Taxas TNT Express
Hoje vamos falar sobre as taxas e impostos que devemos pagar quando utilizamos o frete TNT Economy ou TNT Express,mas antes de falarmos sobre os custos vamos falar um pouco sobre a TNT no Brasil, e das vantagens da TNT em relação as outras empresas de courier .
A TNT teve sua origem na Austrália e hoje é uma das maiores empresas de courier do mundo, juntamente com DHL,Fedex e UPS dominam o mercado de entregas expressas no mundo. No Brasil a TNT tem uma área atendida muito grande, devido a integração com a TNT-Mercúrio. Muitas áreas não atendidas pela DHL e Fedex são atendidas pela TNT, então essa é uma vantagem da TNT no Brasil, outra vantagem está no custo do frete da TNT que é bastante competitivo e em muitos casos é mais barato que o de suas concorrentes diretas.
Eu era um grande defensor dos fretes postais e ainda sou, mas eu abri um pequeno espaço de uns 10% para escolha de fretes via courier. Hoje eu penso que se a tributação é inevitável o uso de empresas de courier não se torna tão desvantajoso e para pacotes acima de 500 dólares pode até ser melhor que um envio por empresas postais com USPS.
Vamos falar um pouco do processo de envio e das taxas cobradas quando se utiliza TNT em um envio para o Brasil. O primeiro ponto que deve ficar claro para você, é o de que todos os envios por TNT são tributados , então o ideal é usar TNT em pacotes que tenham poucas chances de não serem tributados, ou simplesmente naqueles nos quais você quer velocidade. Se você quer usar o frete por causa da velocidade escolha a modalidade TNT Express que é infinitamente mais rápida que a TNT Economy.
Em relação a taxas e impostos temos a cobrança do imposto de importação no valor de 60% e do ICMs do estado destino. Além destes impostos a TNT cobra taxas administrativas, essas taxas pagam os custos administrativos para a TNT fazer o pagamento dos impostos em seu nome e liberar sua mercadoria .
Quanto pagarei de impostos e taxas quando utilizar TNT?
Como uma imagem vale mais que mil palavras resolvi escanear uma nota da TNT para mostrar como ficam os custo totais com essa modalidade de frete .O pacote abaixo foi enviado utilizando o redirecionador de encomendas Shipito e na nota abaixo podemos tirar os seguintes dados :
Valor das mercadorias = 262,88 Reais convertidos do Dólar no momento da chegada ao Brasil.
Imposto de importação = 157,71 Reais.
ICMS de MG = 92,32 Reais.
Taxas administrativas TNT=46,37 Reais.
Alguns detalhes importantes sobre os impostos e taxas na TNT:
1- O valor do imposto de importação é sempre de 60% do valor da mercadoria +valor do frete e seguro caso sejam declarados e não estejam somados ao valor da mercadoria.Se apenas vier declarado o valor da mercadoria o imposto de 60% só será cobrado sobre este valor
2-Todos os envios por courier tem cobrança do ICMS , em MG o valor é de 18% , mas existem estados com percentuais bem menores .
3-A TNT cobra taxas administrativas de você em todos os envios, a taxa é de cerca de 46 Reais e independe do valor da mercadoria e variam um pouco em função do peso de seu pacote. Variações pequenas podem ocorrer em função do peso, pois nesta taxa administrativa são cobradas as taxas que a Infraero cobra em função do peso.
Como vocês podem perceber no exemplo acima, a grande diferença da TNT para USPS está na cobrança da taxa administrativa de cerca de 46 Reais e a cobrança do ICMS , isso para estados como MG no qual já ocorre a cobrança de ICMS em pacotes tributados via USPS, a única diferença seria a taxa administrativa.
Para usar TNT eu recomendo um modo diferente de envio, no qual você usa e abusa de consolidações de pacotes em seu redirecionador de encomendas. Enviar pacotes pequenos por TNT não é muito viável, mas pacotes maiores e valiosos podem ser enviados de forma vantajosa por TNT.
Rastreamento de exemplo em frete TNT Economy
É importante que fique claro que esta é a modalidade mais barata da TNT, e que neste exemplo tivemos feriados nos EUA que diminuiram a velocidade de entrega.
Um ponto muito importante quando você envia por TNT é o rastreamento, em especial quando no rastreamento aparece a linha Held Awaiting Payment of duties. Neste momento eu recomendo que você ligue para a TNT para pagar os impostos, desta forma você agiliza a entrega de seu pacote, se você não ligar eles vão te ligar, mas ai o processo fica mais lento.
