Velas Iridium
Para quem não sabe velas de iridum são componentes automotivos de última geração, que podem otimizar a queima de combustível no interior dos motores a gasolina ,GNV e álcool.
Quando falamos em melhorar o desempenho dos nossos veículos, um dos itens mais baratos de se modificar são as velas originais por velas de iridium.
Ao longo do texto vamos falar das características e vantagens deste tipo de vela, vamos dar dicas de como especificar as velas de seu automóvel e de onde importar.
Quais as vantagens das velas iridium?
Existem várias vantagens no uso de velas iridium, vamos mostrar a seguir os principais benefícios desta tecnologia:
Economia de combustível
Em testes realizados pelos fabricantes foi possível constatar uma melhora discreta no consumo de combustível.
Em testes realizados pela Denso foram encontrados valores de economia de 3,5 % em relação as velas padrão, nestes testes foi utilizando um carro 2.0 de 6 cilindros. O gráfico abaixo mostra os resultados:
Aumento discreto na potência
Foi possível também verificar um discreto aumento de cerca de 1,4 % na potência dos veículos com velas iridium, quando comparado a veículos com velas padrão, conforme mostra o gráfico abaixo:
Enorme aumento na durabilidade
Enquanto velas convencionais tem uma durabilidade de cerca de 20000 milhas ou algo próximo de 40 mil KM, as velas iridium podem durar 100 mil milhas ou 160 mil KM.
Com certeza utilizando esse tipo de vela você só fará uma única troca enquanto estiver com seu carro, gerando uma boa economia futura, apesar das velas iridium serem um pouco mais caras.
Melhoria na capacidade de ignibilidade
Velas iridium tem uma ignibilidade muito superior em relação as convencionais, essa característica faz o motor rodar mais redondo em todas as rotações, e ter respostas mais rápidas quando se acelera o carro.
A imagem abaixo mostra a câmara de combustão com velas padrão em comparação com velas iridium, a imagem deixa claro que a queima fica muito melhor com as de iridium.
De onde vem todas essas características
As velas com eletrodo de iridium possuem uma característica que as torna muito superiores as convencionais. Essa característica é o eletrodo central muito mais fino que o das velas convencionais.
Enquanto uma vela convencional tem eletrodo medindo 2,5 mm, uma vela iridium chega a ter eletrodos medindo 0,4 mm(velas Denso). Ou seja, um eletrodo com ponta mais de 5 vezes mais fina.
Durabilidade
A primeira coisa que pode vir na mente da maioria, seria que estas velas, por terem eletrodos muito mais finos, seriam muito menos resistentes ao desgaste.
Entretanto devido aos materiais empregados na construção das velas de iridium ocorre justamente o contrário.
Enquanto uma vela convencional pode durar uns 40 ~60 mil KM, uma vela de iridium da NGK pode passar de 100 mil KM, e uma vela iridium da Denso pode passar de 160 mil KM.
Eu já comprovei essa durabilidade na prática, quando rodei com um Sandero por mais de 90 mil KM com um jogo de velas iridium da NGK, e as mesmas continuavam como novas, hoje estou testando um jogo Denso e estou muito satisfeito com o desempenho até o momento.
A física aplicada às velas de iridium
A física ligada as velas iridium pode ser um pouco complicada para os leigos, e não faz sentido algum que eu tente explicar para vocês conceitos complexos em um texto meramente introdutório, vamos tentar usar alguns conceitos, mas de forma muito simplificada.
Eu não sou um especialista em velas, mas eu sou engenheiro metalurgista e de materiais e também técnico em eletrônica, então eu conheço a maioria dos conceitos envolvidos na performance das velas de iridium.
Tentando ser o mais simplista possível, o que ocorre na câmara de combustão quando ocorre uma centelha, nada mais é que a mesma coisa que ocorre quando temos raios caindo durante uma tempestade (a grosso modo é claro), pois no caso da vela temos um controle de todos os parâmetros, e com raios tudo é aleatório.
Para-raios e velas conceitos parecidos
O ponto que quero destacar são os para-raios, um para-raios sempre está em posições elevadas em relação aquilo que protege e possui hastes pontiagudas.
As pontas finas fazem as cargas ficarem mais concentradas e facilitam a abertura do arco, você nunca verá uma haste de para-raios com a ponta grossa.
O mesmo conceito dos para-raios pode ser aplicados nas velas, ou seja, quanto mais fina a ponta maior será a facilidade de abrir o arco e gerar uma centelha.
