Encomendas internacionais atrasadas 2018
Caros leitores e leitoras, recentemente todos estamos enfrentando problemas com atrasos nas encomendas que vem do exterior e até nacionais. Nosso artigo de hoje visa sanar as principais dúvidas referentes ao que está acontecendo, infelizmente a maioria dos casos não vai se resolver com a leitura de um artigo, mas o conhecimento daquilo que está ocorrendo, ajuda a maioria a se sentir mais confortável com esses atrasos.
Contextualizado o que está ocorrendo
Primeiramente é importante entender, que nossos Correios-Receita nunca foram um sinônimo de agilidade, eu venho escrevendo no CompraNoExterior há mais de 6 anos, e reclamações por atrasos sempre estiveram presentes em nossos comentários durante todo este período.
Então não passamos do paraíso para o inferno, talvez tenhamos passado do purgatório para o inferno.
O que podia ser observado antes eram prazos não atendidos, mas nada comparado ao que vem ocorrendo, muitos formulam teorias e mais teorias, vamos analisar alguns fatos, para que possamos concluir baseados em fatos e não em achismos.
A Receita está trabalhando há muito tempo acima do limite
A engrenagem da Receita está sobrecarregada há muito tempo. Isto fica evidente quando um pacote EMS que era pra ser liberado em dias, fica semanas com a Receita.
Segundo dados do IPEA e também segundo a OCDE, ao contrário do que a maioria imagina, o número de servidores públicos no Brasil é relativamente baixo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores proporcionalmente a sua população, que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), além destes podemos destacar Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia, todos com uma proporção de funcionários públicos maior que a do Brasil.
De acordo com estudo da OCDE, os servidores públicos representam 12% do número total de empregos no Brasil, enquanto a média da OCDE é de 22%.
Greve na Receita
A Greve na Receita é parcial, logicamente uma greve raramente afeta 100% de um serviço, sempre existirão trabalhadores que não aderem ao movimento grevista. Precisamos também entender que durante uma greve os serviços ficam mais lentos, e esse é o ponto que mais tem causado atrasos.
Me pareceu, que no começo da Greve, o movimento não estava afetando tanto as entregas, mas quando chegamos em janeiro ocorreu um aumento considerável nos atrasos.
Com uma estrutura já sobrecarrega, tivemos uma piora ainda mais significativa nos serviços da Receita, depois da deflagração deste movimento.
Gargalos do Fim de ano
Naturalmente em todo fim de ano ocorre um aumento na demanda, e os atrasos aumentam, o que ocorreu foi um aumento no número dos gargalos, que já temos tradicionalmente.
Pacotes que levavam 20 dias para serem entregues, estão levando 2 ou até 3 meses. Ou seja, nada melhor para um grevista que a escolha do momento mais crítico para deflagrar uma greve, e no caso foi o fim de ano, quando mais precisamos dos auditores trabalhando.
Em resumo, o esperado era que com a passagem do fim de ano tudo voltasse a condição natural, mas ai tivemos o componente da greve que não deixou a situação normalizar.
OBS: O direito de Greve está em nossa constituição, e não vou fazer qualquer juízo de valor quanto a isso, se é um direto pode ser usado.
Como saber se meu pacote está extraviado ou atrasado?
Primeiramente você deve entender que devido nossas características, os prazos informados pelas lojas e Correios estrangeiros quase nunca são cumpridos, isso mesmo antes da situação atual, então quando você ver em uma loja que o frete X vai ser entregue em 6 dias úteis, não leve esse prazo muito a sério.
Pacotes do tipo EMS são os mais afetados quando comparamos o prazo prometido com o prazo real, muita gente fica frustrada com EMS, pois contrata este tipo de frete achando que vai receber a encomenda rapidamente, mas no final percebe que na maioria dos casos demora mais que fretes mais baratos, já falamos sobre isso em um artigo e não vou me alongar neste ponto.
Então se a loja falou em 20 dias para entrega, e seu pacote já está com 30 dias e ainda não foi entregue, não se desespere, pois isso ocorre com frequência.
