Encomendas internacionais atrasadas 2018
Caros leitores e leitoras, recentemente todos estamos enfrentando problemas com atrasos nas encomendas que vem do exterior e até nacionais. Nosso artigo de hoje visa sanar as principais dúvidas referentes ao que está acontecendo, infelizmente a maioria dos casos não vai se resolver com a leitura de um artigo, mas o conhecimento daquilo que está ocorrendo, ajuda a maioria a se sentir mais confortável com esses atrasos.
Contextualizado o que está ocorrendo
Primeiramente é importante entender, que nossos Correios-Receita nunca foram um sinônimo de agilidade, eu venho escrevendo no CompraNoExterior há mais de 6 anos, e reclamações por atrasos sempre estiveram presentes em nossos comentários durante todo este período.
Então não passamos do paraíso para o inferno, talvez tenhamos passado do purgatório para o inferno.
O que podia ser observado antes eram prazos não atendidos, mas nada comparado ao que vem ocorrendo, muitos formulam teorias e mais teorias, vamos analisar alguns fatos, para que possamos concluir baseados em fatos e não em achismos.
A Receita está trabalhando há muito tempo acima do limite
A engrenagem da Receita está sobrecarregada há muito tempo. Isto fica evidente quando um pacote EMS que era pra ser liberado em dias, fica semanas com a Receita.
Segundo dados do IPEA e também segundo a OCDE, ao contrário do que a maioria imagina, o número de servidores públicos no Brasil é relativamente baixo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores proporcionalmente a sua população, que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), além destes podemos destacar Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia, todos com uma proporção de funcionários públicos maior que a do Brasil.
De acordo com estudo da OCDE, os servidores públicos representam 12% do número total de empregos no Brasil, enquanto a média da OCDE é de 22%.
Greve na Receita
A Greve na Receita é parcial, logicamente uma greve raramente afeta 100% de um serviço, sempre existirão trabalhadores que não aderem ao movimento grevista. Precisamos também entender que durante uma greve os serviços ficam mais lentos, e esse é o ponto que mais tem causado atrasos.
Me pareceu, que no começo da Greve, o movimento não estava afetando tanto as entregas, mas quando chegamos em janeiro ocorreu um aumento considerável nos atrasos.
Com uma estrutura já sobrecarrega, tivemos uma piora ainda mais significativa nos serviços da Receita, depois da deflagração deste movimento.
Gargalos do Fim de ano
Naturalmente em todo fim de ano ocorre um aumento na demanda, e os atrasos aumentam, o que ocorreu foi um aumento no número dos gargalos, que já temos tradicionalmente.
Pacotes que levavam 20 dias para serem entregues, estão levando 2 ou até 3 meses. Ou seja, nada melhor para um grevista que a escolha do momento mais crítico para deflagrar uma greve, e no caso foi o fim de ano, quando mais precisamos dos auditores trabalhando.
Em resumo, o esperado era que com a passagem do fim de ano tudo voltasse a condição natural, mas ai tivemos o componente da greve que não deixou a situação normalizar.
OBS: O direito de Greve está em nossa constituição, e não vou fazer qualquer juízo de valor quanto a isso, se é um direto pode ser usado.
Como saber se meu pacote está extraviado ou atrasado?
Primeiramente você deve entender que devido nossas características, os prazos informados pelas lojas e Correios estrangeiros quase nunca são cumpridos, isso mesmo antes da situação atual, então quando você ver em uma loja que o frete X vai ser entregue em 6 dias úteis, não leve esse prazo muito a sério.
Pacotes do tipo EMS são os mais afetados quando comparamos o prazo prometido com o prazo real, muita gente fica frustrada com EMS, pois contrata este tipo de frete achando que vai receber a encomenda rapidamente, mas no final percebe que na maioria dos casos demora mais que fretes mais baratos, já falamos sobre isso em um artigo e não vou me alongar neste ponto.
Então se a loja falou em 20 dias para entrega, e seu pacote já está com 30 dias e ainda não foi entregue, não se desespere, pois isso ocorre com frequência.
Então vamos aos casos práticos, em fretes começados com a letra R e U, eu me preocuparia em casos em que a encomenda não fosse entregue depois de 90 dias(isto se a situação estivesse normal), antes disso estaria totalmente dentro daquilo que é o esperado. Em alguns casos esses pacotes começados com R podem levar até uns 4 meses para serem entregues, estes são os fretes baratos da China, são fretes com objetivo de serem baratos e não rápidos .
Na situação que estamos desde novembro de 2017 todos esses padrões que tínhamos se perderam, falar hoje em prazos é mero exercício de chutologia.
Temos então uma situação na qual o diagnóstico para definirmos se um pacote está extraviado ou atrasado se torna quase impossível, temos centenas de leitores com pacotes no qual o rastreamento mostra apenas que o pacote foi encaminhado, mas não podemos dar estes pacotes como extraviados, na verdade temos pacotes do mês de outubro sendo dados como recebidos agora no final de janeiro, então nada está definido ainda.
