Encomendas internacionais atrasadas 2018
Caros leitores e leitoras, recentemente todos estamos enfrentando problemas com atrasos nas encomendas que vem do exterior e até nacionais. Nosso artigo de hoje visa sanar as principais dúvidas referentes ao que está acontecendo, infelizmente a maioria dos casos não vai se resolver com a leitura de um artigo, mas o conhecimento daquilo que está ocorrendo, ajuda a maioria a se sentir mais confortável com esses atrasos.
Contextualizado o que está ocorrendo
Primeiramente é importante entender, que nossos Correios-Receita nunca foram um sinônimo de agilidade, eu venho escrevendo no CompraNoExterior há mais de 6 anos, e reclamações por atrasos sempre estiveram presentes em nossos comentários durante todo este período.
Então não passamos do paraíso para o inferno, talvez tenhamos passado do purgatório para o inferno.
O que podia ser observado antes eram prazos não atendidos, mas nada comparado ao que vem ocorrendo, muitos formulam teorias e mais teorias, vamos analisar alguns fatos, para que possamos concluir baseados em fatos e não em achismos.
A Receita está trabalhando há muito tempo acima do limite
A engrenagem da Receita está sobrecarregada há muito tempo. Isto fica evidente quando um pacote EMS que era pra ser liberado em dias, fica semanas com a Receita.
Segundo dados do IPEA e também segundo a OCDE, ao contrário do que a maioria imagina, o número de servidores públicos no Brasil é relativamente baixo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores proporcionalmente a sua população, que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), além destes podemos destacar Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia, todos com uma proporção de funcionários públicos maior que a do Brasil.
De acordo com estudo da OCDE, os servidores públicos representam 12% do número total de empregos no Brasil, enquanto a média da OCDE é de 22%.
Greve na Receita
A Greve na Receita é parcial, logicamente uma greve raramente afeta 100% de um serviço, sempre existirão trabalhadores que não aderem ao movimento grevista. Precisamos também entender que durante uma greve os serviços ficam mais lentos, e esse é o ponto que mais tem causado atrasos.
Me pareceu, que no começo da Greve, o movimento não estava afetando tanto as entregas, mas quando chegamos em janeiro ocorreu um aumento considerável nos atrasos.
Com uma estrutura já sobrecarrega, tivemos uma piora ainda mais significativa nos serviços da Receita, depois da deflagração deste movimento.
Gargalos do Fim de ano
Naturalmente em todo fim de ano ocorre um aumento na demanda, e os atrasos aumentam, o que ocorreu foi um aumento no número dos gargalos, que já temos tradicionalmente.
Pacotes que levavam 20 dias para serem entregues, estão levando 2 ou até 3 meses. Ou seja, nada melhor para um grevista que a escolha do momento mais crítico para deflagrar uma greve, e no caso foi o fim de ano, quando mais precisamos dos auditores trabalhando.
Em resumo, o esperado era que com a passagem do fim de ano tudo voltasse a condição natural, mas ai tivemos o componente da greve que não deixou a situação normalizar.
OBS: O direito de Greve está em nossa constituição, e não vou fazer qualquer juízo de valor quanto a isso, se é um direto pode ser usado.
Como saber se meu pacote está extraviado ou atrasado?
Primeiramente você deve entender que devido nossas características, os prazos informados pelas lojas e Correios estrangeiros quase nunca são cumpridos, isso mesmo antes da situação atual, então quando você ver em uma loja que o frete X vai ser entregue em 6 dias úteis, não leve esse prazo muito a sério.
Pacotes do tipo EMS são os mais afetados quando comparamos o prazo prometido com o prazo real, muita gente fica frustrada com EMS, pois contrata este tipo de frete achando que vai receber a encomenda rapidamente, mas no final percebe que na maioria dos casos demora mais que fretes mais baratos, já falamos sobre isso em um artigo e não vou me alongar neste ponto.
Então se a loja falou em 20 dias para entrega, e seu pacote já está com 30 dias e ainda não foi entregue, não se desespere, pois isso ocorre com frequência.
