Se você acredita que o Dólar cobrado em seu cartão é o mesmo que o de outros bancos e corretoras, você está redondamente enganado.

O que temos visto ao longo dos anos são bancos cobrando desde algo muito próximo ao Dólar comercial , até valores bem próximos do Dólar turismo.

A cotação do Dólar cobrada no seu cartão pode ser um ponto definidor da escolha de seu banco, o site Melhores Destinos fez um levantamento bastante interessante sobre essas diferenças, ao longo deste artigo mostraremos estes valores do Dólar.

Apesar do levantamento ser um pouco antigo, ele serve de baliza para escolha de seu cartão.

Eu pude notar isso na pele há alguns anos, quando resolvi usar um cartão do Citibank em uma viagem aos EUA, no lugar de usar meu bom e velho cartão do BB.

Quando fui comparar as faturas, pude ver nitidamente que a cotação do BB era bem mais vantajosa, o cartão BB é o segundo colocado em relação a cotação do Dólar, o primeiro é o da Caixa Econômica.

Dados do levantamento do Melhores Destinos

Credit cards

Como eu não realizei um levantamento em relação a cotação de diversos cartões , vou utilizar os dados do Melhores Destinos, estes dados estão no link : http://www.melhoresdestinos.com.br/dolar-cartoes-de-credito.html.

O fato claro é que os dois bancos estatais brasileiros tem a melhor cotação para o Dólar entre todos os pesquisados , algo para pensar.

Mesmo a Caixa sendo um banco com poucos recursos, e eu falo isso como cliente da Caixa, a cotação do Dólar na Caixa, é um ponto de diferencial grande, para quem faz compras no exterior com frequência faz uma boa diferença.

Vamos aos dados do Melhores destinos :

A coluna mais a direita, representa o percentual acima da cotação do Dólar comercial na data da geração da fatura, quanto menor esse percentual melhor.

Outros pontos além da cotação

Logicamente existem outros critérios além da cotação do Dólar, alguns serviços e vantagens, podem fazer um cartão de cotação elevada, virar uma opção mais interessante.

Muitos cartões podem trazer vantagens para quem viaja muito de avião, e ai a cotação mais elevada pode ser compensada com outros serviços, em resumo, cada um deve avaliar aquilo que é mais importante em seu caso.

Se você é cliente Azul e usa o cartão da Azul emitido pelo Itaú, vai poder despachar bagagens de forma gratuita e ter desconto de 10% nas passagens.

Para quem viaja muito de avião, 10% de desconto em todas as passagens ao longo do ano , pode ser uma economia e tanto.

Se você contratar o cartão Smiles, emitido por BB, Santander e Bradesco, terá também direito a bagagem gratuita, e acesso a algumas salas vip, que fazem muita diferença para quem viaja muito.

Salas vip podem parecer uma futilidade para muitos, mas ter um local onde se pode descansar e se alimentar sem gastar nada, ainda mais em nossos aeroportos onde uma simples água mineral pode custar o preço de um almoço, faz muita diferença.

Eu pretendo construir uma tabela própria

Eu gostaria de solicitar para vocês que são nossos leitores, que compartilhem as cotações de seus cartões, com esses dados será possível criar uma tabela própria.

Para isso gostaria de pedir que você coloquem o nome do banco ou operadora , e a data da cotação, desta forma poderei comparar os dados de seu banco com a cotação oficial.

O objetivo é no médio prazo ter as cotações de vários bancos, tornando possível uma comparação mais precisa.

Conclusões

Podemos dizer que um cartão de crédito hoje em dia não deve ser escolhido apenas baseado na cotação do Dólar, mas este é um ponto de observação muito importante, principalmente se você viaja muito para o exterior, ou faz compras em lojas no exterior.

Um bom cartão de crédito tem outras funções associadas, essas funções podem fazer de um cartão com cotação ruim , passar a ser uma opção interessante.

Entre as vantagens que podem tornar um cartão a princípio ruim em uma boa opção, temos por exemplo : acesso a salas vip em aeroportos , descontos em passagens aéreas , seguros gratuitos em viagens e aluguéis de carros, e muito mais .

Precisamos ter uma visão 360 dos cartões disponíveis no mercado , mas se olharmos apenas a questão cotação, a melhor escolha seria pelo cartão da Caixa Econômica, tive relatos de que o cartão Sicred cobraria a cotação do Dólar comercial , mas parece que só clientes Sicred conseguem este cartão, uma pena.

Links auxiliares para quem importa mercadorias

https://compranoexterior.com.br/ebook-gratuito-compras-no-exterior/
https://compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas/
https://compranoexterior.com.br/rebates-o-segredo-para-economizar/
https://br.shopfans.com/
https://q3.qwintry.com