O pagamento dos impostos na TNT é sempre feito com depósito identificado no Banco do Brasil, se você é cliente do BB você consegue fazer tudo pela internet, se você não tem conta no BB vai ter que ir ao Banco do Brasil para fazer o pagamento.Este é um ponto que pode ser vantagem para alguns ou desvantagem para outros.
Observe como a liberação na alfândega é rápida quando você usa TNT, o pacote chegou 9:12 e 12:42 já estava liberado, e olha que esse até demorou muito. Já tive pacotes que foram liberados em menos de 1 hora. Este pacote em especial teve alguns atrasos dentro dos Estados Unidos, e por causa disso levou cerca de 13 dias corridos para ser entregue.
Fica então a dica, e caso tenham dúvidas mandem um comentário.
Olá Fabricio,
Olhe o que está aparecendo no meu rastreamento:
16 May 2014 19:41:06 Sao Paulo Onforwarded For Delivery
16 May 2014 17:49:05 Sao Paulo Shipment Received At Tnt Location
16 May 2014 16:15:47 Sao Paulo Shipment Received At Tnt Location
16 May 2014 13:58:07 Guarulhos Shipment In Transit.
16 May 2014 13:35:46 Guarulhos Shipment Physically Released From Customs
16 May 2014 10:43:47 Guarulhos Shipment Received At Tnt Location
O que significa "Onforwarded For Delivery"??
Obrigado e parabéns pelo trabalho.
encaminhado para a entrega
Use o site brasileiro que o rastreamento já vem traduzido.
Obrigado amigo.
Geralmente eles passam a "jato", e geralmente não são abertos .
Mas eles passam por raio X na alfandega? e de 0 a 10 qual o risco do pacote ser aberto na alfandega?
2% com os meus .
Amigo,
Nos fretes via courier, incluindo esta modalidade, as encomendas são processadas expressamente pela alfândega, o que não quer dizer que são processadas superficialmente.
Ou seja, embora sejam encaminhadas e, quase sempre, processadas no mesmo dia em que chegam no país, todas as encomendas passam pelo raio-x e todas aquelas que apresentam indícios de contrariedade entre a declaração e o conteúdo (espécie, quantidade, valor, etc.) são abertas.
Sendo assim, quem faz o que é certo experimenta uma taxa de abertura de 2% e não tem nenhuma dor de cabeça. Já quem arrisca e faz o que não deve, muito provavelmente terá taxa de abertura de 100% e verá, no primeiro e único pacote, que o barato pode sair bem caro.
Faça o que achar melhor, mas esteja certo de que, dependendo da sua escolha, há boas chances de se arrepender depois.
Muito boa sua colocação , só complementando , o pessoal da Receita quando percebe coisas bizarras nos envios por courier não alivia nem um pouco , as empresas de courier sabem disso e em muitos casos a coisa não chega nem a sair dos EUA , já vi a DHL recusar envios de pacotes com indícios de fraude, isso é ruim para eles pois pode representar atrasos na liberação dos pacotes de outros usuários , pois acaba que se um grande número de pacotes chega com indícios de fraude os usuários que enviam de forma correta pode acabar caindo na mesma desconfiança.Algum tempo atras alguns usuários do Shipito tentaram fazer algo nesse sentido o resultado foi que tanto a DHL quanto o Shipito estavam exigindo correções nas declarações antes de enviarem .
Amigo, com esta opção de envio os pacotes sofrem o mesmo tratamento na alfandega?
os pacotes passam por raio-x?
os pacostes são abertos na alfandega?
Sobre o TNT Economy, gostaria de deixar registradas as minhas experiências ruins com essa modalidade de frete.
Na primeira vez que utilizei o serviço, fiz a opção para economizar cerca de cinquenta reais em relação ao Fedex Priority. Ocorreu que, apesar de o prazo previsto para entrega ser de 4 a 6 dias úteis, a encomenda levou 11 dias úteis para chegar às minhas mãos. Acreditando que o enorme atraso teria ocorrido por causa de algum imprevisto, contratei o serviço uma segunda vez. E, para meu espanto, novamente levou 11 dias úteis para o pacote ser entregue.