Para que seja aberto o arco (centelha) é preciso que o valor da tensão na vela seja suficiente para quebrar a rigidez dielétrica(simplificando a resistência do ar) da mistura ar combustível.
Como a vela iridium facilita a abertura da centelha, será necessária uma tensão(ddp) menor que a necessária para velas convencionais.
Em resumo, como será necessária uma ddp menor que nas velas convencionais a centelha sempre será gerada de forma mais fácil.
Baixa troca térmica no eletro central de iridium
Outro ponto de vantagem dos eletrodos ultrafinos é que por terem um volume muito menor que o dos eletrodos convencionais, eles dissipam o calor de forma muito mais lenta.
Fazendo com que os eletrodos das velas iridium trabalhem em temperaturas muito mais elevadas facilitando a ignibilidade das velas.
Este efeito pode ser observado na imagem abaixo:
Desenho da vela aumenta eficiência de queima
Para aumentar a eficiência de ignição, um fator importante é tornar o núcleo da chama gerado pela centelha o maior possível.
A maneira mais simples de conseguir esse efeito é aumentando a folga (gap) da vela, porém, este ajuste aumentaria a tensão necessária para vencer o campo, o que acaba gerando o resultado oposto. lembra do item anterior no qual falamos sobre a facilidade em abrir o arco.
As velas iridium Denso utilizam o sistema “U-GROOVE” no eletrodo terra, que possibilita um grande núcleo de chama mantendo uma folga de centelha pequena, sendo assim, necessitando de pouca tensão(ddp) para gerar uma centelha intensa que facilita a ignição.
Observe a imagem abaixo:
OBS: DDP e Tensão são termos vulgarmente conhecidos como voltagem
Minha experiência com as velas iridium
Vou contar um pouco sobre minha experiência com essas velas, eu já usei elas em 4 carros que eu tive (Siena 1.0, Sandero 1.6 8v, Doblo Adventure E-torque 1.8 e C4 Pallas 2.0).
Em todos esses carros foi possível sentir um funcionamento mais linear, principalmente na marcha lenta, em todos os carros foi possível sentir um ligeiro aumento de potência, mas nada muito grande.
Em relação ao consumo de combustível é difícil perceber, pois como o próprio fabricante fala são apenas 3,5 % de economia, e perceber esse percentual não seria nada fácil.
O carro passa a rodar mas redondo sem solavancos, a aceleração ocorre também de forma mais natural e linear, em resumo o carro fica um pouco mais esperto.
Eu posso usar velas iridium em meu veículo?
Sim na maioria dos casos, mas é preciso especificar corretamente a vela, antes de mais nada vou deixar bem claro que não irei especificar velas para nenhum leitor.
Vocês podem usar as dicas deste artigo, e as tabelas da NGK e da Denso que estão no final deste artigo, e que em alguns modelos já mostram o modelo para vela iridium.
Primeiramente é importante que a vela de iridium escolhida tenha as mesmas dimensões da vela original, afinal uma escolha errada pode fazer por exemplo a vela entrar em interferência com partes do motor como pistão.
Se você escolher uma vela muito comprida ela pode bater no pistão na hora em que este estiver no PMS(ponto morto superior) ponto em que o pistão está mais próximo das velas.
Observe a imagem abaixo para que fique mais claro que se a vela for muito comprida ela pode atingir o pistão no PMS.
OBS: Fique atento também nas outras medidas que devem ser também idênticas.
Grau térmico da Vela
Outro ponto muito importante na hora de especificar sua vela iridium e a escolha correta do grau térmico, o grau térmico da vela escolhida deve ser o mesmo da vela original.
Caso você escolha um grau incorreto, pode ocorrer carbonização nas velas caso você faça uma escolha de uma vela mais fria que a de projeto, e caso você faça uma escolha por uma vela mais quente que a de projeto pode ocorrer um superaquecimento no motor, pois a vela mais quente retiraria menos calor da câmara de combustão, podendo levar o motor em casos extremos a fundir, veja o vídeo abaixo.
Diferenças entre fabricantes
Fique atento também a diferenças de fabricantes, pois cada um usa uma numeração diferente, o grau térmico 5 da NGK é diferente do da Bosch que seria 8, também existem diferenças entre outros fabricantes, cada fabricante usa sua própria escala, observe isto na imagem abaixo.
Entendendo os tipos de velas existentes
Especificações dos fabricantes
Denso
NGK
Tabelas de aplicação
Abaixo eu coloquei o link para as tabelas de velas dos fabricantes Denso e NGK, a Denso apesar de não ser muito difundida no Brasil tem a melhor tecnologia de velas iridium.
