Minhas importações – Pagamento em processamento
Atualização
Vamos destacar aqui nesta parte alguns trechos de comentários de nossos leitores, que consideramos importantes, recomendamos também que vocês leiam os comentários, nesta parte temos a situação mais atualizada.
Se puderem ajudar comentando como estão seus pagamentos e entregas eu agradeceria muito , isso ajuda bastante.
O fato é que nos dias 25-09, 26-09, 27-09 tivemos uma série de relatos de pagamentos das taxas via boleto com falhas, algumas pessoas tiveram a situação enquanto que outras não.
Algumas pessoas resolveram fazer novos pagamentos da taxa via cartão de crédito e tiveram sucesso fazendo isso, abaixo separei alguns comentários de leitores que considerei mais relevantes neste caso.
Comentário de nosso leitor Dudu no dia 30-10:
”
Pelo que observo no momento está mais garantido pagto por cartão de crédito.
Uma dica para quem vai pagar com cartão, observa se no horário em que acessa o site dos Correios: Minhas Importações o site está carregando rápido sem demora. Se estiver demorando não pague, acesse outro horário pra evitar erro de retorno de confirmação de pagto. Isso não significa que vai ter garantia que o pagto vai dar sempre certo, mas pode evitar algum transtorno principalmente no retorno do site na confirmação do pagto.
Alguns dizem que depois das 22 horas tem tido êxito no pagto, mas já paguei recentemente na parte da tarde com cartão de crédito e respondeu rápido, observando que no momento o site não demorava para responder.
Outra coisa, procure usar navegador Google Chrome, Vivaldi ou Firefox, outros tipos de navegadores de internet podem dar algum problema também. Seria bom que informassem qual navegador usou no pagto em caso de alguma atualização. No último pagto por cartão de crédito (final de semana passado) usei o Vivaldi que tem base de código no Google Chrome.
”
Comentário leitor Dudu em 26-10
”
Oi Paulo, então amigo, não temos como abrir outra reclamação nos Correios enquanto eles não responderem. Também enquanto está pendente de resposta deles não dá para abrirmos reclamação na ouvidoria. Infelizmente é assim nos Correios.
Embora vai ter um bom tempo entre retorno dos Correios, réplica nossa e reclamação na ouvidoria eu creio que ainda assim valha a pena tentar pois uma ação judicial pode demorar vários meses ou anos! Para vc ter uma ideia estou com uma ação no pequenas causas contra uma loja de móveis na internet que não me entregou, já fazem 4 meses que está na mão da juíza para decisão e nada (fora os meses que já se passaram desde o início da ação)!
Assim sendo creio que valha a pena em tentar primeiro pelos Correios, pois também em uma eventual acão, os Correios pode alegar que nunca foi pedido reembolso pela contraparte (qdo se abre uma ação nos pergunta se já contatamos a contra parte).
Então eu ainda acho que mesmo com a demora que vamos ter vale a pena tentar o meio mais viável no momento que é pedir devolução do valor aos Correios.
Em todo caso vou ver com meu advogado que pode orientar melhor, embora não precisa de advogado para uma ação em pequenas causas, é bom saber com quem tem boa experiencia nessa área, correto?
”
Comentário de nosso leitor Daniel em 5-10
”
Está feio o negócio com os boletos. Finalmente os Correios responderam à minha reclamação, Disseram que, já que passou uma semana sem a confirmação do pagamento, eu deveria fornecer a eles algumas informações sobre o pagamento. Pediram (1) Data do pagamento, (2) Valor do boleto e (3a) Número de Referência do Pedido (disponível no campo Referência do boleto bancário) ou (3b) número do documento (disponível no campo Número Documento).
Mas tem uma encrenca aí: “Referência” (3a) e “Número Documento” (3b) só aparecem no boleto ORIGINAL que a pessoa gerou no “Minhas Importações”, isto é, aquele que efetivamente utilizou para a operação de pagamento. Uma segunda via de boleto vai dar diferença nesses códigos! Se a pessoa gerar o boleto, pagá-lo, mas não salvar o boleto efetivamente utilizado para pagamento (isto é, salvar apenas o comprovante de pagamento), não vai adiantar gerar um novo boleto no “Minhas Importações”, porque ele terá o mesmo valor em reais, mas diferentes códigos de “Referência” e “Número Documento”. Mais inteligente da parte dos Correios seria solicitar do destinatário uma cópia do comprovante de pagamento!