Pois bem, eu sei que o tempo descrito por eles é uma previsão. Mas é muita coincidência o pacote, nas duas vezes, levar oito dias úteis só para sair dos EUA. Sim, demoraram 4 dias úteis para ir de Los Ângeles para Miami e depois mais quatro dias para sair de Miami com destino ao Brasil (chegou ao ponto de o rastreamento indicar que a mercadoria estava em trânsito para o Brasil e, um dia depois, voltar atrás e informar que houve "atraso na conexão" em Miami). Quando chegou no Brasil, até que foi tranquilo e a encomenda levou três dias úteis para chegar à minha casa.
Resumindo, para quem optar pelo TNT Economy, esteja preparado para o prazo estimado muito provavelmente não ser cumprido. Na minha opinião, o serviço só é tratado como Courier no desembaraço aduaneiro aqui no Brasil. No mais, parece ser até pior que os serviços postais comuns.
Hoje é dia 29 de Setembro de 2014 e meu pacote nem em Miami chegou.
TNT Economy é o que diz ser mesmo, só é “barato”, porque é lerdo que só…
24 Sep 2014 01:52:00 Los Angeles Shipment In Transit.
23 Sep 2014 17:32:22 Los Angeles Shipment In Transit.
23 Sep 2014 17:30:00 Los Angeles Onforwarded For Delivery
23 Sep 2014 17:03:25 Los Angeles Shipment Received At Origin Depot.
23 Sep 2014 16:36:58 Los Angeles Shipment Received At Tnt Location
23 Sep 2014 15:50:16 Los Angeles Shipment Collected From Customer
O TNT economy não é muito rápido mesmo , vc não tinha opção de DHL nesse envio?
Sim, tinha opção de DHL, mas amigos meus tiveram problemas recentemente com a DHL, e o preço de envio pela TNT era consideravelmente menor.
Eu usei o sistema de MPS do Shipito, entao vieram 3 caixas pela TNT no preço que a gente pagaria por USPS.
Mas com essa demora e a certeza de que pagarei ICMS e taxas da TNT me fizeram desanimar totalmente de usar os serviços deles.
USPS demora 1 mes mas nunca tivemos problemas…
TNT economy é muito mais lento que a modalidade express, MPS geralmente não é uma boa opção e quase sempre ficamais caro que um pacote consolidado.
Valeu pelas dicas, cara.
Essa foi a primeira e provavelmente a ultima vez que usei MPS.
Vou ficar nos meus consolidados via USPS mesmo que eu ganho mais.
Abs
Fabrício, como vai?!
Suas encomendas via TNT economy, saindo da Califórnia, sempre vão primeiro para Miami antes de virem para o Brasil? E costuma demorar muito o trâmite dessa modalidade de frete dentro dos EUA, antes de ser enviado para cá?
Vi no rastreamento que vc postou neste tópico que sua encomenda demorou 6 dias para sair de Los Angeles e chegar em Miami… Mas achei que tinha sido por causa dos feriados do final do ano…
Mandei um pacote via TNT economy e, passados cinco dias que saiu de Los Angeles, o rastremento diz que ela continua em trânsito… É a Primeira vez que uso TNT economy e, embora ainda esteja no prazo, fico meio preocupado com a falta de atualização no rastreamento… Espero que dê tudo certo… hehehe
Abraço!
Teve um atraso por causa de uns feriados , mas eu já percebi que o TNT economy é muito mais lento que o Express ,a TNT entre as de courier é uma opção que eu acho que vale a pena para cidades pequenas que não são atendidas pela DHL , fora isso eu recomendaria sempre usar DHL que geralmente é a mais barata de courier e tem uma velocidade muito boa , aqui em Belo Horizonte chega em uma média de 4 ou 5 dias e pra quem mora em São Paulo é mais rápido ainda , pra quem mora um pouco mais distante das capitais deve levar de 1 a 2 dias a mais.Não ´pe só a TNT que usa hubs em miami se não me falha a memória a DHL também envia para um hub antes de enviar pro Brasil.
Amigo, quero enviar dois relógios por courier e só tá aparecendo a TNT como opção (não sei o motivo, mas o Shipito não me dá opção de Fedex e nem de DHL).
O que vc faria se fosse enviar dois relógios por TNT Economy, enviaria um de cada vez ou consolidaria para economizar no frete?
Valeu e um abraço!
algumas cidades não são atendidas pela DHL e Fedex, essa é a grande vantagem da TNT,por TNT é melhor consolidar para não pagar duas taxas de desembaraço.Outro detalhe por TNT sempre é taxado.
Valeu, Fabrício!
Só mais uma coisa, vc vê algum problema em enviar, consolidados, quatro relógios baratos e de modelos diferentes via courier? Quantos vc entende ser o máximo por pacote via courier?
