Depois de mais de 1 mês de implantação da taxa de 15 Reais o que temos de fato?

Atualização : Notamos que o nível de cobrança da taxa em alguns tipos de frete está relativamente elevado , este é o caso dos Small packets que tem código de rastreamento começando com a letra R, fretes epacket continuam com baixo nível de pacotes pagando a taxa.

Depois do comunicado oficial dos Correios, que ocorreu há mais de um mês, sobre a cobrança de 15 Reais em encomendas não tributadas.

O que podemos perceber é que a taxa vem sendo cobrada em casos raros, a prometida cobrança não foi posta em prática na maioria absoluta dos casos, esta foi a constatação que pude ter no último mês .

Logicamente que tivemos relatos de leitores que tiveram que pagar esta taxa em pacotes não tributados, mas na maioria absoluta dos casos a cobrança não foi posta em prática.

Eu mesmo costumo usar muito epacket enviados pelo Shopfans, e até agora nenhuma destas encomendas teve essa cobrança de 15 reais, isso quando não foram tributadas.

Me parece que não virou ainda uma prática comum que esses pacotes não tributados paguem esta taxa, isso não significa que futuramente não possam vir a cobrar, mas a foto do momento é a de que não estão cobrando a taxa na grande maioria das encomendas.

 

O que esperar do futuro em relação aos 15 reais que seriam cobrados?

Se observarmos as regras existentes nesta área de importação de mercadorias, podemos chegar a conclusão de que nem tudo é aplicado em 100% dos casos.

Se formos observar as regras de tributação poderíamos dizer que tudo enviado por pessoas jurídicas deveria ser tributado(regra oficialmente aplicada pela Receita Federal), mas na verdade raramente encomendas abaixo de 50 Dólares são tributadas, lembrando que oficialmente essa isenção só seria cabível em envios de pessoas físicas marcados como Gift.

O que temos de fato é que no Brasil, nem sempre as regras são aplicadas em 100% dos casos, e no caso da cobrança da taxa de 15 Reais, a observação e os relatos que temos tido dão conta de que essa cobrança ocorre raramente.

Vamos manter nossa observação

O que podemos dizer para vocês que são leitores do CompraNoExterior, é que esta é a foto do momento , vamos continuar observando, e em casos de mudanças significativas deste quadro, voltaremos a escrever sobre.

Em suma pouca coisa se alterou, conforme podemos observar nos últimos dias, e como a gente sempre fala aqui, é preciso esperar as coisas se acomodarem antes de falarmos que tudo ficou mais difícil,podemos concluir que tudo continua praticamente igual.

Links complementares 

taxa-de-15-reais-dos-correios-e-as-formas-de-minimizar-seu-impacto-leia-nossas-dicas-e-se-proteja

taxa-de-15-reais-dos-correios-despacho-postal-para-encomendas-nao-tributadas