Mas tem um jeito de obter “Referência” (3a) e “Número Documento” (3b) a partir do código de barras que aparece no comprovante de pagamento do Boleto (caso o usuário não tenha salvo o boleto original). O código de barras do boleto vai ter esta estrutura: XXXXX.XXXXX XXXXX.XXXXXX XXXXX.XXXXXX X XXXXXXXXXXXXXX. Pois bem, a “Referência” (3a) vai estar, por exemplo, nos números a seguir (onde tiver “X” é para ignorar): XXXXX.XXXXX X0123.45678X 90XXX.XXXXXX X XXXXXXXXXXXXXX. Cuidado com um “X” bem no meio da série de números, é para ignorar! Então, no exemplo acima a “Referência” fica “01234567890”. Já quanto ao “Número Documento” (3b), é parecido, vão ser os números XXXXX.XXXXX XX123.45678X 90XXX.XXXXXX X XXXXXXXXXXXXXX, assim, fica “1234567890”.”
Olá leitores como muitos já sabem estamos tendo alguns bugs no sistema minhas importações dos Correios, visando concentrar novas informações em um único lugar, decidi criar este post para que vocês comentem seus casos e possamos ir nos informando sobre os acontecimentos.
A situação atual segue abaixo e irei atualizando na medida em que novas informações forem surgindo:
Bug do pagamento dos tributos
1- Muitos de nossos leitores tem passado a informação de que estão tendo sucesso no pagamento dos impostos via boleto, até o momento ninguém relatou falha no pagamento via boleto , minha recomendação para vocês é a de que optem pelo boleto até que parem de aparecer casos de problemas nos pagamentos via cartão de crédito, está é a melhor opção no momento.
Segundo nosso leitor Anderson Timoteo Leite comentou no artigo compranoexterior.com.br/minhas-importacoes-novo-sistema-de-importacoes temos a seguinte informação que ele conseguiu na GEARA:
“amigos bom dia a todos, vou atualizar vcs , consegui um contato no Geara onde se processa todas as remessas internacionais, ou seja , todos redirecionamentos, a informação em etapas, o sistema de boleto entrou em colapso no começo mês e depois normalizou, o de cartão ainda com problemas, o de boleto recomendo a quem não confirmou o pagamento, que escaneie tudo que comprove o pagamento e remeta aos correios, pois eles estão confirmando individualmente a medida que vai chegando, ou seja estamos no manual.”
2-Como fica claro nos relatos que foram feitos em nosso site, e no comentário do Anderson, os pagamentos dos impostos via cartão continuam com problemas, o problema parecia que tinha sido normalizado, mas voltaram a ocorrer falhas hoje 23-03, então com base nos fatos continuamos recomendando por enquanto o pagamento apenas via boleto.
3-Quem fez o pagamento em cartão e está com a mensagem “pagamento em processamento” deve verificar com a operadora do cartão se o valor foi realmente descontado, caso não tenha ocorrido o desconto faça uma reclamação escolhendo a opção de dificuldade com o pagamento de tributos. observe a imagem abaixo:
Bug do envio de documentos no Minhas Importações
Segundo vários relatos que tivemos estão também ocorrendo falhas no envios de documentos, muitos leitores quando tentam inserir comprovantes de valor pago, ou outros documentos estão recebendo a mensagem “Ocorreu um erro inesperado ao acessar serviço” , infelizmente para este bug não temos solução ainda , a recomendação é de que vocês que estão nesta situação abram reclamações no site dos correios no link www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios .
Em caso de dúvidas usem nosso artigo sobre como abrir reclamações nos Correios que está no link:
como-abrir-reclamacao-por-atraso-ou-encomenda-extraviada-nos-correios
alguém aí já recebeu a sua encomenda depois de fazer o pagamento do tributo por boleto?
