Correios rastreamento internacional
Este tema de Correios rastreamento internacional é algo tão recorrente aqui no site, que resolvi fazer um artigo exclusivo sobre o assunto.
Vamos falar sobre os atrasos na entrega de encomendas internacionais, vamos falar um pouco dos fretes que causam mais preocupação nos consumidores, se você está com problemas com sua encomenda importada leia nosso artigo até o fim, te garanto que ao final deste artigo você estará mais tranquilo.
Primeiramente eu gostaria de falar um pouco de mim, afinal se você está preocupado com seu pacote que não chega, é importante que você saiba que quem está escrevendo este artigo já passou por essa mesma experiência centenas de vezes, afinal de contas para você se consultar com alguém é importante que essa pessoa tenha experiência no assunto.
Vamos lá então, caros leitores para quem não sabe eu sou Fabrício e importo mercadorias há muito tempo, desde o primórdios das lojas online. Tenho esse site exclusivo sobre compras no exterior, que recebe milhões de visitas anuais e que já vai para 6 anos em operação, além disso temos dezenas de milhares de comentários de leitores que vem aqui e compartilham suas experiências.
Com tudo isso que falei acima, eu formei um bom conjunto de informações e experiências sobre importações, e baseado nessa experiência eu vou compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi ao longo dos anos.
Quando um leitor vem aqui e comenta um assunto que aconteceu com ele, aquela informação fica ali como base de todo o conhecimento do site, quando acontecer algo parecido novamente basta consultar aquele comentário e relembrar do ocorrido.
Mas o meu pacote vai chegar quando?
Esta é a pergunta que eu mais leio aqui juntamente com a outra pergunta muito frequente de: será que eu vou ser taxado?
É verdade que o ser humano é curioso e quer respostas para suas dúvidas, mas tem horas que eu fico espantado.
Minha gente, respondendo a esta pergunta podemos dizer que: você só vai ter uma certeza no prazo da entrega de sua encomenda se utilizar fretes tipo courier(DHL,Fedex ,TNT e equivalentes), e mesmo assim se não ocorrerem situações atípicas.
Quando temos uma encomenda enviada utilizando fretes postais como USPS,China Post , Hong Kong Post e outros do mesmo tipo a previsibilidade e o atendimento dos prazos é meramente um indicativo de prazos médios, que quase nunca são atendidos.
Quer dizer que as lojas mentem os prazos ?
Não exatamente, mas na prática sim. Essa resposta é meio esquisita, mas vamos evoluir no raciocínio.
Imagine que você é um redirecionador de encomendas, ou uma loja qualquer:
A USPS ou outras empresas de transporte vão te informar que o prazo médio de entrega de determinado frete é de 6 dias úteis, e ai qual o resultado disso em relação a gente aqui no Brasil?
O resultado é que as empresas de transporte informam muitas vezes os prazos de entrega baseados na média mundial, e não na média brasileira, ai você que leu na loja que o USPS Priority dela seria entregue entre 6 e 10 dias úteis, fica preocupado quando percebe que já tem 30 dias e seu pacote ainda não chegou.
Então a primeira coisa que eu tenho para dizer, quando você está preocupado com esses prazos é que:
Esqueça esses prazos, eles raramente são atendidos, acredito que mais de 90 % das encomendas internacionais que chegam no Brasil sejam entregues com atrasos consideráveis.
A loja não me responde
Mas ai você me fala: eu mandei várias mensagens para meu redirecionador/loja e eles não me responderam ainda.
Imagine uma loja ou redirecionador que envia centenas de pacotes por dia para um país, ficar respondendo a todos os brasileiros que estão preocupados com atrasos em suas encomendas.
Você teria que ter um batalhão de funcionários só pra isso, e os custos seriam enormes, então as respostas das lojas e redirecionadores nesse caso são lentas por causa do grande volume de solicitações idênticas.
Muitas lojas param de enviar pro Brasil por causa desse comportamento dos brasileiros, comportamentos que causam grandes demandas das lojas e redirecionadores, evite demandas desnecessárias para os lojistas, em muitos casos eles simplesmente param de enviar pro Brasil tamanha é a demanda causa por brasileiros ansiosos.
90% das lojas são honestas e enviam de forma correta seus pacotes, o maior problema dos atrasos em encomendas enviadas para o Brasil são nossos gargalos na Receita, vamos falar mais disso a frente.