Então vamos aos casos práticos, em fretes começados com a letra R e U, eu me preocuparia em casos em que a encomenda não fosse entregue depois de 90 dias(isto se a situação estivesse normal), antes disso estaria totalmente dentro daquilo que é o esperado. Em alguns casos esses pacotes começados com R podem levar até uns 4 meses para serem entregues, estes são os fretes baratos da China, são fretes com objetivo de serem baratos e não rápidos .
Na situação que estamos desde novembro de 2017 todos esses padrões que tínhamos se perderam, falar hoje em prazos é mero exercício de chutologia.
Temos então uma situação na qual o diagnóstico para definirmos se um pacote está extraviado ou atrasado se torna quase impossível, temos centenas de leitores com pacotes no qual o rastreamento mostra apenas que o pacote foi encaminhado, mas não podemos dar estes pacotes como extraviados, na verdade temos pacotes do mês de outubro sendo dados como recebidos agora no final de janeiro, então nada está definido ainda.
Nota: Muitas vezes quando abrimos reclamações nos Correios, aparece a mensagem Objeto não localizado no fluxo postal , em princípio está mensagem indicaria que o pacote está extraviado, mas já tive vários casos de colocarem está mensagem, e depois o pacote ser entregue, então para mim essa mensagem é apenas um indicativo de que não localizaram a encomenda naquele momento, isso com base na minha experiência.
Posso abrir reclamação nos Correios?
Sim, mas faça isso quando realmente necessário, os Correios só te deixam abrir uma reclamação por pacote, e somente quando esse já foi dado como recebido no Brasil, se no rastreamento ainda estiver na etapa de Objeto encaminhado você não conseguirá abrir a reclamação.
Veja como abrir uma reclamação no vídeo abaixo:
De quem é a culpa do não recebimento do pacote no prazo?
Está é uma questão bem complexa, primeiro por se tratar de importação, e ser dependente da lei de dois países diferentes, segundo por envolver várias partes no transporte.
Muitas lojas e redirecionadores, entendem que depois de entregue ao transportador a responsabilidade não é mais deles, este é o pensamento corrente nos EUA, logicamente existem lojas que reembolsam em caso de não ocorrer a entrega, este é o caso do Ebay.
Em outros países já se tem o entendimento de que a responsabilidade da loja vai até o momento da entrega.
já no Brasil as leis de proteção ao consumidor são bem mais favoráveis ao consumidor, então temos uma questão interessante ai, a lei brasileira não pode interferir em leis de outros países, então não adianta achar, que se no Brasil a entrega a responsabilidade da loja, que isso vá ser assim também nas compras no exterior.
Existe também outra questão que talvez possa ser aplicada aqui, que é o fato de que os Correios quando dão a encomenda como recebida no Brasil passam a ter responsabilidade sobre ela, e ai nesse caso como os Correios estão no Brasil seria possível entrar com ações judiciais baseadas neste fato.
Existe também outro complicador nessa situação, que é a definição de quem é o proprietário da mercadoria, segundo regras internacionais a mercadoria só passa a pertencer ao destinatário quando é entregue, até que ocorra isso, quem recebe por exemplo o seguro em caso de extravio é o remetente.
Caros colegas são muitas regras e essa definição é outro ponto complicado.
O que devo fazer então se estou com encomendas atrasadas?
Primeiramente você deve entender o contexto atual no qual estamos, e dentro deste contexto se perguntar se seu caso é diferente da média.
Reclamar e fazer o “mimimi”, faz parte de um processo que faz bem pra alma, pois alivia as tensões da espera, mas é preciso ter bom senso, tem gente que enviou um pacote num dia, e que quando dá uma semana que não foi recebido no Brasil, já se desespera, então vamos ter calma e contextualizar.
Conheça seu frete, você está usando fretes cujos códigos de rastreamento são começados em U ou R, então eu sinto em te informar, mas seu rastreamento será extremamente precário, é preciso ter muito sangue frio com esses tipos de frete.
