Verdade ou fake

Quando fazemos compras no exterior estamos expostos a várias situações, muitas das situações frequentemente descritas na internet não são reais , podemos falar que são verdadeiras fake news.

Existem também verdades parciais, temos também regras interpretadas de forma incorreta, em suma, desinformação em relação ao processo de importar.

Ter ciência daquilo que é real e fantasioso, é importante para que possamos fazer nossas compras no exterior de forma correta.

Hoje vamos tratar das principais fake news da área da importação de mercadorias.

Vamos agora pegar os principais questionamentos e responder se são verdades, fakes , ou parcialmente verdade. Farei uma série de questionamentos e colocarei nossa avaliação sobre cada um dos temas.

Importações de até 50 Dólares são isentas do imposto de importação?

Está é uma verdade parcial, o motivo é simples, existem basicamente 2 casos nos quais uma importação abaixo de 50 Dólares pode vir a ser tributada, são eles:

  • O envio da mercadoria feito por pessoa jurídica retira o direito da isenção(está regra é a oficialmente reconhecida pela Receita, mas existe o decreto dos 100 Dólares que também falaremos mais a frente).
  • Envios por empresas de courier como DHL e Fedex não dão direito a isenção em envios até 50 dólares.

Como vocês podem notar a regra da isenção das encomendas de até 50 Dólares tem suas particularidades e nem sempre vai ocorrer.

Importações de até 100 Dólares são isentas?

Está é outra verdade parcial , o motivo de estar considerando este caso como verdade parcial é pelo simples fato desta isenção não ser dada ao consumidor de forma automática.

Como sabemos nosso sistema de leis e portarias em vários pontos é contraditório, enquanto a Receita oficialmente reconhece a isenção em encomendas enviadas por pessoas físicas para pessoas físicas em valores de até 50 Dólares, existe um Decreto-Lei nº 1.804/80 que determina a isenção em encomendas de até 100 Dólares .

O que muitos consumidores fizeram com sucesso foi entrar com ações para receber o direito a isenções em compras de até 100 Dólares, estes consumidores tiveram sucesso, então em resumo a situação existe ,mas não ocorre de forma automática.

Livros não pagam imposto de importação?

Verdade, livros , revistas e periódicos não pagam imposto de importação.

A regra é bem clara, mas é preciso que os livros sejam enviados e na declaração, venham descritos como livros de forma clara.

Importar usados é proibido?

Podemos dizer que na maioria dos casos está é uma afirmação verdadeira.

Seriam poucas as situações nas quais uma pessoa física poderia importar mercadorias usadas seguindo o que diz a legislação, mas isso não quer dizer, que se você importar uma mercadoria usada ela com certeza não vá ser entregue para você.

Está é uma regra que em muitos casos não é seguida pela Receita , e é comum vermos encomendas com produtos usados sendo entregues sem problemas, mas é importante que você conheça a regra oficial.

Importar baterias de lítio é proibido?

Podemos dizer que este tema é verdadeiro, mas com uma ressalva.

Baterias de lítio tem grandes restrições no envio por aviões, a maioria das transportadoras não permite seu envio desconectadas dos equipamentos( isso diminui o risco de explosão), ou seja não permitem o envio de baterias soltas.

Usar Ip nos EUA sempre reduz o preço?

Existe uma certa lenda de que usando programas que fornecem IP nos EUA você conseguiria preços melhores nas lojas, o número de lojas que fazem esta diferenciação é insignificante, podemos dizer que este tema está mais para fake do que para uma verdade, pois seriam pouquíssimas lojas nesta condição.

Produtos fabricados na China são falsos?

Está afirmação pode ser considerada falsa, na verdade uma grande quantidade de marcas tem produção na China, devido aos baixos custos de mão de obra, a china hoje é responsável por grande parte da produção mundial .

Falar que um produto por ter sido fabricado na China é falso não condiz com a realidade, o fato de boa parte das grandes marcas mundiais produzir na China , não significa que não existam produtos falsos sendo vendidos em lojas chinesas, este seria um outro tópico.

Redirecionadores de encomendas reduzem os custos de frete?

Na maioria dos casos essa afirmação é verdadeira, os redirecionadores geralmente oferecem fretes por preços que os das lojas.

Além disso, é possível consolidar as encomendas de várias lojas em uma única caixa , por tudo isso redirecionadores na maioria dos casos reduzem seus custos de transporte em relação a envios usando o frete da própria loja.

Importar sempre sai mais barato?

Não, existem situações nas quais produtos importados podem sair mais caros, que os comprados aqui no Brasil.

Em algumas situações as diferenças de preço não são suficientes para compensar a diferença no imposto de importação.

Em algumas situações o frete pode tornar o produto mais caro, isso pode ocorrer em mercadorias grandes e pesadas, então é preciso sempre fazer contas antes de importar.

Usar cupons de desconto e cash back torna a importação mais barata?

Verdade, como já falamos aqui, os cupons e sites de cash back podem reduzir o valor final de sua importação de forma significativa , para mais informações leia:

compranoexterior.com.br/rebates-o-segredo-para-economizar
Fretes sem rastreamento estão causando problemas?

Sim, se eu pudesse dar uma única dica para quem está começando a importar, seria a de que não usem em nenhuma situação fretes sem código de rastreamento.

O motivo é simples, sem o rastreamento você perde totalmente a noção de onde está sua mercadoria.

Você terá dificuldades em pagar os impostos e taxas que por ventura venham a ocorrer , caso os Correios falhem em te avisar sua encomenda será devolvida ao remetente , então este é o tipo de economia que não recomendo para ninguém.

Eletrônicos vendidos no exterior podem não funcionar no Brasil?

É verdade , mas basta você comprar o equipamento adequado para a sua rede elétrica.

Igual quando você vai comprar uma geladeira você precisa escolher a tensão(“voltagem”) correta , ao compra no exterior você precisa fazer a mesma coisa.

Nos EUA os aparelhos geralmente trabalham em 120 volts, ou seja , cidades brasileiras com tensão de 127 volts (o chamado 110 volts por muitos) não teriam problemas com aparelhos vendidos nos EUA

Caso você more numa cidade na qual a tensão da rede é de 127 volts , aparelhos que trabalham em 115,110,120, 127 volts devem funcionar sem maiores problemas .

Se sua rede é de 220 volts aparelhos que trabalhem próximo aos 220 volts devem funcionar , no caso dos bi-volt o ajuste ocorre de forma automática sem maiores preocupações.

Roupas chinesas são menores?

Sim , isto é verdade , quando compramos roupas na China precisamos estar atentos ao tamanho , um M na China não veste uma pessoa que veste M no Brasil.

Geralmente o tamanho chinês está um grau acima do brasileiro , ou seja , o M brasileiro é o L chinês , L=grande em inglês .

O ideal nestes casos, é ver a recomendação do vendedor em relação ao tamanho antes de comprar, na maioria dos casos as roupas chinesas são acompanhadas na descrição de tabelas com tamanhos recomendados .

Abaixo temos um exemplo retirado do Aliexpress, neste caso basta você tirar suas medidas e comparar com a tabela abaixo:

Se você gostou destas dicas compartilhe nas redes sociais, até nosso próximo artigo.