Encomendas internacionais atrasadas 2018
Caros leitores e leitoras, recentemente todos estamos enfrentando problemas com atrasos nas encomendas que vem do exterior e até nacionais. Nosso artigo de hoje visa sanar as principais dúvidas referentes ao que está acontecendo, infelizmente a maioria dos casos não vai se resolver com a leitura de um artigo, mas o conhecimento daquilo que está ocorrendo, ajuda a maioria a se sentir mais confortável com esses atrasos.
Contextualizado o que está ocorrendo
Primeiramente é importante entender, que nossos Correios-Receita nunca foram um sinônimo de agilidade, eu venho escrevendo no CompraNoExterior há mais de 6 anos, e reclamações por atrasos sempre estiveram presentes em nossos comentários durante todo este período.
Então não passamos do paraíso para o inferno, talvez tenhamos passado do purgatório para o inferno.
O que podia ser observado antes eram prazos não atendidos, mas nada comparado ao que vem ocorrendo, muitos formulam teorias e mais teorias, vamos analisar alguns fatos, para que possamos concluir baseados em fatos e não em achismos.
A Receita está trabalhando há muito tempo acima do limite
A engrenagem da Receita está sobrecarregada há muito tempo. Isto fica evidente quando um pacote EMS que era pra ser liberado em dias, fica semanas com a Receita.
Segundo dados do IPEA e também segundo a OCDE, ao contrário do que a maioria imagina, o número de servidores públicos no Brasil é relativamente baixo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores proporcionalmente a sua população, que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), além destes podemos destacar Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia, todos com uma proporção de funcionários públicos maior que a do Brasil.
De acordo com estudo da OCDE, os servidores públicos representam 12% do número total de empregos no Brasil, enquanto a média da OCDE é de 22%.
Greve na Receita
A Greve na Receita é parcial, logicamente uma greve raramente afeta 100% de um serviço, sempre existirão trabalhadores que não aderem ao movimento grevista. Precisamos também entender que durante uma greve os serviços ficam mais lentos, e esse é o ponto que mais tem causado atrasos.
Me pareceu, que no começo da Greve, o movimento não estava afetando tanto as entregas, mas quando chegamos em janeiro ocorreu um aumento considerável nos atrasos.
Com uma estrutura já sobrecarrega, tivemos uma piora ainda mais significativa nos serviços da Receita, depois da deflagração deste movimento.
Gargalos do Fim de ano
Naturalmente em todo fim de ano ocorre um aumento na demanda, e os atrasos aumentam, o que ocorreu foi um aumento no número dos gargalos, que já temos tradicionalmente.
Pacotes que levavam 20 dias para serem entregues, estão levando 2 ou até 3 meses. Ou seja, nada melhor para um grevista que a escolha do momento mais crítico para deflagrar uma greve, e no caso foi o fim de ano, quando mais precisamos dos auditores trabalhando.
Em resumo, o esperado era que com a passagem do fim de ano tudo voltasse a condição natural, mas ai tivemos o componente da greve que não deixou a situação normalizar.
OBS: O direito de Greve está em nossa constituição, e não vou fazer qualquer juízo de valor quanto a isso, se é um direto pode ser usado.
Como saber se meu pacote está extraviado ou atrasado?
Primeiramente você deve entender que devido nossas características, os prazos informados pelas lojas e Correios estrangeiros quase nunca são cumpridos, isso mesmo antes da situação atual, então quando você ver em uma loja que o frete X vai ser entregue em 6 dias úteis, não leve esse prazo muito a sério.
Pacotes do tipo EMS são os mais afetados quando comparamos o prazo prometido com o prazo real, muita gente fica frustrada com EMS, pois contrata este tipo de frete achando que vai receber a encomenda rapidamente, mas no final percebe que na maioria dos casos demora mais que fretes mais baratos, já falamos sobre isso em um artigo e não vou me alongar neste ponto.
Então se a loja falou em 20 dias para entrega, e seu pacote já está com 30 dias e ainda não foi entregue, não se desespere, pois isso ocorre com frequência.
