Correios rastreamento internacional
Este tema de Correios rastreamento internacional é algo tão recorrente aqui no site, que resolvi fazer um artigo exclusivo sobre o assunto.
Vamos falar sobre os atrasos na entrega de encomendas internacionais, vamos falar um pouco dos fretes que causam mais preocupação nos consumidores, se você está com problemas com sua encomenda importada leia nosso artigo até o fim, te garanto que ao final deste artigo você estará mais tranquilo.
Primeiramente eu gostaria de falar um pouco de mim, afinal se você está preocupado com seu pacote que não chega, é importante que você saiba que quem está escrevendo este artigo já passou por essa mesma experiência centenas de vezes, afinal de contas para você se consultar com alguém é importante que essa pessoa tenha experiência no assunto.
Vamos lá então, caros leitores para quem não sabe eu sou Fabrício e importo mercadorias há muito tempo, desde o primórdios das lojas online. Tenho esse site exclusivo sobre compras no exterior, que recebe milhões de visitas anuais e que já vai para 6 anos em operação, além disso temos dezenas de milhares de comentários de leitores que vem aqui e compartilham suas experiências.
Com tudo isso que falei acima, eu formei um bom conjunto de informações e experiências sobre importações, e baseado nessa experiência eu vou compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi ao longo dos anos.
Quando um leitor vem aqui e comenta um assunto que aconteceu com ele, aquela informação fica ali como base de todo o conhecimento do site, quando acontecer algo parecido novamente basta consultar aquele comentário e relembrar do ocorrido.
Mas o meu pacote vai chegar quando?
Esta é a pergunta que eu mais leio aqui juntamente com a outra pergunta muito frequente de: será que eu vou ser taxado?
É verdade que o ser humano é curioso e quer respostas para suas dúvidas, mas tem horas que eu fico espantado.
Minha gente, respondendo a esta pergunta podemos dizer que: você só vai ter uma certeza no prazo da entrega de sua encomenda se utilizar fretes tipo courier(DHL,Fedex ,TNT e equivalentes), e mesmo assim se não ocorrerem situações atípicas.
Quando temos uma encomenda enviada utilizando fretes postais como USPS,China Post , Hong Kong Post e outros do mesmo tipo a previsibilidade e o atendimento dos prazos é meramente um indicativo de prazos médios, que quase nunca são atendidos.
Quer dizer que as lojas mentem os prazos ?
Não exatamente, mas na prática sim. Essa resposta é meio esquisita, mas vamos evoluir no raciocínio.
Imagine que você é um redirecionador de encomendas, ou uma loja qualquer:
A USPS ou outras empresas de transporte vão te informar que o prazo médio de entrega de determinado frete é de 6 dias úteis, e ai qual o resultado disso em relação a gente aqui no Brasil?
O resultado é que as empresas de transporte informam muitas vezes os prazos de entrega baseados na média mundial, e não na média brasileira, ai você que leu na loja que o USPS Priority dela seria entregue entre 6 e 10 dias úteis, fica preocupado quando percebe que já tem 30 dias e seu pacote ainda não chegou.
Então a primeira coisa que eu tenho para dizer, quando você está preocupado com esses prazos é que:
Esqueça esses prazos, eles raramente são atendidos, acredito que mais de 90 % das encomendas internacionais que chegam no Brasil sejam entregues com atrasos consideráveis.
A loja não me responde
Mas ai você me fala: eu mandei várias mensagens para meu redirecionador/loja e eles não me responderam ainda.
Imagine uma loja ou redirecionador que envia centenas de pacotes por dia para um país, ficar respondendo a todos os brasileiros que estão preocupados com atrasos em suas encomendas.
Você teria que ter um batalhão de funcionários só pra isso, e os custos seriam enormes, então as respostas das lojas e redirecionadores nesse caso são lentas por causa do grande volume de solicitações idênticas.
Muitas lojas param de enviar pro Brasil por causa desse comportamento dos brasileiros, comportamentos que causam grandes demandas das lojas e redirecionadores, evite demandas desnecessárias para os lojistas, em muitos casos eles simplesmente param de enviar pro Brasil tamanha é a demanda causa por brasileiros ansiosos.
