Importar carros de forma independente
Todo mundo sabe que os carros vendidos em território nacional tem preços no mínimo abusivos, e mesmo se viermos com a velha desculpa dos impostos e o custo Brasil não encontraremos uma conta que justifique os preços praticados aqui. Para vocês terem uma noção um Camaro nos Estados Unidos tem preços a partir de 23.345 Dólares enquanto aqui no Brasil o preço inicial está na casa de 200.000 Reais uma diferença e tanto. Nosso post de hoje visa mostrar a você leitor como importar carros de forma independente e economizar cerca de 30% a 40% em relação a uma compra de carro importado em lojas convencionais.
Por observação podemos notar que quanto mais caro o carro aqui no Brasil mais vantajosa é a sua importação independente, importar um Fiesta pode não ser tão vantajoso quanto importar um Camaro ou uma Range Rover. Então se você pretende usar esse modo de compra pense em modelos mais caros, pois esses modelos nos Estados Unidos são caros, mas muito mais baratos que os mesmos modelos no Brasil, basta verificar o preço do Camaro.
Agora nem tudo são flores, e este tipo de importação não é tão simples como comprar algo no Amazon, e esperar a encomenda chegar em casa.Se você quiser realmente fazer este tipo de importação por conta própria, deverá estar atento aos procedimentos necessários para realizar a compra. Conseguir (vários) documentos obrigatórios e ter paciência para aguardar o processo que pode chegar a algo em torno de seis meses, ou simplesmente contratar uma empresa especializada neste tipo de importação e ter tudo resolvido de forma simples pagando uma taxa que varia de 4 a 10 % do valor da operação. Eu recomendo esta última forma, usando uma empresa especializada em importações independentes você terá uma chance muito menor de cometer um erro em uma operação tão complexa.
Detalhes importantes
1-A importação de veículos só é permitida para carros zero ou com mais de 30 anos de uso(colecionadores).
2-Para ter direito as vantagens fiscais a compra deve ser feita em seu nome.
3 – Geralmente o custo final deste tipo de importação fica em duas vezes e meia o valor do automóvel nos Estados Unidos.
4-Pode ser comprado qualquer modelo de qualquer país. Existem restrições apenas para carros a diesel sem traçãor 4×4 com reduzida ou com capacidade de carga acima de uma tonelada, os carros a diesel quem não atenderem esses requisitos não poderão ser importados nesta modalidade.
5-Não são mais necessários ajustes do tipo “tropicalização” como são conhecidas as adaptações para o carro rodar no Brasil,o sistema de injeção dos carros atuais já identifica o tipo de combustível e se ajusta à gasolina brasileira sem maiores problemas.
Existem vários impostos a serem cobrados. Entre eles: Imposto de Importação (35%), Imposto sobre Produto Industrializado (55%), PIS, COFINS e ICMS que varia de estado para estado.
Caso você esteja disposto a fazer os procedimentos você mesmo siga o guia básico abaixo, se quiser um processo mastigado no qual você contrata uma empresa para fazer os procedimentos para você, continue lendo que mais a frente falaremos a respeito.
Isenção IPI na importação direta de veículos:
Já existe jurisprudência formada a respeito da não cobrança de IPI na importação direta de veículos por pessoas físicas. Abaixo mostramos a forma de conseguir tal benefício:
1- Antes do registro da Declaração de Importação (DI), quando pode ser ajuizada medida judicial preventiva com pedido liminar para desembaraçar o bem importado sem o pagamento do IPI.
2- Após o registro da Declaração de Importação (DI) e consequente recolhimento dos tributos. Neste caso, pode ser ajuizada ação ordinária, no prazo máximo de 5 anos do registro da declaração de Importação (DI) e recolhimento. Segundo a jurisprudência atual não é necessário que a pessoa ainda esteja com o bem, bastando demonstrar que importou e pagou os impostos que estão sendo pleiteados de volta. A prova do recolhimento é a DI registrada com o extrato onde consta o valor recolhido.
