Taxa de 15 Reais dos Correios – como minimizar seu impacto

A taxa de 15 Reais dos Correios que será cobrada em encomendas importadas veio para ficar, como foi falado em nosso artigo anterior estamos aqui hoje para pensar em formas de minimizar o impacto destes 15 Reais .


Não é o fim do mundo é apenas uma taxa

Nós que somos latinos tendemos a ser muito passionais em tudo, já vi gente falando que agora não vai dar mais para importar mercadorias, que os Correios foram desonestos com essa nova taxa, e muitas outras coisas.

Quando estudamos química básica temos “o princípio de Le Chatelier que  diz respeito à resposta de sistemas em equilíbrio quando sujeitos a uma perturbação. De forma simples o princípio diz que um sistema em equilíbrio quando perturbado tende a ajustar-se de modo a remover a perturbação e restabelecer o equilíbrio”.

No caso das importações podemos fazer uma transposição deste princípio, que para mim funciona de forma universal, em todas as áreas e não apenas na química.

Quando se aplica uma nova taxa as pessoas tendem a encontrar novas formas de reduzir a “perturbação”, ou seja, o aumento no custo de suas importações.

Algumas pessoas podem parar de importar em uma resposta mais exagerada, e outras podem tentar encontrar novos ajustes, que levem a uma redução do seus custos de importação.

A química muitas vezes é quase que filosófica, nos trazendo respostas para muitas situações, basta ter a sensibilidade para saber ler a sabedoria da natureza. 


E agora José! como vou reduzir o impacto do despacho postal?

As soluções são mais simples do que você pode imaginar, e partem de pequenas mudanças nos seus hábitos de importação, basicamente o ponto chave seria o fim das importações formiguinha.

Antes era vantajoso importar em quantidades muito pequenas, em alguns casos era melhor importar uma única caneta que várias canetas.

Importar uma única caneta tinha a vantagem de reduzir o risco de tributação, e como o frete em muitos casos era gratuito, não havia vantagem em fazer de forma diferente.

Hoje temos uma situação diferente, se você fizer esse mesmo tipo de importação, comprando apenas uma única caneta, você pode acabar tendo que pagar taxas superiores ao valor do produto.

A ideia básica é a de diluir a taxa em várias compras, para isso devemos comprar quantidades maiores, ou usar o recurso de consolidar em redirecionadores de encomendas na China ou nos EUA. Falamos disso há um bom tempo em um artigo sobre triangulação, este assunto então volta com força total, devido a implantação da taxa de despacho postal de 15 Reais.


Cada caso é um caso

Existem pessoas que fazem importações de sites como Aliexpress, Amazon, Wish entre outros, na verdade podemos dizer que existem muitas situações diferentes para tratarmos neste artigo.

Vamos tentar pegar os casos mais frequentes, e dar um tratamento e recomendações de forma a otimizar o processo.

Caso 1- importo muitas mercadorias de baixo valor de vários vendedores diferentes

Este é o caso típico de quem importa do Aliexpress com fins comerciais ou não, são aquelas pessoas que gostam de comprar aqueles gadgets ou aquelas mercadorias baratinhas com frete grátis.

No passado a recomendação era fracionar e tentar não ser tributado, hoje essa recomendação não é mais vantajosa pois podem incidir sobre sua mercadoria importada várias taxas de 15 Reais.

A melhor saída neste caso é consolidar ou comprar em quantidades maiores que diluam o custo da taxa de 15 Reais.

Eu ao longo dos anos tenho indicado para meus leitores o uso de redirecionadores de encomendas, que são empresas que podem receber suas mercadorias no exterior, e depois enviar essas mercadorias para você no Brasil.

Antes o uso de redirecionadores de encomendas  era uma recomendação, hoje eu diria que ela se torna quase uma exigência, para aqueles que importam mercadorias de baixo custo de vários revendedores diferentes.

Imagine que você decida importar dez mercadorias de baixo valor cada uma custando 2 dólares, e que essas mercadorias venham em caixas separadas, o resultado seria um custo de 150 Reais a ser pago aos Correios a título de despacho postal.

Se ao contrário você utilizar um redirecionador de encomendas como Shopfans, você poderia consolidar todas essas encomendas em uma única caixa e enviar para o Brasil, você pagaria o frete para o Brasil, e nos Correios pagaria apenas 15 Reais.

Em suma, você economizaria com essa mudança 135 Reais.

Quais redirecionadores podemos utilizar

Além do Shopfans que recomendamos aqui, você poderia também utilizar a Qwintry(nos EUA) ou Yoybuy que é um redirecionador de encomendas na China.

O uso do Shopfans seria uma boa escolha para encomendas compradas nos EUA, e uma possível opção para compras feitas na China, e enviadas para os EUA.