Então vamos aos casos práticos, em fretes começados com a letra R e U, eu me preocuparia em casos em que a encomenda não fosse entregue depois de 90 dias(isto se a situação estivesse normal), antes disso estaria totalmente dentro daquilo que é o esperado. Em alguns casos esses pacotes começados com R podem levar até uns 4 meses para serem entregues, estes são os fretes baratos da China, são fretes com objetivo de serem baratos e não rápidos .
Na situação que estamos desde novembro de 2017 todos esses padrões que tínhamos se perderam, falar hoje em prazos é mero exercício de chutologia.
Temos então uma situação na qual o diagnóstico para definirmos se um pacote está extraviado ou atrasado se torna quase impossível, temos centenas de leitores com pacotes no qual o rastreamento mostra apenas que o pacote foi encaminhado, mas não podemos dar estes pacotes como extraviados, na verdade temos pacotes do mês de outubro sendo dados como recebidos agora no final de janeiro, então nada está definido ainda.
Nota: Muitas vezes quando abrimos reclamações nos Correios, aparece a mensagem Objeto não localizado no fluxo postal , em princípio está mensagem indicaria que o pacote está extraviado, mas já tive vários casos de colocarem está mensagem, e depois o pacote ser entregue, então para mim essa mensagem é apenas um indicativo de que não localizaram a encomenda naquele momento, isso com base na minha experiência.
Posso abrir reclamação nos Correios?
Sim, mas faça isso quando realmente necessário, os Correios só te deixam abrir uma reclamação por pacote, e somente quando esse já foi dado como recebido no Brasil, se no rastreamento ainda estiver na etapa de Objeto encaminhado você não conseguirá abrir a reclamação.
Veja como abrir uma reclamação no vídeo abaixo:
De quem é a culpa do não recebimento do pacote no prazo?
Está é uma questão bem complexa, primeiro por se tratar de importação, e ser dependente da lei de dois países diferentes, segundo por envolver várias partes no transporte.
Muitas lojas e redirecionadores, entendem que depois de entregue ao transportador a responsabilidade não é mais deles, este é o pensamento corrente nos EUA, logicamente existem lojas que reembolsam em caso de não ocorrer a entrega, este é o caso do Ebay.
Em outros países já se tem o entendimento de que a responsabilidade da loja vai até o momento da entrega.
já no Brasil as leis de proteção ao consumidor são bem mais favoráveis ao consumidor, então temos uma questão interessante ai, a lei brasileira não pode interferir em leis de outros países, então não adianta achar, que se no Brasil a entrega a responsabilidade da loja, que isso vá ser assim também nas compras no exterior.
Existe também outra questão que talvez possa ser aplicada aqui, que é o fato de que os Correios quando dão a encomenda como recebida no Brasil passam a ter responsabilidade sobre ela, e ai nesse caso como os Correios estão no Brasil seria possível entrar com ações judiciais baseadas neste fato.
Existe também outro complicador nessa situação, que é a definição de quem é o proprietário da mercadoria, segundo regras internacionais a mercadoria só passa a pertencer ao destinatário quando é entregue, até que ocorra isso, quem recebe por exemplo o seguro em caso de extravio é o remetente.
Caros colegas são muitas regras e essa definição é outro ponto complicado.
O que devo fazer então se estou com encomendas atrasadas?
Primeiramente você deve entender o contexto atual no qual estamos, e dentro deste contexto se perguntar se seu caso é diferente da média.
Reclamar e fazer o “mimimi”, faz parte de um processo que faz bem pra alma, pois alivia as tensões da espera, mas é preciso ter bom senso, tem gente que enviou um pacote num dia, e que quando dá uma semana que não foi recebido no Brasil, já se desespera, então vamos ter calma e contextualizar.
Conheça seu frete, você está usando fretes cujos códigos de rastreamento são começados em U ou R, então eu sinto em te informar, mas seu rastreamento será extremamente precário, é preciso ter muito sangue frio com esses tipos de frete.
