carro elétrico

Olá colegas! Hoje pretendo falar um pouco sobre um assunto que tem despertado muito interesse na internet, os Carros elétricos, eles vieram pra ficar e como todo assunto novo existem várias dúvidas que vamos tratar no nosso artigo de hoje.

Em nosso artigo sobre carros elétricos falaremos da tecnologia em si, e sobre como importar os acessórios para o carregamento das baterias, você verá que é possível economizar milhares de Reais na importação dos acessórios para carros elétricos, falarei também da parte da instalação elétrica dos acessórios.

O objetivo deste artigo é ajudar você que pretende comprar, ou que já tem um carro elétrico, sanando dúvidas e dando dicas sobre esse assunto.

O que é um carro elétrico?

A pergunta parece óbvia, mas calma ela não é tão óbvia assim.

Se quando falamos em carro elétrico você pensa no Prius da Toyota ou no Fusion da Ford, sinto te informar, mas estes não são carros elétricos, e sim carros híbridos.

Hibrido é diferente de carro elétrico

Ainda existe muita confusão na classificação de carros elétricos, mas poderíamos definir estes carros, como carros nos quais apenas o motor elétrico é responsável pelo movimento do carro, ou seja, o que gira a roda é um motor elétrico e não um motor a combustão.

No caso do Prius por exemplo temos dois motores sendo responsáveis pelo movimento, o motor elétrico e o motor a combustão, dai o fato do Prius e do Fusion serem considerados híbridos, e não carros elétricos.

Carros híbridos são carros de transição entre os carros puramente a combustão e os elétricos, são econômicos, mas ainda assim consomem combustível líquido.

O carro elétrico é movido somente pelo motor elétrico, é carregado na rede elétrica, e tem características bem particulares que vamos comentar ao longo do texto.

Particularidades do carro elétrico

Carros elétricos retiram a energia para o movimento de suas baterias, essas baterias são modernas e caras, são baterias de última geração que podem ser recarregadas em qualquer momento sem se danificarem.

Essas baterias possuem uma vida útil que deve ser levada em conta.

Um carro elétrico pode recarregar suas baterias basicamente de 3 formas :

1- Recarregando direto de uma tomada(carregador), ou seja, da rede elétrica convencional.

2- Durante as frenagens e desacelerações, carros elétricos aproveitam a energia que seria desperdiçada durante a frenagem para recarregar suas baterias .

3- Existem modelos que podem ter um motor a combustão para carregar suas baterias, é importante entender que esse motor não é responsável pelo movimento do carro, ele apenas “toca um gerador” que recarrega suas baterias, se o motor a combustão fosse responsável também pelo movimento teríamos um carro híbrido como o Prius e não um elétrico, um modelo que trabalha com esse princípio é o I3 da BMW.

E minha conta de luz vai ficar cara

Eu entendo perfeitamente a curiosidade das pessoas, mas a pergunta certa não é exatamente se a conta de luz vai ficar mais cara, e logicamente ela pode sim ficar mais cara.

A pergunta correta é quanto posso economizar com o uso de um carro elétrico, e você pode se surpreender com os números .

Em números um carro elétrico pode representar uma economia anual em relação aos carros a combustão de mais de 10 mil Reais.

Um carro elétrico consome durante a recarga aproximadamente aquilo que um chuveiro consome, mas quando comparamos esse custo ao do combustível que um carro convencional gastaria , a vantagem fica bem evidente.

Vamos primeiro para um exemplo bastante conservador, vamos considerar um carro popular que faça 10 Km/l dentro da cidade com gasolina, essa é uma média muito boa e poucos carros conseguem atingir tal patamar, mas vamos ser bastante generosos com os modelos que funcionam com gasolina .

Se considerarmos que este carro rode 20000Km/ano teríamos um gasto de 2000 litros de gasolina , considerando essa gasolina com custo de 4,5 Reais por litro, teríamos um gasto de 9000 Reais .

Já os dados de testes de carros elétricos indicam um custo de 6 centavos por Km, que daria um custo de 1200 Reais para rodar esses mesmos 20000Km.