Guia prático importação direta de veículos:
1- O primeiro passo é pesquisar o veículo no exterior.
2- Acerte com a loja as condições da exportação e feche o câmbio por meio do BC. Não utilize cartão de crédito ou outros meios.
3- Depois de realizar o pagamento, vá até uma agência da Receita Federal para fazer o credenciamento no sistema (Radar) como importador do tipo pessoa física.
4- Se você deseja comprar modelos com mais de trinta anos, você precisa ser associado a um clube de carros antigos. Depois de credenciado, é necessário solicitar uma licença de importação através do Sistema de Comércio Exterior (SISCOMEX).
5- Para conseguir a licença de importação é necessário solicitar antes a dispensa do certificado do IBAMA (LCVM). Esta dispensa pode ser conseguida no site do IBAMA, sendo necessário fazer um cadastro e pagar uma taxa.
6- Quando o veículo chegar ao porto, o importador deve pagar as taxas portuárias e registrar a declaração de importação através do SISCOMEX.
7- Aguarde a liberação da Receita Federal, eles poderão solicitar uma vistoria fiscal ou documental antes de liberar o automóvel.
8- Outra taxa a ser paga é a armazenagem do automóvel neste período.
9- Faça o cadastro no Ministério das Cidades (CAT) e solicite a inclusão do veículo a um código de RENAVAN (Registro Nacional de Veículo Automotor).
10- Realize o emplacamento do veículo.
Empresas que fazem a importação independente para você
Se você não está disposto a fazer todos esses procedimentos sozinho, e eu recomendo que não faça, existe a possibilidade de contratar uma empresa de importação especializada na importação independente de carros. Essa empresa fará todo o processo para você, sua única preocupação será fazer os pagamentos, este tipo de empresa cobra entre 4 e 10% do valor da operação, entre as mais citadas temos as empresas abaixo:
OBS: Este site não tem qualquer ligação com essas empresas acima e recomendamos que nossos leitores façam uma larga pesquisa antes de decidir qual empresa utilizar, não estamos aqui recomendando nem deixando de recomendar as empresas acima, apenas estamos informando a nossos leitores que elas são as mais citadas no mercado.
Video mostrando como os carros brasileiros são caros
Vídeo mostrando como somos enganados pelas montadoras
Dúvidas freqüentes
O veículo importado possui garantia no Brasil?
O veículo importado de forma independente não terá garantia na maioria dos casos , entretanto algumas marcas estendem a garantia para o Brasil.
Quem pode importar?
Pessoa física ou jurídica, no caso de pessoa física somente poderá importar em quantidade que não configure prática de comércio e habitualidade.Para pessoas físicas é possível conseguir isenção do IPI por medida judicial.
É permitida a importação de veículos usados?
De modo geral não é autorizada a importação de usados pelo Decex. No entanto, é permitida a importação de carros antigos (mais de 30 anos), para fins culturais e de coleção.
Como faço para importar carros antigos?
A Pessoa Física deve ter renda compatível com a compra comprovada no Imposto de Renda (IR).
Os veículos devem possuir mais de 30 anos de fabricação, estar em boas condições, tanto de originalidade, como de conservação e destinados para fins culturais e de coleção, conforme Portaria nº 370 do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, de 28/11/1994, Art. 4º, item “i”, publicada no Diário Oficial de 29/11/94. Assim como a PORTARIA MDIC Nº 235 (de 07 de dezembro de 2006), Art. 25, item “H”
A importação é sujeita a Licenciamento, a ser analisada pelo DECEX (Departamento de Comércio Exterior do MICT). Isto significa que devemos obter a Licença antes de importar o veículo. O DECEX é quem irá arbitrar o valor da mercadoria (FOB) com base em 05 fotos para constatar o estado do mesmo.