Então vamos aos casos práticos, em fretes começados com a letra R e U, eu me preocuparia em casos em que a encomenda não fosse entregue depois de 90 dias(isto se a situação estivesse normal), antes disso estaria totalmente dentro daquilo que é o esperado. Em alguns casos esses pacotes começados com R podem levar até uns 4 meses para serem entregues, estes são os fretes baratos da China, são fretes com objetivo de serem baratos e não rápidos .
Na situação que estamos desde novembro de 2017 todos esses padrões que tínhamos se perderam, falar hoje em prazos é mero exercício de chutologia.
Temos então uma situação na qual o diagnóstico para definirmos se um pacote está extraviado ou atrasado se torna quase impossível, temos centenas de leitores com pacotes no qual o rastreamento mostra apenas que o pacote foi encaminhado, mas não podemos dar estes pacotes como extraviados, na verdade temos pacotes do mês de outubro sendo dados como recebidos agora no final de janeiro, então nada está definido ainda.
Nota: Muitas vezes quando abrimos reclamações nos Correios, aparece a mensagem Objeto não localizado no fluxo postal , em princípio está mensagem indicaria que o pacote está extraviado, mas já tive vários casos de colocarem está mensagem, e depois o pacote ser entregue, então para mim essa mensagem é apenas um indicativo de que não localizaram a encomenda naquele momento, isso com base na minha experiência.
Posso abrir reclamação nos Correios?
Sim, mas faça isso quando realmente necessário, os Correios só te deixam abrir uma reclamação por pacote, e somente quando esse já foi dado como recebido no Brasil, se no rastreamento ainda estiver na etapa de Objeto encaminhado você não conseguirá abrir a reclamação.
Veja como abrir uma reclamação no vídeo abaixo:
De quem é a culpa do não recebimento do pacote no prazo?
Está é uma questão bem complexa, primeiro por se tratar de importação, e ser dependente da lei de dois países diferentes, segundo por envolver várias partes no transporte.
Muitas lojas e redirecionadores, entendem que depois de entregue ao transportador a responsabilidade não é mais deles, este é o pensamento corrente nos EUA, logicamente existem lojas que reembolsam em caso de não ocorrer a entrega, este é o caso do Ebay.
Em outros países já se tem o entendimento de que a responsabilidade da loja vai até o momento da entrega.
já no Brasil as leis de proteção ao consumidor são bem mais favoráveis ao consumidor, então temos uma questão interessante ai, a lei brasileira não pode interferir em leis de outros países, então não adianta achar, que se no Brasil a entrega a responsabilidade da loja, que isso vá ser assim também nas compras no exterior.
Existe também outra questão que talvez possa ser aplicada aqui, que é o fato de que os Correios quando dão a encomenda como recebida no Brasil passam a ter responsabilidade sobre ela, e ai nesse caso como os Correios estão no Brasil seria possível entrar com ações judiciais baseadas neste fato.
Existe também outro complicador nessa situação, que é a definição de quem é o proprietário da mercadoria, segundo regras internacionais a mercadoria só passa a pertencer ao destinatário quando é entregue, até que ocorra isso, quem recebe por exemplo o seguro em caso de extravio é o remetente.
Caros colegas são muitas regras e essa definição é outro ponto complicado.
O que devo fazer então se estou com encomendas atrasadas?
Primeiramente você deve entender o contexto atual no qual estamos, e dentro deste contexto se perguntar se seu caso é diferente da média.
Reclamar e fazer o “mimimi”, faz parte de um processo que faz bem pra alma, pois alivia as tensões da espera, mas é preciso ter bom senso, tem gente que enviou um pacote num dia, e que quando dá uma semana que não foi recebido no Brasil, já se desespera, então vamos ter calma e contextualizar.
Conheça seu frete, você está usando fretes cujos códigos de rastreamento são começados em U ou R, então eu sinto em te informar, mas seu rastreamento será extremamente precário, é preciso ter muito sangue frio com esses tipos de frete.
