A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada
Quando vemos no rastreamento de uma encomenda a seguinte mensagem :
A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores ,estamos diante daquilo que nenhum importador deseja.
Vamos hoje mostrar os principais motivos que levam sua encomenda a não ter a importação autorizada, a maioria absoluta por erros de preenchimento ou condutas ilícitas por parte do remetente , em muitos casos com conivência com o destinatário.
Falta de dados na declaração
O exemplo abaixo é um dos mais comuns, a loja chinesa esqueceu de declarar o conteúdo do pacote.
Eles declararam o valor das mercadorias, mas na linha que deveriam colocar a descrição da mercadoria deixaram em branco, o resultado foi a devolução da encomenda.
Importação não autorizada por subfaturamento
Abaixo um exemplo de importação que não foi autorizada devido a subfaturamento das mercadorias.
O subfaturamento aparece como causa base, quando verificamos o status no Minhas Importações.
Falta do remetente
Um outro motivo que ocorre com frequência é a ausência das informações do remetente.
Podemos ver essa causa no exemplo abaixo, este foi o motivo da devolução desta encomenda.
Pessoa física importando com finalidade comercial
Este é um dos erros mais comuns, principalmente nos marinheiros de primeira viagem.
Se você é pessoa física não dá pra você querer importar como se fosse uma loja.
As quantidades que caracterizam finalidade comercial podem variar muito dependendo do produto, como exemplo eu poderia te falar que comprar 5 camisetas é perfeitamente aceitável, mas comprar 5 vestidos de noiva não é.
Tenha bom senso para evitar este tipo de problema, se você é pessoa física compre como uma pessoa física .
Outros motivos
Anteriormente destacamos os principais motivos para uma encomenda ter a mensagem: A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores , mas estes casos não são os únicos motivos, existem também outros motivos que vamos destacar agora.
Produtos falsificados
Quando a Receita desconfia que um produto é falsificado, existe um procedimento para que seja verificada a autenticidade do produto.
Caso seja constatada a falsificação, a importação não é autorizada, e o produto pode ser enviado para destruição.
Produtos falsificados geralmente não são devolvidos ao remetente, e na grande maioria dos casos são destruídos.
Produtos de importação proibida
Existe uma série de produtos de importação proibida que poderiam levar ao caso da importação não ser autorizada, existe uma lista no link www.correios.com.br/a-a-z/pdf/importa-facil/Lista_objetos_proibidos.pdf nela podemos conferir os produtos proibidos.
Isso não quer dizer que a Receita coloque esta lista em prática em todas as situações.
O caso mais notório deste comportamento, de não seguir essas regras ao pé da letra, ocorre com produtos usados, que na maior parte dos casos não são impedidos de entrar.
Os mitos da Anatel
Tenho lido muita coisa sobre Anatel impedindo a entrada de smartphones no Brasil , o fato concreto é que a Anatel criou uma regra e fez a sua divulgação, uma regra sobre a homologação de celulares importados.
O fato concreto é que até agora não vi nenhum de nossos leitores reclamando disso, e nem relatos da Receita enviando smartphones para homologação na Anatel em grande quantidade.
Somos um site com milhares de visitas diárias, no qual tivemos poucos relatos de problemas especificamente relacionados a Anatel, me lembro de um caso com drones, mas nada relacionado a smartphones.
O que pude notar foi que com alguns leitores, o problema não foi em relação a Anatel em si.
Analisando os códigos e informações do Minhas Importações , estes smartphones não tiveram a importação autorizada por problemas nas etiquetas.
Os casos que avaliei tinham falta de informação do conteúdo da caixa, e ausência dos dados do remetente, ou seja, nenhuma relação com Anatel, ou com tipo de conteúdo.
Em suma tivemos muito rebuliço em relação a Anatel , mas na parte prática não foram percebidas mudanças
Pelo que vimos na prática não é possível afirmar ,que a Anatel esteja impedindo a entrada de celulares, e nem de que os celulares estejam sendo enviados para homologação em um número significativo.
Não quero dizer aqui que não existam casos de celulares sendo enviados para homologação, quero dizer que não estou vendo isso como uma prática generalizada.
No meu modo de ver, se isso fosse uma prática em 100% dos casos, estaríamos com centenas de relatos, e o que vemos são pouquíssimos casos sendo relatados.
Não sou de importar celulares com frequência , mas importei depois da criação desta regra 3 celulares Xiaomi Mi A2, e nenhum deles teve a importação não autorizada, ou teve que ir para homologação na Anatel.