Para consumidores que possuem um sistema de geração fotovoltaica em suas residências o custo desta energia poderia ser próximo de Zero, para mais detalhes acesse o link https://compranoexterior.com.br/energia-solar-fotovoltaica-como-importar-equipamentos/.

Logicamente esses cálculos são aproximações, pois nem todo carro a combustão dá 10Km/L e nem toda distribuidora de energia elétrica vai cobrar o mesmo valor .

Carro elétrico + sistema fotovoltaico

Entretanto existe um ponto extremamente favorável ao carro elétrico que vamos mencionar agora.

Caso você possua um sistema de geração fotovoltaica em casa, com capacidade de atender seu consumo de recarga do carro e suprimento de sua residência, você poderia recarregar seu carro com custo quase zero, isso claro depois de amortizar o investimento do sistema fotovoltaico.

Caso não saiba sistemas fotovoltaicos são compostos daquelas placas solares que geram eletricidade para residencias .

Em suma , um carro elétrico somado a um sistema fotovoltaico em sua residência, seria o sonho de consumo de muitos, pois representaria andar de carro sem se preocupar mais com custos de reabastecimento, você seria reabastecido pelo sol nosso de cada dia .

E o preço dos carros elétricos

O preço ainda é alto, mas como toda nova tecnologia é esperado que com o tempo esses preços caiam de valor, é esperado também, que dentro de algum tempo comece a surgir um mercado de usados.

Atualmente o carro elétrico mais barato disponível no mercado é o Zoe da Renault, custando cerca de 149 mil Reais, existem outros modelos disponíveis no mercado que não estão muito distantes deste preço.

Existem também modelos bem acima disso, como é o caso do Jaguar um carro de luxo que custa bem mais caro que os elétricos de entrada.

OBS: Quando me refiro ao carro elétrico mais barato do Brasil estou levando em conta carros das montadoras tradicionais, existem modelos mais baratos de empresas sem tradição, modelos quase experimentais , que não vamos considerar.

Quais as vantagens do carro elétrico

1- Custo do Km rodado, fica bastante evidente o quanto um carro elétrico é mais econômico que um carro a combustão.

2- Ecologicamente mais correto, no médio e longo prazo você estará fazendo um bem pela natureza evitando poluir sua cidade.

3- Nunca mais você será afetado na sua capacidade de locomoção durante uma greve de caminhoneiros, carros elétricos só precisam de eletricidade.

4- Manutenção mais simples e muitas vezes mais barata , um carro elétrico tem uma manutenção mais barata, motores elétricos dão menos problemas , a única peça realmente cara em um carro elétrico é sua bateria.

5-Um motor elétrico tem uma curva de torque e potência muito mais linear que a de um motor a combustão, ou seja, o carro responde mais rápido que um carro de mesma potência convencional.

6-Silencioso, um carro elétrico praticamente não faz barulho.

7-Em alguns estados vantagens no IPVA, e isenção do rodízio em SP.

Desvantagens do carro elétrico

Você não achou que um carro elétrico teria apenas vantagens, não é ?

Vamos aos principais pontos de desvantagem:

1- Autonomia ainda relativamente baixa, a autonomia média dos modelos elétricos é de cerca de 300 Km, isso dificulta um pouco viagens mais longas .

2-Rede de recarregamento em estradas ainda muito limitada, isso torna os carros elétricos muito mais urbanos que rodoviários, isso claro por enquanto.

3-Investimento inicial alto em comparação com carros convencionais.

4-Poucas opções de modelo, se limitando por enquanto aos fabricantes BMW, Jaguar, Renault, Nissan,GM e Jac.

5- Tempo de recarga é longo em comparação ao tempo de reabastecimento de um carro a combustão.

Acessórios para carro elétrico

Ok meus caros , depois dessa explicação sobre os modelos elétricos vamos falar daquilo que realmente importa para nós, os acessórios para carros elétricos que são tão caros no Brasil, e que no exterior são muito mais baratos .

Vamos mostrar onde você pode importar estações de carregamento, e cabos para seu carro elétrico.