A Denso tem o menor eletrodo do mercado e a maior durabilidade, a NGK dispensa comentários e é sem dúvidas um dos melhores fabricantes de velas do mundo.
As tabelas abaixo em muitos casos já incluem a recomendação da vela iridium para modelos vendidos no Brasil.
Tabela de aplicação da NGK
www.ngkntk.com.br/automotivo/2016
Tabela de aplicação Denso
www.globaldenso.com/en/products
Como especificar
Existem várias formas de especificar uma vela de iridium, vamos há algumas delas:
Usando as tabelas do fabricante
1– A mais simples é consultar as tabelas do fabricante, procurando o modelo de seu carro e verificando se a tabela já recomenda uma vela iridium equivalente, está é sem dúvida a primeira opção, pois evita erros.
Interpretando os códigos
2– A segunda opção caso não seja possível pegar o modelo direto da tabela, seria pegar o código do fabricante e interpretar para chegar ao modelo equivalente de iridium.
Se por exemplo você utiliza a vela BKR6EK da NGK você poderá ver que pela especificação do fabricante a parte BKR6E não muda da vela convencional para vela iridium.
BK diz respeito a dimensões que não mudam de uma vela pra outra.
R fala que a vela é resistiva e também deve permanecer inalterado.
O numeral 6 é o grau térmico da vela que também não pode ser alterado como foi falado anteriormente.
O E é o comprimento da rosca que também não pode ser alterado.
Então sobra apenas o K que vai diferenciar esta vela padrão da vela iridium, o K representa uma vela com dois eletrodos laterais.
Para especificarmos a vela correta da NGK basta substitirmos o K do código BKR6EK, pelo código que represente a vela iridium no caso o IX , ou seja a vela procurada seria a BKR6EIX.
Usando os dados de outro carro com a mesma vela
3-Uma outra técnica que também ajuda no caso dos fabricantes não indicarem a vela de iridium para seu carro, e que pode ser usada para facilitar a localização da vela equivalente, pode ser tentar encontrar outro carro que utilize a mesma vela que o seu, e para o qual a fabricante de velas tenha recomendado uma vela de iridium equivalente.
Depois de encontrada a vela equivalente é preciso verificar se ela realmente será equivalente e compatível com seu carro, essa pode ser uma prática que adiante o seu trabalho de especificação, mas verifique se as especificações serão realmente compatíveis.
Como importar velas iridium
Vários dos principais sites nos quais estamos familiarizados vendem velas deste tipo, é possível encontrar facilmente a maioria dos modelos no Aliexpress, Ebay e Amazon.
Apesar de serem tecnologicamente muito avançadas, esse tipo de vela é relativamente barato. Para vocês terem uma ideia um jogo de 4 velas pode variar entre 20 e 30 dólares em média, com alguns modelos ficando fora desta média tanto pra baixo quanto pra cima.
Como vocês podem ver é um componente barato, que pode acabar gerando economia em combustível, e também redução no número de trocas.
Qunto eu gastei nas minhs velas iridium?
Para vocês terem uma noção eu gastei 24,84 em um jogo de 4 velas Denso IKH20TT que estou utilizando no meu C4 Pallas Flex há uns 10 mil Km.
O frete que usei para enviar para o Brasil foi o epacket do Shopfans que me custou 8 dólares, como não fui tributado o custo final ficou em cerca de 32 dólares.
Vídeo do meu pacote com minhas velas Denso
Onde posso comprar minhas velas?
Vamos a uma pequena lista de sites no exterior que vendem esse tipo de vela, e nos quais você pode comprar de forma bastante simplificada:
Uma excelente opção é o Amazon, eu já comprei algumas velar iridium no Amazon, no caso de compras no Amazon na maioria dos casos será necessário usar um redirecionador de encomendas como Shopfans, para mais informações do funcionamento deles acessem o link abaixo:
Uma outra opção de loja para se comprar velas iridium é o Ebay , o Ebay como todos sabem é um local onde existem milhares de vendedores diferentes, sabendo filtrar e escolher os melhores vendedores, a compra fica bastante segura.
Geralmente os produtos vendidos no Aliexpress tem bons preços, e em muitos casos são oferecidos fretes gratuitos , uma ótima opção que sempre deve ser verificada antes de se decidir por fazer uma compra.
Uma excelente opção é o Walmart, no caso de compras no Walmart será necessário usar um redirecionador de encomendas como Shopfans.
Envia diretamente para o Brasil por várias modalidades de frete inclusive USPS First Class Mail com boas taxas, vale a pena conferir, o pagamento pode ser via Paypal.