Cada um custa em torno de 60.00 e baratearia muito enviar junto… E, apesar de ser para uso pessoal, a gente fica com medo de ser mais uma vítima dos arbítrios que se ouve por aí…
Outra vez, obrigado!
O pessoal da DHL me recomendou nunca passar de dois, eles tem um histórico maior daquilo que já deu problema no passadoe me falaram isso a alguns meses , 4 unidades pode cair naquela situação de depender da boa vontade de quem avalia.Se fossem roupas eu não consideraria como problema, mas com relógios é um pouco mais complicado.
Obrigadão! Tudo de bom para vc!
Amigo você acha que um pacote consolidado da Shipito via TNT não compensa?
Se seu objetivo é usar courier eu usaria DHL se sua cidade tiver essa opção , TNT só para cidades pequenas sem atendimento da Fedex ou DHL pois na maioria dos casos a TNT fica mais cara que a DHL, e eu sempre consolidaria para enviar por DHL ,Fedex ou TNT.
Grande artigo mas me deixa muito desconfiado o fato da TNT ser de longe o pior serviço de courier do mundo e ainda assim estar sendo recomendado aqui. Pesquisem no google e vocês vão ver que as reclamações são recorrentes e basicamente pelos mesmos motivos em qualquer parte do mundo. FALTA TOTAL DE COMPROMISSO COM PRAZOS E RESPEITO PELO ZERO PELO CLIENTE. NÃO CAIAM NESSA, TNT É A MAIOR FURADA QUE VOCÊ VAI SE METER !!!
Fabiano se for pelas reclamações você não deveria ter celular pois existem milhares de reclamações contra Oi,Tim , Claro e Vivo e todo mundo tem um . O meu artigo tem o objetivo de mostrar o custo do uso da TNT e não promover o uso da TNT são coisas bem diferentes, a TNT para mim é realmente inferior a Fedex e DHL , mas infinitamente superior a qualquer empresa postal . É preciso analisar o artigo no todo e não em partes, aqui foi falado que o custo do frete via TNT é em geral mais barato que o das concorrentes e a área de atendimento no Brasil é maior e isso é verdade .
O título do artigo é (Taxas TNT) e não (TNT melhor empresa courier do mundo) o objetivo aqui é mostrar quanto você paga de impostos se escolher essa modalidade, e como utilizar esse frete de forma eficiente, e nada mais
Não meu amigo, não é somente pelas reclamações dos outros mas sim pq eu já senti na carne a falta de responsabilidade desta empresa. Eles NUNCA cumprem os prazos e tem de longe o PIOR atendimento ao cliente que já vi. Envie um e-mail para eles ( TNT Global ) e veja quanto tempo eles demoram para lhe responder que você vai ter uma idéia… TNTeu só uso quando oferecem MUITO desconto e eu não tenho pressa de receber pois o prazo de entrega de 6 dias é piada. Você já recebeu algo dentro do prazo de 6 dias úteis ? Eu tenho dois pacotes enviados no dia 20 de dezembro de 2013 que até agora ( 07/01/2014 ) não foram entregues. Acho que não custa nada você deixar a dica no seu artigo sobre prazos e toda a problemática que a TNT oferece.
Fabiano obrigado pelo seu relato,comigo as experiêcias foram melhores que a suas,mas é bom também termos relatos negativos para comparar.Comigo eu sempre fico atento ao rastreamento e quando aparece aguardando pagamento dos impostos eu já entro em contato com eles.eu acredito que se o consumidor esperar eles telefonarem o prazo possa ser aumentado como no seu caso.
Mais uma vez obrigado pela dedicação com o site. Ótima matéria explicando sobre envios via courier. Eu tinha dúvidas de como era realizado o tratamento nessa modalidade, agora está claro.
Eu é que tenho a agradecer a todos vocês pelas visitas ao site .
Fabricio para compar rodas de carro, vc acha mais viavel usar empresas de curier?
no amazon tem como comprar 1 roda de cada vez? ou só o par?
Rodas não caberiam em pacotes compatíveis com fretes postais, o ideal seria usar empresas de courier e enviar as 4 rodas juntas para reduzir o frete, antes disso ligue para empresa de courier que pretende utilizar e veja se existe alguma restrição , o motivo é que já li em algum lugar que uma empresa destas tinha restrições com rodas . É melhor saber antes de comprar as rodas.
OK Fabricio, vou ver como é o esquema.