A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada
Quando vemos no rastreamento de uma encomenda a seguinte mensagem :
A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores ,estamos diante daquilo que nenhum importador deseja.
Vamos hoje mostrar os principais motivos que levam sua encomenda a não ter a importação autorizada, a maioria absoluta por erros de preenchimento ou condutas ilícitas por parte do remetente , em muitos casos com conivência com o destinatário.
Falta de dados na declaração
O exemplo abaixo é um dos mais comuns, a loja chinesa esqueceu de declarar o conteúdo do pacote.
Eles declararam o valor das mercadorias, mas na linha que deveriam colocar a descrição da mercadoria deixaram em branco, o resultado foi a devolução da encomenda.
Importação não autorizada por subfaturamento
Abaixo um exemplo de importação que não foi autorizada devido a subfaturamento das mercadorias.
O subfaturamento aparece como causa base, quando verificamos o status no Minhas Importações.
Falta do remetente
Um outro motivo que ocorre com frequência é a ausência das informações do remetente.
Podemos ver essa causa no exemplo abaixo, este foi o motivo da devolução desta encomenda.
Pessoa física importando com finalidade comercial
Este é um dos erros mais comuns, principalmente nos marinheiros de primeira viagem.
Se você é pessoa física não dá pra você querer importar como se fosse uma loja.
As quantidades que caracterizam finalidade comercial podem variar muito dependendo do produto, como exemplo eu poderia te falar que comprar 5 camisetas é perfeitamente aceitável, mas comprar 5 vestidos de noiva não é.
Tenha bom senso para evitar este tipo de problema, se você é pessoa física compre como uma pessoa física .
Outros motivos
Anteriormente destacamos os principais motivos para uma encomenda ter a mensagem: A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores , mas estes casos não são os únicos motivos, existem também outros motivos que vamos destacar agora.
Produtos falsificados
Quando a Receita desconfia que um produto é falsificado, existe um procedimento para que seja verificada a autenticidade do produto.
Caso seja constatada a falsificação, a importação não é autorizada, e o produto pode ser enviado para destruição.
Produtos falsificados geralmente não são devolvidos ao remetente, e na grande maioria dos casos são destruídos.
Produtos de importação proibida
Existe uma série de produtos de importação proibida que poderiam levar ao caso da importação não ser autorizada, existe uma lista no link www.correios.com.br/a-a-z/pdf/importa-facil/Lista_objetos_proibidos.pdf nela podemos conferir os produtos proibidos.
Isso não quer dizer que a Receita coloque esta lista em prática em todas as situações.
O caso mais notório deste comportamento, de não seguir essas regras ao pé da letra, ocorre com produtos usados, que na maior parte dos casos não são impedidos de entrar.
Os mitos da Anatel
Tenho lido muita coisa sobre Anatel impedindo a entrada de smartphones no Brasil , o fato concreto é que a Anatel criou uma regra e fez a sua divulgação, uma regra sobre a homologação de celulares importados.
O fato concreto é que até agora não vi nenhum de nossos leitores reclamando disso, e nem relatos da Receita enviando smartphones para homologação na Anatel em grande quantidade.
Somos um site com milhares de visitas diárias, no qual tivemos poucos relatos de problemas especificamente relacionados a Anatel, me lembro de um caso com drones, mas nada relacionado a smartphones.
O que pude notar foi que com alguns leitores, o problema não foi em relação a Anatel em si.
Analisando os códigos e informações do Minhas Importações , estes smartphones não tiveram a importação autorizada por problemas nas etiquetas.
Os casos que avaliei tinham falta de informação do conteúdo da caixa, e ausência dos dados do remetente, ou seja, nenhuma relação com Anatel, ou com tipo de conteúdo.
Em suma tivemos muito rebuliço em relação a Anatel , mas na parte prática não foram percebidas mudanças
Pelo que vimos na prática não é possível afirmar ,que a Anatel esteja impedindo a entrada de celulares, e nem de que os celulares estejam sendo enviados para homologação em um número significativo.
Não quero dizer aqui que não existam casos de celulares sendo enviados para homologação, quero dizer que não estou vendo isso como uma prática generalizada.
No meu modo de ver, se isso fosse uma prática em 100% dos casos, estaríamos com centenas de relatos, e o que vemos são pouquíssimos casos sendo relatados.
