Importação em caixas grandes

Importação em caixas grandes

Vamos tratar hoje de aspectos relacionados a importação em caixas grandes. Algumas lojas costumam em algumas situações enviar suas mercadorias em caixas inadequadas no tamanho, muitas caixas vem com mais de 50% do espaço sem mercadorias . Quando a gente importa enviando  diretamente para o Brasil ou usando um redirecionador de encomendas, a gente pode estar jogando muito dinheiro fora, principalmente quando escolhe fretes que consideram o peso dimensional, se não levarmos esse aspecto em conta.

Os fretes da USPS não consideram o peso dimensional(volume), mas todas as empresas de courier consideram, então enviar caixas grandes, nas quais grande parte do volume interno da caixa está vazio, é igual queimar dinheiro, pois todo esse volume é cobrado quando usamos Fedex,UPS,TNT ou DHL.

Em relação a caixas grandes esse conceito depende muito do ponto de vista de quem avalia , mas eu estou considerando  como  caixas grandes as caixas  acima do limite da USPS que é de 26x13x13 para o Brasil. Quando você compra algo grande como algumas cafeteiras, ou simplesmente quando você compra muitas roupas, as lojas podem utilizar caixas enormes no transporte, mesmo sem necessidade.

Se você está recebendo uma caixa desas “oversize” em seu redirecionador ou até mesmo quando você envia direto para o Brasil, você pode estar pagando muito por algo que não seria necessário. Não se preocupe, pois ao longo do Post vamos falar de algumas medidas que caso não anulem o problema pelo menos vão atenuar.

Vou dar um exemplo prático que aconteceu comigo nesta semana, eu comprei cerca de 30 peças de roupas no site Amazon e eles me enviaram a encomenda em uma caixa muito acima do tamanho necessário. Como nas compras que faço no Amazon eu sempre utilizo o redirecionador de encomendas Shipito, esta encomenda foi enviada pra lá, e quando chegou lá foi pesada e medida.

O pacote original tinha 30x19x14 polegadas e 12,95  libras e não poderia ser enviado por USPS com essas medidas. Este pacote sozinho teria um custo de cerca de 357 dólares via TNT Express. É verdade que o  Shipito oferece uma opção relativamente barata para enviar pacotes deste tamanho, no caso o frete airmail priority, que seria capaz de enviar essa mesma caixa por 144 dólares, mas como quero dar um foco maior no peso dimensional vamos deixar a opção postal meio que de lado.

Como desejava usar courier de qualquer jeito por causa da época do ano, e já  sabia da quantidade de espaços vazios dentro da caixa, pensei em duas soluções. Ou faria um pedido especial no Shipito para trocarem a caixa pela menor possível ou tentaria consolidar com outras caixas, com o objetivo de reduzir o volume final.

Fiz um pedido de consolidação com outras duas caixas que estavam lá nas medidas de 16x15x7 polegadas 2,35 libras  e outra de 26x17x5  5,2 libras. O resultado final foi uma caixa consolidada de 26x12x12 polegadas de 17,7 libras com custo final enviando por TNT Express de 184 dólares para clientes sem status, e de 165 para clientes com status silver ,gold ou diamond no Shipito. Acabei usando a opção TNT pois queria velocidade. Depois desta consolidação poderia até ter escolhido o envio por USPS Priority, pois o pacote acabou ficando dentro dos limites da USPS.

Vocês podem notar claramente neste exemplo como o peso dimensional é importante no custo do frete via courier, um pacote sozinho dava um frete de  357 dólares e depois de consolidado com outros dois , teve o custo do frete via TNT express diminuído em  quase 200 dólares, isso considerando apenas um dos 3 pacotes. Se considerarmos os custos de envios dos outros dois pacotes a economia seria ainda maior. Esta situação sempre vai ocorrer em pacotes no qual o peso real seja menor que o peso dimensional.

O peso real é o peso medido na balança e o dimensional é o peso calculado com o volume da caixa .Caixas leves e grandes tendem a ter peso dimensional maior que o peso real, e caixas pesadas e pequenas tendem a ter peso real maior. As explicações acima levam a mais uma conclusão:

Se você tem uma mercadoria muito pesada, mesmo em uma caixa grande pode não adiantar nada reduzir o volume da caixa, a não ser que você queira tentar enquadrar ela em fretes da USPS,  já para enviar uma caixa pequena e pesada via courier não adiantaria nada a troca da caixa, pois neste caso o peso real já seria maior que o dimensional da caixa (as empresas de courier sempre cobram o maior peso ou dimensional ou real).

Só para exemplificar se você  estivesse transportando barras de chumbo em uma caixa grande e com espaços vazios, não adiantaria muito fazer a troca por uma caixa menor, pois neste caso você já teria um peso real alto, se ao contrário você estivesse enviando algodão dentro de uma caixa grande, a troca por uma caixa menor teria o mesmo efeito do meu exemplo da consolidação no Shipito, e reduziria bastante o custo do frete.

Depois de desenharmos o quadro geral, podemos tirar as seguintes conclusões:

1-Sempre tente reduzir o tamando de suas caixas grandes nas quais o peso dimensional seja maior que o real, essa regra vale para os fretes TNT,UPS,DHL e Fedex.

2- Se estiver com uma caixa acima do limite da USPS, a única saída caso queira usar o frete USPS é a substituição por uma caixa menor e compatível com essa modalidade de frete.

3-Se você está usando courier para enviar caixas pequenas e pesadas, como uma caixa do tamanho de uma bateria de carro transportando uma bateria de carro , qualquer redução no tamanho da caixa não traria nenhuma economia no frete, pois neste caso o peso real seria maior que o dimensional, e como estariamos usando courier eles usariam no cáculo do frete o peso real.

4-Se você estiver usando Shipito em seus envios todas essas mudanças podem ser feitas por meio de solicitaçãoes dentro de sua conta , envios por courier não são baratos, por causa disso devemos otimizar ao máximo as caixas para que a diferença de custo destes fretes para os fretes da USPS seja a menor possível.