Fiz o pedido de um Priority Mail e desde 7 de março está em análise lá no Rio de Janeiro. Reclamei com os Correios, claro. Não responderam. Depois de insistência mandaram dizer isso aqui, praticamente 3 semanas depois (já que eu não podia recorrer à Ouvidoria com um protocolo pendente):
Prezado cliente, seu objeto encontra-se em processo de revisão de tributos, solicitado pelo destinatário. Cabe esclarecer que a Receita Federal não possui prazo específico para finalizar essa análise e os Correios não possuem prerrogativa para interferir neste processo. Em caso de necessidade, solicitamos contatar a Receita Federal para mais esclarecimentos.
Reclamei com a Ouvidoria da Receita. Inclusive coloquei a observação de que já processei ambas (RF e ECT) no Juizado Federal, obtendo o direito a isenção até 100 dólares (inclusive retirando as mercadorias). Observação essa que consta do meu pedido de revisão. O produto adquirido foi enviado pela Box4world lá da Flórida, e declarado inclusive certinho, 68 US$. A resposta da RF foi:
Em atenção à sua mensagem, a Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda informa que o senhor entrou com pedido de revisão em 07/03. Há atrasos na análise de pedidos de reexame e não há prazo para resposta. Quanto ao não pagamento de II, no caso mencionado, não há este entendimento na Receita Federal. Somente através de decisão judicial, as encomendas são liberadas.
Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.
Eu só estou esperando essa negativa para pagar o tributo e depois entrar com a ação de repetição de indébito. Mas nem isso esses condenados fazem. Já cheguei a esperar 2 meses pra pedido de revisão, numa época que estava em greve. Mas normalmente vc espera 1, 2 semanas no máximo.
Agora está assim… quer dizer, vc paga um frete caríssimo e a análise do pedido de revisão demora mais que o próprio envio ao BRASIL.
Sendo negado eu não só irei pedir o ressarcimento como também indenização da RF e Correios, fora obrigação de não ser + tributado em compras futuras, sob pena de alguma multa ou punição similar.
Esse país está cada vez pior
Diego obrigado pelo relato detalhado, acho que o maior culpado neste caso é a Receita, não sei se os Correios podem ser responsabilizado em conjunto com eles , pois toda essa demora ocorre em função dos procedimentos da Receita.
Procede essa história de que mesmo isento de imposto você é obrigado a pagar 15 reais de despacho postal? Porque se a encomenda é enviada direto pro endereço do destinatário então não existe cobrança alguma, pois isso implicaria em reter o objeto pra receber os 15 reais primeiro e só depois enviar.
Por isso é que deve ser preciso acionar os dois, pois se eu terminar tendo que pagar imposto + taxa de 15 vou ter que pedir ressarcimento de ambos.
Essa de que a Receita não tem prazo pra analisar pedidos de revisão é o maior absurdo que já vi.
Mais um bom exemplo de como importar é roubada. E olha que declarei tudo 100% correto, até o invoice eu mandei vir com a caixa.
Diego a taxa de 15 Reais está prevista para todas as encomendas que vierem do exterior e que entrarem no minhas Importações , mesmo as que não forem tributadas , no momento atual eles não estão inserindo no sistema as encomendas que não são tributadas , mas a ideia de médio prazo é que tudo entre neste sistema e pague essa taxa.
Se isso começar a ser feito então 100% das mercadorias serão barradas, o que só piorará tudo, causando muitos atrasos.
Mas vindo desse país não dá pra esperar nada de bom.
O que eu estranhei foi alguns dizerem que o Importa Fácil acabou, será mesmo? Se eu pedir algo declarado em US$ 501 vou pagar só os 60% de impostos? Ou vai ser aquele calvário do Importa Fácil?
Eu acho que tudo continuou como antes, apenas colocaram esse sistema informatizado pra dizer que evoluíram, mas continua a mesmíssima porcaria.