Não sou de importar celulares com frequência , mas importei depois da criação desta regra 3 celulares Xiaomi Mi A2, e nenhum deles teve a importação não autorizada, ou teve que ir para homologação na Anatel.
Não sei se tive sorte, ou se está acontecendo com todo mundo, o fato é que não tenho relatos significantes aqui no site, de pessoas pagando homologação.
Isso me leva a crer que está regra não está ainda sendo implementada de forma irrestrita, talvez seja uma daquelas regras que não colocam em prática, como a proibição de importar usados.
Como descobrir o motivo
Para sabermos o real motivo da mensagem : A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores , estar aparecendo em seu rastreamento, devemos tomar algumas medidas bem simples:
1 -Faça o cadastro no sistema Minhas Importações dos Correios no link https://apps.correios.com.br/idCorreios.
2- Depois de cadastrado, entre no minhas importações e faça uma busca com o código de rastreamento, observe a imagem abaixo, coloque o código de rastreamento e faça a busca:
Depois de feita a busca vai aparecer a encomenda como imagem abaixo, clique no I para que seja apresentado o motivo da devolução:
Pelo descritivo da ocorrência podemos ver que se trata de mais uma encomenda sem descrição do conteúdo.
importação do objeto/conteúdo não foi autorizada
Como agir
Primeiro temos que compreender que os Correios/Receita hoje, não aceitam muito daquilo que aceitavam no passado.
Lojas chinesas enviavam para o Brasil sem seguir as normas internacionais, e os Correios davam um jeitinho, hoje isso não é mais aceito.
Medidas possíveis
Você pode tentar abrir uma reclamação depois de receber a mensagem de que sua encomenda não foi autorizada, o melhor caminho seria via telefone, mas o processo de devolução ocorre de forma tão rápida, que provavelmente você não conseguirá reverter o caso.
Existem situações nas quais nem adianta você tentar reverter, seriam os casos de produtos falsos, proibidos ou com destinação comercial, neste caso você deve tentar um reembolso com a loja ou vendedor.
Nos outros casos você deve entrar em contato com a loja ou vendedor, e informar que devido a um erro no preenchimento da declaração, a encomenda não foi aceita, e que você deseja chegar em um acordo.
Se comprou em lojas que tem proteção para compradores, fique atento aos prazos de proteção, e abra disputa em último caso, quando não se chega em um acordo.
Como evitar estes problemas
Para evitar esse tipo de problema temos que saber se quem faz a postagem da encomenda, sabe o que está fazendo, e se tem habilidade para isso.
O que temos visto principalmente em marketplaces como Aliexpress e Ebay e também em lojas , é que muitos desses vendedores enviam cometendo erros básicos, e causando todo tipo de problema para os compradores.
Optar por vendedores com muitas vendas , pode ser uma saída, afinal vendedores com muitas vendas e muita experiência, são menos susceptíveis a estes tipos de erros.
Mandar uma mensagem com advertência de que no Brasil não podem faltar a descrição do produto, nem os dados do remetente, pode ajudar a reduzir esse tipo de problema.
Muitos destes casos devem ter relação direta com o modelo de drop shipping, que muitos desses vendedores utilizam.
Talvez para esconder o verdadeiro fornecedor, muitos distribuidores omitam a informação do remetente, e acabem causando esse problema.
Redirecionadores americanos
Não vejo esse tipo de problema ocorrendo com redirecionadores americanos.
Nunca vi nem tomei conhecimento, de que nenhum pacote enviado por Shopfans , Qwintry, Shipito entre outras, tenha retornado por falta de dados do remetente.
Esse tipo de falha não é de meu conhecimento nestes redirecionadores.
Grandes lojas americanas também não cometem esse tipo de erro, me parece que o problema é mais localizado nos países asiáticos.