Um ponto muito importante é saber rastrear suas encomendas da melhor forma, muitos fretes não são tão simples de rastrear assim, então eu criei um artigo que resolve boa parte das dificuldades de rastreamento de encomendas, recomendo que vocês leiam esse artigo e usem os sites de rastreamento que postei lá, o artigo está no link abaixo:
compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas
Recomendo também a leitura do artigo compranoexterior.com.br/da-china-para-o-brasil ele ajuda bastante no entendimento de como é o processo de envio da China para o Brasil, e desmitifica muitos pensamentos incorretos que temos.
Sites com proteção para o comprador
Se você tem um frete com proteção, como é o caso das mercadorias compradas no Aliexpress peça para o vendedor estender a proteção quando esta estiver perto de acabar , este tipo de atitude é muito mais elegante que abrir uma disputa, se o vendedor se negar a estender a proteção, ai você deve abrir a disputa, a disputa deve ser sempre na última opção e não a primeira.
Lembre-se da escalabilidade, se você comprou em uma loja o primeiro contato com uma reclamação deve ser sempre amistoso, informe para loja que o pacote está com atraso e pergunte se eles podem fazer algo a respeito, algumas lojas te pedirão mais tempo para entrega chegar , outras enviarão outra mercadoria, tudo isso depende de vários fatores, mas nunca chegue soltando os cachorros sem ao menos escutar a posição da loja.
Em resumo a diplomacia resolve muito mais problemas que uma guerra declarada.
Faz sentido culpar o tipo do frete?
Vou fazer uma comparação que exemplifica bem este ponto, imagine que você decidiu viajar de São Paulo para Porto Alegre, e você decidiu alugar um carro para fazer essa viagem, imagine que o carro representa o tipo do frete. Você podia alugar um Audi A4 de 250 CV ou um Sandero de 87 CV , ai imagine que você queria chegar rápido e escolheu o Audi.
Você começou a viagem e já estava com 300 KM de vantagem do Sandero, mas ai faltando 50 KM para chegar em Porto Alegre tem uma operação padrão da Polícia Rodoviária, que está travando a estrada por horas, e ai acontece o inimaginável o Sandero vai chegar Junto com o Audi Turbo em seu destino final.
O que está ocorrendo agora é bem parecido com o caso dos carros que contei acima, você contratou fretes rápidos como EMS ou até o epacket, e ai ele chega rápido no Brasil ,mas ai tem a Greve dos auditores, e você acaba ficando no mesmo bolo que todo mundo, nessa hora não importa se seu frete era de 6 dias ou de 30, vai tudo ficar atrasado do mesmo jeito.
Por causa disso eu falo que não faz sentido culpar o tipo do frete, não importa o frete o atraso é culpa da situação em que estamos, ai alguém pode falar, mas na USPS está falando que chegou no Brasil, e nos nossos Correios ainda consta como encaminhado, é exatamente isso, como a Receita está em Greve um dos efeitos colaterais é este das encomendas não serem dadas como recebidas pelos Correios, mesmo já estando aqui em solo brasileiro
Conclusões
Os atrasos atuais são uma combinação das consequências da greve na Receita e do grande volume do fim de ano , o momento da greve foi escolhido de forma estratégica de forma a causar o máximo impacto.
Mesmo pacotes com grandes atrasos não podem ser dados como perdidos, temos muitos exemplos que confirmam isso, use da diplomacia com as lojas que enviaram mercadorias , a culpa não é sua ,mas também não é deles.
No caso de lojas que oferecem proteção na entrega procure só usar essas proteções em último caso, quando todas as possibilidades de negociar se esgotaram.
ola fiz a compra em janeiro e o código começa com LP comprei na aliexpress e dia 26 ele saiu do pais de origem para o pais de destino sera que dia ele chega com esse código LP
Encomenda com código L em situações normais chegam entre 20 e 40 dias em média , em alguns casos demora mais , mas como você já deve ter lido os prazos estão meio sem padrão , então não dá pra te dar uma data, seria pura chutologia.