Abaixo tabela mostrando a economia na importação independente com a isenção do IPI em alguns modelos.
Modelo | Preço com IPI (R$) | Preço sem IPI (R$) | Preço de mercado sugerido (R$) |
Ferrari 458 Spider 2012 | 1.607.000 | 1.248.127 | 1.900.000 |
McLaren MP4-12C 2012 | 1.570.000 | 1.152.000 | 2.200.000 |
Lexus LS460L 2012 | 443.965 | 271.250 | 615.000 |
Conheça os modelos mais procurados
Ford Mustang GT Premium
Chevrolet Camaro V6
Nissan 370z
Porsche Cayenne
Infiniti FX35
Conclusões
Muitas vezes ficamos com receio de inovar e aproveitar grandes descontos, eu não tenho medo de inovar e já decidi que daqui a dois anos quando for trocar meu carro atual, escolherei a importação independente e comprarei um modelo top, provavelmente um Mustang.É verdade que é preciso ter uma certa condição financeira para se usar esse tipo de compra, mas se você pretende comprar um carro na faixa dos 100 mil Reais, você pode pensar em gastar um pouco mais e comprar um carro realmente Top e exclusivo.
Existem também as questões da falta de garantia, mas se você fizer uma análise fria, com a economia gerada na compra você pode bancar a manutenção que eventualmente ocorra em seu carro importado, e hoje em dia os carros não quebram como antigamente, eu nos meus últimos carros comprados nunca tive qualquer problema com manutenção, e eu geralmente fico com meus carros por 3 anos.
OBS: Algumas marcas estendem suas garantias para o Brasil
É possível também concluir que a grande vantagem que temos na importação independente, está na decisão da justiça de não cobrar o IPI de pessoas físicas que comprem para uso próprio. Fato este que gera enorme economia em importação de veículos por pessoas físicas.Neste caso é preciso solicitar a isenção na justiça por meio de advogados, mas a maioria das empresas desta área fornece esse suporte jurídico.
Então se você realmente deseja um importado com um preço aceitável essa pode ser uma grande opção para sua próxima compra. Por hoje é só e se gostou de nosso artigo curta no Face.
Fontes
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/87869_DESCONTOS+ACELERADOS
http://www.directimports.com.br/
Seis Meses apenas para cocnseguir os documentos? Nossa… Mas facil se mudar para os USA
Quero ir ano que vem para a Alemanha, para visitar um primo e talvez. aproveitar para realizar um sonho !!!
Quero comprar o meu Porsche Cayenne Turbo S, personalizado…
O que eu precisaria fazer para comprar e importar por conta própria para o Brasil, sem ter dor de cabeça ???
Vale a pena eu mesmo fazer isso ???
Na Alemanha segundo o Site da Porsche, um Porsche Cayenne Turbo vale exatos EUR 128.378,00, mas quanto ficaria para mim em Reais, no final de todo processo ??? (no Site não informa sobre o Turbo S).
Qual a garantia que as Empresas especializadas nos dão. que não haverá erros ou danos e se houver, qual a garantia e como seria corrigido esses erros ou danos ???
Devemos mandar fotos mostrando cada detalhe de como queremos o carro com todas as opcionais, como garantia ???
Devemos indicar um Porto mais próximo de onde podemos buscar para a Concessionária ou quanto a isso não temos escolha ???
Se trazemos por conta própria, o transporte é por conta da própria Concessionária ???
Devemos indicar um Porto mais próximo de onde podemos buscar ou quanto a isso não temos escolha se trazido por uma Empresa especializada daqui do Brasil ???
Abraços e aguardo retorno !!!
Obrigado…
Colega fazer sozinho eu não recomendo , entre em contato com uma das empresas que eu falei aqui e veja os custos e as condições para fazerem o processo.
Esse pessoal tem o caminho das pedras e não adianta quem não tem experiência querer fazer sozinho e quebrar a cara .