Boa tarde Fabricio. Eu tenho uma duvida um tanto quanto inusitada. Por acaso os Correios tem alguma restrição para acessar o link do Portal Minhas Importações ? Vou explicar melhor. Eu (assim como 95% das pessoas) utilizam o Chrome. Nas minhas importações eu sempre importo no nome de 7 a 10 pessoas diferentes (pai, mãe, avós, tios, esposa, primos, amigos), e todos com endereços diferentes. Entretanto Fabricio, o acesso desses quase 10 usuarios, é feito do meu computador, pois sou eu quem administra isso. E eu sempre acesso do mesmo computador. Mas desde ontem eu não estou conseguindo acessar. Aliás, a pagina abre normal. Mas quando eu insiro os dados (login e senha) aponta erro, como se eu tivesse digitado os dados erroneamente. Mas quando eu acesso de outro computador ou do celular por exemplo, vai de boa. Eu consigo conferir as importações normalmente. Mas do meu computador principal, quando eu insiro o login e senha aparece isso: “Usuário ou senha inválidos.” (mas eu digito corretamente). Eu penso que pode ser um bloqueio deles. Mas sei lá… não acredito que teria motivos para isso. Não faço nada de anormal, a não ser visualizar e pagar os Tributos. Nunca tive recusa de pagamento nem nada. Você já viu ou ouviu algum problema parecido com esse ?
Luiz todo site que seja bem administrado tem sistemas de segurança e Firewall, o que ocorre às vezes é que você pode ser identificado por determinado site como uma ameaça e acabar sendo bloqueado, seu IP pode ter sido considerado como suspeito e você pode ter sido bloqueado, você pode estar com algum vírus no computador e etc,,, faça um teste simples ai, tente entrar no site dos Correios com um programa de proxy pode ser o proxpn , se você conseguir logar normalmente pode ser que seu ip foi bloqueado pelos correios, se for este o caso você pode pedir para seu provedor trocar seu ip, caso já não façam isso de tempos em tempos , a maioria das operadoras troca os ips depois de alguns dias, e ai sua situação ficaria normal novamente
Olá, Fabrício. Estou pensando em importar peças de carros dos EUA. Será que tem algum problema? Existe alguma restrição? O que eu posso ou não posso importar? Vc recomenda algum site de vendas específico sobre esse tipo de mercadoria? Muito obrigado.
Eu recomendo os sites que coloquei nos links:
https://compranoexterior.com.br/links-de-lojas-de-artigos-para-auto-e-motos/
https://compranoexterior.com.br/importar-pecas-de-carros-importados/
Valeu, guerreiro. Vc é o maior!!
Fabrício, amo seu blog, muito esclarecedor. Não sei se você lembra, mas importei uma arma de plástico colorida de brinquedo, pro meu cosplay (quem se fantasia de herói/vilao), o fato é que há pouco mais de meia hora deu o rastreamento: “em trânsito para o exército”, e agora? Vão apreender? Não acredito que uma arma branca, dourada e preta seja descartada, queria muito ela pras minhas fotos de cosplay…grata e ansiosa esperando resposta 🙁
Lembro sim, acho que agora pode dar uma agarrada, vai depender do entendimento deles, torcer pra ter alguém com bom senso lá.
Tipo agarrada no termo de apreenderem e descartarem? Minha nossa, que tristeza…
Em princípio pode simplesmente demorar, se o exército começar a exigir documentações aí pode ocorrer devolução, agora é aguardar e ver no que vai dar, esses casos atípicos eu não tenho estatísticas pra falar o que é mais comum ocorrer
Bom dia!
Fabrício, conheci seu site a pouco. Já li alguns artigos e já percebi o quão útil e importante são as informações apresentadas aqui. Tudo que um iniciante, como eu, precisa.
Obrigado pela visita, se precisar faça contato
Fiz a compra de uma miniatura no e-Bay e pelo que vi no rastreamento o objeto foi recusado pela Receita por erro no preenchimento das informações e por isso seria devolvido ao remetente, porém essa recusa aconteceu no dia 05/12/2018 e até agora não mudou de status, porque a devolução demora tanto assim? O problema e que o vendedor já me avisou que vai corrigir o problema e enviar novamente, mas tem mais de dois meses e nada mudou….
O que fazer neste situação?
Acho que vc deveria abrir reclamações na Receita e Correios
Olá. Seus posts são muito esclarecedores, mas não achei nada sobre meu problema. Estou trazendo dos EUA uma encomenda com diversos itens (roupas, brinquedos, cremes para o rosto e melatonina). A encomenda foi para avaliação da Anvisa. Caso a Anvisa não autorize os itens de maquiagem/beleza/melatonina toda a caixa é retida? Perco todos os itens ou ela é devolvida ao remetente? Desde já agradeço.