Gostei muito do seu post. Eu tenho muitas comprinhas da China que estão super atrasadas. Até presentes
que eram para o natal, e quando vou fazer o rastreamento ele também está atrasado, em novembro ou dezembro. Noto que as mercadorias todas já entraram no Brasil há tempos mas o nosso correio é realmente um horror. O que faço? Só esperar, ter paciencia.
Maria na verdade a culpa maior agora está na Receita, o jeito é esperar mesmo.
Adorei sua matéria. Realmente encomendas por courier estão super lentas, a última que recebi (nem havia greve na época) demorou quase 3 meses para eu recebê-la. Sem falar nos atrasos de outras encomendas. Boa notícia: eu tinha mais ou menos umas 9 encomendas que não tinham ainda o status: “recebido/Brasil” e nos últimos dias, praticamente do nada, quase todas as minhas encomendas estão agora com este status e ontem, inclusive, uma encomenda minha, enviada há pouco tempo por USPS (frete bem lentinho), apareceu com este status: ” Em trânsito para Brasil – Liberado sem Tributação RFB – /BR”. Como você mesmo disse, temos que ter calma. E fretes começando por U (tenho umas 6 encomendas nesse estado) vão demorar mesmo e é preciso ter sangue frio para encarar esta demora.
Exatamente isso
Boa tarde Fabrício, vc tem conhecimento sobre o incêndio no CEE de Jacarepaguá (RJ) ontem? foram 9 mil encomendas queimadas…
Sabe me dizer se as encomendas internacionais passam por Jacarepaguá para tributação/desembaraço aduaneiro? tenho que me preocupar? algumas encomendas minhas internacionais ja passaram pelo RJ, mas sou de SP, então fiquei meio preocupado ja que esta tudo parado e estamos no escuro…
Obrigado.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/incendio-em-centro-de-distribuicao-dos-correios-em-jacarepagua-destroi-nove-mil-encomendas.ghtml
http://www.correios.com.br/para-voce/noticias/orientacoes-dos-correios-sobre-o-incendio-no-cee-jacarepagua
Já tinha visto isso, mas pra mim não respondia nada, se vc não falou nada então não passa nada por lá…
obrigado na mesma
Pode passar e deve passar , pois ele entrega encomendas da áreas de Jacarepaguá e Barra.
Fabrico, estou qurendo importar umas maquiagens para revenda, nada muito grande. 200/250 dólares. Será quer importo agora? Ou melhor esperar! Obrigada!!
Eu continuo importando mesmo com esses atrasos , mas isso é decisão pessoal .
Ola Fabio, Muito bom seu texto, simples e sucinto!!
Ja fiz várias compras por sites do exterior porem foi minha 1ª experiência utilizando um redirecionador utilizei o shipito, fiz a combinação de alguns produtos
para economizar no frete, 1 encomenda ja chegou antes do natal as outras 2 nenhuma novidade desde 11/11/2017. Sendo assim estou dentro do prazo, pois ja se passou quase 90 dias, posso aguardar no minimo mais 2 meses tranquilo? Em todo caso os números de rastreio são UM412714946US e UM412718789US
Continue com esse blog muito bom, que nos deixa atento sobre tudo de exportação.
Abraço Rogerio Pavloski
Se fez seguro acione daqui algum tempo , 90 dias é o normal , mas muito além disso não , com mais 2 meses seriam 5 meses , é muito tempo . Apesar de estar tudo atrasado com 4 meses já temos que ligar os alertas.
Ah legal Fabricio, farei isso.
Mas o estranho é que no shipito diz assim se você não receber o produto até 11/12/2018 entre em contato conosco.
Oloco, 1 ano hahaha anteriormente estava até 25/01/2018.
Estou com minha encomenda CJ543752227US mega atrasada adquirida na FCPEURo.com são peças do meu carro me arrependi de escolher USPS mas quando enviei não sabia da greve. Poderia ter escolhido courier UPS mas ouvi dizer que até os Couriers estão demorando. estou a comprar o segundo LOTE PRA MANDAR pra oficina as nessa incerteza estou com vontade de me fuder e escolher a UPS e receber aquele boleto cabuloso de 100% de taxas.