Obrigado…
É que por eu estar indo, pensei em eu mesmo trazer…
Mas e as garantias sobre o carro encomendado como eu perguntei, terei das Empresas ???
Pergunto isso, pois ser tratando de Empresas no Brasil, já viu né ?!
Temos sempre medo !!! rsrsrs.
Obrigado pela atenção Fabrício…
Tem marcas que oferecem garantias internacionais, não sei se a Porsche Oferece garantia neste caso.
Em relação as empresas brasileiras que vão te auxiliar no processo você precisa de negociar os termos do serviço diretamente com eles.
Muito obrigado pelas dicas e atenção !!!
Qualquer dúvidas a mais, te procuro por aqui…
Abraços, Fabrício !!!
Uma pergunta
Eu quero importar um Mustang que custa na faixa de 25 mil dólares.
Chegaria no Brasil a que preço mais ou menos?
Obrigado desde já
o Preço médio é de 2,5 vezes o preço nos EUA.
Olá, fabrício!
Estou querendo comprar um Mini Cabrio. Verifiquei que nos EUA ele custa uns 30.000 dólares completão. Se eu importar, e pagar duas vezes e meia esse valor, significa que pagarei 30 x 2,5 x 2,4 (cotação atual) = R$ 180.000,00. Aqui no Brasil ele está custando, zero, uns R$ 140.000,00.
Minha dúvida é se estou entendendo direito e calculando corretamente. Se meu entendimento estiver certo, posso concluir que não vale a pena importar esse modelo?
Aparentemente esse modelo não vale a pena.
Olá Fabricio
Como vai?
Sou um leitor fiel que tem o seu site na página principal do meu navegador, pra mim da area de comercio exterior é top 10.
Gostaria de comprar um automovel importado que assim como a maioria tem preço abusivo aqui no Brasil e estou precisando de ajuda.
Tenho cotado o preço do Audi S5 Coupe, que é o carro que estou pretedendo comprar, aqui no Brasil ele está custando R$ 330.000,00 (na Concessonaria) e nos EUA está por R$ 52.000,00 (no Site) a versão de entrada. Pesquisei em todas essas empresas que você citou aqui e apenas a Eureka Imports me passo orçamento, as outras deram preferencia para carros mais caros, acima de R$ 300.000,00 por exemplo. Na Eureka Imports o preço final do carro com todas taxas e impostos cobrados por eles acabou não compensando mesmo com isenção do IPI, deu quase o preço cobrado no Brasil. Eu pensei em fazer a importação independente sozinho porque acredito ser o único jeito de conseguir baixar o preço de forma satisfatória, porém tenho receio de fazer a importação sozinho porque nunca importei um automovel dos EUA e sou leigo no assunto. Teria como você me ajudar nesse procedimento Fabricio? Tenho algumas dúvidas. Para não pagar o IPI eu teria que contratar um Advogado? Ainda sim corro risco de pagar o IPI? Como não é utilizado cartão de Crédito de Crédito no pagamento, como é feito o pagamento para a concessonária nos EUA? Transferencia bancária á vista? Gostaria de trocar idéias com você por e-mail se possivel.
Obrigado Fabricio
Grande abraço
Júlio, essa é uma operação que deve ser feita por esse tipo de empresa mesmo e não é nada trivial, por causa disso eu não recomendo que tente fazer ela desta forma .Eu não tenho experiência nesse tipo de importação seria como você pedir pra um pediatra fazer uma cirurgia de coração.Eu estava conversando outro dia com um colega que é casado com uma pessoa que tem uma empresa de importação e estavamos falando justamente disso , se uma pessoa comum tentar fazer esse tipo de importação sem usar essas empresas especializadas vão aparecer tantas burocracias e dificuldades que não vale a pena .Em relação ao IPI eu não sei se existe alguma regra dentro do Direito que permita a uma pessoa fazer ela mesmo um pedido de liminar, então não poderia dar essa resposta com 100% de certeza , mas só nesse ponto já apareceria uma grande dificuldade.A questão do IPi já está como falam os juristas pacificada então não existiria risco de perder o valor .
