Fazendo uma DSI
(declaração simplificada de importação)
Se você fizer uma importação com valor acima de U$500,00 provavelmente você será taxado e neste caso será necessário apresentar uma DSI (declaração simplificada de importação),o valor máximo da importação (frete+ valor da mercadoria ) não pode ser superior a U$3000,00.
Então para saber se sua encomenda vai necessitar de uma DSI você pode verificar pelo rastreamento no site dos correios se no rastreio estiver escrito “Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSAO DSI”, então você deverá fazer uma DSI.
Você receberá um telegrama para cadastrar sua importação no link www.correios.com.br/impfacil, então você deverá seguir os seguintes passos :
1- acessar este link www.correios.com.br/impfacil
2- Clicar em – Importa Fácil Pessoa Física
3- Fazer o cadastro no sistema
4- Clicar em Cadastrar nova importação
5- Preencher todos os campos
6- Então você deverá cadastrar a mercadoria importada no sistema
7- Ao final você receberá a informação de que tudo foi cadastrado com sucesso
8- Então guarde o número do seu protocolo do cadastro.
Faça cópias do link de venda do produto no site onde efetuou a compra , e dos comprovantes de pagamento ( recebido do paypal com o valor pago, da fatura do seu cartão de crédito,etc,,).
Quando você receber o telegrama, constará um email de contato. Mande para este email o número do protocolo e as cópias dos comprovantes de pagamento que você fez. Em alguns dias você receberá a Nota de Desembaraço, que é o pagamento que você deve fazer pra receber sua mercadoria.
Linha 04 da nota de desembaraço: Você mandou todos os comprovantes de pagamento, então a taxa de 60% será em cima do produto mais frete.
Linha 06 da nota: Se o vendedor não anexou no pacote nota fiscal ou o invoice do paypal, você pagará multa de 5% sobre o valor do produto mais frete.
Linha 09 da nota: Eles vão arbitrar o valor de mercado do produto, com certeza mais caro do que vc pagou.
Linha 10 da nota: Aqui incide o imposto de ICMS – sobre o valor de mercado arbitrado por eles, e não sobre o valor que você pagou -, que na maioria dos Estados é de 17%.
Linha 12 da nota: Serviço de Desembaraço dos correios, que custa R$ 250,00(valor alterado recentemente ).
* Na hora de pagar no banco o caixa vai te pedir o numero verificador. No caso seu CPF, pois seu CPF é o seu login no link IMPFACIL.
se o vendedor não tiver anexado o invoice no pacote, tem a multa de 5% da linha 06.
Oi… ja cadastrei meus produtos.
Mas ainda nao recebi o telegrama!
Por favor me da uma dica de como posso proceder.
Att
Bia
Como está o seu rastreamento?
Minha dúvida é a seguinte, o importa facil tem um limite de encomendas de 30kg e uma certa dimensão.
mas qual meio de envio lá fora (CHINA) envia encomendas com até 30kg e com as mesmas dimensões que o importa facil irá receber para fazer o desembaraço?
Pelo que eu sei o china post e hong kong tem um limite de peso muito baixo , ou estou enganado?
Tem que ser Chinapost , eu acho que o limite é esse mesmo limite do Importa Fácil esses 30 KG. Neste caso o mais adequado seria o China post parcel
Oi Fabricio, muito obrigado. Estou aqui conrrendo atrás. Pelo que vi, estou esperando uma outra resposta deles, mas o Correio diz que como recebeu para fazer uma DSI ou DI nao tem amis oq ue eu fazer, pra quem recorrer, que agora tem que ser feito ou senão o produto volta. Este contato que flou da Secretaria da Fazenda, eh onde que devo ver: Pq agora estou achando que é lá que tenho que explicar, pq acho que o Correios vao devolver se eu nao fizer a tal da declaração. Inclusive me enviaram um email, pois eram duas caixas do mesmo remetente, cada uma com o valor igual, que é o total da minha compra, eles estão me dizendo que é duas caixas cada uma com aquele valor. Assim vai ficar dificil. Muito obrigado
Jonas eu estou fora de casa e sem meus materiais só com um cel. depois vou procurar esse contato da Receita e atualizar essa mensagem.
estou com mesmo problema seu amigo, tenho 20 pacotes que mandaram para esta tal de importa facil esta no meu nome e da minha mae.. e eu nao sei o que fazer
Oi, eu tenho uma dúvida, agradeço a resposta se souber.
Eu morei por seis meses nos EUA, fiz uma compra antes de sair de lá. que chegou no meu endereço e alguém me enviou via USPS, em torno de $ 70.00 foi a compra, mas nao sei como foi mandado pela pessoa. Tenho outro pacote que comprei depois quando já havia voltado via amazon no valor total com frete de $ 488.00. Os dois foram coisas totalmente diferentes sendo enviadas em torno de um mês de diferença e esta semana chegaram dois telegramas juntos sobre as duas encomendas. Na verdade agora verifiquei que os dois estão como enviados a mesma data, mas tinha só um numero de rastreio da amazon e talvez os dois sejam dessa mesma compra de 488.