90% das lojas são honestas e enviam de forma correta seus pacotes, o maior problema dos atrasos em encomendas enviadas para o Brasil são nossos gargalos na Receita, vamos falar mais disso a frente.
Meu pacote foi extraviado? já tem mais de 30 dias e não aparece nada novo.
Existem vários motivos para isso acontecer, muitas vezes as empresas de transporte usam rotas mais econômicas de envio, e a encomenda demora muito para chegar no Brasil, em muitos casos encomendas dos EUA são enviadas para países europeus para depois serem enviadas para o Brasil, logicamente isso acrescenta alguns dias no transporte.
Outro detalhe que pode atrapalhar principalmente nos fretes de baixo custo, é o rastreamento precário, em resumo, se você contrata o frete mais barato as informações que vão aparecer no rastreamento de sua encomenda serão as mais limitadas possíveis, e ai você fica no escuro sem saber onde sua encomenda está realmente.
Outro ponto importante que levantamos em nosso artigo sobre rastreamento de encomendas tem relação com fretes que só podem ser rastreados fora do Brasil, e que quando chegam aqui perdem a possibilidade de serem rastreados, este também é outro ponto que gera centenas de dúvidas aqui no nosso site.
Esta é uma características de alguns airmails oferecidos por empresas de redirecionamento de encomendas, então se você escolheu enviar por airmail esteja preparado para atrasos, e para não conseguir rastrear sua encomenda.
Se não está preparado para isso escolha outros tipos de frete com rastreamento mais eficientes.
Vou receber meu pacote?
Você provavelmente vai receber seu pacote, o prazo pode variar bastante, mas os pacotes que são extraviados não são em um número tão grande como pode parecer.
No meu caso por exemplo eu acredito que de todos os pacotes que eu tenha enviado, algo em torno de 1 % tenha sido extraviado, forçando muito os números algo em torno de 2%.
Apesar da gente ver muitas mensagens com preocupações sobre atrasos em encomendas internacionais, são pouquíssimos os relatos de pacotes extraviados.
Então fique tranquilo, pois seu pacote vai demorar e atrasar na maioria dos casos, mas dificilmente será extraviado.
A título de exemplo eu recentemente recebi um pacote enviado por airmail que bateu todos os recordes de atraso, ele levou 5 meses e 27 dias, era um HD portátil, que eu já achava que tinha extraviado, mas para minha surpresa me foi entregue em minha caixa postal quando eu já não tinha mais esperanças.
Então minha dica é relaxem, pois demora, mas quase sempre é entregue.
Os gargalos que atrasam sua encomenda
Os gargalos no Brasil são responsáveis por praticamente todos os atrasos nas entregas das encomendas importadas, vamos fazer uma analogia:
Você tem uma Ferrari de última geração que dá 350 Km/h, ai você vem andando pela rodovia numa boa velocidade, mas de repente você precisa passar dentro de São Paulo no horário do rush.
Sinto muito, mas um fusquinha 66 que estiver do seu lado vai andar praticamente na mesma velocidade que você.
Com encomendas internacionais ocorre algo parecido, você contrata um frete EMS que em teoria é muito rápido, ele chega no Brasil muito rápido e você acha que vai receber o pacote em menos de uma semana, ai ele cai no gargalo da Receita, e algum auditor decide que vai examinar mais de perto seu pacote, afinal ele é um EMS, e ali podem existir mercadorias de alto valor, resultado o rápido se tornou lento.
Eu já vi dezenas de vezes pacotes USPS Priority serem entregues mais rapidamente que pacotes EMS, quando na verdade a situação mais esperada seria o contrário.
Não é sempre que o EMS agarra na Receita, mas isso ocorre com uma certa regularidade.
Outro gargalo que ocorre tem relação com as épocas de grande volume de importações, como as de final de ano, nestes períodos é normal ocorrerem acréscimos nos atrasos.
