Importação acima de 500 dólares

Olá colegas, hoje vamos falar de um assunto que considero muito importante na construção de uma estratégia de importação eficiente, é um tema relativamente muito simples, mas que em muitos casos é esquecido na hora que fazemos compras no exterior.

O assunto hoje são importações de mercadorias nas quais a encomenda sai com valor acima de 500 dólares.

Quais são os grandes problemas desta prática, e também quais são as vantagens desta prática?

Sim, existem vantagens para uma determinada classe de clientes, no caso os clientes pessoas jurídicas,que ficam com um processo de importação mais simples.

Existem também desvantagens muito conhecidas para pessoas físicas, vamos explicar os motivos dessas diferenças para que você possa fazer suas escolhas de forma mais consciente.


Desvantagens para pessoas físicas importando acima de 500 dólares

 

Eu diria pra vocês, que sempre que possível, devemos evitar importações nas quais o valor da encomenda acrescidos do valor do frete, caso este venha declarado, ultrapassem o valor de 500 dólares.

O motivo está no fato das importações via Correios acima deste valor, terem um tratamento na liberação totalmente diferentes de encomendas abaixo deste valor.

A principal desvantagem de se fazer uma importação acima de 500 dólares usando entrega pelos Correios, está na necessidade de se utilizar o sistema do Importa Fácil.

O Importa Fácil é um sistema destinado para liberação de encomendas entre 500 e 3000 mil dólares, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas

Diferente das encomendas abaixo de 500 dólares, as importações acima de 500$ exigem o pagamento de mais taxas para os Correios:

(250 Reais de desembaraço)+  o pagamento dos 60% do Imposto de importação e o ICMS do estado destino.

Então sempre que possível devemos evitar ultrapassar esses limites, mais a frente daremos algumas dicas sobre como agir quando é inevitável ultrapassar esse limite.


As vantagens para pessoas jurídicas

Nota : Abaixo estamos fazendo avaliações baseados no uso do sistema Importa Fácil, e não de importações usando Radar, quando se faz a importação formal, os cálculos variam de produto para produto baseados no NCM.

Ao contrário daquilo que acontece com as pessoas físicas, o ideal em importação para pessoas jurídicas que utilizem o Importa Fácil, é enviar caixas de maior valor, de forma que enviem o maior volume de mercadorias possível, dentro do limite de 3 mil dólares e do limite de peso dos Correios.

Vamos exemplificar para que isso fique bem claro:

Se por exemplo: você é uma empresa que tenha 3 mil dólares em mercadorias, para serem enviados em 6 caixas diferentes, você teria os seguintes custos :

1- Imposto de Importação de 60%

2- ICMS do estado destino

3- 6 taxas de desembaraço a serem pagas aos Correios no valor de 250×6=1250 Reais

Se você fizesse esse mesmo envio em uma única caixa, os custos 1 e 2 continuariam sendo os mesmos, mas o custo do desembaraço nos Correios seria reduzido de 1250 para 250 reais.

O motivo é simples, no lugar de serem necessários seis desembaraços, seria necessário apenas 1, pois o número de caixas seria reduzido de 6 para 1.

Para pessoas jurídicas não importa estar abaixo de 500 ou acima deste valor, por ser uma pessoa jurídica a importação passará pelo Importa Fácil, e pagará os impostos e a taxa de desembaraço de 250 Reais por caixa.

Então a cobrança do desembaraço sempre vai ocorrer para pessoas jurídicas, mesmo estando abaixo de 500$.

O melhor neste caso como fica claro na explicação acima é reduzir o número de vezes que pagamos esta taxa, e para isso, o ideal no caso de pessoas jurídicas seria fazer envios maiores se aproximando ao máximo do limite de 3 mil dólares, é preciso também não ultrapassar o limite de peso que pode ser transportado via Correios.


Como devemos tratar encomendas acima de 500 Dólares?

Existem várias possibilidades de agirmos neste caso, vamos comentar algumas, e darmos sugestões de como agir nestes casos, a parte a seguir é voltada para pessoas físicas:

Situação 1 -Encomenda não pode ser dividida, ou uma mercadoria unitária tem valor acima de 500$

Esta situação pode ocorrer quando compramos mercadorias caras como notebooks, Ipads e outros produtos que tenham valor acima de 500$ e não possam ser fracionadas.

Infelizmente não temos como dividir um notebook para que ele fique abaixo de 500$. Como devemos agir então nestes casos?