Nota: Muitas vezes quando abrimos reclamações nos Correios, aparece a mensagem Objeto não localizado no fluxo postal , em princípio está mensagem indicaria que o pacote está extraviado, mas já tive vários casos de colocarem está mensagem, e depois o pacote ser entregue, então para mim essa mensagem é apenas um indicativo de que não localizaram a encomenda naquele momento, isso com base na minha experiência.
Posso abrir reclamação nos Correios?
Sim, mas faça isso quando realmente necessário, os Correios só te deixam abrir uma reclamação por pacote, e somente quando esse já foi dado como recebido no Brasil, se no rastreamento ainda estiver na etapa de Objeto encaminhado você não conseguirá abrir a reclamação.
Veja como abrir uma reclamação no vídeo abaixo:
De quem é a culpa do não recebimento do pacote no prazo?
Está é uma questão bem complexa, primeiro por se tratar de importação, e ser dependente da lei de dois países diferentes, segundo por envolver várias partes no transporte.
Muitas lojas e redirecionadores, entendem que depois de entregue ao transportador a responsabilidade não é mais deles, este é o pensamento corrente nos EUA, logicamente existem lojas que reembolsam em caso de não ocorrer a entrega, este é o caso do Ebay.
Em outros países já se tem o entendimento de que a responsabilidade da loja vai até o momento da entrega.
já no Brasil as leis de proteção ao consumidor são bem mais favoráveis ao consumidor, então temos uma questão interessante ai, a lei brasileira não pode interferir em leis de outros países, então não adianta achar, que se no Brasil a entrega a responsabilidade da loja, que isso vá ser assim também nas compras no exterior.
Existe também outra questão que talvez possa ser aplicada aqui, que é o fato de que os Correios quando dão a encomenda como recebida no Brasil passam a ter responsabilidade sobre ela, e ai nesse caso como os Correios estão no Brasil seria possível entrar com ações judiciais baseadas neste fato.
Existe também outro complicador nessa situação, que é a definição de quem é o proprietário da mercadoria, segundo regras internacionais a mercadoria só passa a pertencer ao destinatário quando é entregue, até que ocorra isso, quem recebe por exemplo o seguro em caso de extravio é o remetente.
Caros colegas são muitas regras e essa definição é outro ponto complicado.
O que devo fazer então se estou com encomendas atrasadas?
Primeiramente você deve entender o contexto atual no qual estamos, e dentro deste contexto se perguntar se seu caso é diferente da média.
Reclamar e fazer o “mimimi”, faz parte de um processo que faz bem pra alma, pois alivia as tensões da espera, mas é preciso ter bom senso, tem gente que enviou um pacote num dia, e que quando dá uma semana que não foi recebido no Brasil, já se desespera, então vamos ter calma e contextualizar.
Conheça seu frete, você está usando fretes cujos códigos de rastreamento são começados em U ou R, então eu sinto em te informar, mas seu rastreamento será extremamente precário, é preciso ter muito sangue frio com esses tipos de frete.
Um ponto muito importante é saber rastrear suas encomendas da melhor forma, muitos fretes não são tão simples de rastrear assim, então eu criei um artigo que resolve boa parte das dificuldades de rastreamento de encomendas, recomendo que vocês leiam esse artigo e usem os sites de rastreamento que postei lá, o artigo está no link abaixo:
compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas
Recomendo também a leitura do artigo compranoexterior.com.br/da-china-para-o-brasil ele ajuda bastante no entendimento de como é o processo de envio da China para o Brasil, e desmitifica muitos pensamentos incorretos que temos.
Sites com proteção para o comprador
Se você tem um frete com proteção, como é o caso das mercadorias compradas no Aliexpress peça para o vendedor estender a proteção quando esta estiver perto de acabar , este tipo de atitude é muito mais elegante que abrir uma disputa, se o vendedor se negar a estender a proteção, ai você deve abrir a disputa, a disputa deve ser sempre na última opção e não a primeira.
Lembre-se da escalabilidade, se você comprou em uma loja o primeiro contato com uma reclamação deve ser sempre amistoso, informe para loja que o pacote está com atraso e pergunte se eles podem fazer algo a respeito, algumas lojas te pedirão mais tempo para entrega chegar , outras enviarão outra mercadoria, tudo isso depende de vários fatores, mas nunca chegue soltando os cachorros sem ao menos escutar a posição da loja.
Em resumo a diplomacia resolve muito mais problemas que uma guerra declarada.
Faz sentido culpar o tipo do frete?