Meu pacote foi extraviado? já tem mais de 30 dias e não aparece nada novo.
Existem vários motivos para isso acontecer, muitas vezes as empresas de transporte usam rotas mais econômicas de envio, e a encomenda demora muito para chegar no Brasil, em muitos casos encomendas dos EUA são enviadas para países europeus para depois serem enviadas para o Brasil, logicamente isso acrescenta alguns dias no transporte.
Outro detalhe que pode atrapalhar principalmente nos fretes de baixo custo, é o rastreamento precário, em resumo, se você contrata o frete mais barato as informações que vão aparecer no rastreamento de sua encomenda serão as mais limitadas possíveis, e ai você fica no escuro sem saber onde sua encomenda está realmente.
Outro ponto importante que levantamos em nosso artigo sobre rastreamento de encomendas tem relação com fretes que só podem ser rastreados fora do Brasil, e que quando chegam aqui perdem a possibilidade de serem rastreados, este também é outro ponto que gera centenas de dúvidas aqui no nosso site.
Esta é uma características de alguns airmails oferecidos por empresas de redirecionamento de encomendas, então se você escolheu enviar por airmail esteja preparado para atrasos, e para não conseguir rastrear sua encomenda.
Se não está preparado para isso escolha outros tipos de frete com rastreamento mais eficientes.
Vou receber meu pacote?
Você provavelmente vai receber seu pacote, o prazo pode variar bastante, mas os pacotes que são extraviados não são em um número tão grande como pode parecer.
No meu caso por exemplo eu acredito que de todos os pacotes que eu tenha enviado, algo em torno de 1 % tenha sido extraviado, forçando muito os números algo em torno de 2%.
Apesar da gente ver muitas mensagens com preocupações sobre atrasos em encomendas internacionais, são pouquíssimos os relatos de pacotes extraviados.
Então fique tranquilo, pois seu pacote vai demorar e atrasar na maioria dos casos, mas dificilmente será extraviado.
A título de exemplo eu recentemente recebi um pacote enviado por airmail que bateu todos os recordes de atraso, ele levou 5 meses e 27 dias, era um HD portátil, que eu já achava que tinha extraviado, mas para minha surpresa me foi entregue em minha caixa postal quando eu já não tinha mais esperanças.
Então minha dica é relaxem, pois demora, mas quase sempre é entregue.
Os gargalos que atrasam sua encomenda
Os gargalos no Brasil são responsáveis por praticamente todos os atrasos nas entregas das encomendas importadas, vamos fazer uma analogia:
Você tem uma Ferrari de última geração que dá 350 Km/h, ai você vem andando pela rodovia numa boa velocidade, mas de repente você precisa passar dentro de São Paulo no horário do rush.
Sinto muito, mas um fusquinha 66 que estiver do seu lado vai andar praticamente na mesma velocidade que você.
Com encomendas internacionais ocorre algo parecido, você contrata um frete EMS que em teoria é muito rápido, ele chega no Brasil muito rápido e você acha que vai receber o pacote em menos de uma semana, ai ele cai no gargalo da Receita, e algum auditor decide que vai examinar mais de perto seu pacote, afinal ele é um EMS, e ali podem existir mercadorias de alto valor, resultado o rápido se tornou lento.
Eu já vi dezenas de vezes pacotes USPS Priority serem entregues mais rapidamente que pacotes EMS, quando na verdade a situação mais esperada seria o contrário.
Não é sempre que o EMS agarra na Receita, mas isso ocorre com uma certa regularidade.
Outro gargalo que ocorre tem relação com as épocas de grande volume de importações, como as de final de ano, nestes períodos é normal ocorrerem acréscimos nos atrasos.
Podem ocorrer aumentos nos prazos de entrega quando uma encomenda vai para alguma agência governamental, muitas mercadorias podem ser direcionadas para Anvisa ,Ibama , Exército e outros, o resultado sempre será um atraso ainda maior.
Qual o prazo para Receita liberar minha encomenda
A Receita fala em até 90 dias, convenhamos colocar um prazo tão amplo acaba por funcionar como se o prazo não existisse, e é mais ou menos isso que ocorre.
Quando olho meus rastreamentos eu vejo: pacotes que ficaram apenas horas com a Receita e logo foram liberados, e outros que ficaram meses para serem liberados.
