Os cinco anos do CompraNoExterior

comemoracao

A cerca de 5 anos eu começava a minha jornada na internet, depois de vários erros e também vários acertos estamos aqui hoje comemorando essa jornada.

Podemos considerar nossa jornada como  vitoriosa, partimos de um site que saiu de poucas visitas mensais para um grande número de visitas mensais.

O começo

comemoracao

Primeiramente eu tinha um modelo de site que eu queria desenvolver, criei alguns princípios em minha cabeça sobre como seria o site, e comecei a estudar a parte de construção do site.

Acertei em algumas partes e errei em outras, defini que o site seria bancando por publicidade do Google e de alguns parceiros comerciais da época. Era o caso do Shipito e depois do Shopfans.

Definimos que teríamos pouca publicidade no site, se você olhar nossa Homepage verá poucos banners, temos banners do (Shipito,Shopfans e Google)

Como foi falado anteriormente estes são os parceiros para os quais fazemos publicidade por meio de banners, parceiros de qualidade e que podemos indicar de olhos fechados para qualquer leitor.

Fizemos a escolha pela geração de receita através dos banners, e não pela venda de cursos, acreditamos que isso era o mais justo com nossos leitores. O resultado final foi o de um grande curso de importação gratuito.

Meu dogma mais importante era a não cobrança de nenhum valor dos leitores, ou seja, um site totalmente gratuito.

Escrevendo para ninguém 

comemoracao

No começo a sensação era de estar escrevendo para ninguém, muita gente no meu lugar teria desistido. Eu escrevia e gastava meu tempo, e os visitantes eram em pouco número, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca.

Depois de alguns meses os números começaram a melhorar e já haviam algumas centenas e depois milhares de pessoas visitando o site diariamente, hoje temos um site com um número muito grande de visitas.

Os erros

Talvez meu maior erro tenha sido iniciar o site em uma plataforma inadequada. Eu iniciei esse site usando Webplus da Serif, depois de uns 6 meses percebi o problema e decidi mudar de plataforma, migrei para o wordpress que utilizo até hoje.

Meu aprendizado com essa questão do web designer pode ser simplificada em uma única frase:

A Ferrari pode ser o melhor carro do mundo para quem mora na Alemanha, mas se você mora no Brasil, um carro convencional funciona muito melhor.

O problema era que quando eu tinha alguma dúvida com esse software eu tinha sérias dificuldades.

O universo de pessoas que conheciam o programa era muito limitado, na prática era como ter uma Ferrari no meio da Amazônia, um excelente carro, mas que nenhum mecânico da região conseguiria consertar.

Migrei para a plataforma mais popular e eficiente do mercado, e essa foi uma lição para vida.

Hoje eu procuro escolher sempre equipamentos e softwares que possuam um suporte amplo e muitos usuários. Se algo de errado ocorrer, você não estará sozinho.

Eu vejo muito isso que aconteceu comigo, acontecendo com outros empreendedores digitais.

Muitos  escolhem uma plataforma com base na facilidade de uso inicial, e depois ficam presos nela por muito tempo, em resumo, meu conselho nesta área é: esteja onde a maioria está.

Meus acertos 

Ok colegas, eu falei do meu maior erro, mas também tivemos acertos que fizeram o site crescer e conquistar seu espaço. O primeiro passo foi pensar naquilo que  as pessoas queriam em um site.

Eu olhei para as minhas necessidades quando buscava informações. Cheguei a conclusão de que a coisa que mais me incomodava era procurar um tema, ser direcionado pelo Google para um site, e lá encontrar textos muito superficiais e incompletos.

Eu defini que o CompraNoExterior tinha que ser diferente desses sites, se vamos falar de um assunto é preciso se aprofundar nesse assunto.

Isso exige textos mais elaborados e de maior tamanho, eu sei que muitos não gostam de ler mais que 300 palavras, mas precisamos fazer aquilo que tem que ser feito, com isso fizemos um site com melhor qualidade.

Era também preciso definir para quem escrever, mas também era preciso definir como escrever.

Eu busquei escrever para pessoas físicas sem muitos termos complicados, o objetivo era o de tornar leitores em importadores, ou de fim de semana ou até profissionais.

Felizmente estamos ajudando muitas pessoas com suas compras no exterior.