Vou fazer uma comparação que exemplifica bem este ponto, imagine que você decidiu viajar de São Paulo para Porto Alegre, e você decidiu alugar um carro para fazer essa viagem, imagine que o carro representa o tipo do frete. Você podia alugar um Audi A4 de 250 CV ou um Sandero de 87 CV , ai imagine que você queria chegar rápido e escolheu o Audi.
Você começou a viagem e já estava com 300 KM de vantagem do Sandero, mas ai faltando 50 KM para chegar em Porto Alegre tem uma operação padrão da Polícia Rodoviária, que está travando a estrada por horas, e ai acontece o inimaginável o Sandero vai chegar Junto com o Audi Turbo em seu destino final.
O que está ocorrendo agora é bem parecido com o caso dos carros que contei acima, você contratou fretes rápidos como EMS ou até o epacket, e ai ele chega rápido no Brasil ,mas ai tem a Greve dos auditores, e você acaba ficando no mesmo bolo que todo mundo, nessa hora não importa se seu frete era de 6 dias ou de 30, vai tudo ficar atrasado do mesmo jeito.
Por causa disso eu falo que não faz sentido culpar o tipo do frete, não importa o frete o atraso é culpa da situação em que estamos, ai alguém pode falar, mas na USPS está falando que chegou no Brasil, e nos nossos Correios ainda consta como encaminhado, é exatamente isso, como a Receita está em Greve um dos efeitos colaterais é este das encomendas não serem dadas como recebidas pelos Correios, mesmo já estando aqui em solo brasileiro
Conclusões
Os atrasos atuais são uma combinação das consequências da greve na Receita e do grande volume do fim de ano , o momento da greve foi escolhido de forma estratégica de forma a causar o máximo impacto.
Mesmo pacotes com grandes atrasos não podem ser dados como perdidos, temos muitos exemplos que confirmam isso, use da diplomacia com as lojas que enviaram mercadorias , a culpa não é sua ,mas também não é deles.
No caso de lojas que oferecem proteção na entrega procure só usar essas proteções em último caso, quando todas as possibilidades de negociar se esgotaram.
Fabrício o layout do site mudou novamente, tinha uma faixa azul no início agora está aparecendo de outro modo os ícones de redes sociais aparecem na lateral esquerda ?
Já tem um bom tempo, ele é diferente pra quem acessa por celular usando a terminação amp por exemplo https://compranoexterior.com.br/amp/ mas pra quem acessa do desktop não muda a muito tempo
Bom vou deixar aqui me relato.
Eu comprei 5 coisas da china no final do ano..
1 Bolsa termica, veio por ePacket LX – Em 2 meses foi entregue na minha casa.
1 bone, veio por Special Line-YW UR – Em 2 meses foi entregue na minha casa.
O resto são eletrônicos que estão presos em curitiba, falando que vai liberar em 40 dias todos com codigo RY e RB
Tenho uma leve impressão que estão segurando todos os eletrônicos, para tentar taxar o máximo que puderem ou então extraviar, porque não há lógica para demorar tanto assim, pois ano passado não demorava mais que 3 meses.
faz mais sentido se extraviarem, pois se passa pela fiscalização sem ser taxado, para que segurariam ?
olá Fabricio,
Estou com a dúvida sobre os 8 euros que paguei no meu pacote RZ final FR que comprei.. Se não veio por courrier(EMS, DHL, etc) só pode ter sido por carta registrada (!). Mas pagar 8 euros só por registrar o envio não é muito caro? A diferença é ter o numero do rastreamento? É só essa a diferença, ou tem outras em relação ao envio SEM o registro do pacote? Ele chegou ao Brasil em exatos 7 dias(parece aquela coisa de trago seu marido de volta em 7 dias 🙂 ) mas agora que está como recebido em Curitiba não muda de status há 8 dias… Não dá pra pagar custo do dólar(no meu caso do euro) + taxas+tarifas+ impostos e ter um serviço desses … Abçs!
8 Euros é um frete muito barato em se tratando de Europa e EUA , esses fretes grátis ou mais baratos que isso são coisa da China , pelo código é um frete postal dos mais baratos , fretes começados em R são lentos por não terem nenhum tratamento prioritário , muito pelo contrario , são os últimos da fila.
barato? isso deu quase 50% do valor da mercadoria 20 Euros… hahaha.. pagando 4 reais no euro faz as contas… Vc viu a reportagem dos franceses se agredindo pra comprar Nutella a 1.50 E?? Se eles que ganham em Euro tão brigando por Nutella imagina nós brasileiros ganhando em real 980 mês?? Esse sistema de importação corre muito dinheiro isso sim… Tenho dó não meu parça pq aqui nesse pais ja se corrompia o cidadão desde a época dos “espelhinhos dos portugueses” trocadas pela madeira e pedras preciosas brasileiras… Quero meu pacote! 🙂
É barato em termos comparativos , se ele for usar um frete priority vai gastar umas 3 ou 4 vezes mais , e mais te garanto que se ele for enviar uma encomenda dentro do Brasil não vai ser muito diferente o preço .