Um ponto muito importante é saber rastrear suas encomendas da melhor forma, muitos fretes não são tão simples de rastrear assim, então eu criei um artigo que resolve boa parte das dificuldades de rastreamento de encomendas, recomendo que vocês leiam esse artigo e usem os sites de rastreamento que postei lá, o artigo está no link abaixo:
compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas
Recomendo também a leitura do artigo compranoexterior.com.br/da-china-para-o-brasil ele ajuda bastante no entendimento de como é o processo de envio da China para o Brasil, e desmitifica muitos pensamentos incorretos que temos.
Sites com proteção para o comprador
Se você tem um frete com proteção, como é o caso das mercadorias compradas no Aliexpress peça para o vendedor estender a proteção quando esta estiver perto de acabar , este tipo de atitude é muito mais elegante que abrir uma disputa, se o vendedor se negar a estender a proteção, ai você deve abrir a disputa, a disputa deve ser sempre na última opção e não a primeira.
Lembre-se da escalabilidade, se você comprou em uma loja o primeiro contato com uma reclamação deve ser sempre amistoso, informe para loja que o pacote está com atraso e pergunte se eles podem fazer algo a respeito, algumas lojas te pedirão mais tempo para entrega chegar , outras enviarão outra mercadoria, tudo isso depende de vários fatores, mas nunca chegue soltando os cachorros sem ao menos escutar a posição da loja.
Em resumo a diplomacia resolve muito mais problemas que uma guerra declarada.
Faz sentido culpar o tipo do frete?
Vou fazer uma comparação que exemplifica bem este ponto, imagine que você decidiu viajar de São Paulo para Porto Alegre, e você decidiu alugar um carro para fazer essa viagem, imagine que o carro representa o tipo do frete. Você podia alugar um Audi A4 de 250 CV ou um Sandero de 87 CV , ai imagine que você queria chegar rápido e escolheu o Audi.
Você começou a viagem e já estava com 300 KM de vantagem do Sandero, mas ai faltando 50 KM para chegar em Porto Alegre tem uma operação padrão da Polícia Rodoviária, que está travando a estrada por horas, e ai acontece o inimaginável o Sandero vai chegar Junto com o Audi Turbo em seu destino final.
O que está ocorrendo agora é bem parecido com o caso dos carros que contei acima, você contratou fretes rápidos como EMS ou até o epacket, e ai ele chega rápido no Brasil ,mas ai tem a Greve dos auditores, e você acaba ficando no mesmo bolo que todo mundo, nessa hora não importa se seu frete era de 6 dias ou de 30, vai tudo ficar atrasado do mesmo jeito.
Por causa disso eu falo que não faz sentido culpar o tipo do frete, não importa o frete o atraso é culpa da situação em que estamos, ai alguém pode falar, mas na USPS está falando que chegou no Brasil, e nos nossos Correios ainda consta como encaminhado, é exatamente isso, como a Receita está em Greve um dos efeitos colaterais é este das encomendas não serem dadas como recebidas pelos Correios, mesmo já estando aqui em solo brasileiro
Conclusões
Os atrasos atuais são uma combinação das consequências da greve na Receita e do grande volume do fim de ano , o momento da greve foi escolhido de forma estratégica de forma a causar o máximo impacto.
Mesmo pacotes com grandes atrasos não podem ser dados como perdidos, temos muitos exemplos que confirmam isso, use da diplomacia com as lojas que enviaram mercadorias , a culpa não é sua ,mas também não é deles.
No caso de lojas que oferecem proteção na entrega procure só usar essas proteções em último caso, quando todas as possibilidades de negociar se esgotaram.
Olá, Fabricio! Então, poderia me dar uma opinião após a atualização de hj do meu rastreamento numero EH005383704US. Ele foi postado no dia 03/02 nos EUA. Encaminhado para o BRasil no dia 04/02. E hj dia 06/02 consta que o “Objeto recebido pelos correios do Brasil (sao paulo-sp). Porém nenhuma referencia a passagem pela REceita Federal. Devo assumir q o objeto ja está nos correios para minha residencia?