Quando prazos tão amplos são usados ficamos no escuro e nunca vamos saber exatamente quando uma encomenda vai ser liberada, é assim que funciona, e quando alguém me pergunta quanto tempo ainda leva pra ser entregue, eu tenho que colocar minhas habilidades de vidente em funcionamento.
Os gargalos na Receita contribuem mais que os dos Correios
Este também é um ponto interessante, a Receita é a maior responsável pelos atrasos nas entregas, podemos dizer que os Correios não são os grandes responsáveis pelos atrasos, e depois da encomenda entregue para os Correios a coisa acontece de forma muito mais rápida, seguindo praticamente os mesmos prazos de entregas de encomendas nacionais.
É importante destacar que nos estados que cobram ICMS nas importações como MG, RS e SC, ainda teremos o prazo para que seja emitida a guia do ICMS, essa guia também causa um pouco de atraso nestes estados, nos outros estados não vamos ter esse adicional.
Posso fazer algo para agilizar meu processo
Pode, mas geralmente a eficiência dessas medidas é quase nenhuma, você pode mandar mensagens para ouvidoria da Receita e fazer pedidos de informações nos Correios, eu particularmente não faria nenhuma das duas coisas, só faria isso em casos muito particulares com atrasos acima de 90 dias . Esse é o tipo de coisa que quanto mais a gente futuca, mais fede.
Minha recomendação é a de deixar as coisas fluírem naturalmente, o ideal é não chamar muita atenção para você.
Como não sofrer com atrasos nas entregas
A boa notícia é que existe uma forma de não sofrer com esses atrasos nas entregas de encomendas importadas, a parte ruim é que geralmente é mais caro que usar os fretes postais como USPS e China Post .
A solução é bem simples e se resume a utilizar empresas de courier como DHL, Fedex e TNT essas empresas por serem expressas usam “caminhos” diferentes, e liberam as mercadorias geralmente atendendo os prazos que elas mesmo determinam.
Importante destacar que essas empresas fazem tudo dentro da lei e não vão te ajudar a cometer atos ilegais como subfaturar, mas quando a sua encomenda está declarada de forma correta, e você não está enviando nenhum produto que necessite de autorizações de agências do Governo a liberação é a jato, e dependendo da cidade onde você mora a entrega pode ocorrer em menos de uma semana.
A parte ruim das empresas de courier é o preço geralmente elevado do frete, e os impostos um pouco maiores por causa do ICMS que é sempre cobrado, mas para quem quer garantia de prazo é uma excelente opção , uma opção de courier barato é o Shopfans Brazil Express, caso queiram simular o valor deste frete acessem o link br.shopfans.com/costs.
Conclusões
Atrasos em encomendas vindas do exterior são mais que normais, são quase que uma constante universal, na maioria das vezes não há muito a ser feito além de esperar.
A única forma de ter uma encomenda internacional entregue no prazo estipulado é por meio das empresas de courier, sem utilizar esse tipo de empresa você nunca saberá ao certo quando sua encomenda será entregue.
Como último comentário eu diria que quem quer importar precisa estar preparado para lidar com atrasos, isso faz parte de qualquer importação, se você não lida bem com isso melhor comprar em lojas brasileiras.
boa tarde Fabrício, fiz algumas compras no exterior e algumas delas o vendedor não envior números de rastreio como faço para acompanhar.
obrigado pela sua gentileza
Sem rastreamento não tem jeito.
Beleza galera,olha como está o meu rastreamento
29/05/2017
08:04
SALVADOR / BA
Objeto encaminhado
de Unidade Operacional em SALVADOR / BA para Unidade de Distribuição em Salvador / BA
25/05/2017
14:44
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Operacional em SALVADOR / BA
24/05/2017
14:46
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
14/05/2017
03:02
CINGAPURA /
Objeto encaminhado
de País em CINGAPURA / para País em BRASIL / BR
Será que vou ser Tributado???
Rastreamento não mostra isso , só na entrega você vai saber.
Ih, Pegou! Ta pedindo para eu retirar na agencia :/
Olá minha mercoria está retida desde o dia 24 de janeiro,(item held by custom others)e eu ja tetei todos os meio,PI,ouvidoria da receita,aguardei todos os prazos e não tive nenhuma resposta humana,ja aguardo há mais de um mes uma resposta da ouvidoria dos correios e até agora nada,o código é RQ064704841MY
Desde janeiro é muito tempo, e como você já fez tudo que dava nem tenho nada pra te falar , só se você fizesse contato com quem te envio pra verificar se a pessoa fez seguro deste pacote
Boa tarde, Fabrício.