Vamos mostrar que alguns sistemas que podem ser vendidos no Brasil por mais de 20 mil Reais , podem ser encontrados por algo em torno de 200 até 500 Dólares , ou seja, uma excelente economia .

Basicamente você poderá comprar dispositivos para recarregar seu carro elétrico por valores muito abaixo dos praticados no Brasil , para isso você precisará na maioria dos casos de uma conta em um redirecionador de encomendas.

Antes de entrarmos na parte da importação de acessórios, vamos falar um pouco da parte técnica , são informações que você vai precisar saber para fazer uma boa importação.

Parte técnica da instalação

Alguns dispositivos são simples de serem instalados , bastando fazer uma simples ligação em uma tomada para que funcionem.

Alguns outros sistemas são um pouco mais complicados de serem instalados, mas não é nada de outro mundo, em alguns casos eles usam tomadas de padrões que não são usados no Brasil .

Para fazer a instalação, o ideal é comprar a tomada do mesmo padrão usado no carregador, ou seja, comprar uma tomada de parede de mesmo tipo que a do aparelho.

Os tipos de plug acima são os mais comuns no mercado americano.

É possível comprar a tomada NEMA 14-50, que é bastante comum lá, em sites como o Amazon, o modelo da imagem abaixo pode ser encontrado no link https://www.amazon.com/Enerlites-Receptacle-Electric-Vehicles-Electrical/

Em suma é bastante interessante manter a configuração original do equipamento usando a tomada original e o terminal original.

Minha recomendação é que você compre junto o carregador e a sua tomada de parede, fazendo isso você ficará com tudo original.

Caso você não entenda de eletricidade não deixe de contratar um eletricista para esta instalação , apesar de ser bastante simples erros podem ocorrer.

Um ponto importante é o dimensionamento dos cabos e disjuntores de alimentação de seu carregador.

Alguns carregadores consomem potências equivalentes as de um chuveiro elétrico, não dá pra ligar um chuveiro na tomada de parede de sua casa e achar que isso vai funcionar bem, é preciso criar um ramal individual com um disjuntor para o sistema .

É primordial que você tenha um ramal exclusivo para seu carregador, da mesma forma que você possui um ramal exclusivo para seu chuveiro.

É bastante recomendável que a residência onde seja feita a instalação do carregador seja no mínimo bifásica, um sistema bifásico tornará o processo de recarga muito mais rápido.

Alguns carregadores necessitam de aterramento para funcionarem de forma adequada, você precisará verificar se sua residência já conta com aterramento, no caso de prédios o aterramento é uma exigência da maioria das distribuidoras, e muito provavelmente já estará instalado.

Diagramas de ligação de alguns tipos de tomadas

Abaixo temos um diagrama que mostra como ligar na rede elétrica os vários tipos de tomadas citados acima , observe as imagens e as explicações, apesar de ser extremamente simples é importante ter atenção na hora de fazer as conexões:

Em uma simplificação poderíamos dizer que os terminais Y e X das tomadas são conectados cada um em uma das fases, já o terminar indicado pela letra W é conectado ao neutro da instalação, e o terminal G é conectado ao terra.

Observe que no sistema indicado no diagrama acima, temos um sistema bifásico no qual existem duas fases de 125 volts , que seriam equivalente ao nosso sistema bifásico com fases de 127 volts, como ocorre em cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Belo Horizonte .

Nota : Em cidades onde a tensão Fase-Neutro é de 220 volts essas ligações precisam ser repensadas por um eletricista, pois a tensão fase-fase em sistemas com fase neutro de 220 volts seria de 380 volts, geralmente este é o caso de algumas capitais nordestinas e cidades como Goiânia.

Para finalizar esta parte, o circuito básico seria então composto de um disjuntor com corrente compatível com o carregador a ser instalado, cabos, uma tomada de mesmo tipo que o terminal do carregador, e o próprio carregador.

Carregador Level 1 ou Level 2

Uma dúvida muito comum em relação aos carregadores para carro elétrico é sobre o tipo Level 1 ou Level 2.