A Receita está em greve ainda? Ou esses atrasos são normais? Vamos ver se demoram 2 meses de novo só pra analisar um mero pedido de revisão
Esse é o status atual do meu pacote (CJ com final US):
07/03/2018, 09:30
RIO DE JANEIRO / RJ
Solicitada revisão do tributo estabelecido
07/03/2018, 08:00
RIO DE JANEIRO / RJ
Fiscalização aduaneira finalizada
06/03/2018, 11:20
RIO DE JANEIRO / RJ
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em RIO DE JANEIRO / RJ
para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
05/03/2018, 21:57
RIO DE JANEIRO / RJ
Objeto recebido pelos Correios do Brasil
23/02/2018, 15:40
RIO DE JANEIRO / RJ
Objeto encaminhado de Unidade de Logística Integrada em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
20/02/2018, 13:55
RIO DE JANEIRO / RJ
Objeto recebido pelos Correios do Brasil
17/02/2018, 06:51
ESTADOS UNIDOS /
Objeto encaminhado de País em ESTADOS UNIDOS / para País em BRASIL / BR
17/02/2018, 06:51
ESTADOS UNIDOS / Objeto recebido na unidade de exportação
15/02/2018, 11:19
ESTADOS UNIDOS /
Objeto postado
Para pessoas físicas as compras acima de 500 estão sendo liberadas dentro do Minhas Importações, então podemos concluir que acabou ou que os sistemas se juntaram , outro detalhe que ainda não pude confirmar por estar em estado onde é cobrado sempre o ICMS, é que nos estados sem a cobrança do ICMS em importações abaixo de 500, não estão cobrando o ICMS nas compras acima de 500 para pessoas físicas.
Alguns leitores já deram esse relato então o sistema reduziu os impostos em estados diferentes de MG,RS e SC, em teoria se compra for acima de 500 se paga apenas os 60% se você não estiver em MG,SC e RS.
Outro problema que tive é ser tributado também sobre o frete, mesmo sendo USPS. No sistema anterior raras vezes cobraram sobre o frete USPS. Exceto DHL, TNT, Fedex, claro…
Eduardo ser tributado sobre o frete depende de como foi enviado o pacote , se o remetente não declarou dificilmente iriam tributar no frete , tem que verificar na hora que chegar se o valor do frete foi ou não informado.
No meu caso, realizei o pagamento do boleto dia 23/03 e no dia 26/03 ele apareceu como pagamento confirmado, porém ate hoje ele não teve mais nenhuma alteração. Não sei se isso é um problema ou demora mesmo para enviar ao destinatário. Como é a minha primeira importação, não sei muita coisa sobre o assunto, mas confesso que imaginei que após comprovação de pagamento, o produto seria enviado no dia seguinte.
As minhas últimas levaram mais de 2 semanas para movimentarem depois de pagos os impostos
Eu paguei o tributo via boleto no dia 22/03 direto pelo app do bradesco e até agora dia 03/04 o status continua sendo ”aguardando pagamento”. Isso é normal? Mais alguem com esse problema? Alguem me sugere alguma coisa?
Buenas!
Do dia 22/3/18 até hoje, 28/3, estou tentando pagar com cartão. Digito os dados e a situação muda para “Pagamento em Processamento”. Fica 1 dia assim e volta a solicitar pagamento. A operadora do cartão diz que não houve qualquer tentativa. Fiz isso 4 vezes.
Não tem qualquer informação sobre o que ocorreu. Provavelmente o pagamento por cartão não está funcionado aí eles cancelam. O pior disso é que o número do cartão ficou armazenado em algum banco de dados até alguém dar um ok ou não. Não tenho fé que isso vá dar certo… 🙁
Pague no boleto, essa parte do cartão está com problemas há dias .
Bom dia ,
Também tive este problema , paguei via boleto no dia 15/03 e até hoje nada de confirmar , e não consigo entrar em contato com quem resolva isso , pois não há nenhum e-mail disponível nos correios , quem conseguir enviar os comprovantes compartilha essa informação por favor.
Realmente está difícil entrar em contato com eles , quem tiver conseguido e puder compartilhar eu também agradeço.