Podem ocorrer aumentos nos prazos de entrega quando uma encomenda vai para alguma agência governamental, muitas mercadorias podem ser direcionadas para Anvisa ,Ibama , Exército e outros, o resultado sempre será um atraso ainda maior.
Qual o prazo para Receita liberar minha encomenda
A Receita fala em até 90 dias, convenhamos colocar um prazo tão amplo acaba por funcionar como se o prazo não existisse, e é mais ou menos isso que ocorre.
Quando olho meus rastreamentos eu vejo: pacotes que ficaram apenas horas com a Receita e logo foram liberados, e outros que ficaram meses para serem liberados.
Quando prazos tão amplos são usados ficamos no escuro e nunca vamos saber exatamente quando uma encomenda vai ser liberada, é assim que funciona, e quando alguém me pergunta quanto tempo ainda leva pra ser entregue, eu tenho que colocar minhas habilidades de vidente em funcionamento.
Os gargalos na Receita contribuem mais que os dos Correios
Este também é um ponto interessante, a Receita é a maior responsável pelos atrasos nas entregas, podemos dizer que os Correios não são os grandes responsáveis pelos atrasos, e depois da encomenda entregue para os Correios a coisa acontece de forma muito mais rápida, seguindo praticamente os mesmos prazos de entregas de encomendas nacionais.
É importante destacar que nos estados que cobram ICMS nas importações como MG, RS e SC, ainda teremos o prazo para que seja emitida a guia do ICMS, essa guia também causa um pouco de atraso nestes estados, nos outros estados não vamos ter esse adicional.
Posso fazer algo para agilizar meu processo
Pode, mas geralmente a eficiência dessas medidas é quase nenhuma, você pode mandar mensagens para ouvidoria da Receita e fazer pedidos de informações nos Correios, eu particularmente não faria nenhuma das duas coisas, só faria isso em casos muito particulares com atrasos acima de 90 dias . Esse é o tipo de coisa que quanto mais a gente futuca, mais fede.
Minha recomendação é a de deixar as coisas fluírem naturalmente, o ideal é não chamar muita atenção para você.
Como não sofrer com atrasos nas entregas
A boa notícia é que existe uma forma de não sofrer com esses atrasos nas entregas de encomendas importadas, a parte ruim é que geralmente é mais caro que usar os fretes postais como USPS e China Post .
A solução é bem simples e se resume a utilizar empresas de courier como DHL, Fedex e TNT essas empresas por serem expressas usam “caminhos” diferentes, e liberam as mercadorias geralmente atendendo os prazos que elas mesmo determinam.
Importante destacar que essas empresas fazem tudo dentro da lei e não vão te ajudar a cometer atos ilegais como subfaturar, mas quando a sua encomenda está declarada de forma correta, e você não está enviando nenhum produto que necessite de autorizações de agências do Governo a liberação é a jato, e dependendo da cidade onde você mora a entrega pode ocorrer em menos de uma semana.
A parte ruim das empresas de courier é o preço geralmente elevado do frete, e os impostos um pouco maiores por causa do ICMS que é sempre cobrado, mas para quem quer garantia de prazo é uma excelente opção , uma opção de courier barato é o Shopfans Brazil Express, caso queiram simular o valor deste frete acessem o link br.shopfans.com/costs.
Conclusões
Atrasos em encomendas vindas do exterior são mais que normais, são quase que uma constante universal, na maioria das vezes não há muito a ser feito além de esperar.
A única forma de ter uma encomenda internacional entregue no prazo estipulado é por meio das empresas de courier, sem utilizar esse tipo de empresa você nunca saberá ao certo quando sua encomenda será entregue.
Como último comentário eu diria que quem quer importar precisa estar preparado para lidar com atrasos, isso faz parte de qualquer importação, se você não lida bem com isso melhor comprar em lojas brasileiras.
Boa tarde Fabricio,
Primeiramente parabéns pelo artigo, ajudou muito!