De forma simplificada podemos dizer que um carregador Level 1 trabalha com uma tensão de 127 volts, e os Level 2 com uma tensão de 220, em alguns sites você encontrará referências a tensões diferentes , isso se deve a por exemplo os EUA trabalharem com tensão de 120 volts no lugar de 127 volts como no Brasil.

Trabalhar com um nível de tensão de 220 volts fará o carregador carregar seu carro de forma mais rápida , podemos dizer que um carregador L2 terá desempenho melhor que um carregador L1

Onde e como Importar os acessórios

Existem vários sistemas diferentes mas a maioria dos sistemas indica a compatibilidade com os carros nos anúncios das lojas.

Em suma , se você tiver por exemplo um carro da marca Tesla , você poderia carregar ele em um carregador que não fosse da Tesla usando um adaptador.

Não existem grandes dificuldades nesta parte, se você comprar um carregador diferente de seu modelo, basta comprar o adaptador que é conectado no terminal de saída, isso não é algo complicado.

Modelos de carregadores que você pode utilizar:

O primeiro modelo que vamos recomendar é o modelo marca própria da loja Amazon do tipo Level 2 de 32 A, este é um modelo de carga rápida, abaixo temos uma foto do equipamento:

carro elétrico

O equipamento acima utiliza o conector SAE J1772 Type 1 que é o conector mais comum do mercado.

O equipamento acima funciona entre tensões de 208 ~ 240 volts, em resumo você poderia usar duas fases de 127 volts ou uma única fase de 220 volts nesta instalação.

Em cidades onde a tensão da rede é de 127 volts você precisaria de um sistema bifásico com duas fases de 127 volts , já em cidades com tensão de 220 volts, a ligação seria possível com uma fase apenas, em caso de dúvidas consulte um eletricista.

O produto acima pode ser encontrado no link abaixo:

https://www.amazon.com/AmazonBasics-Electric-Vehicle-Charging

Para acessar os detalhes técnicos do manual usem o link abaixo:

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/A1CrPuVUX-L.pdf


Nossa segunda recomendação é um carregador relativamente barato, custando 195 dólares ele é um dos melhores custos benefícios.

Ele possui uma tomada padrão NEMA 6 -20P, mas vem com um adaptador que é compatível com muitas tomadas brasileiras que usam o padrão 5-15 aquele padrão usado em computadores antes da mudança das tomadas no Brasil.

Observe a imagem abaixo:

carro elétrico

Um outro carregador portátil que tem alguns diferenciais bastante interessantes é o mostrado na imagem abaixo:

carro elétrico

O modelo acima é Level 2 custa 399 Dólares na versão acima, que é vendida com adaptador para tomada de padrão NEMA 5-15, que ainda é bastante comum aqui no Brasil em casas que não trocaram suas tomadas para o novo padrão .

O carregador acima pode trabalhar em 3 correntes diferentes 15A/25A/32A , essa possibilidade de ajuste torna o carregador numa opção bastante versátil , principalmente em viagens .

O carregador acima pode ser encontrado no link abaixo:

https://www.amazon.com/MUSTART-TRAVELMASTER


Uma marca de componentes eletrônicos que dispensa maiores comentários é a Siemens, pela confiança que deposito na marca estou recomendando o carregador abaixo :

carro elétrico

Ele é um carregador Level 2 que possui corrente de até 30A, ele conta com um cabo de cerca de 6 metros que é mais que suficiente para uma recarga confortável, ele pode ser comprado no link abaixo ao custo de 459 Dólares.

https://www.amazon.com/Siemens-US2-VersiCharge

Como importar esses carregadores

Existem basicamente 2 formas :

A primeira é fazendo a compra na Amazon e pedindo para entregarem no Brasil, o Amazon faz este envio e cobra os impostos de forma antecipada quando são eles os vendedores.

Apesar de ser simples eu não recomendo esta opção, na minha visão usar redirecionadores é a melhor opção , pois existe a opção de usar fretes mais baratos e que geram cobrança de impostos menores.

A segunda opção é a de utilizar redirecionadores de encomendas como Shopfans ,Shipito ou Qwintry , eu gosto desta opção por ser mais flexível para quem envia.

Para mais detalhes de como usar esses redirecionadores acessem os links abaixo: