Seguro no redirecionador de encomendas
O post de hoje tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas, sobre fazer ou não fazer o seguro no redirecionador de encomendas.
Não sou advogado dos redirecionadores, e não quero entrar no mérito se eles estão certos ou errados .
Este post é informativo, informativo no sentido de deixar vocês cientes de como funciona a política quanto aos extravios e danos no transporte.
Este assunto do seguro é sempre muito polêmico, principalmente para nós brasileiros, muitos brasileiros tentam transportar a nossa realidade, e nossas regras, para outros mercados.
Na verdade não podemos fazer isso, e ai começam muitos dos desentendimentos, que as pessoas tem com empresas de redirecionamento de encomendas.
Todos os redirecionadores tem políticas parecidas
O primeiro ponto a deixar bem claro, é que o assunto que vamos tratar hoje muda pouco entre as empresas.
Isto é importante ser entendido, pois já tive casos de pessoas reclamando de um redirecionador X ou Y.
Na verdade é importante entender que independente do redirecionador escolhido, se você quiser proteção contra extravios e danos, você terá que fazer o seguro ou usar um frete que inclua o seguro de forma gratuita.
Mas a política quanto ao seguro, é basicamente a mesma em todas as empresas .
O que é importante sabermos
- O seguro paga o valor declarado, e não o valor do produto, esse dado é importante, pois muitas pessoas subfaturam produtos caros, se fizer isso sua proteção será no máximo o valor declarado;
- Superfaturar(declarar um valor superior) é raro e sem sentido, mas se você fizer isso, o seguro pode pagar apenas o valor real da mercadoria;
- É política de todos os grandes redirecionadores só reembolsarem clientes que tenham contratado o seguro, se você não optou por fazer o seguro, o risco corre por sua conta;
- Existem alguns fretes que já incluem seguro, sem a necessidade de você pagar um valor adicional, isso ocorre principalmente com fretes courier, é preciso verificar isto junto a seu redirecionador;
- Apesar de alguns fretes da USPS, em teoria terem seguro embutido para certos valores, é importante verificar se o redirecionador tem acesso a esses seguros gratuitamente, como redirecionadores usam empresas “atacadistas de frete” este tipo de seguro pode não estar disponível de forma gratuita.
- Enquanto sua mercadoria está dentro do armazém do redirecionador , eles assumem extravios e danos, mesmo não existindo seguro.
- Em alguns casos raros , o redirecionador pode reembolsar clientes que tenham tido pacotes extraviados ou danificados e não tenham optado pelo seguro , mas isso depende deles abrirem exceções a regra, ou seja, depende da vontade deles.
- Algumas pessoas acabam abrindo disputas no Paypal nesse tipo de situação, o que tenho para dizer é que: o paypal costuma dar ganho na disputa para o cliente, mas isso vai representar o bloqueio da conta da pessoa no redirecionador em questão, e ela provavelmente você não poderá usar mais aquela empresa, então se você está satisfeito no geral, pense antes de abrir uma disputa.
Uma cultura diferente tem práticas diferentes
O entendimento dos principais redirecionadores de encomendas, é o de que você só pode reclamar de um pacote extraviado ou danificado, caso tenha optado por fazer o seguro.
O que tenho a dizer é que, nos EUA eles entendem essa parte de forma diferente da nossa.
Para os redirecionadores, a visão é de que a responsabilidade deles acaba quando a USPS ou outra transportadora recolhe o pacote, ai você pode me falar:
No Brasil a responsabilidade seria até no ato da entrega.
Mas nos estamos falando de EUA e não de Brasil , lá os entendimentos são diferentes.
O redirecionador pode entender, e todos tem o mesmo entendimento, de que se embalaram e enviaram, o serviço foi feito.
E eles só continuariam tendo responsabilidade se você tiver optado por fazer o seguro.
Nota: Estou falando sobre esse assunto, pois sei que muitos acabam tendo problemas por não entenderem essa parte.
Vai de cada um, fazer ou não o seguro, e você vai ter que lidar com sua decisão, caso ocorra algo com seu pacote.
Muitos vão aparecer falando, que o redirecionador foi desonesto e outras coisas, mas a regra é clara nos termos de serviço de quase todos os redirecionadores, se você não pagou pelo seguro o risco é seu.
Faça sua escolha de forma consciente
Você deve fazer sua escolha de forma consciente.
Se vai subfaturar, coisa que não recomendo, para que você vai fazer seguro?
Muitas seguradoras vão pedir os comprovantes de compra, e quando perceberem a fraude podem até não pagar.
Lembre-se, quando você subfatura você frauda a Receita e também a seguradora.
Vai enviar algo caro, então é bem interessante ter seguro no valor real gasto.
Estamos falando de transporte de mercadorias, que passam nas mãos de dezenas de pessoas diferentes, a mercadoria pode extraviar ou ser danificada.
Quando se envia um smartphone caro, não podemos deixar a sorte nos guiar, um seguro nestes casos é interessante.
Para produtos baratos, eu particularmente não faço seguros, é uma escolha pessoal, mas cada um está livre para decidir da forma que achar melhor .
O que levantei neste artigo pode parecer injustos aos nossos olhos de brasileiros, mas nos EUA esta é a regra que eles seguem.
Se você vai utilizar redirecionadores de encomendas, é importante conhecer os termos do serviço.
Fiquem atentos, pois para ter proteção, só se vocês optarem pelo seguro no redirecionador de encomendas.
E só para ficar mais claro ainda, estamos falando de uma regra geral da maioria das empresas, e não de uma em particular.
Fabricio, boa dia!… Espero que me ajude, quero comprar um celular na china e envia para o endereço do shopfans e redirecionar para o Brasil, pois as lojas chinesas aumentaram os fretes para os brasileiros…
Tenho umas dúvidas, enviando da china para o estados unidos vou ser taxado? o limite de compra internacional nos estados unidos é de 500 dolares?
o produto chegando nos estados unidos qual frete devo usa para envia para o Brasil? gostei do frete shopfans Brazil express! vou ter problemas ao fazer isso?
Fiz essas mesmas perguntas para o shopfans.
obrigado!!!!!!…
O pessoal do Shopfans me falou em isenção até o valor de 250 dólares , mas eu tenho amigos que moram nos EUA e falam que raramente são tributados em encomendas abaixo de 1000 dólares , Eu usaria ou priority ou epacket , lembrando que epacket é rápido ,mas não tem opção de seguro
obrigado fabricio, cheguei numa conclusao que seria melhor comprar no Brasil ou usa o yoybuy vou ver se vale
Yoybuy funciona bem , já usei eles algumas vezes para comprar no Taobao
Eu uso os serviços da SHOPFANS desde 2016 e foi aqui também o espaço que me fez confiar nos serviços dela, mas esse ano, eles estão de brincadeira comigo. Cinco caixas faltando peças, uma decepção, e pra recorrer? Péssimo serviço de SAC. Não fui reembolsada em nada. E estou tentando agora outro redirecionador. Mas, continuo curtindo seus post Fabrício.
Gleyce boa tarde!Este post é justamente para alertar as pessoas em relação ao seguro, como eu falo aqui quem não optou pelo seguro não vai ser reembolsado na maioria absoluta dos redirecionadores , não é exclusividade deste ou daquele , já vi o mesmo ocorrer nos outros que tem o mesmo porte, você chegou a fazer o seguro?
Não fiz seguro. Mas, a caixas chegam intactas pra mim, lacrada, sem sinais de violação. A ausência de um ou mais produtos que tem faltado, acredito que estão sendo extraviados na consolidação.