Não sei se tive sorte, ou se está acontecendo com todo mundo, o fato é que não tenho relatos significantes aqui no site, de pessoas pagando homologação.
Isso me leva a crer que está regra não está ainda sendo implementada de forma irrestrita, talvez seja uma daquelas regras que não colocam em prática, como a proibição de importar usados.
Como descobrir o motivo
Para sabermos o real motivo da mensagem : A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores , estar aparecendo em seu rastreamento, devemos tomar algumas medidas bem simples:
1 -Faça o cadastro no sistema Minhas Importações dos Correios no link https://apps.correios.com.br/idCorreios.
2- Depois de cadastrado, entre no minhas importações e faça uma busca com o código de rastreamento, observe a imagem abaixo, coloque o código de rastreamento e faça a busca:
Depois de feita a busca vai aparecer a encomenda como imagem abaixo, clique no I para que seja apresentado o motivo da devolução:
Pelo descritivo da ocorrência podemos ver que se trata de mais uma encomenda sem descrição do conteúdo.
importação do objeto/conteúdo não foi autorizada
Como agir
Primeiro temos que compreender que os Correios/Receita hoje, não aceitam muito daquilo que aceitavam no passado.
Lojas chinesas enviavam para o Brasil sem seguir as normas internacionais, e os Correios davam um jeitinho, hoje isso não é mais aceito.
Medidas possíveis
Você pode tentar abrir uma reclamação depois de receber a mensagem de que sua encomenda não foi autorizada, o melhor caminho seria via telefone, mas o processo de devolução ocorre de forma tão rápida, que provavelmente você não conseguirá reverter o caso.
Existem situações nas quais nem adianta você tentar reverter, seriam os casos de produtos falsos, proibidos ou com destinação comercial, neste caso você deve tentar um reembolso com a loja ou vendedor.
Nos outros casos você deve entrar em contato com a loja ou vendedor, e informar que devido a um erro no preenchimento da declaração, a encomenda não foi aceita, e que você deseja chegar em um acordo.
Se comprou em lojas que tem proteção para compradores, fique atento aos prazos de proteção, e abra disputa em último caso, quando não se chega em um acordo.
Como evitar estes problemas
Para evitar esse tipo de problema temos que saber se quem faz a postagem da encomenda, sabe o que está fazendo, e se tem habilidade para isso.
O que temos visto principalmente em marketplaces como Aliexpress e Ebay e também em lojas , é que muitos desses vendedores enviam cometendo erros básicos, e causando todo tipo de problema para os compradores.
Optar por vendedores com muitas vendas , pode ser uma saída, afinal vendedores com muitas vendas e muita experiência, são menos susceptíveis a estes tipos de erros.
Mandar uma mensagem com advertência de que no Brasil não podem faltar a descrição do produto, nem os dados do remetente, pode ajudar a reduzir esse tipo de problema.
Muitos destes casos devem ter relação direta com o modelo de drop shipping, que muitos desses vendedores utilizam.
Talvez para esconder o verdadeiro fornecedor, muitos distribuidores omitam a informação do remetente, e acabem causando esse problema.
Redirecionadores americanos
Não vejo esse tipo de problema ocorrendo com redirecionadores americanos.
Nunca vi nem tomei conhecimento, de que nenhum pacote enviado por Shopfans , Qwintry, Shipito entre outras, tenha retornado por falta de dados do remetente.
Esse tipo de falha não é de meu conhecimento nestes redirecionadores.
Grandes lojas americanas também não cometem esse tipo de erro, me parece que o problema é mais localizado nos países asiáticos.
Olá, minha encomenda foi para fiscalização dia 17 de Dezembro e foi retida para comprovação de valor no comecinho de Janeiro. Mandei todos os documentos, tudo certinho e no Minhas Importações ficou “Documentação em avaliação pelo Órgão Fiscalizador”. Até aí, tudo bem. Depois de mais de 2 meses, porém, recebi no aplicativo de rastreio a mensagem “Ação necessária à liberação do objeto não realizada pelo cliente” e no Minhas Importações ficou “Em Fiscalização”. Alguns dias depois no Minhas Importações voltou pra “Documentação em avaliação pelo Órgão Fiscalizador”, porém no rastreio não mudou. Será que ainda tenho chance de receber?
Eu abriria um pedido de informações para ver o real motivo
Bom dia! Recebi a mensagem a baixo.
