Prazo de proteção do Aliexpress
O Aliexpress é sem dúvida um dos sites mais usados por brasileiros que desejam comprar mercadorias no exterior, o Aliexpress é uma empresa séria que protege seus compradores, mas é importante que esses compradores conheçam as ferramentas de proteção que esta empresa fornece.
Um dos principais itens de proteção do Aliexpress é o prazo de proteção do consumidor.
O Prazo de Proteção do Consumidor no Aliexpress, sempre gera muita dúvida. Mas vamos tentar mostrar para vocês o que é e como usar esta ferramenta de proteção.
Afinal, o que é isso?
Depois de ter feito o seu pedido, é sempre interessante ficar de olho no Prazo de Proteção do Consumidor, que é o prazo de “garantia” do seu produto.
Enquanto estiver vigente, o consumidor tem direito de pedir um reembolso, solicitar a troca ou devolver o produto.
Para descobrir quanto tempo você possui , confira no exemplo abaixo:
Clique no seu nome no canto superior direito > depois em ‘Meus Pedidos’ > em cada um dos itens comprados aparecerá uma contagem regressiva dizendo “Seu pedido será fechando em:”
Caso o Prazo esteja se esgotando e o seu produto não tenha chegado ainda. Envie uma mensagem ao vendedor, e solicite um aumento no prazo de proteção.
Para fazer isso, acesse sua lista de pedidos e depois em ver detalhes:
clique em:” 2. Para estender o período de proteção do consumidor , clique aqui“
Faça isso antes do término do prazo, pois depois de encerrado, não é possível solicitar o reembolso ou ainda, pedir a troca do seu produto.
Observe na imagem abaixo onde você deve solicitar o aumento do prazo:
Estender o prazo de proteção ao consumidor, a medida mais elegante em um primeiro momento
Eu tenho há muitos anos como filosofia de vida, o princípio de que não devemos elevar uma situação ao nível máximo de stress, se isso pode ser evitado, isso pode parecer algo meio lógico, mas muita gente não tem este tipo de atitude, e acaba fechando todas as portas de uma negociação, logo na primeira troca de mensagens.
O Aliexpress tem várias ferramentas de proteção, e devemos não pular etapas, enquanto é possível negociar de forma harmônica com um vendedor, devemos tentar este caminho, e é desta forma que eu procuro agir.
É sabido por todos aqueles que importam mercadorias da China com mais frequência, que atrasos são mais que frequentes, eles são uma regra.
Eu tenho visto muitas pessoas que se desesperam e abrirem disputas antes daquilo que seria o razoável, pense bem, uma disputa para um vendedor do Aliexpress é algo muito impactante, eu falo com toda certeza, que a melhor medida quando uma encomenda está se aproximando do prazo limite de proteção é a solicitação do aumento do prazo.
Estender o prazo de proteção é uma medida elegante da parte do comprador, pois ele fica protegido e evita problemas para o vendedor, evitar problemas para o vendedor é uma medida inteligente, pois evita atritos desnecessários, se seu objetivo é ficar protegido de possíveis extravios, estendendo este prazo você continuará protegido, então pense nisso, e só abra disputas em último caso, só quando nenhum acordo mais for possível.
Eu posso garantir para vocês, que agindo com cordialidade em 95% dos casos você será tratado com cordialidade pelos vendedores, e a cordialidade resolve mais facilmente os impasses que possam ocorrer.
Evite fazer o pedido para estender a proteção ao consumidor muito perto do término do prazo, tente fazer está solicitação com alguns dias de prazo para o vendedor, desta forma o vendedor terá tempo de ver sua mensagem.
Se deu tudo errado é hora de abrir uma disputa
Se você fez tudo da forma certa e não teve respostas satisfatórias do vendedor, como por exemplo ele não querer estender a proteção do comprador, ai é hora de você passar para o outro estágio.
Abra disputa e aguarde o desenrolar do processo, as ferramentas estão lá para serem usadas se necessário, e se você tentou contato e o contato não surtiu qualquer tipo de solução, busque então seus direitos e abra uma disputa.
Fiz uma compra no AliExpress, passou 75 dias e nada de dar entrada no Brasil, entrei em contato 3 vezes com a loja, na 4 vez falei se eles não me responderem iria abrir disputa, e acabei abrindo a disputa. Eles responderam pedindo desculpa e perguntaram se eu iria querer o reembolso ou que reencaminhe os produtos, solicitei que fosse reenviado, aí depois eles pediram que eu cancelasse a disputa pra eles reenviarem, fiz isso, agora eles me disseram que não poderei mais aumentar a proteção de compra mais de uma vez.
Minha dúvida é?
O AliExpress só permite aumentar a proteção de compra ao consumidor apenas uma vez?
Desde já Agradeço!!!