Cabe investigar melhor o caso não descartando nenhuma possibilidade , pontos que a gente deve destacar:
1-A falta de algum objeto pode ocorrer também em função da loja ou vendedor não ter enviado todos os componentes, para ter certeza de que isso não ocorreu só tirando fotos do conteúdo antes do envio
2- A falta de algum componente pode ocorrer por algum desvio no armazém, é possível ,mas pouco provável, os armazéns tem câmeras filmando os funcionários em todas as áreas e detectores de metal nas saídas
3 Podem ocorrer desvios no trajeto dos EUA até o Brasil, mesmo a caixa não apresentando sinais de que foi aberta.
4- Podem ocorrer erros pontuais em alguma consolidação , afinal estamos falando de humanos e não de máquinas , mas 5 caixas com problemas foge um pouco da lógica de erros não intencionais , talvez o mais provável seja que a falta dos itens seja uma falha da loja que enviou , em alguma das caixas você pediu fotos ?
Eu falo isto pois se fosse algo que estivesse ocorrendo de forma generalizada com várias pessoas a gente teria um indicativo de problema no armazém ,mas estes casos são realmente em número muito baixo , e só no seu caso em particular foram 5 encomendas , se a gente analisar do ponto de vista estatístico o problema aconteceu com você de forma muito mais intensa que com outros clientes , talvez seus pacotes tenham algo diferente dos demais clientes , talvez a loja que você compra esteja cometendo falhas e não o armazém , essa é uma possibilidade a ser considerada também.
O método científico ensina isso , quando temos um comportamento muito diferente do resto , devemos formular hipóteses, e uma delas é a de que o problema esteja não no armazém, e sim no fornecedor , se o problema mais provável fosse no armazém, estaríamos com dezenas de relatos iguais ao seu, não descarto nenhuma possibilidade, só tento pensar de forma mais científica.
Fabrício, tive recentemente um pacote roubado no CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ. Fiz reclamação nos Correios pra ter o reembolso e orientaram cobrar a USPS. O frete foi Epacket e a USPS não pagava o seguro, isso informado a mim pela Shopfans. Você sabe algo a respeito?
Alessandro este frete não tem seguro , cai no caso comentado neste artigo .
Olá Fabrício ! Tenho umas dúvidas se puder me ajudar ficarei muito grato ! Eu moro no Japão e estou tentando criar uma conta no PayPal Japones que dê pra mandar pro cliente em forma de pagamento em boleto e não cartão de crédito . eu mudei pra business mas daí eles pedem pra mostrar um documento de registro da empresa , mas como eu só estou redirecionando produtos através do Instagram e não tenho empresa registrada ne, não consigo . Tem alguma forma que eu possa receber dinheiro de outro país sem que o cliente paga só com cartão de crédito ??? E que caia direto na minha conta .
E outra ! Tem alguma dica de algum site ou algo que eu possa importar ou exportar aqui . Eu estou tentando mexer com redirecionamento e vender alguns produtos do Japão . Desde já agradeço !!!
Takahasi em relação a receber seus pagamentos ai no Japão com pagamento em boleto eu posso te dar algumas dicas superficiais , não conheço as leis japonesas para ir a fundo nesse assunto, mas via paypal não tem como receber em boleto , talvez se você fizesse alguma parceria com a EBANX você tivesse como receber os pagamentos via boleto . Leia isso aqui https://business.ebanx.com/pt-br/ , acho seja o mais prático .
Em relação a lojas japonesas tenho algumas para recomendar :
https://www.rakuten.co.jp/
http://belluna.jp/02/010101/af/belluna_top/index/
http://www.nomadic.co.jp/
https://clubt.jp/
http://www.studious-onlinestore.com/
https://onespo-store.net/
https://shop.axesfemme.com/femme/brandtop/femme/
https://camicianista.com/
https://store.punyus.jp/
https://www.urban-research.jp
https://shopping.yahoo.co.jp/
https://www.ponparemall.com/
https://7net.omni7.jp/top
https://www.47club.jp/
https://www.magaseek.com
https://fashionwalker.com/
https://store.wacoal.jp/
https://belluna.jp/
https://www.tokyokawaiilife.jp/
https://www.outletpeak.com
http://voi.0101.co.jp
Muito obrigado Fabrício valeu mesmo ! Vou ler sobre ! Grato