Antes que perguntem, é possível usar redirecionadores americanos para comprar na China, e depois reenviar as mercadorias para o Brasil, este processo é conhecido como triangulação.

Usar um redirecionador de encomendas é a melhor solução, crie sua conta no Shopfans, esta é uma medida prática para reduzir o número de taxas de despacho postal que você pagará no futuro.

O cadastro é gratuito, o Shopfans te cobraria o frete para o Brasil, e se você usar o cupom de desconto Zero, você receberia isenção da taxa de recebimento de encomendas nas modalidades airmail, epacket , EMS e Shopfans Brasil Express, na prática você pagaria apenas o frete se escolher uma dessas modalidades de frete.

Para criar sua conta acesse o link abaixo, o cadastro não leva mais que 5 minutos e é gratuito:

app.shopfans.com/signup.html

Depois de criar sua conta no Shopfans você receberá um endereço no formato mostrado abaixo, basta então usar este endereço nas lojas como endereço de entrega.

Neste caso, no lugar de enviar de lojas chinesas para o Brasil, você poderia enviar para os EUA, no caso para o endereço do Shopfans, no armazém do Shopfans você juntaria tudo em uma única caixa, ou da forma como quiser, e depois enviaria para o Brasil.

Para mais informações sobre como funciona o Shopfans acesse o link:

shopfans-endereco-de-compras


Importar mercadorias da China 

Já para o caso de importações de mercadorias da China, o Yoybuy pode ser uma escolha interessante, da mesma forma que os redirecionadores de encomendas americanos, você forneceria o endereço do Yoybuy na China para entrega, e depois enviaria sua encomenda para o Brasil.

Depois de criar sua conta no Yoybuy você receberá um endereço na China para receber suas encomendas, o endereço terá o formato mostrado abaixo.

Detalhe: o endereço estará escrito em mandarim, apesar de não estarmos acostumados com endereços em mandarim, não é algo muito complicado de informar nas lojas.

Importante: só use o Yoybuy com lojas chinesas, o Yoybuy é um redirecionador especialmente criado para compras no Taobao, mas que pode ser usado com outras lojas chinesas também, com lojas de outros países prefira os redirecionadores americanos como Shopfans ou Qwintry.

    

Para simular os custos de envio do Yoybuy use o link abaixo :

www.yoybuy.com/en/service/tools/costestimation.html

Para realizar o cadastro no Yoybuy acesse o link abaixo:

login.yoybuy.com/en/loginfusion/register

Quando estiver fazendo seu cadastro preencha seus dados, e no campo invitation code coloque compranoexterior , observe a imagem abaixo:

O Yoybuy cobra basicamente o valor do frete sem taxas adicionais, então eles são uma opção interessante como redirecionador de encomendas na China.


Caso 2- Importo poucas mercadorias de alto ou médio valor

Se você importa uma mercadoria de alto valor ou até mesmo de médio valor, o impacto da taxa de 15 Reais pode ser irrelevante.

Imagine que você importou um produto que custa 2000 Reais, 15 Reais neste montante são uma quantia não representativa, se você importa várias destas mercadorias ai pode ser interessante usar um redirecionadoir para consolidar, e com isso evitar o pagamento de várias taxas de 15 Reais .  

Na prática os Correios já vinham cobrando esta taxa de encomendas que eram tributadas, ou seja, no caso deste tipo de encomenda nada mudou com a nova regra.


Caso 3- Só preciso de uma única unidade de um produto barato

Este é o caso onde precisamos fazer alguns questionamentos antes de importar a mercadoria, seriam eles:

  1. A mercadoria tem equivalente nacional?
  2. O preço no Brasil justifica a importação?
  3. Você pode esperar para enviar com outras mercadorias futuramente, usando o redirecionador como armazém da sua encomenda?

Estas três perguntas definem se você deve ou não fazer a importação, se você pode esperar algum tempo você pode fazer a importação usando seu redirecionador de encomendas e deixar a sua mercadoria armazenada até que cheguem outras mercadorias que você também precise.

Muitas vezes existe um equivalente sendo vendido no Brasil e em alguns casos até o mesmo produto, verifique o custo total de compra no Brasil incluindo o valor do frete para sua residência, se for menor que o custo do produto por meio de importação faça a compra no Brasil. 


Cuidado ao escolher o redirecionador para fazer suas consolidações

Agora que já falamos dos principais casos e do mecanismo para evitar múltiplas taxas de 15 reais temos algo adicional a ser comentado, sim é preciso atenção na escolha do redirecionador de encomendas que vai fazer este processo de consolidação, pois muitos podem cobrar taxas adicionais e ai neste caso você deixa de pagar um valor para os Correios e acaba pagando um valor quase idêntico ao redirecionador.