Agora é que a Receita entra no circuito , EMS em 99,99% dos casos é tributado , eu por exemplo nunca recebi um desses sem ser tributado
Qdo chega nesse ponto em qto tempovc acha q a mercadoria vai chegar em minha mão?
O meu último levou 2 meses , mas se você der sorte e nada travar umas duas semanas
Olá! Tenho 2 encomendas atrasadas desde julho, sem código de rastreamento. É possível que tenham sido parte desse atraso da greve, ou pode ter acontecido algo pior?
Nesse caso o mais provável é o pacote ter extraviado 6 meses é muita coisa
Ótima matéria!
Tenho uma preocupação com uma compra que fiz. Comprei dois produtos na DX em 25/11/17, uma delas está como “Objeto encaminhado de País em CINGAPURA / para País em BRASIL / BR” desde 9/12/17 (foi enviado em 05/12) e a outra como “Objeto recebido pelos Correios do Brasil CURITIBA / PR” desde 19/01/18.
A encomenda que ainda está em encaminhamento está me preocupando. Essa demora é normal?
Obrigado desde já!
Não é normal , mas na situação atual tem ocorrido como regra
Eu realizei 4 compras entre novembro e dezembro de 2017, todas tem o código que começa com RY*********CN , sendo 2 em cada mês. Obs: são minhas primeiras compras internacionais. Uma delas tem hoje 75 dias corridos de enviado sendo *50 dias úteis*. A última atualização que tive dos correios foi essa:
23/01/2018
08:05
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de CENTRO INTERNACIONAL em CURITIBA / PR para Unidade Operacional em Liberado sem imposto. Entrega 40d úteis / BR
29/12/2017
10:09
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
27/11/2017
02:22
CHINA / CN
Objeto encaminhado
de País em CHINA / CN para País em BRASIL / BR
25/11/2017
15:45
CHINA / CN Objeto postado
Fabrício, será que vou receber minha encomenda antes dos 90 dias corridos? Ou antes dos 40 dias úteis dos correios acabarem??? Vi muitos relatos de pessoas que receberam a útlima atualização: “Liberado sem imposto. Entrega 40d úteis / BR” e que passaram-se os 40 dias úteis e não receberam suas encomendas.
Marcus eu acho que vai chegar , só não dá pra falar quando ,como seu rastreamento está tendo atualizações pra mim está tranquilo o seu caso.
Olá Fabrício!
Minha encomenda atualizou hj nos Correios. De acordo com essa atualização há possibilidade de ser taxado?
CY024962343US – Cabeçote
06/02/2018 10:52
CENTRO INTERNACIONAL RJ-GEINT – RIO DE JANEIRO/RJ
Recebido pelos Correios do Brasil
01/02/2018 15:28
CENTRO INTERNACIONAL RJ/GEARA – RIO DE JANEIRO/RJ
Encaminhado para Fiscalizacao Aduaneira – Fiscalizacao Aduaneira/BR
Encaminhado
01/02/2018 09:18
UNIDADE INTERNACIONAL RIO DE JANEIRO – RIO DE JANEIRO/RJ
Recebido pelos Correios do Brasil
28/12/2017 02:02
ESTADOS UNIDOS – /
Encaminhado para Unidade de Tratamento Internacional – BRASIL/BR
Encaminhado
27/12/2017 16:27
ESTADOS UNIDOS – /
Postado
Obrigado!
Ainda não dá pra saber.
O meu priority mail já esta a 21 dias corridos como encaminhado, ta no galeão mas não foi dado como recebido. Eu moro a 15 min de carro e 20 min de Brt do galeao. Comprei na FCPEuro.com.. São peças do meu Volvo como correias tensores e filtros. Estou na duvida pois preciso comprar um segundo lote. Não sei se uso usPS priority mail international ou se uso UPS. Os fiscais devem terminar a greve apos a votação da reforma da previdência.