Se antes só os mais esclarecidos podiam fazer esse tipo de compra, hoje qualquer um que leia nosso site pode também se aventurar nessa área.

Diga não ao Black Hat

Um outro ponto muito importante foi não utilizar técnicas de black hat, muitos donos de site buscam a facilidade do black hat no lugar de criar textos para seus sites.

Eu sempre usei técnicas legais, o resultado de curto prazo não é tão bom quanto de sites que usam essas técnicas, mas o de longo prazo fica muito mais sólido.

Qualidade em primeiro lugar

Procurei aprender mais sobre tudo, para poder dar o melhor suporte aos leitores.

Também procurei aprender mais sobre criação de sites, confirmei que o barato pode sair caro, e que o caro muitas vezes pode sair barato.

A medida que o site crescia eu procurei evoluir na criação dos textos e também na parte de hospedagem e segurança de nosso site.

Hoje estamos hospedados na melhor empresa de hospedagem em WordPress do mundo, alguns podem até discordar, mas a minha hospedagem sempre figura entre as três melhores, isso tem um custo, eu não diria que é caro, e sim justo pela qualidade que oferecem.

Fiz uma escolha pela qualidade dos textos, velocidade de carregamento do site, e segurança.

Quantos sites que não são lojas vocês encontram pela internet utilizando formas de conexão segura? Com protocolo HTTPS e cadeado na barra de endereços?

Eu procuro me preocupar com essas coisa, e ai está nosso diferencial, procuro ter o melhor em segurança, em qualidade dos textos, e velocidade do site.

Isso pode parecer algo fácil, mas requer escolhas que nem sempre são baratas, muitos sites só olham a questão da redução de custos e esquecem da qualidade.

Foco no site, redes sociais em segundo plano 

redes-sociais

 

Muitos optam por querer abraçar o mundo, e acabam não abraçando nada e fazendo tudo de forma superficial.

Eu tenho este site e tenho as redes sociais referentes ao CompraNoExterior, mas 90% de todo o tempo que pretendo gastar com este projeto está aqui neste site.

Eu converso com alguns blogueiros que me falam que eu sou louco em querer responder a todos os comentários, talvez eu até seja um pouco louco, mas são nos comentários que às vezes aparecem as melhores dúvidas e dicas.

Quantas vezes em um comentário um leitor não deu uma dica legal de site novo ou de serviço que eu não conhecia, por causa disso comentários são a parte que eu acho mais interessante em um blog.

Escute aquilo que as pessoas trazem de construtivo e descarte o lixo

Quem me conhece pessoalmente sabe como eu sou, eu sou uma pessoa que gosta de escutar os outros, e eu acho que sei separar sugestões construtivas das destrutivas.

Eu tento aproveitar tudo quanto são conselhos construtivos, e aquilo que eu vejo que não acrescenta nada, ou apenas é falado para me irritar eu simplesmente jogo na lata do lixo, isso me dá paz de espírito para ir em frente.

Este é um dos motivos pelo qual eu modero todos os comentários aqui no site, se os comentários não fossem moderados isso aqui viraria um fórum de insultos, pois existem pessoas que passam aqui só para xingar os outros.

Claro que vocês não vão ver isso, pois eu simplesmente deleto esse tipo de participação.

Eu até dou umas boas gargalhadas pelo cara ter gastado o tempo dele escrevendo 20 linhas de insultos, e eu em um simples clique ter deletado a mensagem dele.

Planos para o futuro 

O nosso objetivo é claro, o CompraNoExterior precisa continuar crescendo e melhorando a cada dia em conteúdo, nós não estamos parados vendo o bonde passar, estamos atentos nas mudanças e evoluções do mundo, e dos assuntos que tratamos aqui.

Podemos no futuro abrir um pouco mais o leque de assuntos tratados aqui, claro que sempre com foco na importação de mercadorias, mas nada impede de divulgarmos novidades e produtos em particular.

Queremos também aumentar o número de visitantes de fora do Brasil, hoje cerca de 94 % de nossos visitantes são brasileiros, queremos expandir para outros países, e já penso em como fazer esse salto. 

Por hoje é isso, espero que eu encontre vocês nos anos seguintes, e daqui há cinco anos espero estar comemorando os 10 anos do CompraNoExterior, com mais novidades e um site ainda melhor do que é hoje, até logo a todos.