Eles conseguem estender mais de uma vez
Fabrício, boa tarde. Tudo bem? Por favor, estou muito nervosa. Efetuei minha primeira compra no aliexpress em 19/01/2018. Desde então entro diariamente para verificar / rastrear meu pedido e desde 26.01 consta como Shipment departed from airport e reparei que seria postado por China Post Registered Air Mail e consta no pedido que está sendo feito transporte por Enterprise des Poste Lao e ao tentar inserir código no site de logística não aparece informação nenhuma. Segue código RB604104489LA e estou aflita sem saber o que fazer. Se puder me dar uma orientação agradeço e muito.
o código não funciona, converse com esse vendedor sobre isso.
Já enviei mensagem a mais de uma semana questionando e não respondem. Será que estou sendo enganada?
podem ter digitado o código errado, veja as qualificações do vendedor , fique atenta ao prazo de proteção se não tiver resposta ou o prazo estiver se aproximando abra disputa
Tente por este site:
http://global.cainiao.com/?spm=a3708.7860688.0.0.6a573b18rC5z3b&lang=en
Tem códigos que não consigo acessar pelo site dos correios, mas aqui consigo ver.
Se notar o site dos correios é quem da os dados para o site que passei, mas não nos deixa ter acesso.
Boa tarde, eu quero a opinião de vocês, eu comprei o aliexpress no dia 31 de outubro de 2017, só que até agora o produto está parado nos correios, no começo de fevereiro ia terminar os 90 dias de proteção então eu pedi para aumentar o prazo de proteção e eles estenderam para 120 dias, e esse prazo termina agora dia 3 de março sábado agora e o produto ainda está parado nos correios.
O que eu devo fazer? Devo pedir o reembolso? Será se eu pedir o reembolso eu consigo?
Segue o código de rastreio para vocês conferirem: RU786979966CN
eu pediria para estender novamente, isso não é culpa do vendedor .
Boa noite Fabrício,
Tenho 2 dúvidas que gostaria do seu auxílio (ambas sobre o aliexpress), a primeira é referente ao assunto do tópico. Uma das minhas encomendas foi extraviada (ano passado passei pelo mesmo com uma compra na Gearbest, mas eles me reembolsaram), entrei em contato com o vendedor informando o ocorrido e o mesmo pediu pra que eu esperasse 15 dias (ia passar o tempo de proteção do Ali) para que o produto chegasse. Enviei a print do rastreio provando que havia sido roubado, mas ele continuou me pedindo pra esperar o tempo acabar, que ele devolveria o dinheiro quando o tempo de proteção esgotasse, abri uma disputa no Ali e gostaria de saber se tem alguma chance de não conseguir meu reembolso.
A segunda dúvida é a respeito de taxação, comprei uma placa de vídeo que custou 44 dólares (com frete incluso) e ao que tudo indica ela será taxada, obviamente eu pretendo recorrer já que está abaixo de 50 dólares, mas um amigo me disse que a Receita tem direito de taxar até produtos de 1 dólar se julgarem necessário e não conseguirei fugir do imposto. Eu tenho como recorrer do imposto ou por ser uma placa de vídeo sou obrigado a aceitar, mesmo tendo uma nota comprovando que custou 44 dólares?
Desculpa o textão, sou muito leigo com compras internacionais e obrigado desde já.
O Aliexpress vai decidir baseado no ocorrido , pela lógica devem dar o ganho de causa pra você , mas não dá pra falar isso com 100% de certeza.
Tem duas coisas ai , a Receita oficialmente não reconheceria este caso como caso para isenção , para ser isento teria que ser enviado por pessoa física e estar abaixo de 50 , só que existe um decreto que muita gente usa para ter isenção em compras de até 100 dólares , só que para isso precisa entrar com ação judicial, então é isso.
Recebi a placa de vídeo hoje sem taxação (ufa). Quanto ao caso da disputa, o vendedor insiste para que eu a cancele que ele vai resolver com os correios, mas o prazo que ele pede vai acabar a proteção do Ali (10 dias), oq vc me recomenda?
vc ainda tem como estender a proteção?
Teria que encerrar a disputa para descobrir, mas seu eu cancelar consigo abrir novamente depois?
Você pode abrir quantas disputas precisar, desde que não deixe o tempo de proteção se esgotar
Aliexpress retornou a disputa negando o reembolso, porque o tempo de proteção expira dia 09/03. Só me resta esperar o fim da proteção ou tem algo que eu possa fazer?
Espere então
A proteção acabou, mas o Aliexpress e o vendedor não querem me fazer o reembolso. Já enviei todas as provas que do extravio, mas o Ali diz que o produto está em trânsito e a reclamação é inválida. O que eu posso fazer?
Acredito que eles estão fazendo isso com base nos atrasos generalizados , provavelmente a encomenda vai chegar o ruim é ficar sem proteção , não tem muito a ser feito neste caso , se você pedir um charge back direto na operadora de cartão o Aliexpress vai te banir do site , melhor esperar.
Minha encomenda via E packet está parada no rastreio por muito tempo e não sei o que esperar…
Segue o código de rastreio LX739395419CN
Enquanto não for dada como recebida não sai disso , e com a Receita em greve muitos pacotes acabam ficando nessa situação , não tem muito a ser feito além de esperar.
Sim porém esta parado na China ao que parece
https://global.cainiao.com/detail.htm?mailNoList=LX739395419CN&spm=a3708.7860688.0.d01
Já deve estar no Brasil só não atualizaram , talvez por causa da greve na Receita.
Olá Fabrício,uma ótima tarde!
Gostaria que você tirasse uma dúvida, e se possível me dizer o que devo fazer em relação a isso?
Comprei no site Aliexpress ,brinquedos pro meu filho de uma loja na china,em 20 de outubro de 2017.O brinquedo chegou ao Brasil no dia 05/12,e no dia 12/12 ele foi encaminhado para o centro internacional de Curitiba/PR e depois encaminhado para unidade operacional e liberado sem impostos, e a entrega seria em 40 dias úteis,certo? Porém eu acredito que devido as esses feriados prolongados que tivemos entre dezembro e fevereiro ,minha encomenda,ainda não chegou.Enquanto isso fui pedir proteção ao vendedor,e a minha ultima vez que fiz o pedido de proteção foi no dia 18/02/2018 ,eu pedi 25 dias, o vendedor me concedeu,ou seja o prazo terminaria no dia 25/03 certo?Lembrando que dia 26/02 fará 49 dias,ou seja 9 dias de atraso. Só que hoje fui da uma olhada no meu pedido, e na página estava escrito status do produto : atraso confirmado,e o status do pedido: confirmado. Porém eu ainda não recebi.Eu ainda tenho como abrir uma disputa em relação a isso, ou não tem mais jeito e devo considerar que o produto não vou recebe lo?
E hoje vendo algumas matérias que você postou,na qual uma delas era como fazer uma reclamação aos correios ,aproveitei e fiz . (risos) . E desde já ,agradeço a você por disponibilizar do seu tempo pra nos orientarmos de alguma forma ,assim aprendemos um pouco mais como evitar certos problemas em compras internacionais.
Esse é o meu codigo de rastreio RK838717676CN
Aguardo um feedback
Obrigada!
Veja se abaixo de atraso confirmado aparece abrir disputa , tente conversar com esse vendedor antes , esse prazo está muito estourado
Estou tendo problemas com um vendedor no Ali express, fiz o pedido dia 5 de fevereiro, decorreu aquele prazo de envio, e ele não enviou nada. Perguntei a ele se havia algum problema e como poderíamos resolver. Ele me informou que estavam em época de festival de primavera, mas que no dia 21 ele enviaria.. bem, hoje é dia 24, depois do dia 21 ele estendeu o prazo de proteção tantas vezes que de 60 dias (que já estava em menos pq já estava decorrendo o prazo de envio) já foi pra 100. Vou aguardar, se ele não enviar vou ser obrigada a abrir disputa. Fiquei muito chateada com a situação, já demora a chegar as encomendas depois de enviadas, aí o vendedor faz isso.. No mesmo pedido comprei outro produto em outra loja, que chegou hoje em Curitiba. Agora é só esperar pra ver no que vai dar!
Isadora realmente estava tendo esse evento na China e as coisa ficam meio paradas lá , mas a coisa já normalizou lá . Eu tenho alguns contatos na China que estavam sem trabalhar nesses dias por causa desse festival.
Obrigado Mesmo Fabricio.
So eu Novamente,Estou preucupado com minha emcomenda os dias e o produto n estao autualizando so no site :rastrear pacote.Obrigado Lucas
Qual o código de seu pacote?
RU475817655CH o Cofigo E esse desculpa o encomodo so mesmo duvida e se possivel falar quantos dias sera entregue o produto.Obrigado pela cooperação
Teve leitores falando em 2 dias depois dessa etapa , tem gente que recebe antes , na verdade não existe um padrão
Estou com uma compra no Ali que está pra encerrar a proteção daqui 8 dias. Estou pensando em pedir a devolução do dinheiro, direto, sem solicitar a extensão do prazo de proteção primeiramente. Fiz a compra no dia 26/11 e o código de rastreio não retorna nenhum status até hoje, como se não existisse… Mandei mensagem questionando se o código está correto mas ainda sem retorno por parte do vendedor. Com a sua experiência, concorda em seguir por esse caminho mais extremo, já que foram quase 100 dias de proteção?
Eu pediria uma aumento no prazo de proteção antes de ir por esse caminho , como o vendedor não deu muito bola só faria isso uma vez