Eu moro a 15 Minutos do Galeão mas não posso fazer o desembaraço pois o objeto ainda consta como encaminhado.
É uma decisão complicada , pois imagina se a encomenda dá uma acelerada e chega daqui 2 semanas , mas se tem urgência pode ser interessante usar o Courier
Oi Fabricio, obrigada pelas informações! Como sempre vc nos socorre com nossas dúvidas. Eu sigo sempre seus conselhos e afirmo que seu site é um dos melhores. Estou com encomendas a receber do começo de novembro e agora que elas começaram o ter movimentação nos site dos correios. Abraços
Obrigado por compartilhar sua situação , isso ajuda muito outras pessoas a se acalmarem com a demora.
Fabricio, boa tarde. Concordo em parte com você, principalmente porque tenho pacotes liberados pela Receita Federal em OUTUBRO e que até agora não foram entregues, mesmo com os ridículos 40 dias úteis de prazo para entrega. O mais curioso é que comprei 2 produtos na CHINA no dia 28/12/2017 e eles me foram entreguem ONTEM, dia 01/02/2018, com incríveis e inacreditáveis 34 dias. Então, se realmente o problema é na Receita Federal, por que me entregaram pacotes de 1 mês atrás e não me entregam os de 3 meses atrás? Como justificar isso?
A conclusão que eu cheguei é que os Correios é uma bagunça sem fim, alto tão desorganizado quanto a apuração dos votos do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo…
A greve é parcial , então parte das encomendas passa e parte não , eu também tenho encomendas do Aliexpress que chegaram rápido, mas a maioria está muito atrasada
Olá, Fabrício! Como vai você?
Primeiramente, parabéns pelo site.
Tiro muitas dúvidas aqui e aprendi a comprar do exterior, basicamente, lendo os seus artigos.
Gostaria de saber, porque pacotes enviados em novembro ainda constam como não recebidos pelo Brasil, em quanto pacotes enviados em janeiro já constam como recebidos pelos Correios do Brasil no rastreio? Tem haver com a greve essa desorganização cronologica? Quem dá esse registro de entrada é o pessoal da Receita?
Enviei um ePacket do Shopfans em novembro e ele não deu entrada ainda, em quanto pessoas estão comprando e já recebendo, inclusive. Tenho outras coisas no Shopfans para serem enviadas para cá. Devo aguardar, ou tentar outra forma de envio que eles disponibilizam?
Obrigado.
João essa pergunta é bem interessante pois muita gente tem a mesma dúvida , a melhor forma de tentar entender o comportamento diferente das encomendas parecidas e fazendo analogias , imagine que numa rua principal de sua cidade esteja sendo feita uma Blitz de trânsito e que de cada 10 carros que passem 5 são liberados e 5 vão passar por um pente fino , então esses 5 que foram liberados sem fiscalização vão chegar mais rápido em suas casa e os que foram selecionados não.
Além disso temos a questão do movimento grevista que pode afetar de várias formas os prazos , eu ouvi alguém falando que o movimento no Rio era mais forte, mas não sei se a informação é real , mas se for os pacotes USPS priority estariam sendo mais afetados que os leves que chegam por Curitiba , João na verdade só quem está lá dentro sabe onde estão os pontos de estrangulamento , talvez Curitiba seja mais afetada por uma parada de 20% dos funcionários que o Rio com uma parada de 30% , em Curitiba chegam a maioria dos pacotes, os pacotes leves (airmail,epacket, First Class e esse leves chineses sem rastreamento), eu enviei epackets depois do dia 20 que ainda não foram dados como recebidos, não estou preocupado, uma hora vão liberar e me será entregue , eu não vou ficar aguardando a situação melhorar , até agora nada meu foi extraviado , tudo meu está chegando, é verdade que com atrasos nunca antes vistos ,mas está chegando.