Só sei que depois de ler tudo isso, ter uma encomenda pequena presa em São Paulo e de ter acusado a USPS de ter mandado pro aeroporto errado, estou apreensivo por ter pedido reembolso. Parece que nesse momento não dá pra dizer quem tá errado, qualquer um pode estar. Enfim, nervoso. Se minha encomenda chegar, devolvo os dólares. Desonestidade nunca, nem com os desonestos!
Por que o maior tempo de espera é depois de ser liberado e só precisa ser entregue? Na maioria dos países, a parte doméstica é a mais baixa e a tributação é a mais longa. (Mesmo o frete barato)
Exemplo médio da China (ar não barco / mar)
Postado para exportar = 0-3 dias, chegar no país 1-3 dias. (Não tem dias úteis, trabalho Sáb e Domingo)
para
EUA – Recebendo no país / (Processado como recebido) = 1-2 dias, 3-14 dias para passar a tributação e 3-10 dias a serem entregues. (Sat é Util)
Brasil – Recebendo no país / (Processado como recebido) = 7-45 dias, 5 a 14 dias para ser liberado e 20 a 60 dias para serem entregues. (Não trabalhe sábado e domingo)
A questão dos fretes chineses eu expliquei em https://compranoexterior.com.br/da-china-para-o-brasil/
Histórico do Pacote
Blue06/02/2018 10:16Área com distribuição sujeita a prazo diferenciado
CDD CIDADE TIRADENTES – SAO PAULO/SP
1 hora, 46 minutos atrás
Orange05/02/2018 01:31Em trânsito para CDD CIDADE TIRADENTES – SAO PAULO/SP
CTCE VILA MARIA – SAO PAULO/SP Objeto encaminhado
1 dia, 10 horas atrás
Orange29/01/2018 15:42Em trânsito para CTCE VILA MARIA – SAO PAULO/SP
UNIDADE INTERNACIONAL CURITIBA – CURITIBA/PR Objeto encaminhado
1 semana atrás
Black29/01/2018 15:40Fiscalização aduaneira finalizada
UNIDADE INTERNACIONAL CURITIBA – CURITIBA/PR
1 semana atrás
Yellow26/01/2018 14:46Recebido/Brasil
UNIDADE INTERNACIONAL CURITIBA – CURITIBA/PR
1 semana, 3 dias atrás
Global28/12/2017 01:20Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – BRASIL/BR
ESTADOS UNIDOS Objeto encaminhado
1 mês, 1 semana atrás
Global27/12/2017 17:37Objeto postado
ESTADOS UNIDOS
1 mês, 1 semana atrás
OLHA ISSO EU SOU DE MINAS GERIAS E ESTA SENDO ENTREGUE EM SÃO PAULO , O MAIS ENGRAÇADO QUE DE CURITIBA FOI ENVIADO PARA SP SENDO QUE EU SOU DE MG ME AJUDAA
Vários relatos de encomendas indo para SP , talvez algum ajuste da parte de logística , vamos aguardar os próximos encaminhamentos
Cidade tiradentes não tem CDD, o que tem fica na vila maria e vila leopoldina.
Tá parecendo desvio de mercadoria ou erro mesmo.
Não terá chegado ao Brasil via porto de Paranaguá/PR? O resto é logística normal. Veja pelo lado bom, está cada vez mais próximo de MG .
Bom dia Fabrício, outra dúvida: Minha encomenda esta com Status “Encaminhado” dos EUA para o Rio de Janeiro desde o dia 29/01/18 ou seja, faz 7 dias e nem um registro de rastreamento. Tem a possibilidade dessa encomenda já está no Brasil (Rio de Janeiro) e por conta da greve estar parada ou será que realmente ainda não foi recebida pelos Correios Brasileiro? Abraço.
Provavelmente já deve estar aqui, são os atrasos que falamos aqui.
Como eu faço para esquecer que comprei algo na china, só para não ficar na esperança de chegar um dia e os correios me entregar?
Assim se um dia chegar eu entendo que foi presente do além, sei lá, tudo menos que é a bosta do correios que não funciona.
kkkkkkkkkk é para rir.