Minha dúvida é a seguinte:
Já faz um tempo que eu realizo compras no Aliexpress e nunca tive problemas. Mas recentemente, um de meus itens (LP00067812104251) parou no status “arrived at destination country” no dia 26/04 (mesmo dia em que os correios entraram em greve)
Sendo que os outros pacotes, assim que chegam no país, já passam para o status “objeto recebido pelos correios” onde recebem um novo código de rastreio.
Acredito que minha encomenda possa ter sido extraviada, poderia me ajudar?
Grato
Acredito que seja apenas problema de atualização por causa da greve , pode ser que se normalize em breve com a normalização das atividades
Muito obrigado pela ajuda! Grande abraço
Olá Fabricio bom dia… acompanho sempre seu ótimo site. Parabéns pela iniciativa. Eu uso uns plugins do Chrome pra rastrear minhas encomendas no site dos correios… Recentemente eles não estão funcionando mais, inclusive aquele sistema mais antigo dos correios está fora do ar. Está difícil saber se foi tributado ou não. Você tem alguma experiência recente no mesmo sentido?
Thiago eu não uso esses plugins ,eu faço o rastreamento diretamente nos sites , então não tenho como te ajudar nesse sentido
entendi, mas deixe-me usar de dois exemplos abaixo… um via curitiba e outro via rj
note que curitiba não tem a descrição se foi tributado ou não… porém rj descreve…
LX395783175US
09/05/2017 13:43 CURITIBA / PR Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade Operacional em INDAIATUBA / SP
09/05/2017 13:41 CURITIBA / PR Objeto Saiu da Unidade Internacional
08/05/2017 13:13 CURITIBA / PR Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
08/05/2017 13:12 CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
27/04/2017 04:38 ESTADOS UNIDOS / Objeto encaminhado de País em ESTADOS UNIDOS / para País em BRASIL / BR
26/04/2017 17:07 ESTADOS UNIDOS / Objeto postado
CY012086851US
12/05/2017 14:57 RIO DE JANEIRO / RJ Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Operacional em INDAIATUBA / SP
12/05/2017 14:55 RIO DE JANEIRO / RJ Objeto Saiu da Unidade Internacional
12/05/2017 11:52 RIO DE JANEIRO / RJ Objeto encaminhado de Unidade de Logística Integrada em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação / BR
11/05/2017 07:14 RIO DE JANEIRO / RJ Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
11/05/2017 07:13 RIO DE JANEIRO / RJ Objeto recebido pelos Correios do Brasil
06/05/2017 11:10 ESTADOS UNIDOS / Objeto recebido na unidade de exportação
04/05/2017 03:09 ESTADOS UNIDOS / Objeto recebido na unidade de exportação
04/05/2017 03:09 ESTADOS UNIDOS / Objeto postado
04/05/2017 03:09 ESTADOS UNIDOS / Objeto encaminhado de País em ESTADOS UNIDOS / para País em BRASIL / BR
Essa coisa de falar se foi ou não tributado às vezes muda para o mesmo frete na mesma localidade , eu tenho vários exemplos de First Class que entraram por Curitiba nos quais alguns mostram a informação e outros não , no RJ é a mesma coisa , então entrar por Curitiba não é garantia de que não tenha essa informação nem entrar pelo RJ é garantia de que sempre tenha, muitas vezes os Correios não lançam a informação por falha deles.
Olá, se possível, gostaria de uma ajuda, fiz uma compra pelo site gearbest.com e o rastreamento, desde o dia cinco de maio diz: “The item is pre-advised”. É normal?
Tem que dar uma olhado com eles , pra ver o motivo da mensagem.
Boa noite, fiz uma compra no aliexpress e está desde o dia 28 assim, é normal? Código de rastreio Aliexpress LP00072940656443
Código de rastreio Correios RC106584625MY.
Depart from transit country
2017-04-28 13:34:21 [GMT+8]
Arrive at transit country
2017-04-27 15:30:20 [GMT+8]
Hand over to airline
2017-04-26 15:02:24 [GMT+8]
[MALASIA ]Forwarded,from País in MALASIA / to País in BRASIL / BR
2017-04-25 17:12:00
[MALASIA ]Posted
2017-04-25 11:54:00
Received by line-haul
2017-04-24 17:40:34 [GMT+8]
Outbound in sorting center
2017-04-23 18:50:10
Inbound in sorting center
2017-04-23 09:39:06
Accepted by carrier
2017-04-22 13:10:33
Waiting for pick up
2017-04-20 09:31:03
Shipment confirmation
2017-04-19 11:30:51
Normal
Será que está em Curitiba aguardando?