Outro problema de fazer isso sozinho seria o embarque do carro lá, quem conseguiria contratar um frete marítimo lá nos EUA pra você ?
Existiria também papeladas de exportação a serem preenchidas lá , pelo que me lembro acima de 2500 dólares você tem que preencher declarações lá nos EUA.
O pagamento teria que ser feito por wire transfer(transferência bancária)
Outra coisa existem carros que realmente não valem a pena de serem importados
O problema deste tipo de empresa é que são muitas taxas que tem que ser pagas ai acaba encarecendo o veiculo, tirei algumas taxas que a empresa que passou orçamento para mim coloco e o valor do carro acabo ficando interessante. Se você não tem experiencia então não tem problema Fabricio.
Com relação ao embarque do carro e contratar um frete marítimo não conheço ninguém que presta este tipo de serviço nos EUA e não sei como é feito este procedimento.
A empresa da esposa do seu amigo faz este tipo de importação? Se ela fizer teria como você me passar o contato? se puder, pode ser no meu e-mail mesmo que eu retorno para a empresa.
Apesar de eu ter entrado em contato com todas as empresas que você citou apenas uma se dispôs a fazer a cotação e passar o orçamento total do veiculo em questão, acho que seria bacana ter uma segunda cotação para ter um comparativo, pode ser que o preço fique mais em conta também.
Obrigado Fabricio
Abraço
Ela não faz esse tipo de importação , eu estava falando com meu colega da possibilidade dela fazer e ele falou que era muito específico e complicado e que ela não tinha interesse .
Olá Fabricio.
A isenção do IPI ocorre apenas para a importação de carros ou para motos também? E é igualmente válida para veículos híbridos?
Desde já, obrigado.
Para motos eu não sei se existe regra que diga algo a respeito , para carros não acho que exista diferença para modelos híbridos , o ideal mesmo é entrar em contato com as empresas deste post e pegar todas as informações como eles são especialistas nisso a resposta deles é sempre mais precisa .
E o IPVA do carro?Como seria pago?
Do mesmo jeito dos outros carros.
O grande problema é ter que comprovar no imposto de renda a condição de poder comprar um carro desse valor. Muitos não declaram seus ganhos
o ideal nestes casos e entrar em contato com as empresas que prestam esse serviço, com certeza elas devem ter como contornar isso.
Duas vezes e meia o preço dele nos EUA, ae já não vale a pena…. todo esse trabalho pra pagar um pouco a menos, ta loco
Depende do carro , um Camaro sairia por volta de 23000 dolares x2,5 x2,26=129 mil Reais considerando que ele custa a partir de 200 mil no Brasil seria uma economia de 70 mil Reais .Eu não encontro 70 mil Reais dando bobeira ,pra mim uma bela economia .Agora como eu falei para carros baratos não vale muito a pena, até por causa da diferença pequena de custo de um carro mais completo para um mais simples .
Achei muito legal este artigo, mostra a diferença dos países em relação ao nosso.
Gostaria de saber se carros como o jetta, cruze, toyota corola e o honda civic quanto sairiam para importar, pq entrei no site das concessionárias americanas e o maior valor dentre este fica em torno de U$ 18,500, que é um valor razoável para este carro que são vendidos a nó minimo aqui no brasil a R$65.000,00.
O ideal é entrar em contato direto com as empresas que eu coloquei no artigo , mas esses carros (Corolla e Civic)não são muito vantajosos de se importar desta forma , a grande vantagem está nos carros realmente top como Camaro e Mustang que custam lá na faixa de 25 mil dólares e que aqui no Brasil custam 3 vezes mais que um Corolla. Em resumo com 5 ou 7 mil a mais(nos EUA) você compra um carro 3x mais caro que um Corolla.