pontos no cartão de crédito

Quer saber como turbinar os pontos no cartão de crédito?

Hoje no CompraNoExterior vamos dar dicas poderosas e simples de como fazer seus pontos gerarem mais pontos.

Hoje vou falar como dobrar seus pontos de uma forma que qualquer um pode fazer.

Acredito que muitos vão falar que nunca tinham pensado desta forma, são dicas excelentes, leia o nosso artigo e tire suas próprias conclusões.

Cartões que geram muitos pontos são vantajosos?

pontos no cartão de crédito

A resposta para esta pergunta é depende, eu tinha no ano passado um cartão Smiles Infinite, e qual o motivo de ter um cartão destes ?

Naquele momento em que escolhi o cartão ele era vantajoso para mim, hoje nem tanto.

Era um cartão que me dava incríveis 2,5 pontos por Dólar gasto (que não me fizeram escolher o cartão) , 1 mala gratuita, e acesso a sala vip da Gol no Galeão e Guarulhos, isso sim me fez usar o cartão.

Para quem viaja muito como eu, estes detalhes fazem muita diferença.

Eu passei a usar muito a GOL, e como não usava eles antes, não tinha uma boa pontuação, e era um cliente comum sem direito a mala grátis.

O cartão neste momento foi interessante , mas depois que eu alcancei o número de trechos que me davam direito a mala grátis, e acesso a sala vip, o cartão perdeu a função principal.

O cartão Smiles Infinite era lançamento na época, e me dava 40 mil pontos na aquisição, hoje essa pontuação caiu para 20 mil pontos.

Em suma, o valor da anuidade acabava sendo pago pelos 40 mil pontos que eram fornecidos na aquisição, e pelas malas grátis que eu tinha direito na GOL.

Resumo da ópera , este cartão era vantajoso naquela situação, mas ele deixou de ser vantajoso na renovação, pois a anuidade continuava no mesmo valor.

Já não seriam gerados os mesmos 40 mil pontos da aquisição, além disso eu já tinha os mesmos benefícios sem necessidade do cartão, isto por ter me tornado cliente da categoria Diamante ao longo do ano.

Para ser cliente diamante na Gol você precisa fazer 30 trechos ao longo do ano, acabei ao final do ano fazendo 38 trechos, mais que suficiente para manter a categoria e ter todos os benefícios do cartão, sem ter mais que ter o cartão.

Aqui cabe um adendo, eu viajei 38 vezes de Gol em um ano, mas a maioria das pessoas não tem esse tipo de uso, e para esses os benefícios do cartão mesmo pagando anuidade , podem fazer sentido.

Então tudo depende dos benefícios, e dos pontos gerados.

O que tenho a dizer é que cartões que geram muitos pontos geralmente vem com muitos benefícios, na maioria dos casos os benefícios são mais vantajosos que os pontos gerados, pelo menos no meu caso é assim.

Cartões que gerem muitos pontos também são mais difíceis de conseguir, muitos bancos exigem comprovação de renda, e muitas pessoas simplesmente não vão conseguir ter um desses cartões, por não terem a renda mínima necessária.

Pontos no cartão de crédito induzem o consumo

Um fenômeno que é comum em usuários de cartão de crédito, é o ato de consumir para gerar pontos, isso é de certa forma induzido pelas operadoras.

O processo ocorre como se o consumidor estivesse em um jogo ou disputa, você começa a comprar não por precisar, e sim para gerar os pontos para fazer uma viagem , mas isso faz sentido?

Você começa a comprar muito em busca de um “prêmio”, a viagem no fim do ano, mas não sairia mais barato simplesmente comprar suas passagens, não seria mais lógico simplesmente juntar o dinheiro e viajar?

Eu venho há anos tentando ter atitudes de consumo equilibrado, se eu preciso de algo eu compro, caso contrário não.

Eu não penso nos pontos como um objetivo, e sim como algo bom que decorre do ato de comprar, nunca como o objetivo principal.

Se você precisa comprar e quer concentrar os gastos no cartão para gerar pontos, essa atitude é altamente recomendável, mas comprar ou emprestar o cartão para outras pessoas, para gerar mais pontos, é algo arriscado e pouco recomendável.

Como dobrar seus pontos?

Ok , você fez suas compras de forma adequada, e acumulou os pontos, agora é hora de transferir, correto?

Nem sempre, isso é verdade, sabendo quando transferir seus pontos, você pode mais que dobrar o número de pontos em seu programa de milhagem.

Transferir os pontos, sem observar esse critério básico, pode representar uma grande perda em potencial.

Usando promoções de transferência

Todos os programas de milhagem oferecem de tempos em tempos promoções de bônus de pontos na transferência do cartão.

Sabendo usar essas promoções você turbina seus pontos de forma considerável, em algumas situações em mais de 100%.

Vamos falar de promoções reais, observe que transferir os pontos quando não existem promoções, pode acabar sendo uma grande desvantagem, vamos mostrar algumas promoções recentes das principais empresas:

pontos no cartão de crédito

Ao lado temos um exemplo de promoção de transferência de pontos para o Smiles da Gol.

Você pode observar que caso transfira os pontos durante essa promoção, você ganharia um bônus de 70% .

Ou seja, se transferir 10 mil pontos receberia adicionalmente mais 7 mil pontos totalizando 17 mil pontos .

Bem melhor que apenas ganhar os 10 mil pontos das épocas nas quais não existem promoções


pontos no cartão de crédito

Temos aqui outro exemplo, no caso da Azul o bônus é ainda maior, e pode chegar aos 100%, acho que com esses dois exemplos fica claro que devemos transferir pontos apenas nas épocas de promoções , estas promoções ocorrem de forma frequente , fique atento e aproveite.