Realizei algumas compras no exterior que foram liberadas da alfândega no dia 04/05/2017, uma delas chegou na minha casa no dia 10 do corrente mês. Porém, as demais até o presente momento não chegaram na minha residência.
O que você acha disso? Devo me preocupar?
Não é que seja normal , mas é frequente esse tipo de coisa , abra uma reclamação nos Correios ,mas já te aviso que vão te responder que ainda está no prazo e você tem que aguardar.
Por favor, desde Janeiro aguardo a chegada de livros importados (isentos de tributação). Até hoje, 22/05/17, nada!! Mais de 4 meses. Que tristeza. Espero que não tenham perdido os livros?.
Mas no rastreamento mostra algo?
Boa tarde Fabricio importo para vender maquiagem e minha última caixa dos Estados Unidos foi via Usps priority express o objeto foi postado no dia 10 no dia 12 estava no aereporto de guarulhos daí pra frente não houve nem uma atualização nem deu entrada no brasil no rastreio do correios aparece de estados unidos para Brasil o que pode estar acontecendo pode me ajudar.
https://compranoexterior.com.br/correios-rastreamento-internacional/
Oi Fabricio e já havia lido está sua publicação então eu tenho que esperar realmente uma hora a alfandega vai dar entrada nesta caixa já que chegou em guarulhos no dia 12 segundo o rastreio da Usps
Eles têm que alimentar o sistema com a informação , se isso não é feito fica nessa , tem que esperar.
Bom dia Fabrício vi no seu artigo que não sua opinião e melhor aguardar mais se acaso não tiver atualizações neste caso aonde eu deve reclamar de que forma eu procedo muito obrigada pela atenção.
Tem que reclamar com quem enviou , o problema é que os Correios só deixam você abrir reclamação depois do pacote ter entrado oficialmente no Brasil , antes disso o sistema barra.
Entendi mais pela usps a caixa ja foi dado recebida no Brasil desde o dia 12 de Maio em Guarulhos e depois não teve mais nenhuma atualização o cód de rastreio e EP980715547US você pode dar uma olhada para mim e me desculpe por tantas perguntas e que nunca aconteceu com minhas importações obrigada pela atençao.
Isso é ciomum de acontecer , a USPS fala que chegou e nossos Correios não atualizam a informação de imediato , não tem nada a fazer nesse caso além de esperar atualizarem.
Boa noite Fabrício me desculpe encomodar mais uma vez como eu havia falado anteriormente meu rastreio atualizou hoje EP980715547US
Só que diferente das outros rastreios anteriores que eram começados em cj este na atualização não diz que foi recebido pelos correios do brasil e já vai direto para alfândega e não vai de unidade administrativa do Rio para alfândega ela parte de São Paulo pra alfandega pode ter ocorrido algo se puder me ajudar ficarei grata uma boa noite obrigada.
Nada de anormal , esse frete parece ser um EMS (frete expresso dos Correios ) esses fretes entram por SP e geralmente são tributados .
Realizei duas compras que receberam a mesma atualizacao no dia 04. porem uma já chegou, e a outra permanece assim
obs: essa que ainda não chegou vem numa caixa sendo que a outra era em um pacote.
Está tudo certo? Deve demorar mais para chegar
RC104657002MY –
04/05/2017 08:27
Unidade de Logística Integrada em CURITIBA/PR
Encaminhado para Unidade Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação/BR
Encaminhado
12/04/2017 16:42
UNIDADE INTERNACIONAL CURITIBA – CURITIBA/PR
Recebido/Brasil
Conferido
03/04/2017 13:10
MALASIA
Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – BRASIL/BR
Encaminhado
03/04/2017 11:37
MALASIA
Postado
–
via Correio Fácil
Geralmente depois dessa etapa leva 1 ou duas semanas ,mas em casos particulares pode demorar mais de 30 dias , se passar de 2 semanas abra uma reclamação nos Correios
Bom dia.
Fabricio, meu pedido foi liberado/encaminhado no dia 28/03/2017, já se passaram mais de 1 mês, quanto tempo ainda é o normal essa mercadoria atrasar ?