Um ponto muito importante é saber rastrear suas encomendas da melhor forma, muitos fretes não são tão simples de rastrear assim, então eu criei um artigo que resolve boa parte das dificuldades de rastreamento de encomendas, recomendo que vocês leiam esse artigo e usem os sites de rastreamento que postei lá, o artigo está no link abaixo:
compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas
Recomendo também a leitura do artigo compranoexterior.com.br/da-china-para-o-brasil ele ajuda bastante no entendimento de como é o processo de envio da China para o Brasil, e desmitifica muitos pensamentos incorretos que temos.
Sites com proteção para o comprador
Se você tem um frete com proteção, como é o caso das mercadorias compradas no Aliexpress peça para o vendedor estender a proteção quando esta estiver perto de acabar , este tipo de atitude é muito mais elegante que abrir uma disputa, se o vendedor se negar a estender a proteção, ai você deve abrir a disputa, a disputa deve ser sempre na última opção e não a primeira.
Lembre-se da escalabilidade, se você comprou em uma loja o primeiro contato com uma reclamação deve ser sempre amistoso, informe para loja que o pacote está com atraso e pergunte se eles podem fazer algo a respeito, algumas lojas te pedirão mais tempo para entrega chegar , outras enviarão outra mercadoria, tudo isso depende de vários fatores, mas nunca chegue soltando os cachorros sem ao menos escutar a posição da loja.
Em resumo a diplomacia resolve muito mais problemas que uma guerra declarada.
Faz sentido culpar o tipo do frete?
Vou fazer uma comparação que exemplifica bem este ponto, imagine que você decidiu viajar de São Paulo para Porto Alegre, e você decidiu alugar um carro para fazer essa viagem, imagine que o carro representa o tipo do frete. Você podia alugar um Audi A4 de 250 CV ou um Sandero de 87 CV , ai imagine que você queria chegar rápido e escolheu o Audi.
Você começou a viagem e já estava com 300 KM de vantagem do Sandero, mas ai faltando 50 KM para chegar em Porto Alegre tem uma operação padrão da Polícia Rodoviária, que está travando a estrada por horas, e ai acontece o inimaginável o Sandero vai chegar Junto com o Audi Turbo em seu destino final.
O que está ocorrendo agora é bem parecido com o caso dos carros que contei acima, você contratou fretes rápidos como EMS ou até o epacket, e ai ele chega rápido no Brasil ,mas ai tem a Greve dos auditores, e você acaba ficando no mesmo bolo que todo mundo, nessa hora não importa se seu frete era de 6 dias ou de 30, vai tudo ficar atrasado do mesmo jeito.
Por causa disso eu falo que não faz sentido culpar o tipo do frete, não importa o frete o atraso é culpa da situação em que estamos, ai alguém pode falar, mas na USPS está falando que chegou no Brasil, e nos nossos Correios ainda consta como encaminhado, é exatamente isso, como a Receita está em Greve um dos efeitos colaterais é este das encomendas não serem dadas como recebidas pelos Correios, mesmo já estando aqui em solo brasileiro
Conclusões
Os atrasos atuais são uma combinação das consequências da greve na Receita e do grande volume do fim de ano , o momento da greve foi escolhido de forma estratégica de forma a causar o máximo impacto.
Mesmo pacotes com grandes atrasos não podem ser dados como perdidos, temos muitos exemplos que confirmam isso, use da diplomacia com as lojas que enviaram mercadorias , a culpa não é sua ,mas também não é deles.
No caso de lojas que oferecem proteção na entrega procure só usar essas proteções em último caso, quando todas as possibilidades de negociar se esgotaram.
Creio que o grande culpado é o gargalo na hora do desembaraço.
Poucos funcionários da receita, greve parcial e o aumento de compras internacionais. Pois os correios ainda contam com as encomendas nacionais além de tratar das internacionais. Visto que encomendas como sedex tem funcionado e tenho recebido normalmente com prazos excelentes de 1 a 2 dias depois de postado vejo que nosso correio apesar de tudo tem se esforçado em entregar as encomendas nesse país de dimensões continentais.
concordo com você, a logística em um país do tamanho do Brasil é desafiadora
O meu problema ainda foi com a USPS, a princípio a minha encomenda sumiu lá nos EUA, mas agora depois de 2 meses alguém achou e a mesma já está em Curitiba, vamos aguardar os próximos capítulos. Mas tive que abrir reclamação na USPS.