Ola, muito bom seu texto.
Tambem tenho dois artigos parados em Curitiba (RS948224333NL e RE407230976SE) e que ja foram liberados para entrega no dia 05/12 (ja ultrapassaram os 40 dias úteis). Voce acredita que ainda está no “prazo” de entrega ou ja devo ficar preocupado?
Caso deva ficar preocupado, como devo proceder?
Obrigado
Henrique Couot
Se você olhar em volta vai ver um monte de gente na mesma situação , mas logicamente que esse atraso depois da liberação é pra se preocupar um pouco , se ainda não abriu reclamação nos Correios abra
Olá Fabrício! Muito legal o seu site, bem esclarecedor.
Vi que você comentou que sempre que uma encomenda aparece nas “minhas importações” ela será taxada.
Uma encomenda minha com o prefixo LK chegou hoje no Brasil e já aparece em “minhas importações”. Com certeza ela ainda não foi para a receita federal.
O prefixo LK sempre é taxado?
Na verdade isso nem sempre é verdade , mas na maioria das vezes sim , ela pode ir para o Minhas importações por exemplo para que o destinatário envie por exemplo uma receita médica . O que ocorre é que sempre que aparecer Fiscalização aduaneira finalizada e você entrar no Minhas Importações e seu pacote não está lá é por não ter sido tributado.
Os pacotes ficam mostrando a informação do Minhas Importações no rastreamento , mas isso não garante que ele esteja lá , na verdade na maioria dos casos na hora que é ´postado já aparece isso
Olá,
Parabéns pela matéria, saber dessa greve aliviou um pouco (bem pouco) a agonia da demora da encomenda.
Temos alguma atualização do status dessa greve? Ou até quando vai isso?
Meu pacote está vindo dos EUA via Priority Mail. Saiu de lá dia 27 de Janeiro e até agora está como “encaminhado” para o Brasil.
Fabio nada de novo , recomendo o site http://www.sindifisconacional.org.br/ com certeza quando acabar vai aparecer lá.
Antes, qdo a encomenda era liberada sem tributação adicional em Curitiba, cerca de 10 dias depois ela chegava.
Estou com encomendas liberadas sem tributação adicional desde 05/12 sem atualização de status desde então… Frente a isso tudo que vc destacou, acredita que está “normal” e que minha mercadoria uma hora chega?
O atraso até antes da liberação está muito grande ,mas depois que é liberado o atraso ainda é grande ,mas não dessa ordem , existem alguns casos como o seu ,mas o mais adequado agora é abrir uma reclamação nos Correios.
Olá, Fabricio. Tenho uma encomenda que está parada há 40d. USPS diz que chegou ao Brasil, mas os correios ainda não acusam a chegada da encomenda, aparece como postado dos EUA. Devo começar a me preocupar e pensar em acionar o seguro ou pode ser ainda resultado da sobrecarga de fim de ano e greve dos auditores?
A maior probabilidade é que não tenha sido extraviado , espere mais algum tempo e se não mudar converse com quem enviou para ver se é possível abrir reclamação na USPS.
Bom dia Fabrício. Gostaria de sua opinião, sobre uma encomenda vinda dos EUA sem numero de rastreio, via first class mail enviada no dia 08/11/17. Pela sua experiência, você acha que 3 mêses de espera está normal para este tipo de envio? Outra duvida, é uma encomenda no valor de 20 + 29 dolares do frete, você acha que pode ser tributado tendo como destino SC? Pois tenho lido em notícias que os estados so sul estão isentos de tributos até 100 dolares, saberia se isto esta realmente funcionando?
Seu first class é dos que começam o código com L ou em UA ? eu já tive UA que levou mais de 4 meses , os L chegam mais rápido , mas tem toda essa questão que estamos falando neste artigo, que distorce muito essa avaliações daquilo que seria o normal.
Meu objeto esta como no status em anexo, porém não consigo encontrar nada no sistema novo dos correios, se fui taxado como vou imprimir uma guia de pagamento visto que o produto não aparece na pesquisa. ( Portal minhas importações)
Pesquiso mas não tem registro nenhum, o que isso quer dizer?
:00
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em CURITIBA / PR
06/02/2018
15:58
CURITIBA / PR Fiscalização aduaneira finalizada
30/01/2018
07:40
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
03/01/2018
12:51
SUIÇA /
Objeto encaminhado
de País em SUIÇA / para País em BRASIL / BR
03/01/2018
12:50
SUIÇA / Objeto postado
03/01/2018
12:50
SUIÇA / Objeto recebido na unidade de exportação
Que você não foi taxado, se tivesse sido ia ficar parado em Fiscalização aduaneira finalizada e não sairia disso