“- Apresentar: a) invoice/fatura de compra com descrição completa dos bens adquiridos, valor unitário e total, valor do frete. (Não é a declaração de conteúdo da remessa, mas o documento da compra) (Não é o comprovante de pagamento) b) documento deve indicar os dados completos do vendedor e do comprador e devem indicar o real vendedor dos produtos. c) apresentar comprovante de pagamento ao vendedor. d) caso tenha utilizado um redirecionador ou consolidador (empresa que fornece um endereço no exterior), apresentar fatura do frete para o Brasil. – Caso o conteúdo da remessa seja para destinação de revenda, apresentar CNPJ que esteja vinculado ao destinatário. – Neste caso, a não apresentação pode resulta na pena de perdimento da mercadoria. – Não serão aceitos documentos com descrição genérica que impossibilite a identificação dos bens adquiridos – sujeita à multa do art. 715, Decreto 6759/2009 – não apresentação de fatura ou apresentação de fatura em desacordo com a legislação vigente. – A não apresentação sujeitará a remessa ao perdimento da mercadoria. – Constatada a divergência entre os valores declarado e o praticado na compra dos produtos, configurando declaração inexata, será aplicada a multa do art. 725, do Decreto mencionado.”
Não realizei o envio da documentação e veio a nova mensagem
“Ação necessária à liberação do objeto não realizada pelo cliente
Objeto em análise de destinação – poderá ser devolvido ao remetente, encaminhado para refugo ou apreendido”
Saberia me informar quais são as chances desta mercadoria ser devolvida ao remetente?
[email protected]
Obrigado
não dá pra cravar um número, isso varia muito , a maioria que vejo volta
Boa noite
Tenho banda de rock e a gravadora mandou 16 vinis para promoção da minha banda vindos da Noruega. A Receita não autorizou a entrada no Brasil, por se tratar de importação de pessoa física. Porém, de acordo com a norma da própria receita artistas seriam exceção a esta regra. Como fazer para reaver minha encomenda?
Olá, quero importar livros e um item que está abaixo do limite de 50 dólares juntos. Posso ter problemas na aduana?
Melhor enviar os livros em separado, se você envia apenas livros e tudo isento, se enviar junto com outras mercadorias pode atrapalhar, o limite de 50 de isenção vale apenas se o remetente for pessoa física e marcar como presente , se você comprar em uma loja o livro ficaria isento , mas a outra mercadoria não , e a confusão seria no frete , qual parte do frete diz respeito ao livro, por causa disso só envio livros sozinhos
O meu aconteceu isso. Tinha disco de vinil , cerveja e um motorzinho de dentista que foi mandado por um amigo alemão.
Você não pode importar bebidas usando Correios , o processo de importação de bebidas não pode ser feito usando Correios , além de material médico e odontológico precisar de autorização da Anvisa
Bom dia, Fabrício. Estou com o mesmo problema do pessoal, importei um estabilizador de câmera e o objeto não foi autorizado a entrar. No site dos correios, página de importação, aparece a mensagem: “A remessa postal internacional foi devolvida ao remetente, em razão do documento postal (CN22/23) não apresentar DESCRIÇÃO DE CONTEÚDO ou apresentar DESCRIÇÃO DE CONTEÚDO COM INFORMAÇÕES INSUFICIENTES, impossibilitando a CORRETA IDENTIFICAÇÃO…” O que devo fazer pra recuperar a entrega? O vendedor do Aliexpress, Coog Tech Store, comprometeu-se a enviar todos os documentos necessários. Estou perdido, você presta este tipo de serviço? Muito obrigado e parabéns pelo conteúdo. Abraço.
Luciano eu não presto serviços e pelo jeito sua encomenda já retornou , pelo descrito o vendedor fez uma declaração muito genérica e a Receita devolveu, peça que ele no reenvio faça uma declaração detalhada do produto para que isso não ocorra novamente
Boa noite, Fabrício. Hoje recebi a mensagem “ Importação não autorizada”, fui no ID Correios e estava dizendo o motivo: declaração de conteúdo insuficiente. Abri reclamação umas 2 horas depois desta atualização no rastreio e enviei e-mail para: [email protected]
Você acha que consigo reaver a encomenda sem que eles mandem de volta? É uma peça de roupa, de algodão, nada proibido.
Você teria um outro contato para quem eu possa enviar uma mensagem ou um telefone, por favor? Estou bem preocupada pois queria muito a roupa…
Grata!
Eu não tenho contatos na Anvisa , pode nem ser por causa da Anvisa e sim por causa da Receita , quando fala declaração insuficiente me parece mais coisa da Receita, o processo de devolução é rápido ,pode ser que não tenha como reverter , tente contato nos Correios por telefone