Free Shops – possível isenção de 1000 Dólares

Free Shops
Free Shop em Guarulhos

Um boa notícia para quem viaja para o exterior começou a circular pelos meios de comunicação, o Governo estuda aumentar o limite para compras em free shops (Duty Free) para 1000 Dólares.

Caso esta mudança venha realmente a ocorrer , teremos uma cota de isenção capaz de comprar até um Iphone na volta ao Brasil.

A cota de compras em free Shops é uma cota em separado, ou seja, além dos 500 Dólares que os viajantes que chegam por transporte aéreo já tem direito, existe também a cota do free Shop.

Na prática você atualmente pode gastar 500 Dólares em lojas no exterior, e mais 500 na Free Shop no retorno ao Brasil.

Free Shops

É importante destacar que as compras em free Shops que tem direito a isenção, devem ser feitas no retorno ao Brasil em aeroportos Brasileiros, se a regra mudar teríamos o direto de comprar 500 Dólares nas lojas no exterior e mais 1000 Dólares no retorno ao Brasil, totalizando 1500 Dólares em possíveis isenções, seria uma excelente medida para quem viaja.

Além da cota aumentar para 1000 Dólares em aeroportos, também está sendo levantada a possibilidade de aumentar a cota de travessia terrestre de 300 Dólares para 500, o que beneficiaria os viajantes que fazem compras em Cidade do Leste no Paraguai.

A medida caso venha a ser implantada, terá alguns pontos positivos secundários, como a compra em território nacional de produtos que antes seriam comprados no exterior .

Apesar do termo Free Shop, essas lojas não são totalmente livres de impostos, mas os valores dos produtos ficam bem próximos dos praticados no exterior, os impostos que incidem em produtos vendidos em Free Shops brasileiras são: PIS/Cofins e uma taxa conhecida como Fundaf.

Apesar de estar abrindo mão de arrecadação ao aumentar a cota para 1000 Dólares, o Governo estaria indiretamente aumentando a arrecadação de PIS/Confins, e deslocando a compra do exterior para dentro do Brasil.

Agora é torcer para que essas ideias saiam do campo das conversas, e sejam realmente implantadas, quem viver verá.

Links complementares

https://valor.globo.com/brasil/coluna/limite-para-free-shop-deve-dobrar-na-1a-alta-desde-1991.ghtml

https://compranoexterior.com.br/vale-a-pena-comprar-no-paraguai/