Taxa de 15 Reais dos Correios

Desde 27/8/2018 vem sendo cobrada uma taxa de 15 reais pelos Correios, esta taxa está sendo cobrada em todas as encomendas importadas que chegam ao Brasil .

Atualização: Apesar de falarmos que seria cobrada em todas as encomendas, observamos ao longo do tempo, que em muitos casos, pacotes não tributados, passam sem a necessidade de pagar o despacho postal(taxa de 15 Reais), esse fato ocorre em alguns fretes de baixo valor.

O assunto já vinha sendo tratado aqui no CompraNoExterior em outros artigos, e também nos comentários, hoje resolvemos escrever de forma mais detalhada de forma a tirar o máximo de dúvidas de nossos leitores.

Para que serve a taxa de 15 Reais dos Correios

A taxa visa cobrir os custo do processo de importação, os Correios estavam basicamente pagando para os chineses exportarem para o Brasil, poderíamos ficar aqui horas discutindo sobre este fato, mas este não é o foco, o foco aqui é falar da taxa e de como pagar e ter a encomenda liberada.

As empresas privadas também cobram essa mesma taxa, só que em valores bem superiores , até 4 ou 5  vezes maiores, talvez os Correios estejam numa preparação para privatização, como este tema não é o foco deste artigo não entraremos neste aspecto.

Agora toda encomenda vai pagar os 15 Reais?

Sim, em teoria toda encomenda que for processada pelos Correios e vier do exterior terá que pagar os 15 Reais, mesmo aquelas que não forem tributadas também pagarão, antes só encomendas que eram tributadas estavam pagando esta taxa.

Entretanto como colocamos logo no começo do texto na atualização , alguns fretes mais baratos não estão tendo a taxa cobrada quando a encomenda não é tributada.

Como será paga a taxa de 15 Reais

Related image

Primeiramente é importante não confundir a taxa de despacho postal, com imposto de importação, o despacho postal é uma taxa fixa e é independente do valor da encomenda .

O pagamento será realizado dentro do sistema Minhas Importações no site dos Correios. Ao longo do artigo mostraremos como efetuar o pagamento.

Existirão duas situações:

  • Encomenda que não foi tributada, e que mesmo assim deverá pagar o valor do despacho postal .
  • Encomenda que foi tributada, e que além do valor dos impostos terá que pagar também o valor de 15 Reais referente ao despacho postal.

Você poderá acompanhar o processo pelo rastreamento de sua encomenda, observe nos exemplos abaixo:

Encomenda não tributada, que paga a taxa de 15 reais dos Correios

Abaixo temos um exemplo de encomenda que não foi tributada, mas que deve pagar a taxa de 15 Reais dos Correios, ou seja, ela deve pagar  despacho postal. Mais para frente mostraremos como se paga esta taxa, o processo é muito simples e o pagamento pode inclusive ser feito com cartão de crédito.

Após a confirmação do pagamento, a encomenda será entregue no endereço do destinatário.
O pagamento do Despacho Postal ficará disponível ao cliente por 30 dias. Após essa data, as encomendas sem pagamento serão devolvidas à origem.
O prazo de entrega do objeto, conforme o serviço contratado na origem, passa a contar a partir da data da confirmação do pagamento.

Encomenda tributada que paga impostos e despacho postal de 15 Reais 

Se o seu rastreamento for parecido com o rastreamento abaixo provavelmente você além de pagar o despacho postal de 15 Reais, terá também que pagar os impostos.

Antes a mensagem de: Fiscalização aduaneira finalizada, não indicava tributação em 100% dos casos, mas segundo informações dos Correios passará a significar.

Processo de pagamento no site dos Correios

Antes de mais nada, é preciso ter as ferramentas para realizar o pagamento da taxa de 15 reais dos Correios, taxa essa referente ao despacho postal.

Para isso, é preciso criar uma conta no Minhas Importações, dentro do site dos Correios.

O processo é muito simples e não leva mais que 5 minutos, bastando preencher seus dados, escolhendo um nome de usuário e uma senha. observe nas imagens abaixo:

Se você já possui um usuário e senha no Minhas Importações faça o login, caso contrário basta criar uma conta no link: https://apps.correios.com.br/cas/login .

Será aberta uma página como a da imagem abaixo , clique em cadastre-se no ID dos Correios e faça seu cadastro no Minhas Importações.

Exemplo para encomenda não tributada

Encomenda que foi tributada

No caso de encomendas tributadas, você deverá entrar no Minhas importações e buscar sua encomenda usando o código de rastreamento, observe o exemplo na imagem abaixo:

Importante, você só pode pedir revisão de tributos caso não tenha gerado o boleto de pagamento, caso tenha gerado não conseguirá pedir a revisão.

A revisão é útil quando você é tributado acima do valor real da compra, então tenha atenção e verifique se estão te tributando com base em valor superior ao efetivamente pago.

Escolha a forma de pagamento

Taxa dos correios paga, e agora?

Até algum tempo, quando uma encomenda era tributada você precisava ir aos Correios para fazer o pagamento dos impostos, e retirar a mercadoria.

Agora com o Minhas Importações, o processo é todo online,  e a entrega é feita diretamente em sua casa.

O que muda efetivamente com a taxa de 15 reais dos Correios?

Como você leu ao longo de nosso artigo, agora todas as encomendas (em teoria)vão ter que pagar 15 reais de despacho postal, esta mudança vai trazer alterações em todo o processo de importação.

Primeiramente é esperado que o número de encomendas que chegam ao Brasil diminua, as pessoas vão tender a enviar caixas maiores, evitando o pagamento de várias taxas de 15 reais.

As “micro importações” termo que eu estou usando aqui, que poderiam ser definidas como compras de itens em pequena quantidade, e de baixo valor, tentando fugir do impostos, perderam sua vantagem , será melhor tentar ficar o mais próximo possível do valor máximo de isenção, evitando múltiplas taxas de 15 reais.

O uso de redirecionadores como Shopfans ou Yoybuy, para concentrar encomendas em apenas uma única caixa, se tornará necessário e extremamente vantajoso nesta nova conjuntura, pois envios em um número menor de caixas serão mais vantajosos.

Os redirecionadores de encomendas podem receber encomendas de vários vendedores diferentes, e juntar todas essas mercadorias em uma única caixa, ou da forma como você preferir, desta forma no lugar de pagar várias taxas de 15 reais você poderá pagar apenas uma.

Lembre-se, que a regra que vale para você, vale também para os outros compradores e vendedores do Mercado Livre.

Então se todos estão sujeitos a mesma regra, todos terão que reajustar seus preços para essa nova condição, e as importações continuaram existindo da mesma forma.

Em nosso próximo artigo vamos dar dicas para essa nova condição, de forma que você consiga otimizar seu processo de importação, tanto em baixo volume, quanto em volumes maiores.

Links complementares

compranoexterior.com.br/triangulacao-na-importacao

compranoexterior.com.br/shopfans-endereco-de-compras

br.shopfans.com