Esse tipo de problema ocorre eventualmente , na maioria dos casos o pacote tem falha de escaneamento nos EUA e ai quando passa por algum ponto no Brasil onde dse escaneia ele aparece .
Olá Fabrício, uso o ePacket já algum tempo e uma coisa não entendo, porque será que mercadorias postadas no mesmo dia chegam no Brasil e algumas recebem rápido e outras demoram tanto, por exemplo já teve encomenda que foi para Manaus e recebeu dentro do prazo e outras que eram em São Paulo que ficam paradas , sei da demora da alfândega mas alguns chegam super rápidos já outros não.
Amostragem tem dessas coisas , é igual blitz de carro , passam 10 e 1 fica
Estou com meus 7 pacotes parados em Curitiba, vou esperar, fazer o quê ou nem esperar, esquecer e um belo dia começo a receber.
Abraço Fabrício!
Eu estou fazendo exatamente isso , não vou queimar meus neurônios com esses atrasos
Olá Fabrício. Ótimo artigo.
Aproveito pra perguntar se é normal algum objeto demorar para ser rastreado. Um envio que fiz via Epacket o sistema não rastreia. Código LX398012556US. Já faz uns dias que foi enviado e continua aparecendo “O nosso sistema não possui dados sobre o objeto informado. Por favor tente, novamente, mais tarde. ”
Isso já aconteceu com você?
Já , mas o importante no momento é que no site da USPS ele já aparece normalmente , olhe o link https://tools.usps.com/go/TrackConfirmAction?tLabels=LX398012556US
Tenho um pacote com LX, que só apareceu quando chegou ao Brasil, já tive caso que só quando saiu para entrega.
Obrigado pelo relato , comigo a informação apareceu sempre antes de sair para entrega , mas como seu caso foi o primeiro do tipo ajuda bastante outros usuários
Comigo acontece isso: a cada 5 encomendas, 2 mais ou menos entrega sem alterar o status.
Fica parado o status pelo site, quando entregam no escritório é curioso olhar pelo site e estar ainda”aguardando liberação”.
Ou seja, não é nem um pouco real o “time” do status.
Com esses atrasos, é certo que já está cada um em seu estado de destino, mas!
Fazer o que, stress não resolve, o que resolve é ter paciência e deixar o pacote ser um presente surpresa quando chegar rsrsrsrs
Estou com um epacket do shopfans (primeira vez que uso esse tipo de serviço) que se encontra com esse exato problema. Mandei e-mail pra eles pedindo o nome do remetente que enviou meu pacote pra eu poder abrir um ticket aqui nos Correios e estou aguardando a resposta deles.
Mas agora lendo esse artigo acabei ficando com uma dúvida se prossigo com a abertura de reclamação junto aos correios ou se aguardo mais tempo pois li ali que só dá pra abrir quando der entrada aqui no Brasil. Pelo rastreio da USPS diz que chegou em Guarulhos no dia 18/01, mas pelo rastreio dos correios está apenas como postado dos EUA no dia 16/01. Vale a pena eu questionar nossos correios sobre duas semanas sem haver nenhuma atualização ou seria melhor aguardar mais tempo até me preocupar?
Ainda é cedo e na atual etapa não consegue abrir a reclamação , primeiro ele tem que ser dado como recebido e só depois dá pra reclamar .
Amigo, tenho pacotes vindos pelo e-Packet do Shopfans desde 21/10. São 12 pacotes ao todo, ABSOLUTAMENTE TODOS atrasados. Não abra reclamação. Certamente já está aqui e os Correios ainda não acusaram o recebimento.
Só um adendo para não induzir conclusões erradas, a questão dos atrasos independe do tipo de frete e da empresa que enviou , a coisa está generalizada.