É uma possibilidade, ou simplesmente não atualizaram o rastreamento ainda.
Olá
Boa tarde
Estou necessitando de uma ajuda
Fiz uma compra pelo Aliexpress
e ainda não recebi
segue o status abaixo
Electronic Notification Received
2017-03-10 12:21:00 [China]
Forwarded
2017-03-03 13:37:00 [CURITIBA / PR]
Departed from Local Distribution Center
2017-02-22 10:13:00 [BRCWBA, Brazil]
Arrival at Destination Country
2017-02-21 17:32:00 [CURITIBA, Brazil]
Departed from Local Distribution Center
2017-02-21 14:32:00 [BRCWBA, Brazil]
Processed at Transit Facility
2017-02-18 07:23:00 [DEFRAA, Germany]
Processed at Transit Facility
2017-02-18 06:23:00 [FRANKFURT/M, Germany]
Processed at Transit Facility
2017-02-17 18:39:00 [IPZ Frankfurt, Germany]
Departed DHLeC Facility
2017-02-15 17:41:00 [Hong Kong, Hong Kong]
Departed from Transit Facility
2017-02-15 12:13:00 [DPHKGA, DP]
Processing at DHLeC Facility
2017-02-15 09:18:00 [Hong Kong, Hong Kong]
Posted
2017-02-15 02:37:00 [ALEMANHA]
Processing at Facility
2017-02-14 21:26:00 [Deutsche Post Hong Kong VV, Hong Kong]
Arrival at Facility
2017-02-14 15:59:00 [Hong Kong, Hong Kong]
Electronic Notification Received
2017-02-13 17:24:00 [China]
Outbound clearance completed successfully and loaded to airline
2017-02-12 03:29:23 [BEIJINGGMT+8]
Received by line-haul
2017-02-11 23:29:15
Outbound in sorting center
2017-02-11 22:23:50
Inbound in sorting center
2017-02-09 02:26:44
Accepted by carrier
2017-02-09 02:13:44
Esses fretes chineses costumam levar mais de 3 meses para serem entregues , qual o código de rastreamento?
Bom dia
Este é o código
UR846537375YP
que aparece no site do aliexpress
Rastreei aqui e está em Curitiba , tem que aguardar ai , peça pro vendedor estender o prazo de proteção
Grata vou fazer isso
Muito obrigada
Olá fabrício oq fazer quando o produto é extraviado? Como consigo um novo ou meu dinheiro de volta? (Comprei na aliexpress)
Precisa fazer um acordo com o vendedor.
Boa tarde, primeiramente parabéns pelo Artigo.
Efetuei uma compra no dia 02/03 e o status está dessa forma:
2017-03-14 17:51:00 The item is at the PostNL sorting center
2017-03-08 12:03:07 【8,BEIJING】Outbound clearance completed successfully and loaded to airline
2017-03-08 07:03:07 Received by line-haul
2017-03-08 02:41:00 The item is pre-advised
China
Original Country 2017-03-07 19:10:40 Outbound in sorting center
2017-03-02 08:21:34 Accepted by carrier
2017-03-02 08:21:34 Inbound in sorting center
Isso significa que o meu pedido ainda está em Beijing?
Obrigado.
Não já está na Holanda .
Valeu Fabricio, é normal será ficar tanto tempo assim na Holanda, pois está lá faz mais de um mês.
esses fretes demoram às vezes para atualizar.
Bom dia Fabricio, outra dúvida é possível rastrear a partir do código UR847509756YP que está disponível no site do Aliexpress.