Evite transferir pontos em épocas sem promoções.

O cartão da companhia aérea é sempre a melhor opção?

No começo do artigo eu falei da minha experiência com a GOL, e sobre cartão Smiles que me dava mala gratuita, acesso a sala vip e pontuação de 2,5 pontos por dólar, mas isso é sempre vantagem?

Como eu já falei anteriormente, isso depende, mas vamos mais a fundo na questão da pontuação.

Estes cartões das empresas aéreas, no caso os mais top, geralmente pontuam entre 2,2 e 2,5 pontos por Dólar.

Parece ser muito bom, mas existe um detalhe escondido, que muitos não percebem.

Os pontos destes cartões já são depositados automaticamente nos programas de milhagem.

Isso aparentemente não é um problema, mas na verdade é.

O primeiro aspecto é que você fica travado naquela empresa aérea, se você viaja somente nela ok, afinal os pontos vão automaticamente para o programa de milhagem.

Adicionalmente você não tem como usar as promoções de transferência de pontos com bônus mostradas anteriormente, afinal os pontos já vão estar no programa de milhagem .

Um cartão normal tem desempenho parecido

Se você utiliza um cartão platinum desses que temos no mercado, você ganha em média algo em torno de 1,5 pontos por dólar.

Se você utilizar estas promoções aqui mostradas, você poderia gerar 2,55 pontos por dólar no Smiles, e 3 pontos por dólar na Azul, lembra do bônus de 70 % e 100%?

Incrível descobrir que um cartão normal pode gerar mais pontos no programa de milhagem, que o cartão da própria empresa aérea, pense nisso.

Quando falei no título em como turbinar os pontos era justamente isso que queria mostrar para vocês, e não termina aqui.


Os pontos e os programas de milhagem

Eu acredito que grande parte do lucro das empresas aéreas venha destes programas , muitas pessoas transferem os pontos e acabam não usando seus pontos .

É preciso sempre ter isso em mente, você vai realmente viajar no prazo de validade dos pontos, caso não vá, o mais lógico é trocar os pontos por algum produto.

As empresas sabem que os clientes querem os pontos, e ai criaram planos para seus clientes comprem os pontos diretamente.

Se pensarmos que muitos usam os cartões para gerar pontos, nada mais natural que vender esses pontos.

Os clubes de pontos

As empresas aéreas e os bancos perceberam o quanto esse mercado de pontos era promissor, e criaram clubes de pontos.

A Latam, Gol, Azul e o BB e Bradesco tem seus clubes de pontos.

Se os pontos no cartão de crédito são tão desejáveis, então eles podem virar um produto em si, e não mais algo que você ganha como brinde em uma compra.

Alguns destes clubes atrelam a compra de pontos com benefícios dentro das companhias aéreas.

A Azul por exemplo faz upgrades de categoria dos clientes em função do plano escolhido, a GOL faz isso de forma indireta.

Existem também os clubes de pontos mantidos por bancos, o mais conhecido é o Livelo.

O Livelo é um clube de pontos, que pode ser usado para turbinar sua pontuação nas empresas aéreas de forma muito eficiente.

O Livelo é administrado por Bradesco e Banco do Brasil, os pontos gerados pelos cartões destes bancos caem no Livelo de forma automática, mas você pode entrar nos clubes de pontos do livelo e assinar um dos clubes, mesmo sem ser cliente dos bancos.

Nos clubes você recebe pontos mensalmente , e ai vem a pergunta: isso é vantajoso?

Se seu objetivo é comprar pontos de forma barata, pode não parecer em uma primeira vista vantajoso, mas o Livelo permite algo que eu considero fantástico na questão dos pontos.

Você assina o Clube Livelo e vai acumulando os pontos do Clube, lembrando que eles são comprados por preços de mercado, eles não são nem baratos nem caros.

Lembra-se de quando eu falei das promoções de transferências de pontos?

Aqui no Livelo, nos vamos novamente usar essa prática para turbinar os pontos.

Você então tem lá seus pontos que foram adquiridos no Livelo por pouco mais de 300 Reais (10 mil pontos) esse valor realmente não é algo que eu possa chamar de bom negócio, mas ai aparece uma promoção por exemplo na Azul, de transferência de pontos do Livelo ou do cartão de crédito com bônus de 100%.

Este é o ponto importante para estratégia de turbinar os pontos , você comprou os pontos por algo em torno de 300 (10 mil pontos) e vai receber outros 10 mil pontos de bônus , nessa brincadeira os pontos saem pela metade do preço original, e isso sim é um grande negócio.

O Clube Livelo é hoje sem dúvida, uma das ferramentas mais poderosas, eu arrisco dizer que seja a mais poderosa na técnica de turbinar seus pontos.

Você vai acumulando os pontos do Clube Livelo que não perdem a validade, e ai no momento exato, na hora que aparece aquela promoção imperdível de transferência de pontos do cartão, você faz a transferência e turbina seus pontos.

Clubes de pontos podem ajudar a mudar de categoria

Imagine que você seja cliente Azul e queira mudar de categoria no Tudo Azul , você pode ter este processo facilitado caso seja assinante de um clube de pontos.

Se faltam pontos para você alcançar uma categoria, você pode usar a sua assinatura do clube da companhia aérea, ou até o Clube Livelo para fazer isso.

Imagine por exemplo que você seja um cliente da Azul que queira mudar para categoria Diamante .

Imagine que estejam faltando 4000 pontos qualificáveis para isso, assinar o Clube Livelo ou o próprio Clube Tudo Azul por um tempo, pode ser o suficiente para mudar para uma categoria superior.

As dicas estão dadas,elas são poderosas para aumentar os pontos no cartão de crédito, caso queira comentar algo sinta-se em casa.