Então, recebi os telegramas com as informações sobre o importa facil e no rastreio a informação é como emissão de DSI.
Não entendo o que fazer, se fizer o cadastro no importa facil é certo que vou ser taxado e terei ainda que pagar a o valor de 150, mas o que acontece se eu decidir usar o importa facil, e como eu faço para mostrar talvez que este valor nao precisa de emissao de DSI? N'ao sei se [e assim exatamente, se puder me explicar.
Grato,
Tente contato com os Correios e com a receita para ver como você pode enviar os documentos que mostram o valor da mercadoria, eu faria desta forma .Use os contatos abaixo
Problemas com seu pacote como proceder
Pacote “parado” na Unidade de Tratamento Internacional:
Peça um PI (Pedido de Informação) nos correios.
Contato telefônico : 0800-725-7282 ou 3003-0100.
Contato via e-mail : [email protected]
Ouvidoria da Secretaria da Fazenda.
Comprei alguns eletronicos em 2013 e 2014 .. e muito deles ficaram parados na Receita em Curitiba.
Todos foram bens enviados por frete normal.( China post )
Em 2013 foram retidos devido a um juiz proibir entrada de varios eletronicos , mas em 2014 isso não foi julgado e começaram a liberar os pacotes.
Como eu tinha alguns pacotes acumulados de 2013 e 2014 , todos eles começaram a ir para :
05/04/2014 10:35 IMPORTA FACIL – EMISSAO DSI / BR ..
Como são vários pacotes encaminhados em dias diferentes,
Minha duvida é:
Como vou pagar o DSI ? em cima de todos pacotes ou de 1 em 1 ? ou de todos que foram encaminhados no mesmo dia ? Ou nada disso ?
São uns 20 pacotes no total, recebido no brasil em julho de 2013 ate fev/ 2014
Cada pacote tem valor total de 20 usd a 70 usd
Eu entendo que deveria ser uma Dsi por pacote , mas os valores estão acima de 500 doláres?
se foi pra importafacil nao tem retorno. apos o prazo os produtos vao a leilao.
acabei de perder varios pacotes :/
Olá amigo. ótimo site tem muita informação aqui.
pois bem vamos lá.
Eu comecei com importação faz pouco tempo. completou 12 meses agora. e nos primerios 12 meses sempre comprava pagando pelo paypal, e no prazo de 20 dias chegava em casa. sempre comprava.várias coisas uma média de 2000 dólares em roupas, equipamentos etc. Mas isso é no total. comrpava de vários vendedores ao longo do mês isso. mas cada produto meu não passava de 50 dolares.. alguns custavam 60 no max e por ai vai.
12 meses e não tive nenhum problema. dai foi só virar o ano, entrou 2014 e estou tendo problemas com minhas importações por 4 meses SEGUIDOS.
NADA que comprei em janeiro chegou. nada que comprei em fevereiro chegou e ja estamos em março e eu continuei comprando pois achei q fosse um atraso comum… e só agora no mês 4 que TODAS as minhas compras estão caindo no importa fácil.
só que todas as minhas compras são de 50$. Como que eles estão jogando no importa facil? impossivel eu pagar 150 reais desembaraço numa coisa q custou 50$
não estou entendendo o por que isso está aocntecendo, em vista que isso nunca ocorreu antes e nenhuma das minhas mercadorias ultrapassam 100$ dolares. quanto mais 500$ que é o que eu li ser o mínimo pra fazer DSI….
estou sem entender nada e o prejuízo tá grande 🙁
Não é só valor que determina que a encomenda vá para o Importa Fácil , se algum iluminado achar que você está comercializando elas podem ir pra lá .A saída pode ser mudar o destinatário.
Fabrício, bom dia!
Em relação ao um fornecedor no exterior (pessoa física) enviando para pessoa jurídica no Brasil, como ele deve proceder a invoice?
Ele pode pegar o modelo na net e fazer, estava pensando utilizar a invoice do Paypal, serve?
Muito Obrigado e parabéns pelo site.
Att,
Michel
Pra mim a invoice do paypal já seria suficiente.
Olá, li seu post e alguns dos comentários aqui. Fiz uma compra, meu vestido de noiva, e desde o dia 27/02 a situação no Importa Fácil é: Nota de Desembaraço em Elaboração. A data do meu casamento se aproxima e gostaria de saber se você sabe mais ou menos quanto tempo leva a elaboração desta nota.
Já liguei para o 0800 dos Correios e fui informada que é a Receita Federal quem emite, portanto eles não souberam me dizer. Sei que após a nota, receberei a guia para pagamento dos impostos e então a mercadoria será liberada.
Grata.
Não é possível prever com exatidão , depende de muitas coisas e nossa alfândega é muito lenta , leva em média uns 30 dias ou mais segundo relatos de várias pessoas que já usaram o serviço.