Abraço
Use o link https://global.cainiao.com/detail.htm?mailNoList=UR847509756YP&spm=a3708.7860688.0.d01
Boa tarde Fabricio, depois de muito pesquisar sobre a minha encomenda, dentro do próprio site do Aliexpress encontrei o link http://www.yw56.com.cn/english/index.aspx para rastrear o obejto. E eis que descubro que quando o mesmo saiu da Holandao código de rastreio mudou. É normal isso? Bom menos mal que a encomenda já está no Brasil e foi liberada sem tributação. Abraço
è normal , tem uns rastreamentos com código LP no começo que depois mudam , um site bom pra ver isso é o https://global.cainiao.com/
Olá Fabrício,
tenho uma duvida, tenho esse cod. de rastreamento UM394749853US, vc falou que realmente nao tem como rastrear,
mas já vai para quase tres meses e ate agora nada,
será que tenho que abrir algum chamado nos Correios?
Obrigado.
Ele só mostra informações quando sair para entrega , antes não , como só dá para abrir reclamação depois de sair para entrega, não faz muito sentido abrir reclamação ,pois não teria mais nada para se reclamar nesta etapa.
Muito bom os esclarecimentos q vc presta para nós, queria saber sobre um pedido q fiz, o codigo de rastreio é RS719716437NL e faz 17 dias que o objeto foi recebido pelos correios do Brasil e não tenho mais noticias novas. Se vc puder me ajudar agradeço desde já . Obrigado por sua atenção.
Sem querer ser chato tenho pra dizer pra você que é isso mesmo , a Receita pode segurar nossas encomendas por prazos que não podemos considerar como aceitáveis , em alguns casos pode ficar lá por 3 meses sem sair do lugar , geralmente esse tipo de pacote fica lá de molho por até um mês , os que ficam três meses são os mais azarados . Se você abre uma reclamação vão te responder com aquela resposta padrão que não responde nada de que ainda está dentro do prazo , em suma: bem vindo ao clube do pacote atrasado.
oi sabe me diser o que significa isso
Recebido pela Poste Brasil, objeto sujeito a inspeção e atraso na entrega
Brazil
Destination Country 2017-04-06 14:41:00 【CURITIBA / PR】Received by the Brazil Post,Object subject to inspection and delay on delivery
2017-04-06 14:41:00 【CURITIBA / PR】Objeto recebido pelos Correios do Brasil
2017-03-22 10:48:00 【CHINA / CN】Objeto encaminhado,de País em CHINA / CN para País em BRASIL / BR
2017-03-21 13:19:00 【CHINA / CN】Objeto postado
China
Original Country 2017-03-24 06:05:18 【杭州】Shipped by air
2017-03-22 09:16:02 【杭州】Export customs clearance complete
2017-03-22 08:20:38 【杭州】arrive export exchange
Uma mensagem padrão , recomendo que se possível faça o rastreamento no site dos Correios do Brasil , a informação neste caso será mais precisa.
Olá Fabrício,
É minha primeira importação, o que significa esta frase: “Objeto entregue ao destinatário”. Pelo rastreio abaixo dá saber se fui taxado ou não? Não recebi nenhum comunicada dos correios.
No dia 06/04 aconteceram muitos eventos em um curto espaço de tempo. Confesso que fiquei confuso!
Pode me ajudar a interpretar isso?
Objeto entregue ao destinatário
Objeto entregue ao destinatário
06/04/2017 18:26 MEDIANEIRA / PR
06/04/2017
18:26
MEDIANEIRA / PR Objeto entregue ao destinatário
06/04/2017
14:52
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação / BR
06/04/2017
11:31
MEDIANEIRA / PR Objeto saiu para entrega ao destinatário
06/04/2017
11:18
MEDIANEIRA / PR Conferido
Recebido na unidade de destino.
28/03/2017
14:00
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
16/03/2017
14:12
PAISES BAIXOS /
Objeto encaminhado
de País em PAISES BAIXOS / para País em BRASIL / BR
Será que não entregaram pra um vizinho ou porteiro de prédio ?
Mas eu deveria receber um aviso para pagar a taxa de entrega dos Correios?
Não, quando a entrega é feita em seu endereço não tem cobrança de impostos e não vai o aviso.