Talvez barrem por causa da Melatonina , se fizerem isso a caixa toda retorna pro remetente, o ideal é nunca misturar suplementos com outras mercadorias
Bom dia Fabricio
Fiz uma compra no site da Motorola EUA, enviei para meu endereço do shipito e de Lan mandei pro Brasil via airmail( não vi que não tinha rastreio, só olhei o o preco) vi alguns sistemas que fazem o radrastreamento, porém não tive sucesso, consegue me ajudar a fazer o rastreio? O codigo e SAE040552628092258
Nesse tipo de frete não tem jeito, você consegue ver algumas informações em https://internationalservices.rrd.com/ParcelTracker/HomePageTracker , mas elas não ajudam muita coisa.
Obrigado pelo retorno, nesse cao so tenho a aguardar?
sera que quando chegar(sechegar) o correio comunica e cria um rastreamento para a encomenda?
to achando que perdi dinheiro =/
a ultima atualização é
11/24/2018 2:51:56 PMPacote enviadoRancho Dominguez
Podem avisar como também podem não avisar, esse é o problema dos fretes sem rastreamento nos dias atuais
Boa tarde Fabricio,
estou retornando so pra dizer que hoje recebi minha encomenda, fiquei muito feliz, apesar da demora o resultado foi satisfatorio, porem lendo algumas postagens aqui no site, cheguei a conclusão que o shpfans é melhor que o shipito, qual seria sua opinião sobre isso? esta primeira usei shipito, na proxima pretendo fazer pelo shofans
No geral o Shopfans é melhor , em algumas situações particulares o Shipito é melhor , eu falo disso em https://compranoexterior.com.br/como-escolher-o-seu-redirecionador-de-encomendas/
Olá, Fabrício! Tudo bem? Sou cosplayer e importei uma arma preta, branca e dourada de plástico dos EUA. Já fiz isso antes, só que vejo desmontada pra eu pintar e deu muito trabalho então descartei. Daí comprei outra montada e está há 1 semana e 1 dia com a atualização “Em trânsito para o Brasil”, algo assim. Ainda não foi recebido o item. Como é de plástico feito por impressora 3D, nao tem chances de ser descartado, certo? E se for, eles notificam pelo rastreamento? Grata.
Essa é uma mercadoria que está em uma zona cinzenta pode passar ou podem criar caso, tem que esperar pra ver.
Excelente texto Fabrício. Já deixei salvo nos meus favoritos e também compartilhei com os diversos colegas que importam. Este Artigo, deu uma boa visão sobre os acontecimentos em casos em que a importação não foi autorizada. Achei legal você comentar sobre a Anatel. Eu particularmente também não sou de importar Smartphones. Antes dessa nova regra da Anatel, eu importei uns 3 celulares e passou de boa sem problemas. Não sei se é o caso Fabrício, mas seria interessante você ter comentado sobre a Anvisa, com a qual reteu diversas encomendas em 2018 pelos mais inusitados e controversos casos. Vários leitores que leem essa mensagem, sabem do que estou falando. Sem querer aprofundar nesse assunto, mas penso que as checagens da Anvisa são semelhantes as da Receita Federal: Não segue um Padrão em suas Verificações e Avaliações. Eu acho que o fiscal olha para a sua Caixa, e pensa assim: “Não fui com a cara dessa caixa, ela está amassada. Vou Tributar”. Ou….. “O sobrenome dessa pessoa é feio, f…a-se, vou Tributar”. Acho que com a Anvisa deve ser a mesma bagunça, deixando a pessoa que faz a importação sem respostas claras, e a “ver navios”. Recentemente vi na TV um caso de corrupção na Anvisa… pra variar no RJ – consequentemente o caso foi abafado e não se falou mais no assunto. Mas é isso aí Fabrício… Obrigado pelo Artigo. Abraço!
Luiz a Anvisa tem dessas coisas , quando coloquei a informação sobre produtos proibidos estava pensando também neles , mas não quis me aprofundar muito na Anvisa para não ficar muito extenso o texto, também teríamos o caso de produtos controlados pelo Exército e de algumas outras agências , o objetivo foi ser mais compacto , mas posso depois incluir essas informações da Anvisa , afinal como a gente percebe são casos recorrentes , obrigado pela dica
Olá Fabrício! Recentemente aconteceu isso com um produto meu. Estava importando uma mochila para cameras DSLR e aconteceu de ser devolvido. Ainda estou tratando a solução como o vendedor pra ver o que fazemos. Através do seu post consegui ver a real causa da devolução. Muito obrigado!
Obrigado pela visita , e fico feliz do post ter te ajudado a descobrir o motivo.