Obrigado por compartilhar seu caso , pois quanto mais informações tivermos melhor.
mimimi(pronto!) exerci o meu direito! 🙂
mimimi faz bem pra alma , alivia as tensões !
Ainda segue a greve?
Pensei que ja houvesse terminado
Segue
Ótima explicação me deixou um pouco mais tranquilo. Ontem a minha encomenda de 27/11/2017 deu entrada no Brasil via Curitiba. Essa era a mais atrasada as demais são de dezembro, eu as considero dentro da normalidade.
Dentro da normalidade neste contexto
Olá Fabrício, bom dia
Permita uma informação: estou com cerca de 20 pacotes que foram comprados entre Out e Nov de 2017 e que já passaram pela RFB e estão no novo prazo de entrega em até 40 dias dado pelos correios do Brasil. O que ocorre, penso eu, mais uma vez querem “quebrar” mais ainda a imagem dos correios. Uma forma se sugerir a privatização com apoio da população prejudicada. Nas agências Oficiais, as que operam o serviço de Banco Postal, por fim, não renovaram o contrato de segurança armada para deixar as agências e seus funcionários mais expostos as ondas de violência.
Enfim: além da Greve da RFB, temos um serviço postal deficitário, capenga, manco e sem funcionar. Só vai ter jeito no dia que abrir o mercado e a Fedex, TNT e DHL receberem autorização de funcionamento na rede interna.
Um abraço.
Edilson eu apoio muito nossos Correios como empresa estatal , já deixei isso claro aqui várias vezes , só uma empresa estatal vai ter interesse de entregar nos grotões da Amazônia , hoje as transportadoras privadas só pegam o filé das grandes cidades. Na prática as empresas privadas já trabalham no mercado de entregas no Brasil , só não pegaram o mercado de correspondências que é protegido , mas esse não interessa ,não dá dinheiro pra elas.
Hoje o mercado de encomendas é liberado, se uma empresa quiser transportar encomendas lá pra uma tribo no meio do nada ela pode , mas você acha que eles vão querer atender este consumidor?
A questão dos 40 dias é clara pra mim , imagine que a loja na China vendeu uma lanterninha por 1 dólar com frete grátis , ai eles enviam pelos piores fretes que existem, e quando chega aqui os Correios tem que entregar sem ganhar nada por isso, logicamente eles vão colocar este frete na última de suas prioridades , pois estão tomando prejuízo nestas entregas, isso devido aos acordos internacionais que os Correios tem , já as empresas privadas não são obrigadas a fazer essas entregas desvantajosas, em resumo as empresas privadas pegam só o filé, e os Correios pegam a parte podre.
Cara
Sempre me perguntei isso e eu nunca dei muita atençao nos mimimi de privatização e voce respondeu em poucas palavras a real situação dos correios…
TNT, FedEx , DHL etc já atuam no mercado faz tempo, amigo. Inclusive já utilizei (e ainda utilizo) o serviço deles, especificamente da DHL. Ocorre que quando o frete é feito por courier, a encomenda é taxada SEMPRE, sem exceções, o que na maioria das vezes não ocorre nas encomendas dos Correios. Eu mesmo, desde o início do ano passado, não paguei um centavo sequer de imposto de importação nas minhas encomendas vindas pelos Correios, pois todas estão abaixo de 50 dólares. Mas por DHL (tenho uma conta com eles), sempre sou taxado (60% de imposto de importação + 18% do ICMS do meu estado). Aí não compensa importar.
Sou contra a privatização dos Correios porque isso tem a ver com soberania nacional. As nações mais importantes do mundo têm serviço postal PÚBLICO. A diferença é que o serviço deles funciona e o nosso é um LIXO. LI-XO.
Eu falo isso sempre , até os EUA tem sua empresa estatal de Correios , lá também tem essa mesma conversa de que as empresas privadas são melhores ,mas pergunte pro americano comum se ele quer que a USPS vire uma nova Fedex , a maioria vai falar não , isso é igual querer privatizar a Polícia e o Exército do país, eu também sou contra .
Agora o serviço tem que melhorar, isso é um fato.