Ah e paguei via boleto tbm, usando o app do bradesco
estou na msm situacao paguei dia 22/03 e ainda aparece como “aguardando pagamento” e nao há nenhuma alteracao até hoje 03/04
Vc teve alguma novidade, tbm paguei via boleto no dia 15/03 e até hoje continua com o status pagamento pendente! Abri reclamação no dia 21/03 informando detalhadamente a situação, de que o imposto tinha sido pago por boleto se deveria enviar o comprovante para algum departamento mas a resposta no dia 02/04 foi uma grande decepção, simplesmente reponderam que minha encomenda foi tributada e passaram todas as instruções para acessar o ambiente minhas importações para poder pagar os impostos, ou seja, não lêem o que escrevemos. Tive que reabrir a reclamação… mais 5 dias para análise. Ligo no atendimento dos correios e dizem que não tem nada a fazer e que devo aguardar. Se alguém tiver outro caminho agradeço.
Uma dúvida. Consegui pagar as 4 encomendas minhas por meio de cartão. Status de pagamento concluído porém até agora nenhuma informação de envio para mim.
Mas a dúvida é, e se roubarem a encomenda nesse trajeto, como fica essa taxa de importação paga, serei roubado tambem pelos Correios ou terei o dinheiro devolvido?
Neste caso você vai ter que entrar em contato com eles e solicitar o reembolso
Fabrício, me tira uma duvida por gentileza. Eu tenho 3 caixas em (logins e cpf) de pessoas diferentes (esposa, mae, pai) e com destino para cidades diferentes. Eu fiz o Pagamento em Boleto dessas 3 caixas há 20 dias. Já aparece como PAGAMENTO CONFIRMADO no Ambiente de Importacao. Contudo faz 20 dias que está assim com esse Status: Pagamento Confirmado. E no Rastreamento faz 20 dias que consta nas 3 caixas: “ENCAMINHADO DE RIO DE JANEIRO PARA INDAIATUBA/CAMPINAS”. Eu preciso fazer algo a mais, ou é só esperar ? Eu estou te perguntando isso, pois um amigo falou que agora eu preciso enviar os comprovantes de compras. Mas ninguem me pediu nada de comprovantes. Acessando agora inclusive o ambiente de importacao, não consta nada em nenhum dos 3 Logins. Nao pede comprovante nenhum. Nem aparece este campo para mim nos 3 logins. A única coisa que aparece nos 3 Logins é: PAGAMENTO CONFIRMADO. E no Rastreamento consta que está vindo ao meu destino. Eu te pergunto: “Neste caso, eu preciso mesmo enviar alguma coisa para eles ?” Até pensei que pelo fato de estar há 20 dias nesses Status (de RJ para Campinas), eu precisaria enviar algum comprovante. Mas nao pedem nada. Acredito que tributaram normalmente e como já foi pago é só aguardar a entrega. Estou certo ? As 3 caixas são Priority Mail, começado com a Letra “C”.
Tem que aguardar , os Correios estão meio lentos , às vezes pedem comprovantes ,mas isso apareceria no Minhas Importações se fosse necessário.
Se demorar mais que uns 30 dias abra uma reclamação.
O correio nao responde a reclamacao de jeito nenhum. Tenho 3 caixas com.pagamento aprivado e nao sai disso a tempos. Ja reclamei e nao tenho resposta. Isso tem.mais de 30 dias
Olá,
Eu tentei pagar duas vezes por cartão de crédito, depois da segunda tentativa fiz uma pesquisa na internet e descobrir que o sistema de pagamentos via cartão de crédito estava com problemas, isso foi no dia 23. Optei pelo pagamento por boleto, o pagamento foi efetuado com sucesso, queria saber se o reconhecimento do pagamento é imediato ou demorar algum tempo? Fiz o pagamento na sexta no final da tarde. Se for necessário enviar o comprovante como faço?
Boleto pode levar uns dois dias úteis , você só precisaria enviar comprovantes se der problema, mas no boleto não tivemos relatos de falha ainda
Fabrício muito obrigado pelas dicas sua página é espetacular. Você já teve experiências ruins com o Epacket, algumas das suas importações já extraviaram nos correios nessa modalidade?
epacket dos EUA nunca extraviaram comigo , mas já tive atrasos em algumas que foram grandes , as que vem da China costumam ter um pouco mais de risco mas nada significativo