Pessoas físicas podem revender?

Pessoas físicas podem revender

Uma pergunta que sempre está no ar, é sobre se pessoas físicas podem revender mercadorias importadas de forma legal?

A resposta nua e crua é bem simples, mas existem várias nuances para esse tipo de questão que devemos levar em conta.

Existe uma grande diferença entre aquilo que é a regra pura e simples, e aquilo que ocorre na realidade em nosso país.

Na realidade a resposta é não, pessoas físicas não podem emitir notas fiscais, e do ponto de vista da lei, não podem revender mercadorias como se fossem lojas.

Entretanto muitas pessoas revendem mercadorias sem emitir notas, e isso ainda é muito aceito pela sociedade, afinal a sociedade aceita que alguém comercialize algo sem nota, muitos vão falar que isso é melhor que estar roubando ou coisas do tipo.

Pessoas físicas não podem revender

Ter uma loja é algo que exige um CNPJ , em uma comparação simples, eu não posso comprar ou alugar um ponto comercial e começar a revender mercadorias sem emitir notas, ou sem alvará de funcionamento, ou sem outras documentações exigidas pelo Estado.

O que ocorre em muitos casos é que no Brasil muitos negócios trabalham na ilegalidade, isso continua sendo moralmente aceito por boa parte da sociedade.

Quais os problemas de revender como pessoa física

Existem vários problemas, entre eles podemos destacar:

  1. Não atingir todos os possíveis clientes, muitos exigem notas fiscais, e pessoas físicas não podem emitir notas fiscais.
  2. Não poder importar mercadorias como pessoa jurídica, essa limitação reduz a quantidade de produtos que se pode importar.
  3. Estar na legalidade é um motivo mais do que suficiente para quem deseja trabalhar de forma correta.
  4. Enviar por correios sem nota fiscal pode em casos pontuais causar problemas com a Receita.
  5. Acesso a financiamentos, se você é uma pessoa física o banco vai te avaliar desta forma e não como uma empresa.
  6. Você ficará limitado naquilo que pode crescer como empresa, uma pessoa física que tem escala de vendas de empresa, logo chamará atenção e terá que lidar com multas e fiscalizações do Governo .

O caminho que os empreendedores geralmente trilham

Pessoas físicas podem revender

O caminho natural que a grande maioria dos empreendedores toma é o de começar informal, e depois migrar para formalidade, eu acredito que este seja o caminho natural a ser seguido.

Para se formalizar você poderá começar pela opção mais simples de todas que é o MEI, e a medida em que os negócios forem evoluindo você poderá migrar para tipos de empresas com faturamento maiores.

Como procedo com a legalização de minha empresa

Sem dúvidas, o processo de legalização é algo que muitos não dominam, nesta parte o ideal é pedir ajuda de quem entende dessa parte, o Sebrae ou um contador com experiência nesta parte, podem ajudar você a não cometer erros.

Se queremos ser grandes temos que agir como grandes empreendedores, ter estrutura e estar legalizado é uma condição necessária para um negócio de sucesso.

Links complementares

https://compranoexterior.com.br/category/criar-sites/