Aqui no CompraNoExterior recomendamos basicamente 3 redirecionadores de encomendas Shopfans, Qwintry e Shipito nos EUA e Yoybuy na China, sendo que conforme falado anteriormente é possível receber encomendas compradas na China nos redirecionadores americanos, neste caso recomendo que fiquem abaixo de 250 Dólares para evitar tributação na chegada aos EUA.

Taxas nos redirecionadores 

Shopfans

O Shopfans não cobra pelo serviço de consolidação e cobra por encomendas recebidas, mas oferece um cupom de desconto que dá isenção nesta taxa na maioria das situações.

Abaixo temos os valores cobrados, e também a informação sobre cupons de desconto que isentam o consumidor dessas taxas.

Encomendas recebidas $3 por pacotes abaixo de 1.3kg = 3lbs, $5 por pacote acima de 1.3kg = 3lbs e taxas de envio.

Nota : O Shopfans oferece isenção desta taxa em todos os seus fretes, excluindo desta isenção o Priority USPS, para clientes que usem o cupom de desconto Zero.

Basta adicionar o cupom na conta, e poderá enviar por airmail , epacket , Express USPS e Shopfans Brasil Express sem ter que pagar essa taxa.

Para adicionar o cupom observe a imagem abaixo:

 


Qwintry

A Qwintry diferentemente do Shipito e do Shopfans, não cobra por pacote recebido, no lugar dessa taxa eles cobram a taxa de material de embalagem que varia de 3 até 8 Dólares.

Vamos analisar um pouco mais, como a Qwintry não cobra por consolidações nem taxas de recebimento, este seria basicamente o único valor a ser pago além do custo do frete.

 


Shipito

O Shipito cobra 2 dólares por pacote recebido e 3 por pacote consolidado, esta cobrança faz o Shipito praticamente sair do jogo para este uso específico que estamos tratando aqui.

Poderíamos então descartar o Shipito como opção de recebimento de várias caixas , o Shipito é um excelente redirecionador, mas não vai funcionar bem neste caso.  


Em uma analise mais detalhada podemos dizer que usar Shopfans com epacket, airmail, Priority Express, e Shopfans Brasil Express se torna extremamente vantajoso em relação a taxas, pois não seria cobrada a taxa de recebimento, isso quando se adiciona o cupom de desconto Zero.

E na Qwintry temos também uma grande vantagem quando fazemos envios com várias consolidações, pois o valor máximo seria de 8 dólares.

OBS: Consolidar encomendas é juntar duas ou mais caixas em apenas uma, com objetivo de reduzir valor de frete, e agora no nosso caso brasileiro de pagar um número menor de taxas de despacho postal.


Yoybuy

Quando falamos de Yoybuy é importante lembrar que este é um redirecionador na China, e que deve ser utilizado com lojas chinesas, este é o grande ponto do Yoybuy.

O Yoybuy vai te cobrar basicamente o valor do frete, sem taxas adicionais pelo serviço, isso claro quando se usa a empresa como redirecionador apenas para envio, o Yoybuy também pode ser usando como assistente de compras na China, mas neste caso existirão outras taxas pelo serviço além do frete.

Eles se tornaram uma grande solução para quem pretende comprar muito na China, e principalmente para aqueles que compram muito de forma fracionada poderem consolidar suas mercadorias na China, e depois enviarem para o Brasil em um número reduzido de caixas, esta ação reduz o número de taxas de 15 Reais, e representa economia. 

O Yoybuy foi criado com a ideia básica de ser um agente de compras no Taobao, você pode precisar de um agente de compras para o Taobao devido dificuldades da língua e formas de pagamento, o Taobao é de forma simplificada o “Aliexpress turbinado dos chineses”, sendo inclusive uma loja do mesmo grupo. O Taobao é hoje o oitavo site mais visitado do mundo, mas ainda é pouco conhecido no Brasil.


 

Conclusões

Quando falei no começo deste artigo sobre o Princípio de Le Chatelier eu quis dizer que tudo em nossa vida tende a certos equilíbrios.

Quando temos um aumento no Dólar a reação natural é a de que se tenha aumento nos preços, e depois se encontra um novo equilíbrio, com essa taxa de 15 Reais vai acontecer a mesma coisa.

Os importadores e vendedores do Mercado Livre vão buscar um novo ponto de equilíbrio, e este movimento fará nossas importações continuarem vantajosas.

A ideia básica que quero passar é de que os vendedores e lojas sempre repassam os novos custos para os consumidores, e que neste movimento tudo volta a ser como antes, e as importações continuam tendo seu lugar ao sol. 

Além disto foi mostrado como o uso de redirecionadores pode atenuar o impacto desta nova taxa, aproveitem o material e em caso de dúvidas perguntem.


Links complementares

taxa-de-15-reais-dos-correios-despacho-postal-para-encomendas-nao-tributadas

shopfans-endereco-de-compras