28/03/2017
11:33
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação / BR
17/03/2017
07:48
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
02/03/2017
18:52
CINGAPURA /
Objeto encaminhado
de País em CINGAPURA / para País em BRASIL / BR
Os correios dão em respostas que seriam até 45 dias , mas eu abriria uma reclamação de imediato no seu caso.
Obrigado.
Essa reclamação eu faço diretamente nos correios ?
Sim , eu mostro como fazer em https://compranoexterior.com.br/como-abrir-reclamacao-por-atraso-ou-encomenda-extraviada-nos-correios/
Bom dia.
Fabricio, fiz a reclamação , foi feito a verificação e o produto foi extraviado, entrei em contato com a pessoa que me enviou o pedido( abri disputa ) a mesma informou que como foi extraviado pelos correios não teria direito ao reembolso no valor total que seria UDS 49.79, foi me dado duas opções pago 15 dolares e eles me enviam outra mercadoria ou eles podem me reembolsar no valor de 25 dolares que é a metade do que paguei.
Me explique melhor o que pode ser feito nessa situação?
Você pode não aceitar esse acordo e deixar a disputa escalar, e ai o Aliexpress decide como será seu reembolso.
Olá, Fabricio, gostaria de saber, se está normal, o andamento da minha entrega, é um presente que eu ganhei da minha tia do Canadá, e estou com medo de ser tributado, mas, até agora não apareceu nada, gostaria de saber pela sua experiência, o que você acha. O código de rastreio é EE184516289CA, e está assim:
12/05/2017
08:44
SAO PAULO / SP Objeto recebido na Unidade dos Correios
11/05/2017
15:26
Fiscalizacao Aduaneira / BR
Objeto encaminhado
de Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR para Unidade de Logística Integrada em SAO PAULO / SP
03/05/2017
13:35
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
03/05/2017
13:34
SAO PAULO / SP Objeto recebido pelos Correios do Brasil
28/04/2017
10:12
CANADA /
Objeto encaminhado
de País em CANADA / para País em BRASIL / BR
27/04/2017
23:06
CANADA / Objeto recebido na unidade de exportação
27/04/2017
12:57
CANADA / Objeto postado
Eu sou de são Paulo.
Geralmente esse tipo de frete é tributado por ser EMS , mas no seu não aparece informação de tributação nem de não tributação , talvez a Greve dos Correiostenha prejudicado a inserção de informações no seu rastreamento, vai ter que esperar chegar pra ter certeza ,mas pelo histórico de pacotes EMS a chance de ter sido tributado é alta.
Boa tarde, estou acompanhando o meu pacote também e pelo que vi pela internet o meu pacote (RU463866985CH) que está com o mesmo status do seu. Pelo app do celular eu obtive a seguinte msg: “Objeto sujeito a atraso na entrega ou a devolução ao remetente – RG: faltou o nome. Quando pesquiso pelo site do correio só informa:” Objeto encaminhado de Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR para Unidade de Logística Integrada em SAO PAULO / SP”, acredito que minha encomenda vai voltar conforme um outro pacote que achei na intenet: (EA267636616CN)
Oi Fabricio! Td bem? Eu estou com uma encomenda enviada pelo AliExpress número de rastreio LP00071572512095, eu acompanho pelo site http://global.cainiao.com, porém não foi gerado um número de rastreio possível de se acompanhar pelos correios. A ultima atualização pelo site informa que o pacote chegou no país de destino no dia 28/04, porém não informa outros detalhes. Então eu fico sem saber se foi recebido pelos correios, se foi tributado. Tenho algumas perguntas e agradeceria muito a sua bondade em responde-las:
Tem como eu saber um numero de rastreio possivel de ser acompanhado pelos correios a partir do número de rastreio q eu tenho? como vou saber se o meu pacote foi taxado ou não nessas condições ?
No caso de não ser possível rastrear a situação desse pacote aqui no Brasil, o que você sugere que eu faça, após é claro, esperar até o tempo da proteção da minha compra estiver perto de acabar?
Obrigada desde já pela paciência , grande abraço!
O caminho seria usar esse site mesmo , acho que temos alguns exemplos de fretes começando com LP que geram códigos rastreáveis em nossos Correios ,mas não foi o caso do seu, pode ser que ainda leve alguns dias para conseguir que esse código seja gerado , recomendo que vá tentando nos próximos dias .