Envia diretamente para o Brasil ,mas o frete é bem salgado, o ideal é utilizar redirecionador de encomendas na compra.
Envia diretamente para o Brasil ,mas o frete é bem salgado, o ideal é utilizar redirecionador de encomendas na compra.
Links complementares ao assunto
compranoexterior.com.br/category/automotivo
Muito bom artigo do Sr. Fabricio sobre velas de ignição. Eu sempre gostei do tema. Pro meu uso, o ideal seria iridium sem resistor. Meu carro é carburado e antigo e estou focado em centelhamento potente pra economizar combustivel, uma vez que a gasolina aqui no Brasil é cara, misturada com alcool anidro , batizada com solventes e sabe-se mais la o que. Cheguei a presenciar em uma mecanica, uma gasolina que não inflamava tal era o grau de mistura que havia no tanque do carro do cliente. As velas de iridium tem sua tecnologia e podem trabalhar com gap acima de 1,0mm de abertura, mas é bom lembrar que , a Prata tem a melhor condutividade eletrica seguida pelo Cobre em 2º lugar e pelo Ouro em terceiro. Prata e Ouro economicamente são enviáveis para produção de velas, mas o Cobre é viável e conduz melhor do que o iridium. Velas c/ eletrodo central de Cobre não resistivas é uma opção para melhorar a centelha caso o automóvel seja antigo sem tecnologia embarcada.
Boa noite ,a questão do iridium não é bem a condutividade ou resistividade, e sim a resistência do metal a altas temperaturas , você destacou bem , a prata é o melhor condutor que existe seguida do cobre e ouro , mas mesmo assim temos cabos banhados com ouro , e o motivo está no casamento de características , o ouro conduz eletricidade de forma menos eficiente que a prata e o cobre , mas o ouro não se oxida em temperatura ambiente, então uma combinação ótima seria um cabo de cobre banhado com ouro , você tem a excelente condutividade do cobre e nos terminais banhados com ouro não ocorreria oxidação que prejudicaria a condutividade do cabo, neste caso juntamos o fato do ouro não oxidar com a característica do cobre de excelente condutor.
Na vela de Iridium temos algo parecido , para termos o elétrodo central super fino temos que utilizar um metal super resistente, que mesmo não sendo o melhor condutor acaba sendo a melhor escolha para resistir a toda a exigência que um eletrodo superfino precisa ter, se você usar cobre ou prata com um eletrodo dessa espessura, ele simplesmente iria ter uma vida útil muito menor ou até derreteria, por não resistir a exigência do uso.
Na vela com a geometria da vela de iridium é mais importante que o eletrodo central tenha uma grande resistência a temperatura que uma baixa resistividade, se a geometria muda você pode pensar na platina , cobre ou outros materiais , o importante é entender que essas escolhas se baseiam em vários fatores além da resistividade ou condutividade
Boa tarde Fabricio ! Parabens pelas informações ! Eu gostaria de uma ajuda…a abertura do gap da vela original da minha moto é para ser de 0,9 á 1,05 mm…porem comprei as velas de iridium da NGK que vem com abertura de 0,75mm…notei que a partida ficou melhor e a lenta um pouco acelerada…isso pode danificar algo na moto ou posso deixar assim mesmo?
O correto é a vela ter as mesmas medidas da sua original , é difícil falar se vai danificar ,mas quando se diminui o gap acontecem basicamente duas coisas , 1 que é bem lógica é uma diminuição da centelha que fica mais curta , isso pode dificultar a ignição , ocorre também uma diminuição na tensão requerida para abrir o arco, afinal a distância é menor e o arco abre com uma tensão menor, então você teria dois efeitos antagônicos um a vela abrindo arco com maior facilidade e outro a vela com um arco mais “curto”, é complicado saber qual efeito vai prevalecer e se isso será negativo para o motor
TENHO UMA MOTO SUZUKI BURGMAN 400, ANO 2016 QUE, SEGUNDO O MANUAL, USA VELA DE IGNIÇÃO NGK CR7E OU DENSO U22ESR-N. GOSTARIA DE SABER QUAL É A SIMILAR EM IRÍDIO, DE UMA BOA MARCA. DESDE JÁ AGRADEÇO A INFORMAÇÃO.
Hermes como eu falei neste artigo eu não pretendo especificar velas aqui, as velas Iridium geralmente no caso da ngk vã ter ao final um Ix , mas é preciso ver se a vela escolhida tem o mesmo tamanho e temperatura de trabalho