Vocês tem duas opções:

  1. A primeira opção seria encarar a burocracia do Importa Fácil e fazer tudo via Correios, pagando os 60%+ICMS + desembaraço de 250 Reais.
  2. A segunda opção seria utilizar uma empresa de courier no transporte, alguns podem achar que o custo com envio via courier seriam muito maior, mas lembre-se que os impostos seriam idênticos, o frete e o desembaraço em alguns casos seria maior, e em outros como no frete courier da Shopfans, poderiam ser menores.

A grande vantagem de usar courier seria uma simplificação brutal de todo esse processo burocrático, você não teria que gastar seu tempo fazendo toda essa burocracia do Importa Fácil, a própria empresa de courier faria isso por você.

Nota1: A taxa de desembaraço dos Correios é geralmente muito superior a das empresas de courier, geralmente estas cobram na ordem de 50 Reais, enquanto os Correios cobram 250.

Nota 2- Em alguns fretes como o Shopfans Brasil Express essa taxa de desembaraço já está inclusa no preço do frete, dai o fato de nossa recomendação pelo frete courier da Shopfans, que tem preço bem parecido com o de um Priority da USPS, em muitos casos é mais barato, e já inclui o valor dos impostos no cálculo.


A encomenda está acima de 500 dólares, mas são várias mercadorias diferentes

Imagine que você tenha comprado 10 camisas que custam cada uma 60 dólares, enviando essas dez camisas na mesma caixa você acabaria caindo na necessidade de usar o Importa Fácil, e acabaria tendo todos os custos que relatamos anteriormente.

Qual então a melhor saída nesse caso?

A melhor saída seria dividir as mercadorias em duas caixas enviando posteriormente por algum frete postal como USPS, com essa divisão você reduziria a taxa de desembaraço de 250 reais para os 12 Reais, reduziria também na maioria dos estados com exceção de (MG,SC e RS) o ICMS para Zero.

Em resumo você teria uma economia de 238 Reais, mais aproximadamente 35 % referente ao ICMS, esse valor de 35% se refere aos estados com ICMS de 18%, este cálculo pode ser visto no link compranoexterior.com.br/icms-nas-importacoes-por-courier


Conclusões

Seguindo nossas dicas você pode reduzir bastante seus custos em compras no exterior, sempre que possível divida seus pacotes quando eles passarem de 500$.

Quando não for possível avalie a opção de usar empresas de courier, pois mesmo o frete sendo geralmente mais caro acaba sendo mais vantajoso pagar um pouco mais no frete, evitando a alta burocracia e alta taxa de desembaraço do Importa Fácil dos correios .

Como dica neste caso, deixamos a opção de uso do frete Shopfans Brasil Express, este é um frete tão ou mais barato que os da USPS, e que não cobra pela taxa de desembaraço, é uma grande escolha para quem vai enviar mercadorias acima de 500$ e não tem como dividir a encomenda.


Assuntos complementares

Como pagar suas Compras no exterior

Se você não tem cartão de crédito internacional ou se tem restrições no crédito, uma excelente opção para você é utilizar o cartão pré-pago Ebanx, o cartão Ebanx tem uma excelente cotação do Dólar e em quase todos os casos o Dólar fica mais barato que nos cartões de crédito tradicionais.

Se você ainda não conhece este cartão clique nos links abaixo é conheça melhor esta solução:

convites.ebanx.com

compranoexterior.com.br/ebanx-cartao-virtual

 


Cash back e cupom de desconto

Outra dica é se cadastrar no MrRebates, pois muitas lojas estão no MRRebates e dão rebates em suas compras, para cadastrar -se no Mrrebates clique no banner abaixo e economize em suas compras online.Mrrebates

www.mrrebates.com

Para mais informações de como funciona o MrRebates clique aqui.


Redirecionadores de encomendas

Essas empresas vão te fornecer um endereço nos Estados Unidos, para que você possa enviar suas mercadorias que não podem ser enviadas diretamente para o Brasil para um armazém americano, e depois você possa enviar para seu endereço aqui no Brasil .

br.shopfans.com A vantagem da Shopfans são basicamente duas:

1-Eles não cobram taxas anuais ou mensais, você paga uma taxa pelo envio e o valor do frete.

2-A segunda vantagem é que eles enviam como pessoa física, isso ajuda a reduzir as chances de ser tributado.

Como eles não cobram anuidades você pode fazer seu cadastro conhecer o sistema por dentro, e se não quiser usar desistir sem nenhum custo para você.

www.br.shipito.com uma opção que você pode usar para comprar de lojas que não enviam para o Brasil

qwintry.com Caso precisem de um redirecionador para compras assistidas, que é quando outra pessoa faz as compras pra você, recomendamos a Qwintry.