem aqui o USPS Express
Rua Mergenthaler, 598 – bloco III – 5º andar
Vila Leopoldina-SP
São Paulo -SP-Brasil
05960-960
Telefones:
11-4313-8431
11-4313-9898
11-4313-9944 (Anvisa)
e-mail: [email protected]

Rio de Janeiro:

Recebe encomendas não expressas acima de  1 KG (fretes como USPS Priority)
Ponta do Galeão, S/Nº, 1º andar
Galeão – Ilha do Governador
Rio de Janeiro – RJ/Brasil
21-3398-7181
21-3398-7183

Paraná:

Recebe encomendas leves de fretes não expressos
Av. Rocha Pombo, S/Nº, Bairro Águas Belas
Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena
São José dos Pinhais – PR/Brasil
83010-900
Telefones:
41-3381-1891
41-3381-1892


Para mais informações sobre rastreamento leia os dois artigos abaixo:

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